Aurora

Aurora Friedrich Nietzsche

Resenhas - Aurora

Romeu Felix 15/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Aurora: Reflexões sobre os Preconceitos Morais" é uma obra filosófica escrita por Friedrich Nietzsche, um dos mais influentes pensadores do século XIX. Publicado em 1881, este livro é considerado um prelúdio às suas obras mais conhecidas, como "Assim Falou Zaratustra" e "Além do Bem e do Mal", e oferece aos leitores uma análise profunda sobre os valores e preconceitos morais que fundamentam a sociedade ocidental.

Através de um estilo eloquente e provocativo, Nietzsche explora diversas questões fundamentais que permeiam a existência humana, questionando a moralidade tradicional, a religião e os valores que moldaram a cultura europeia. O título "Aurora" sugere o início de um novo dia, uma alvorada de pensamento, indicando a intenção do autor de apresentar uma abordagem renovada sobre as questões morais e o sentido da vida.

A obra está dividida em uma série de aforismos e ensaios, com cada seção abordando tópicos específicos, mas todos conectados pela ideia central de libertar a humanidade dos preconceitos morais que, segundo Nietzsche, têm enfraquecido o desenvolvimento da individualidade e a capacidade do ser humano de alcançar seu potencial pleno.

Uma das principais críticas de Nietzsche em "Aurora" é direcionada ao cristianismo e sua influência sobre a moral ocidental. Ele argumenta que a religião cristã, ao valorizar a humildade, a compaixão e a resignação, enfraquece o espírito humano e promove uma mentalidade de rebanho, inibindo o florescimento do indivíduo como ser criativo e autônomo. O filósofo também questiona a noção de pecado e culpa, acreditando que esses conceitos são nocivos e desencorajam a busca pela excelência individual.

Outro tema recorrente no livro é a crítica à cultura e aos valores contemporâneos. Nietzsche aponta a decadência intelectual e artística de sua época, caracterizando-a como uma época de mediocridade e superficialidade. Ele exorta seus leitores a abraçarem o desafio de transcender a moralidade tradicional e abraçar uma nova ética, baseada na vontade de poder, no questionamento constante e no aprimoramento pessoal.

Além disso, o livro traz reflexões sobre a natureza da verdade e da linguagem, questionando a objetividade do conhecimento e a validade das palavras como representações precisas da realidade. Nietzsche defende que a verdade é moldada pela perspectiva individual e que a linguagem é uma construção subjetiva que pode obscurecer tanto quanto revelar a verdadeira natureza das coisas.

Em suma, "Aurora: Reflexões sobre os Preconceitos Morais" é uma obra profunda e provocativa que continua a desafiar e inspirar os leitores até os dias de hoje. Nietzsche apresenta um apelo à autenticidade, à superação dos preconceitos e à busca por um caminho próprio além das limitações impostas pelas convenções sociais. Seu estilo de escrita é poético, filosófico e perspicaz, tornando a leitura uma experiência intelectualmente estimulante. Para aqueles que procuram entender melhor a complexidade humana e as questões morais fundamentais, "Aurora" é uma obra essencial e inestimável.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

nenos 25/06/2023

The higher we soar, the smaller we appear to those who cannot fly.
Few aphorisms like a glimpse inside history, reveals the great cost to achieve a little amount of human reason. Constitution to our pride, character, traditions and sense of well-being needed strong enough moral foundations to not perish within strong roots entanglement of human pettiness. The dawn of day, fractions of Nietzsche’s expressed madness, lays down hard truth knives, carving our flesh to suppress contempt.
The sublime overwhelming might of nature, nurtures our fun by trampling every remnant of free will or finality, tearing paths down as easy as a giant tearing spider webs just to mess with our discernment. Inside this kingdom of luck and stupidity, lies the great Theater with inebriated tireless enthusiasts, sometimes experiencing pride as a tortured fellow returning to its cell without revealing compressed secrets and failing to assert superiority by presumptuous actions.
Development is development, not happiness. How far do we want to go inside abstraction? Uncharted territories where Icarus wouldn’t dare? Shipwreck towards infinity? Sailing through madness is called philosophy, we are gardeners cultivating compassion and vanity waiting to harvest freedom and power. The path of self-knowledge in which we punish and forgive ourselves is very lonely, with no shortcuts, but magnanimous.

Link to my highlights: https://drive.google.com/file/d/1BYn_gfkkYgxJoG-uV6uzzDkv-fDBiTmN/view?usp=sharing

Patrick 22/03/2016

nietzsche
Aurora se configura entre um dos meus favoritos do autor,é um livro critico, que nos leva a muita reflexão, é para se ler com calma, assim como tudo do autor. Ao lado de zaratustra ele nos configura como novos homens senhores de suas vontades. "nos que passamos muito tempo como topeiras, hora de emergir e ver a luz do sol".