As mentiras de Locke Lamora

As mentiras de Locke Lamora Scott Lynch

Resenhas - As Mentiras de Locke Lamora

LimaOLimao 28/02/2024

Preciso do livro físico urgentemente.
Enredo - 4,0 estrelas ( Muito bom
Já disse que amo Alta Fantasia? Se não, eu amo Alta Fantasia. E essa aqui me surpreendeu muito. Já tinha colocado uma certa expectativa antes de ler, mas conseguiu superar todas elas.

A base do enredo é a divisão entre passado e presente, e é muito, muito foda. O jeito que as informações vão se encaixando no decorrer desse vai e vem, e as informações que não foram ditas, que só atiçam mais a curiosidade de ler o próximo livro, é bom demais.

Personagens - 3,0 estrelas ( Bom
Amo a construção de todos. É uma ambientação totalmente diferente daquela que eu já li em outros livros, e a base que eles constroem como Nobres Vigaristas tem um quê de realismo psicológico, que eu tanto gosto.

Só não gostei da suposta relação amorosa do personagem principal. Ela só é citada por ele, então digamos que não há romance explícito nesse livro. A construção deste pode ser escrita no 2° livro, então espero gostar dela.

Escrita -  3,0 estrelas ( Bom
Não foi de difícil entendimento, foi fluída e não maçante, até na descrição do passado e dos sentimentos dos personagens. O ruim foi em algumas descrições do mundo.

Mundo - 3,5 estrelas ( Bom
Eu demorei pra pegar o ritmo no entender, mas isso sempre acontece quando se inicia uma nova fantasia. A política, as crenças, a história das cidades-estado, mas no fim eu consegui ter uma boa base do mundo.

Giovana.Cirino 23/01/2024

Me lembrou do que eu amo em fantasias!
Esse foi o livro mais demorado do ano, por enquanto, e devo admitir que achei a escrita meio arrastada as vezes, muitas vezes me peguei entediada com as descrições e os interlúdios em momentos de tensão sempre estragam minhas experiências em qualquer livro, mas os defeitos do livro acabam aí.
Locke e todos os nobres vigaristas são incríveis, os Gêmeos Sanza são simplesmente um encanto, tanto a versão crianças encrenqueiras dos interlúdios quanto a versão mais velha, ganharam meu coração! Pulga simplesmente me deixava com um sorriso bobo no rosto em todas as cenas, ele nasceu para ser um Nobre Vigarista, tenho que dar os devidos créditos aos mais velhos pela sua ?educação moral?.
Locke e Jean são forças da natureza, existem poucas coisas que esses dois não consigam fazer juntos, Jean tem toda uma personalidade ?suave? e cheia de complexidade presa nesse corpo grande e bruto, enquanto Locke é um gênio incontrolável preso num corpo de porte mediano, juntos eles se completam totalmente, estou terrivelmente ansiosa para descobrir tudo que vão armar daqui em diante!
A história em si é o tipo de fantasia que eu gosto, a política, geografia, religião e culturas do universo são EXTREMAMENTE bem desenvolvidos, de um jeito que chega a ser exaustivo, e isso deixa o universo muito mais imersivo e interessante! Partindo para o segundo livro agora mesmo!

?Algum dia, Locke Lamora, algum dia você vai fazer uma cagada tão gigantesca, tão ambiciosa, tão avassaladora, que o céu vai se acender, as luas vão girar e os próprios deuses vão fazer chover cometas de tanta alegria. Só espero estar por perto para assistir.?
Ps: Eu te entendo Correntes, eu também quero estar por perto para ler!

Schmitz40 12/01/2024

Nobres Vigaristas
Gostei muito do livro, de verdade. Os golpes dos nobres vigaristas são muito engraçados e divertidos, o grupo em si é no caso? Além disso, a forma como o Scott Lynch criou Camorr e desenvolveu a cjdade é sensacional, o cara é brabo.

Só não dei 5 estrelas por que no final os interlúdios ficaram UM POUCO chatos, mas nada que tenha estragado a experiencia da leitura ??

Iaszz 02/01/2024

Eu tive um problema razoavelmente grande com essa história, eu não gostei nada em como o autor descreve os ambientes, e eu não sei nem explicar o por que, eu só ficava muito entendiada nesses momentos do livro. Mas de resto eu amei, por isso a nota não foi baixa, os personagens são muito divertidos, a narrativa é muito legal, intercalar o passado com o presente foi muito bom para o desenvolvimento dos personagens e da história em si. Eu fiquei em completo estado de pânico lá pros 60% do livro, não estava esperando mesmo e me assustou o quantidade que ainda faltava de leitura, o final foi um pouquinho corrido mas nada que me incomodasse.

Sônia Gregoski 20/10/2023

Inteligente, sagaz e incrivelmente criativo,este é Locke Lamora!
Mesmo os personagens sendo ladrões, me vi por diversos momentos torcendo para os golpes darem certo,de tão cativantes e bem construídos que são os personagens.
A ambientação é fantástica!
Senti a morte de alguns personagens e torci para Locke a cada instante da sua vingança.
Sem dúvida, já é uns dos meus livros favoritos do ano.

Erika 26/09/2023

Mais um livro genial !!
Livros que apresentam os personagens quando crianças e crescem como adultos interessantes já ganha meu interesse na hora.
É o que acontece neste livro, o garotinho Locke Lamora é órfão, mirradinho, feinho, mas de uma inteligência superior.
Quando o mesmo é vendido a Correntes, o menino encontra um mestre à altura de sua inteligência e sagacidade para guiá-lo e corrigir desvios de conduta que o menino engendra sem perceber as futuras consequências.
Já adulto ele se torna o líder dos Nobres Vigaristas, ladrões que roubam dos ricos nobres através de golpes geniais sem que seja preciso matar suas vítimas, esta é uma lição que mestre Correntes incutiu aos garotos desde a tenra infância.
É claro que tudo que é bom um dia termina e aí é que a genialidade de Locke entra em ação, não só para sair da situação corrente como para suplantar um inimigo poderosíssimo.
Todos os integrantes dos Nobres Vigaristas são personagens pra lá de interessantes e fogem do estereótipo do personagem forte e bonitão, ao contrário, são homens comuns mas com personalidades fortes e criados corretamente por Correntes se tornam irmãos que dinheiro nenhum pode corromper.
Leitura mais do que recomendada.

Julia 23/09/2023

A leitura se inicia de forma um tanto maçante, mas isso deve ser por conta da escrita do autor. Me foi um pouco difícil pegar o ritmo (acredito que por conta do ritmo da história em si, também), mas quando cê pega o ritmo e entende que o autor tá só preparando um bom terreno pro final, ai cê deslancha e consegue terminar rapidinho. Foi uma ótima experiência ler esse livro, recomendo fortemente, mas entenda que talvez o início (os primeiros 10%) seja de difícil ritmo de leitura.

Carol2203 14/09/2023

Um ladrão que rouba demais
"Se ele tivesse com o pescoço
cortado e um Galeno estivesse
tentando costurá-lo, Lamora
roubaria a agulha e o fio e morreria
rindo."

No início, a história pode parecer um pouco confusa, já que os capítulos vão se alternando entre o passado e o presente. Mas assim que tudo se encaixa, é perfeito.
Locke Lamora é um homem de estatura média, de aparência comum e nada de excepcional, à primeira vista. Como se os deuses o tivessem sido feito para ser ignorado. Mas, também é o responsável pela figura que aparenta ser um mito: "O Espinho de Camorr".

" - Correntes costumava falar que não
havia liberdade igual à de ser
constantemente subestimado."

O que diferencia Locke, é que ele foge do arquétipo de personagem "frio e calculista", que não se importa com ninguém para conseguir alcançar seus objetivos. Ele é engraçado, empático, confiante e acaba se ferrando bastante por causa das próprias tramas. Até azarado no amor ele consegue ser. É criativo e teatral, e me faz pensar se não deveria classificá-lo como artista, em vez de ladrão. (Eu amo esse personagem)
O crime dele é estelionatário, e se não fosse azarado no amor (como comentei antes) ele poderia ser o Golpista do Tinder da ficção.

"Você é um terço de más intenções,
um terço de pura avareza e um oitavo
de serragem. Imagino que o resto
deva ser o cérebro."

Além disso, essa história não é exatamente o que eu chamaria de épico, mas ao mesmo tempo ela é muito empolgante. Tanto em cenas de ação ou de reviravoltas eu sentia uma "energia" enorme. Eu até ri com um esquema de Locke que passou a perna em mim direitinho.
Tiveram algumas partes que eu achei um pouco arrastadas, mas elas logo se mostraram importantes para cenas empolgantes que falei antes. Cheguei a conclusão que uma ou duas páginas de contexto ao longo da história valem por tudo que elas vão linkar no futuro, nas partes empolgantes. Vale a pena mesmo.
Preciso ressaltar também que Locke não é a única coisa criativa do livro, pois todo ele é. Outros personagens também arquitetam desfechos que me surpreenderam, e até mesmo coisas simples, como a história de Capa Barsavi e seu tapete. As mulheres que aparecem aqui são bem desenvolvidas e adorei várias, mesmo que não tenham tanto destaque quanto o grupo principal.
E Camorr, onde se passa a história, parece um lugar muito vivo e cheio de cultura. Amei as descrições dela. Um ambiente muito propício para a paz entre a nobreza, os ladrões e os comerciantes... e para as pessoas que querem acabar com ela.

P.S.: Jean Tannen e Locke Lamora vão ficar na lembrança como personagens muito queridos. E quero muito conhecer a Sabeta no próximo.

Mello 20/08/2023

Fui pela classificação do Skoob e fiquei um pouco decepcionada. O livro é meio rpg bem legal, muitas nuances. A história demora um pouco pra acontecer mas é divertido. Tem muitas sacadas e os personagens são bem trabalhados. Locke é um ladrao dos Nobres Vigaristas que roubam os ricos apenas para ficarem ricos, pelo prazer de roubar. Roubam com cenas dramáticas e bem elaboradas. A história só inicia de verdade quando capa Raza da seu golpe é isso é mais pro meio do livro. Antes disso algumas coisas acontecem apenas pra conhecermos os personagens e o mundo em que estão inseridos. É um bom livro mas não classificaria com 4.5.

eeama_ 13/07/2023

Definitivamente uma das melhores leituras do meu ano!!
Acredito que estava sedenta por uma fantasia ?alternativa? e tão bem produzida como essa! as costuras feitas durante o livro, o tom humorístico da escrita e o desespero que te acompanha durante a leitura geram um compilado de sensações FANTÁSTICAS!!! eu me apaixonei pelos protagonistas, odiei os antagonistas e me alucinei por esta ambientação tão bem construída! o autor realmente possui uma maestria discursiva muito grande e provoca no leitor uma sede de quero mais, sem se esvaziar da complexidade da trama. a leitura não é corrida nem tampouco arrastada e isso denota o grande talento do autor. enfim, favoritado (não vejo a hora de continuar a saga)!!

Chana.Deon 20/06/2023

Nossa esse livro é muito bom, já no primeiro capítulo quando ele conta a história do Locke pequeno eu já dei altas gargalhadas e pensei esse cara tem muito o jeito do Loki da Marvel.

Roberta Irds 26/05/2023

“A única pessoa que se safa com os golpes de Locke Lamora… – É Locke Lamora…”
Esse sem dúvidas foi um dos livros de fantasia que entraram pra lista de "livros bons demais que eu fiquei com receio de gostar, pois o autor não finalizou a obra". E mais uma vez caí na minha própria armadilha.

Tive uma experiência de leitura ótima com esse livro. É muito difícil não se render aos encantos de personagens com personalidades duvidosas, ao meu gosto pessoal eles sempre serão os favoritos do meu coração. Claro que por isso é dificl dizer se há um herói nessa trama. A alternância entre passado e presente na narrativa foi um fator que me agradou muito. Eu adoro conectar as informações do passado com as ações do presente. Apesar da magia ser um quesito fundamental na trama, ela não possui grande destaque nas cenas mais animadas. O ápice de tudo é você ler aflito imaginando que nada dará certo, e realmente de alguma forma nada realmente vai dar certo...porém estamos falando de Locke Lamora!

“Se ele estivesse com o pescoço cortado e um galeno estivesse tentando costurá-lo, Lamora roubaria a agulha e o fio e morreria rindo. Ele… ele rouba demais.”

É realmente incrivel a capacidade criativa do autor. Eu sofri por antecedência em tantos momentos, só para que no final eu terminasse o capítulos em lagrimas de tanto rir.

Mas o autor também não poupa em ser cruel, principalmente nas cenas de tortura. Acredito que tudo foi descrito na dose necessária, tanto as partes chocantes quanto nas partes descontraídas.

“A regra de Locke Lamora era a seguinte: uma boa trapaça exigia três meses de preparação, três semanas de ensaio e três segundos para ganhar ou perder para sempre a confiança da vítima.”

Victória 14/05/2023

Por que é tão legal ler sobre ladrões?
Tenho que agradecer primeiramente ao chatGPT que recomendou esse título em um vídeo do Geefe. Essa obra devia ser muito mais valorizada porque antes disso eu nunca havia ouvido falar de Locke Lamora.

Acho que o ponto alto do livro em si é a construção de mundo; é impressionante como Camorr se tornou real e viva na minha mente. Ele dá muitos detalhes, nomes e termos logo no início da história e isso pode causar uma certa vertigem e confusão, mas conforme o tempo vai passando as formas da cidade e do universo vão se desenhando na mente, tornando tudo extremamente rico.
Um ponto alto também é a forma como ele apresenta a política aqui, porque em Camorr a aristocracia fica em segundo plano e a cidade na verdade pertence à mafia. Deu uma dimensão muito maior pra história que a diferenciou de outras obras do gênero.

Gostei muito dos personagens, amo esse formato de found family. Mas dito isso, demorei pra me apegar ao Locke em si porque não achei ele tão carismático e inteligente que nem imaginava que alguém com o título de "Espinho de Camorr" seria. Em muitas vezes ele é bem burro na verdade, mas acho que isso contribuiu pra tornar ele mais real conforme a história foi desenvolvendo.

Não foi um livro perfeito. É inevitável comparar essa obra com GRRM pela riqueza de detalhes, mas enquanto Scott Lynch acerta nisso, algumas vezes ele peca em outras coisas. Achei alguns diálogos meio bobos e algumas situações meio convenientes demais, então senti um leve tom Sessão da Tarde em uns momentos, o que faz o tom da história oscilar entre Adulto e Jovem Adulto.

Mas de qualquer forma, amei a leitura e pretendo continuar a série.

Hellen Brito 23/04/2023

Eu queria não ter lido para poder ler pela primeira vez dnv
Que felicidade ter tido o prazer de ler esse livro, vivenciar todas as emoções que ele transmite e ver que por mais livros bons que você já tenha lido, ainda vão existir alguns por ler (por mais difícil que seja de achá-los). Ao término me deixa com uma preocupação, como explicar pro meu livro favorito que existe um forte candidato reivindicando seu status? ?