O fim da Terra e do Céu

O fim da Terra e do Céu Marcelo Gleiser

Resenhas - O fim da Terra e do Céu

QUEIJO460 01/09/2023

O Fim da Terra e do Céu, (Marcelo Gleiser).
A primeira parte do livro foca nas visões que as religiões antigas e atuais tinham e tem sobre como seria o fim do mundo. Fato que sempre atiçou a curiosidade e a criatividade humana. Essa primeira metade do livro para mim foi muito interessante e acrescentou demais ao meu conhecimento sobre diversas culturas.

Mas chegando à metade do livro, esse fica mais complexo. Entramos na Astronomia. A ciência que estuda os corpos celestes e o Universo. Sendo assim, desse ponto em diante, o livro vai estar repleto das Ciências Exatas. As quais sempre assombraram a vida desse que vós fala.

Marcelo Gleiser é um autor bastante carismático, mas como já disse, as Exatas sempre me causaram "terror". Por conta disso, a leitura infelizmente se tornou arrastada em diversos momentos. Mas isso de maneira nenhuma tornou a leitura inútil. Consegui adquirir bastante conhecimento relacionado a Astronomia, área que eu tinha conhecimento quase nulo.
Marcos5813 01/09/2023minha estante
Que bom que saiu da zona de conforto, as vezes faz bem. Quero muito ler um livro do Marcelo Gleiser. Divulgação científica para leigos é algo para poucos. Quando li pela primeira vez "Uma breve história do tempo", do Stephen Hawking, não entendi nada, e olha que na época fazia o Bacharelado em Física e já tinha lido muito sobre Física. Hoje sei que a Física não passa da ciência dos movimentos, assim como a Química da ciência das substâncias e a Biologia da ciência da vida.

QUEIJO460 01/09/2023minha estante
Kkkkk, é penoso.

Olivia 02/01/2011

Marcelo Gleiser é um dos autores brasileiros divulgadores da ciência. Mas ainda acredito que muito ligado aos valores "tradicionais", quanto ao tema "religião e ciência" sendo menos incisivo que CarL Sagan, Richard Dawkins e Stephen Hawking.

Peterson Boll 27/06/2012

O interessante em Gleiser é que ele por diversas vezes esclarece sobre as falhas da ciência e que a religião não é necessariamente um mal a ser combatido por esta mesma ciência. Mas, como cientista que é, ele explana que a ciência erra, mas vai atrás dos erros e (tenta) consertá-los, não se conformando com o duvidoso. Aí, na minha opinião, é que reside o fato da vantagem científica, essa busca pela verdade, nem que tenha que destruir conceitos admitidos há muito tempo.

Muito bom livro de cosmologia e o autor tenta no máximo possível ser claro e sucinto.

Joao.Ider 25/06/2019

Como será o fim do mundo?

Este livro aborda a compreensão dos fenômenos cósmicos pelas religiões e a influência das idéias apocalípticas sobre o pensamento científico.

O primeiro capítulo trata essencialmente dos eventos apocalípticos na visão de várias religiões e suas respectivas previsões.

O segundo trata mais especificamente de como isso influenciou os cientistas ao longo do tempo, sendo fonte de inspiração para sua ciência e os resultados que obtiveram diante disso. Nos fornece uma visão científica de como, provavelmente, será o fim do Mundo e se isso está longe ou perto de acontecer.

O terceiro e quarto capítulos tratam de assuntos como Sol, estrelas, galáxias, gravidade, relatividade, física quântica, buracos negros e partículas elementares. É um ótimo resumo dos assuntos tratados, atuando como um bom panorama geral da física, mas, não se propõe a tratá-los do ponto de vista do 'fim do mundo' e assim fugiram bem da idéia principal.

De qualquer forma é uma ótima leitura, enriquecedora e também inquietante. Será que estamos perto do fim?

Kaique.Nunes 25/03/2019

O Fim da Terra e do Céu é o sucessor do livro A Dança do Universo, escrito pelo físico brasileiro Marcelo Gleiser.

Enquanto A Dança do Universo trata das relações da religião e ciência concentrando-se no início de tudo, O Fim da Terra e do Céu se concentra no fim de tudo. Um usa a gênese para o entrelaçamento do saber humano em um, e o outro usa da escatologia para isso. O autor mostra como a reflexão sobre o fim inspira não só as religiões e a pesquisa científica, mas também a literatura, a arte e o cinema.

Gleiser explora a busca compartilhada de profetas antigos e astrônomos de hoje para explicar os estranhos fenômenos de nossos céus - desde o apocalipse até identificação contínua da ciência moderna de múltiplas ameaças cataclísmicas, incluindo o impacto de cometas e asteroides na vida terrestre, a probabilidade de futuras colisões, o significado dos eclipses solares e a morte de estrelas, as implicações dos buracos negros para viagens no tempo e o destino final do universo.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/