A Eclosão do Twitter

A Eclosão do Twitter Nick Bilton

Resenhas - A Eclosão do Twitter

Emanuelle 03/11/2022

O Ego
A maior dificuldade de criar aliados é poder confiar de olhos fechados.

Como profissional da área de comunicação, me fascina buscar saber da história por trás de grandes empresas como o Twitter, não só pelo populismo, mas todo o apelo por trás de inícios tão sugados e desgastantes.

Esse livro me fez analisar os negócios de vertentes tão distantes da minha realidade que pude analisar todo o contexto por trás dos novos negócios que tem emergido com o ?mercado? tech.

Será que estamos preparados pra inovar, ou apenas estamos esperando a oportunidade de receber o mérito dos esforços de terceiros?

@psicoliteraria 14/07/2022

Resenha @psicoliteraria
"A eclosão do Twitter" de @nickbilton foi finalizadooo! Gente... finalmente... comecei em novembro e dei um grande hiato nele kkkk

O livro é bem interessante, ele mostra toda a criação do Twitter como se fosse uma história mesmo, tem muitos detalhes que são baseados em entrevistas que o autor fez com os fundadores, alguns funcionários e pessoas relacionadas, além de pesquisas datadas da época, tem até fotos gente! Conhecemos artistas, influencer e celebridades ao longo dessa caminha, até os beatles são citados!

É um livro cheio de reviravoltas que nos mostra o valor da amizade, do trabalho e como diz o livro A Rainha Vermelha: "Todo mundo pode trair todo mundo. [...] A verdade não importa. Só importa aquilo em que as pessoas acreditam", então fiquem alertas...

O Twitter foi criado como uma forma de saber "o que você está fazendo?" além de descobrir "o que está acontecendo" em diferentes locais, os twittes de até 140 caracteres serviram como consolo para alguns e para manter outros antenados.

Achei bem interessante como ele aborda a questão da solidão, em um destes twittes o comandante Hadfield escreveu que "A solidão não tem tanto a ver com o lugar em que você está, mas com o seu estado de espírito", podemos viver cercados de gente e mesmo assim se sentir só. O Twitter fez essa ligação onde "Pessoas podem falar com ele, mas não podem tocá-lo. Pessoas que podem fazer com que ele se sinta um pouco menos solitário". E que "mesmo na internet, o elefante que nunca esquece, as lembranças são esquecidas."

Acho que demorei mesmo de ler pois perdi a vibe na metade do livro e enrolei pra voltar kkkk mas gostei e recomendo pra quem gosta de biografias (pra quem não gosta também, pois em alguns momentos a leitura é bem fluida como uma história mesmo e não um relato ou biografia) e, principalmente, pra aqueles que tem interesse em conhecer um pouquinho da história do tão famoso pássaro azul

site: https://www.instagram.com/p/CgAjKtVsvc0/

Alexandre.Sattler 20/01/2022

Excelente!! Esse livro não é apenas um livro de negócios!
É Uma história de superação, dinheiro, amizade, luta por poder?. E muita traição!!!!
Impressionado com o que pode acontecer os bastidores e ninguém fica sabendo. Nem mesmos os funcionários!

Raissa 07/01/2022

Mudando o mundo a cada 140 caracteres
?Dê a um homem uma árvore e ele fará um barco; dê a ele uma folha e ele a usará para beber água; dê a ele uma pedra e ele usará como arma para proteger a si mesmo e a sua família. Dê a um homem um pequeno espaço limitado a 140 caracteres e ele irá usá-lo para lutar contra uma ditadura opressora no Oriente Médio.?

Lindenberg 30/07/2021

Repetitivo?
O livro se resume em falar das diferenças de temperamentos entre os fundadores do Twitter e de suas brigas constante. Se perde ao ficar repetindo este enredo em todos os capítulos. Só vale a leitura se você for muito fã do Twitter.

gabsquerido 25/07/2020

É bom pra quem gosta de Biografias
Gostei mas nem tanto, só recomendaria pra alguém que realmente gosta de biografias, achei o final meio fraco também

Chang Tsai 02/07/2017

Roteiro de Hollywood
A história por trás do surgimento do Twitter e de seus fundadores chega a ser mais traiçoeira que a dos fundadores do Facebook. Daria um roteiro dramático de Hollywood. Eu que pensava que o Twitter tinha apenas um único fundador chamado Jack Dorsey, depois de ler o livro a verdade vem à tona e mostra uma rede de traições, intrigas, conspirações, ingratidão e luta pelo poder e quatro fundadores (Ev, Noah, Biz e Jack). Se você não sabe o porquê dos nomes de usuário virem com o @ (arroba) no ínicio e do uso das hashtags, por meio do livro descobriremos. A história sobre o Twitter é tão louca que parece um conto de ficção. Para os aficionados por tecnologia e redes sociais, leitura mais que obrigatória.

Raquel Comunale 27/12/2016

Nesse livro Nick Bilton, jornalista do New York Times, narra a história de quatro amigos que passaram de engenheiros de programação nerds a criadores do Twitter, uma empresa que, sem imaginar, acabou mudando a forma como o mundo se comunica. Nick narra a história com base em informações de ex-funcionários, postagens no próprio Twitter e e-mails corporativos. Abaixo os detalhes que mais chamaram minha atenção ao longo dessa leitura fascinante que envolve ego, sorte e genialidade.

* Os 4 fundadores *
Evan Williams - Fundador do Blogger e apaixonado pela liberdade de expressão. Em uma situação econômica cada vez mais complicada EV decidiu vender o Blogger para o Google por algumas dezenas de milhões de dólares. Ev trabalhou lá durante alguns meses mas a experiência não foi das melhores. Demorou pouco tempo para ele perceber duas coisas: o corporativismo era extremo e o único interesse Google era colocar anúncios nos blogs. Quando se deu conta que não poderia mais fazer a diferença Ev decidiu ir embora do gigante empresarial.

Noah Glass - Quando descobriu que o cara estampado na capa da Forbes após um acordo milionário era seu vizinho Noah se empolgou. Apesar de completamente diferentes Ev e Noah começaram uma amizade. Apesar de Ev insistir para não misturar amizade com negócios Noah tinha um projeto envolvendo um novo áudio-blog. Sem rumo após a venda do Blogger e sem um futuro muito claro Ev concordou investir na empresa de podcasting de Noah mas com uma condição: queria ser o CEO. Assim a Odeo foi criada e, aos poucos, foi ganhado forma.

Jack Dorsey - Quando viu Ev entrando em uma cafeteria Jack acreditou que era um sinal divino e decidiu enviar seu currículo para a Odeo. Após uma entrevista relativamente simples Jack foi contratado e acolhido pela pequena equipe formada por desenvolvedores ex-hacktivistas.

Biz Stone - Após ser contratado para trabalha no Blogger a amizade com Ev cresceu. Assim como seu chefe Biz não se adaptou a cultura do Google então depois que Ev saiu não demorou muito para perceber que não se adaptaria lá. Ev fez suas ligações e, por fim, levou Biz para a Odeo. Acolhido por uma cultura totalmente diferente e ao lado do seu amigo Biz se sentiu em casa.

* O início *
A ideia de postar um “status” no computador surgiu em 1997, quando a AOL lançou um serviço de mensagens instantâneas. Basicamente disponibilizaram uma ferramenta para colocar uma "mensagem de ausência" para o usuário informar se estava ocupado, em reunião, etc. Rapidamente os usuários viram ali a possibilidade de colocar frases engraçadas, trechos de música ou textos avulsos. Nerds, como Jack e Noah, logo começaram criar mensagens de ausência contando aos outros a música que estavam ouvindo. Em uma noite de bebedeira Jack compartilhou com Noah que essa ideia de "status" poderia funcionar e Noah percebeu que isso seria uma forma de se sentir menos só ao saber o que as outras pessoas estavam fazendo. Com o trabalho envolvendo podcasting sem grandes retornos Ev ouviu a ideia dos dois e acreditou que poderiam trabalhar em cima disso. Foi Noah Glass que folheou o dicionário até encontrar um nome para o projeto. Enquanto Ev tentava arrecadar dinheiro para a Odeo Noah estava querendo encontrar o melhor nome. Por fim encontrou o verbo perfeito. Twitter: Leve trinado produzido por algumas aves; piar, chilrear. Som semelhante, especialmente leve, fala ou riso trêmulo.

O funcionamento
No dia 21 de março de 2006, às 11h50, Jack tuitou a primeira atualização oficial do Twitter: “Configurando meu Twttr”. Basicamente o texto era enviado por SMS e, ao seguir outro usuário, você recebia as atualizações dele. Todos os funcionários da Odeo se viciaram no funcionamento e Noah, totalmente empolgado, acabou compartilhando a novidade em uma festa no Vale do Silício. O fundador da Odeo não poderia imaginar que essa atitude impulsiva seria o início de uma série de divergências que não acabariam bem pra ele.

* Problemas e conflitos *
Não demorou muito para os problemas surgirem. Embora revolucionária a ferramenta não tinha sido capaz de gerar renda. Apesar de receber investimentos os fundadores precisavam lidar com gastos altíssimos para a pagar às operadoras de telefonia celular dezenas de milhares de dólares em contas de SMS. Além disso existia um problema de infraestrutura crítico e o site muitas vezes não conseguia dar vazão ao volume tão grande de dados. Os desenvolvedores precisavam monitorar o sistema 24h por dia e levantá-lo toda vez que ele caía. Com uma crise de liderança séria a empresa se mostrava cada vez mais sem rumo e direção. Os investidores obviamente não estavam satisfeitos com a situação.

* Curiosidades *
- Os funcionários do Twitter viviam tão ocupados tentando manter o site ativo que começaram a eliminar aplicativos, em vez de acrescentar novos. Os usuários viciados resolveram atacar a falta de novos recursos com as próprias mãos e dois novos caracteres começaram a aparecer no fluxo de mensagens os símbolos @ e #.
- A baleia exibida quando o site caía foi chamada de Fail Whale, em 2008 1,4 milhão de pessoas usaram o Twitter ativamente, enviando mais de 365 mil tuítes. A Fail Whale aparecia quase de hora em hora. Algumas quedas duravam poucos minutos, outras duravam mais de um dia.
- Apenas em 2008 descobriram que o Twitter não possuía um sistema de backup, ou seja, se a base de dados caísse tudo seria perdido completamente.
- Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, tentou comprar o Twitter pelo menos duas vezes sem sucesso. As duas redes sociais acabaram entrando em conflito quando o Twitter desenvolveu uma funcionalidade que permitia seguir no Twitter os seus amigos do Facebook.
- Em 2009 o Servidor Oprah foi criado. Ev foi convidado no programa da Oprah Winfrey e o medo do site sobrecarregar diante de 7 milhões de espectadores fez a equipe pensar em um plano de guerra. Um servidor inteiramente dedicado a Oprah foi criado, um Twitter só para ela, o que garantiria que, mesmo que o site caísse durante o programa, a conta de Oprah continuaria ativa. A apresentadora pouco habituada com tecnologia precisou da ajuda de Ev para enviar seu primeiro tuíte.
- Alguns dias antes o perfil da CNN e do ator Ashton Kutcher participaram de uma disputa bastante divulgada na mídia para definir qual seria a primeira conta do Twitter a ter 1 milhão de seguidores. Kutcher ganhou.
- Apenas em 2009 eles conseguiram receita. Graças a um acordo com Google e Bing para colocar os tuítes nos mecanismos de busca eles receberam 25 milhões.
- Em 2010 o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, foi até o escritório do Twitter para enviar o seu primeiro tuíte. Contudo havia o velho problema de infra conhecido. No auge da onda, mais de 20 mil pessoas se cadastraram no Twitter em uma única hora. O site era uma bomba-relógio. Quando o presidente pisou no escritório o pior aconteceu: o site caiu. A equipe tentou enrolar o presidente por algum tempo e, por pura sorte, conseguiram levantar o site a tempo do presidente enviar sua primeira mensagem.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/

Ricardo Aquino 18/01/2016

As tramas e artimanhas do poder
Não é um livro que trata mistifica. Prepare-se para uma viagem nua e crua sobre intrigas, mentiras, ambição, criatividade e poder. Vale a pena ler.
Cristini 08/05/2016minha estante
o começo é chatíssimo, parece um desenrolar tao lento, detalhado demais, então abandonei. Lendo sua resenha, tive vontade de retomar... espero valer a pena.

Daniel 26/02/2014

"As pessoas não inventam coisas na internet. Elas simplesmente desenvolvem uma ideia que já existe."
Quando soube que iriam lançar a biografia(autorizada) da rede social mais revolucionaria de todos os tempos(e de longe a minha favorita) confesso que fiquei extremamente empolgado, e como esperado, o livro não me decepcionou. Sou suspeito pra falar, mas não podia esperar menos da história dessa fantástica ferramenta de comunicação que mudou o mundo.

Depois de ler o livro eu pensei muito para escrever essa resenha, inúmeras idéias, opiniões e argumentos se formaram na minha cabeça. Então vou falar do ponto de vista que criei da história da criação do twitter e dos seus desenvolvedores, que se conheceram, ficaram amigos, criaram algo magnifico e brigaram entre si por não ter preparo para gerir uma grande empresa ou por simples ganancia em um jogo de poder e interesses.

O livro nos apresenta a Ev Willians a primeira peça do quebra cabeças, que ao obter sucesso desenvolvendo o Blogger se tornaria uma engenheiro de sucesso no Vale do Cilicio, pode-se dizer que Ev é a peça principal na criação do twitter, sem ele os outros desenvolvedores Biz, Noah e Jack jamais teriam se conhecido ou tido a minima condição de desenvolver o twitter. A trama é grande demais para ser compactada aqui, mas apenas deixo o meu ponto de vista que considero Ev o herói e vitima da história, e a empatia por Jack Dorsey, que de Jobs não tem nada, é sim um simples solitário que não soube lidar com o crescimento pessoal e profissional, e talvez por isso tenha destruído as amizades e afetos para chegar onde chegou.

A história do twitter para min supera em muito a do facebook, claro que há semelhanças e ligações, mas depois de ler o livro você enxerga o twitter como um acaso que poderia não ter acontecido, e pensando assim é fácil chegar a hipótese de como seria um mundo em que não existisse o facebook e um mundo em que não existisse o twitter.

No fim das contas, não só os 4 amigos mas todos os desenvolvedores e o seu passarinho azul mudaram o mundo e a forma como nos comunicamos e interagimos.