Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios Marçal Aquino

Resenhas - Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios

oerickaguiar 24/04/2024

Resenha
Intensidade, se tem uma palavra que pode definir esse livro. A escrita de Marçal e muito boa, uma história de amor e suas consequências.

Elisa 18/04/2024

O que mais me cativou nessa história foi a falta de pudor. Marçal escreve imensamente bem quando se trata do erótico no limite do romântico. Amo a forma como ele trás a excentricidade humana, a falta de moral e questionamentos sobre ela. Um livro cru, em resumo. Na visão de Cowby, Lavínia é uma mulher excepcional, para dizer o mínimo, e Marçal a escreve, por muitas das vezes, sendo tratada como objeto sexual na vida dos homens com quem se relacionou, inclusive o próprio Cowby. Mas sabemos que a excepcionlidade da personagem é um reflexo do seu transtorno, sendo mediado por momentos de uma Lavinia (Shirley) transbordando sensualidade, selvageria e simpatia, e em outros momentos mostrando a outra metade de sua personalidade, mais obscura, retraída e cheia de traumas. Cowby era viciado na Lavínia "doida" e intrigado em sua outra metade, preso na necessidade de ter as duas como sua. O fim disso tudo é muito triste, e tive vontade de passar umas frases do livro para a minha pele ?

Enfim, um livro incrível

miss_sedated 18/04/2024

Achei o começo envolvente, na metade do livro achei maçante, não sei se era eu quem estava sem paciência mas qdo foi chegando pro final me empolguei novamente

Adorei o final

Não é um romance água com açúcar de maneira alguma. Valeu a leitura.

Shaylanne 15/04/2024

Intenso do começo ao fim, muita paixão, história bem construída, desenvolvimento de personagens, perfeito demais, leria mil vezes e não enjoaria.

davidregufe 15/04/2024

A história gira em torno de um fotógrafo - Cauby - à deriva, capturando retratos da vida; uma mulher - Lavínia - maltratada pelo passado; e um pastor - Ernani - convicto de sua missão, em um triângulo amoroso, numa cidade no interior do Pará, devastada pelo garimpo. Marçal Aquino habilmente retrata a narrativa sob a perspectiva de Cauby, o fotógrafo, em um ambiente árido e rude, permeado por coronelismos, tão vividamente descrito que se pode sentir o calor que, por vezes, ameaça transbordar das páginas. A história é direta, sem rodeios, e os destinos se entrelaçam desde o momento em que Cauby e Lavínia se cruzam, em um amor à primeira vista que floresce em encontros clandestinos, carregados de química e perigo. O restante? O restante deixamos ao encargo do amor. Uma citação notável: ?Uma reserva de sonho contra tudo o que não é doce, sutil ou sereno. É o mais próximo da felicidade que podemos experimentar, sustenta Schianberg. Não sei que nome você daria a isso. Bem, não importa muito, chame do que quiser. Eu chamo de amor."

aline577 15/04/2024

História é boa, mas?
No início a leitura prende sua atenção e queremos saber mais sobre a história do fotógrafo, sobre o local e os outros personagens. A história em si é boa, leitura fluida. O meu incômodo foi a maneira que Lavínia é tratada no livro, a falta de profundidade na sua história e no fato que sua única qualidade apresentada ser sua beleza, tratada como um objeto sexual pelo fotógrafo. E essa objetificação consome a maior parte do livro sem dar espaço para desenvolver melhor os personagens.

Mari 14/04/2024

O livro é sobre um paulistano que vai morar em uma cidade explorada pela mineração no Pará, e se apaixona obsessivamente por uma mulher; a metade da sua idade; a esposa do pastor. Tão emblemática quanto a síntese, é a luta em que ele se encontra, ao perceber que essa mulher, na verdade, se divide em duas. Suas duas personalidades se revezam para aterrorizar e capturar o fotógrafo, que por si só, escolheu viver o romance adúltero e - nas circunstâncias - perigoso, que sugou até a última gota da sua sanidade.
Depois do tranquilo ?Amores Verdadeiros?, esse é um livro que faz tomar pausas para recuperar o fôlego. Muito mais do que a já conhecida ?contação de história triste?, presente em quase todos os cenários literários brasileiros, essa é diferente na sua essência. A relação caótica entre os dois aprisiona e fascina, e desperta um sentimento? estranho.
Bem que dá vontade de invadir o livro e tirar o personagem no colo. Mas nas palavras do próprio eu-lírico, ele ?contraiu o vírus para sua própria loucura?, e como na vida real, só nos resta assistir. E o final, sendo como esperávamos ou não, é uma fiel representação de como costumam acabar as histórias que já se iniciam de encontro aos piores dos fins.
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?Conhecê-la fez do passado um mero ensaio, um treino antes de ser exposto à sua incandescência.?

SaBCouto 14/04/2024

Carnal
O que dizer sobre uma obra que você não esperava nada e mesmo assim não conseguiu largar enquanto não viu o fim?
Pois bem, é um romance, no sentido mais carnal o possível. De obscenidade, não é um livro leve, nem passatempo bobinho. Adorei a escrita. Adorei a história. A personagem central, a narrativa, tudo se faz tão bem encaixado que não consigo imaginar como um autor consegue bolar uma coisa dessas. Senti ódio por todos e mesmo assim, compadecimento. Impossível descrever com precisar a confusão de sentimentos que essa história trás. Ainda que tenha todo um fundo envolvendo a mineração no Pará e guerra com garimpeiros, não é algo que ganha destaque, somente plano de fundo. A história do careca sendo alternada com a história do Cauby foi um detalhe que me leva a perguntar quais foram os motivos do autor, mas trouxe um quê a mais de realismo. É o tipo de livro que você termina arrepiado, cheio de frases destaque pra se guardar. Recomendo muito!

cerqueirasandy 05/04/2024

É um romance que explora a vida nos garimpos e os dilemas da alma humana. Embora a história seja interessante, alguns momentos me senti entediada lendo. No entanto, a obra oferece uma reflexão valiosa sobre a natureza humana e as nuances da existência, exigindo um pouco mais de paciência do leitor.

gimoura_ 03/04/2024

Eu chamo de amor.
Que leitura bonita, cheia de sentimentos, emoções, sensações.. esse livro é impecável.

mais um que comecei a ler despretensiosamente, e me encontrei completamente entregue a história em poucas páginas.

o jeito como Cauby se apaixona por Lavínia, os rebates morais que temos a todo tempo na história, acompanhar a construção de um amor tão simples e complexo, sei lá, foi um livro com ar tão cotidiano, real, vivo!

me deixou emotiva, pensando no quão a vida é isso mesmo, no quão bem foi retratado.
queria ler mais e mais e mais!!!
me senti abraçada

Het_roodborstje 01/04/2024

Lavínia ou Shirley?
Lavínia tem uma história de vida conturbada, e eu gostaria que o autor explorasse mais a fundo esse aspecto, especialmente sua dupla personalidade. Fica o questionamento se ela realmente tinha o transtorno ou se era apenas a percepção de Cauby sobre ela. Quando ela desejava sexo, ele a chamava de Shirley, mas quando era mais reservada, era simplesmente Lavínia... É complicado confiar completamente no que é narrado pelo ponto de vista do protagonista.

Isabela Araujo 27/03/2024

Odiei ter gostado tanto
Como eu disse no meu controle de leitura: é um livro caricato de esquerdomacho, com descrições bizarras dos seios e pés femininos, nu artísticos? MASSSS a história é simplesmente incrível. O caos e o fogo do romance entre o fotógrafo e a mulher ex-prostituta do pastor de uma cidade tomada pela guerra entre mineradores e garimpeiros? simplesmente incrível. Entrou no meu top 5 livros bons, não é atoa que devorei o livro em quatro dias

Carina 23/03/2024

Esse é aquele tipo de livro que te pega e te dá um soco no estômago, que esfrega na sua cara as situações mais podres e sórdidas que existem na sociedade, é de fato, um livro inesquecível.
Gostaria de adiantar que este é um livro escrito por um adulto para adultos, pois ele retrata temas que são gatilhos e podem ser sensíveis para muitas pessoas, como: pedófila, estupro e prostituição, o autor aborda esses temas sem pudor algum ao descrever tais cenas, com isso não se torna um livro fácil, mas elas servem para compor a qualidade e complexidade da obra, que deve ser lida e aclamada.

Leandro 13/03/2024

Amor clandestino
A história é narrada em uma cidade do Pará e conta história de um amor em sua grande parte da historia (carnal) entre cauby e lavinia. Só que nem tudo são flores e muitas coisas iram acontecer nessa tumultuada cidade, inclusive com lavinia que não teve uma adolescência normal como muitas outras meninas da sua idade. Ótimo livro!

Isabella2141 11/03/2024

A escrita me agrada, mas acho a história chata. Uma coisa meio ?homem comum se apaixona por mulher quebrada? que me irrita profundamente, mas que é bem pessoal. Achei os personagens secundários muito mais interessantes que os principais.