Fausto

Fausto Goethe

Resenhas - Fausto

Eliane406 23/01/2024

O mito do homem moderno
Drama filosófico que, ao mostrar a procura como fonte pulsante da vida, transfigura-se em odisséia do homem moderno

Eloá Heise

A tragédia Fausto é, sem dúvida alguma, um dos textos que empresta a Goethe repercussão universal. Nela, pode-se dizer, o poeta expressa a experiência de toda sua existência. O próprio autor afirma em Poesia e verdade, que essa obra representa o ?suma sumaruim? de sua vida. Não se pode esquecer que Goethe trabalhou durante 60 anos com esse tema : de 1772 (com seus trabalhos sobre o Urfaust ? Fausto zero como ficou conhecido pela tradução encenada no Brasil) até 1832, ou seja, pouco antes de sua morte, ano em que postumamente é publicado o Fausto II. Em seu longo processo de elaboração, esse texto congrega as várias transformações pelas quais passou o poeta em sua longa vida: os vários períodos literários da época ? Ilustração, Sturm und Drang, Classicismo, Romantismo -; as diversas atividades do poeta junto ao estado, no meio teatral, seus interesses científicos ? botânica, mineralogia, estudo das cores -; seus estudos filosóficos ? teologia, teosofia, escritos mágico-místicos -, além dos conhecimentos da mitologia antiga.

Fausto, além de ser a obra simbólica da vida de Goethe, adquire também significado universal por materializar o mito do homem moderno, o homem que busca dar significado a sua vida, que precisa tocar o eterno e compreender o misterioso. Sob este aspecto, o mito faústico transforma-se em um ?mito vivo?, um relato que confere modelo para a conduta humana.
Lucas2071 29/01/2024minha estante
Melhor leitura que fiz na vida, é o livro que dá pra ler ao longo de toda sua existência e sempre vai aparecer algo de novo

Eloá 14/01/2024

"A arte é longa, a vida breve"
Fausto é uma obra importantíssima para a construção filosófica da literatura como conhecemos hoje. O livro traz incontáveis reflexões sobre o poder, a ganância, a limitação humana e mais. Recomendo demais para quem gosta de refletir sobre o ser humano pós-Idade Média.
"Terei de ler milheiros de volumes
para saber que em tudo e em toda parte
os homens tem vivido a atormentar-se?"

Teste de leitura 17/12/2023

Muito Bom!
É um livro datado e a tradução não é tão confortável de se ler, mas cara é uma obra genial, complexa e que me prendeu de verdade em alguns momentos, até que o autor desse uma viajada, o que é comum de acontecer em obras clássicas.

Não gostei do fim, achei que ele poderia ter desembolado melhor o porque que o amor pode nos levar à perdição, mas de igual maneira não sei se Fausto já tinha essa pretensão no inicio o que torna a obra magnífica de igual forma pois trás a álea para dentro da arte.

Valeu muito a pena ter lido, ainda que seja uma leitura bem densa.

Lucas Ferreira 17/12/2023

Bacana
Muito bacana a obra, assim como alguns clássicos temos momentos em que a narrativa vai pra Narnia e tu tem que se segurar para não ficar perdido.

A obra poderia ter ressaltado essa relação de que por vezes o amor nos desancaminha daquilo que pretendemos. (O que também não fica muito claro se era essa a pretensão desde o início de Fausto, não somente pelo estudo das artes "a vida é curta e a arte é longa")

Mas é bacana a obra, valeu muito ter lido.

Simone Pagliari 27/09/2023

Fausto
Fausto - Obra-prima da literatura alemã, é um poema trágico, escrito mais para ser lido do que encenado, com versos rimados, numa linguagem flexível e moderna se comparado a outros trabalhos de sua época. Goethe nos brinda com uma variedade e uma precisão de formas poéticas, imagéticas e conceituais, que apelam intencionalmente à imaginação teatral do leitor.

Daniel Andrade 19/09/2023

Clássico dos clássicos alemães
Que belo livro (em todos os sentidos!). Gostei mais de Fausto I que de Fausto II, mas ambos são ótimos. Tenho alguns poréns referentes à tradução, que em alguns momentos preferiu manter a rima ao sentido. Não é uma leitura difícil, mas requer atenção pra não se perder no caos criado pelo Goethe. Gostaria de ter lido antes de Doutor Fausto, do Mann, para captar mais referências.

Angeljica 11/09/2023

Simples e curto
Minha irmã acabou pegando o livro na biblioteca e me pediu autorização para realizar a leitura. Li o livro em poucos minutos, enquanto verificava o nível da leitura e a facilidade que ela poderia representar para alguém da idade dela.
Por fim, decidi que a leitura ainda não lhe era adequada, mas talvez fosse daqui pouco tempo.
Em relação ao livro devo dizer de que é realmente simples, uma história mais curta e simples do que a obra original que beira as 500 páginas, ainda assim o vocabulário pode acabar exigindo um pouco para determinadas classes etárias, impossibilitando a leitura e compreensão do livro.
É um bom livro, um bom resumo e definitivamente divertido

EBdO 29/08/2023

Nunca fui fã de Chaves e Chapolin na infância, mas um episódio em particular sempre me chamou a atenção, em que o diabo aparecia para um velhinho lhe oferecendo tudo aquilo que ele desejava, através da varinha do chirrim-chirrion. Nunca esqueci esse episódio, e anos depois descobri que ele fazia referência a uma das maiores obras da literatura mundial. E agora eu tive finalmente a oportunidade de ler esse livro.

E não é por pouco que esse livro é tão famoso. Aborda questões universais da angústia humana pela existência. Como a outra obra de Goethe, "Os sofrimentos do jovem Werther", tem uma alta carga de dramaticidade. A introdução dos tradutores passa a impressão que é complexo e de difícil entendimento, mas foi mais tranquilo de entender do que eu imaginei.

Marília 09/08/2023

A história é boa, só não gostei mais por ser em versos.
Algumas partes ficam um pouco difíceis de entender. Parece que a história para e surge outra história no meio.

Lucas2071 01/08/2023

Possivelmente a obra mais ambiciosa já feita
Sabe aquele clássico que você pode ler e reler inúmeras vezes e vai continuar encontrando algo de novo? Fausto leva esse conceito ao extremo. A obra abraça a expressão "inesgotável" de forma tão densa que torna impossível resenha-la sem deixar de lado várias interpretações sofisticadas e relevantes.
Atentarei-me à primeira e imediata interpretação que tive.
Para além da conhecida sinopse de um homem que faz um pacto com o diabo, Fausto traz os múltiplos planos de realidade que Goethe se propôs entender melhor, com representações cristãs, folclóricas, exotéricas, filosóficas. O autor se confunde com o próprio protagonista ao colapsar sua sanidade após muito estudar e pouco conhecer. Atenho-me à influência do idealismo alemão sobre os pensamentos da obra, a impossibilidade de conhecer a realidade última/forças que governam o mundo - para Goethe e Fausto, respectivamente - a questão epistemológica que se resolve com a progressão filosófica alemã que deságua em Ficthe e Hegel, a dialética do Homem e da realidade, o protagonismo do "Eu" entre tantas outras ideiais muito bem arquitetadas pelas grandes mentes do começo do XIX.
A jornada de um protagonismo "Eu versus o Mundo" que tem seu ápice, ao menos me parece ser, na Walpurgisnacht (noite de Walpúrgis). A soma de tantos elementos que por si só já valeriam inúmeras leituras e de forma tão sublime e bela tornam o Fausto - ao meu ver - a obra mais completa da literatura.
Não bastasse isso, a obra ainda é influência direta na maior obra da literatura nacional, sirvo-me das palavras do grande autor mineiro para, mais uma vez, sintetizar aquela que é a maior ideia por destrás da lenda do homem que fez um pacto com o Diabo.
"O diabo não há! É o que eu digo, se for...Existe é o homem humano. Travessia."
Grande Sertão: Veredas
João Guimarães Rosa

Gabriela2456 29/07/2023

22 anos se foram...
Comprei este livro há 22 anos. Comecei a ler na época e desisti. Retornei à leitura em 2010, avancei um pouco mais e desisti novamente.
Hoje, 29 de Julho de 2023 eu terminei a leitura de Fausto.
Obra completa, 1° e 2° partes, tradução de Jenny Klabin Segall. A edição que possuo não é essa que o Skoob apresenta, não encontrei minha edição no App.
Me emocionei, chorei, sorri...
Recorri ao dicionário enumeras vezes, mas tudo valeu a pena.
Goethe levou 60 anos para escrever o livro, Jenny passou 30 anos entre tradução e revisão; acho que superei meus 22 anos para conseguir ler essa obra tão complexa.
Felicidade!!

IGuittis 04/07/2023

Essa edição é bilíngue, caso você leia um pouco em alemão é bem legal ler em voz alta, fiz isso e invoquei o demônio sem querer.
Publicado pela primeira vez por volta de 1808 o Fausto traz o famoso pacto com o demônio (Mefistófeles). Na verdade nem tanto um pacto, mas pendendo mais para uma aposta vamos assim dizer.
Esse livro é um poema, porém ele foi feito para o teatro, o que tornou ele para mim ao mesmo tempo difícil de ler, porém ele tem aquele ritmo que te mantem interessada independente da dificuldade que estamos tendo para acompanhar a história. O pacto entre Mefistófeles e Fausto é praticamente assim, Mefisto irá servir Fausto em vida, e se ele corrompe-lo o mesmo irá servi-lo na morte. No meio disso Fausto se “apaixona” por Margarida, na verdade ele se sente atraído por ela, que é praticamente uma criança porém como dito no livro e nas notas de rodapé, naquela época já era idade suficiente para se casar ou ter um relacionamento. Fausto e Mefisto agem juntos, ele conquista Gretchen (Margarida) e temos então por esse primeiro livro o decorrer do que acontece principalmente com essa jovem, e é triste, é triste ver o final dessa personagem.
Não temos aqui a finalização desse pacto, porque tem a continuação no Fausto II, esse livro é a primeira parte da tragédia.
No final do livro essa edição traz o discurso de Satã, que no original não foi publicado por questões de censura, e vale muito apena ler, eu adorei essa parte da fala de Satã.

val 19/06/2023

Confuso
No início não tava entendendo e no fim tava pior que no início. ??
Fausto, querendo alguma emoção na vida faz um pacto com Mefistocles. Tem uma amada na história e um fim que todo pacto tem.