Fausto (eBook)

Fausto (eBook) Goethe

Resenhas - Fausto

Ana 26/11/2022

".... Transponde a terra, o céu e o inferno."
Johann Walfgang Goethe foi um polímata e estadista alemão que viveu entre 1749 e 1832. É considerado um dos maiores escritores alemães e foi o percursor do movimento romântico na Alemanha. Escreveu várias obras entre elas Os sofrimentos do jovem Werther e a maior obra prima em língua Alemã. Fausto.
Esse livro é considerado uma obra incomensurável, ambivalente, insolúvel e essa era a intenção mesmo do Autor. "Quanto mais incomensurável for uma produção poética, quanto mais inapreenssível para o entendimento, tanto melhor." Goethe.
Ele disserta sobre um professor, filósofo, estudioso que depois de décadas dedicado aos livros percebe que não sabe realmente nada, que seus anos de estudo foram inférteis e toma consciência da limitação do seu conhecimento. Então, acaba por fazer um pacto/acordo com o diabo para obter todo o conhecimento do mundo.
Essa obra é dividida em 2 partes. A primeira publicada em 1808 e a segunda publicada em 1832. A primeira versa sobre as inquietações desse professor chamado Henrique Fausto que percebe o quão sua vida foi vazia e que seus conhecimentos não são suficientes.
A segunda parte aborda as diversas aventuras e experiências que Mefistófeles, o diabo dessa estória, proporciona para ele no intuito de satisfazê-lo e assim conquistar sua alma.
Goethe faz uma ponte entre antiguidade, idade média e modernidade.
Esse poema com mais de doze mil versos nos faz viajar do céu, passando pela terra e chegando ao inferno. Influenciou inúmeras obras posteriores, não apenas na literatura, mas nas artes em geral. Seu nome se tornou um adjetivo. O que é ser um indivíduo Fáustico? É transgredir os limites que são impostos, é não se conformar com as limitações, é buscar sempre algo a mais e por isso nunca encontrar satisfação. O pecado de Fausto foi sua inquietação perante o mundo. Obra fenomenal de uma atualidade impressionante e que cresce muito depois da leitura, da pesquisa e da reflexão.

Alexis.Sodre 15/11/2022

É uma leitura bem complexa, não só por ser em versos mas também pela linguagem usada. Não é tão longo, em comparação com outros clássicos, mas é um daqueles que precisa de uma segunda leitura pra entender 100%. Fazia bastante tempo que queria ler, e não me decepcionou.

rosa328 14/11/2022

só deus sabe
se você me fazer qualquer pergunta sobre esse livro eu não vou saber te responder absolutamente nada, a escrita é realmente linda e fiz várias anotações mas sinto que não absorvi tudo o que eu li

Gabrielli 09/10/2022

Nível intelectual fora da minha capacidade
Sabe aquela coisa de que um livro precisa se bastar por si só? Pois é... Esse com certeza não anda sozinho

Regis 11/09/2022

Fausto é uma lenda alemã, difundida oralmente ao longo do tempo, foi publicada a primeira vez em forma de livreto em 1587, o poema dramático e de Johann Wolfgang Von Goethe foi publicado em duas partes, a primeira em 1808 e a segunda postumamente em 1832.
Henrique Fausto, é um estudioso muito inteligente, ambicioso e insatisfeito, que faz um pacto com Mefistófeles em troca de ter todos seus desejos realizados.

A lenda original na qual se baseia o livro foi inspirada em Johann Georg Faust (1480 ? 1540), mago e astrólogo do Renascimento alemão, apontado como alquimista e acusado de bruxaria e de ter feito um pacto com o diabo.

Saber das referências da obra deixa a leitura mais acessível, tornando mais fácil entrar no poema que tem uma escrita rebuscada e as vezes (principalmente no começo) de difícil compreensão.
Reli as primeiras 25 páginas duas vezes e assim consegui compreender melhor a escrita, fiz muito uso do dicionário, mas nada disso tornou a leitura menos prazerosa e curiosa para mim.
As referências de Fausto na cultura pop são vastas e isso desperta a curiosidade e desejo de mergulhar nessa leitura.

Mefistófeles é um personagem misterioso, e queria entender o que ele fazia ao lado de Deus no início do livro, queria descobrir o que eles conversaram antes da aposta.
As falas dele quando se isenta da responsabilidade da insatisfação de Henrique são ótimas, demonstra a manipulação e astúcia de seus atos.
Gostei muito da segunda metade do poema onde Margarida já aparece desgraçada... ela é um exemplo amplo de derrocada e redenção.
Também adoro a perspicácia dela diante de Mefistófeles, conseguindo interpretá-lo com mestria, como se pudesse ver através de sua fachada.

"Deus me livrara
de conviver com semelhante escória!
Quando entra, encara sempre nas pessoas
como quem zombeteia ou vem zangado;
não toma nada a sério; está-se lendo
naquela testa que ninguém lhe agrada.
Sinto-me tão contente a sós contigo!
tão senhora de mim! tanto à vontade
no calor que a tua alma infunde à minha!
vem ele... e eis-me tolhida inteiramente."

As festas, as viagens, os Reis e figuras proeminentes que Fausto encontra ao longo de sua existência (sempre em presença de Mefistófeles), demonstram bem sua ambição e desmedida busca por saber, fazendo por vezes paralelo com o fruto do conhecimento e o grande pecado que é desejá-lo para si.

Adorei que nesse contrato selado com sangue, quem tira vantagem das letras miúdas não é quem esperamos que seja. Vemos muito isso na literatura, eu mesma vi recentemente em "A Vida Invisível de Addie LaRue", isso foi uma quebra bem vinda das convensões.

A leitura da peça foi de altos e baixos, mas maravilhosa a medida que o inesperado se descortinava a cada ato. O poema possui partes lindíssimas, que me causaram grande emoção.
Acho que a única parte que não gostei foi da apresentação dos personagens no início, é confusa e imagino que isso possa fazer com que alguns abandonem a leitura, mas aviso que logo tudo se ajeita e fica cada vez melhor a medida que os personagens centrais se fixam no enredo.
Tirei meia estrela por esse início truncado.
Ademais recomendo muitíssimo essa leitura.
AnonymousCow 11/09/2022minha estante
Você nem avisou que ia ler e, isso sem surpresa, terminou muito rápido! Estou me segurando para não terminar de ler sua resenha, até pq mal terminei um quarto do livro..

DANILÃO1505 11/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Regis 12/09/2022minha estante
Obrigada Danilo! ?

Regis 12/09/2022minha estante
AnonymousCow, peguei o livro no sábado à tarde, e li até dormir, no domingo peguei logo que acordei e a curiosidade não me deixou parar de ler. Agora poderemos discutir a leitura enquanto você vai lendo. ??

AnonymousCow 12/09/2022minha estante
Te entendo, o livro cativa demais. Vamos conversando sobre sim ?

J. Silva 13/09/2022minha estante
??????????

HenryClerval 05/10/2022minha estante
Conversar com você sobre esse livro foi muito bom.

HenryClerval 05/10/2022minha estante
É incrível como ler suas resenhas e te ouvir falar sobre os livros desperta um entusiasmo crescente de conhecer as histórias.

Adriel.Macedo 27/08/2022

És Meu
É complicado resenhar uma obra desse calibre, para começar o texto é todo em verso, o que por si só já deixa a leitura mais complexa. A história é bem interessante, e de fácil compreensão, mas o português empregado pode ser uma barreira.
não quero me delongar muito na resenha, mas é uma peça que traz muito a se refletir sobre escolhas e valores.
Vou procurar ler outras versões do mito de Fausto

gleysonWHO 21/08/2022

Fausto: a busca pelo absoluto
A tragédia Fausto é, sem dúvida alguma, um dos textos que empresta a Goethe repercussão universal. Nela, pode-se dizer, o poeta expressa a experiência de toda sua existência. O próprio autor afirma em Poesia e verdade, que essa obra representa o ?suma sumaruim? de sua vida. Não se pode esquecer que Goethe trabalhou durante 60 anos com esse tema : de 1772 (com seus trabalhos sobre o Urfaust ? Fausto zero como ficou conhecido pela tradução encenada no Brasil) até 1832, ou seja, pouco antes de sua morte, ano em que postumamente é publicado o Fausto II. Em seu longo processo de elaboração, esse texto congrega as várias transformações pelas quais passou o poeta em sua longa vida: os vários períodos literários da época ? Ilustração, Sturm und Drang, Classicismo, Romantismo -; as diversas atividades do poeta junto ao estado, no meio teatral, seus interesses científicos ? botânica, mineralogia, estudo das cores -; seus estudos filosóficos ? teologia, teosofia, escritos mágico-místicos -, além dos conhecimentos da mitologia antiga.
Fausto, além de ser a obra simbólica da vida de Goethe, adquire também significado universal por materializar o mito do homem moderno, o homem que busca dar significado a sua vida, que precisa tocar o eterno e compreender o misterioso. Sob este aspecto, o mito faústico transforma-se em um ?mito vivo?, um relato que confere modelo para a conduta humana.

allanzinhoo 01/08/2022

A história trágica de Doutor Faustos
"Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo".

Uma história repleta de ambição, soberba e orgulho. Uma trama abarcada reflexões e abordagens interessantes sobre a vida. Um mito alemão. Para uma ótima leitura, faz-se necessário ler levando em consideração a escrita/tradução da época, para que nos traga uma concepção daquela contemporaneidade.

Indy 14/06/2022

Por ser contado em versos e cenas, a leitura é difícil. Mas não deixa de ser interessante a relação dos personagens. Há vários diálogos, várias reflexões, e chega um ponto, que são tantos personagens que a cabeça começa a girar.

Mas é interessante e, sim, trágico. Por um momento, pensamos que será um romance feliz, mas não esperem nesta primeira parte esta alegria. Há já um encerramento nesta primeira parte, que é da personagem Margarida. Menina doce e pura, apesar do sofrimento, o final é belo.

Sobre Fausto... Personagem, ao meu ver, egocêntrico e mimado. Busca apenas o seu bem-prazer.

Enfim, a leitura em si pode não esclarecer tantas coisas, porém a leitura é recomendada por ser um clássico, mas vale a pena ler trechos comentados e resumos paralelos para completar :)

Carlos 04/06/2022

Fausto
Um dos maiores poemas do século XIX, mostrando de forma grandiosa a busca incessante de respostas inerente ao ser humano, assim como a nossa ganância.

Analogias geniais com a mitologia greco-romana e a Bíblia estão presentes na segunda parte da obra, o que a torna ainda mais aprazível. Algum conhecimento desses assuntos é necessário, mas há notas excelentes do tradutor no final do livro.

Carolina 21/05/2022

Curtinho, mas...
O livro é teoricamente bem curtinho, em vista dos outros clássicos calhamaços. Entretanto, o meio da história me deixou um pouco confusa. Às vezes não tinha certeza se tava realmente entendendo...

De qualquer forma é um livro que vale muito a pena conhecer, principalmente quando você pesquisa mais sobre ele e aprende o rol dos grandes autores que o utilizaram como inspiração para suas obras, inclusive autores brasileiros.

O final me surpreendeu um pouco, tanto por Margarida quanto pelo Fausto.

Acho que esse é um dos livros que vou ter que reler com mais calma e com textos de apoio num futuro não muito distante.

Rssbnw 08/05/2022

Clássico
Um grande clássico da literatura e isso fala por si só. Porém como o autor é o FANTÁSTICO GOETHE eu esperava um melhor livro. Ponha o dicionário embaixo do braço e faça a leitura!!!

DJ 11/03/2022

Fausto: - Que sou eu, se não posso alcançar, afinal, A coroa com louros da nossa humanidade, A que todos almejam com tanta ansiedade?
- ISSO É MAIS UM COMENTÁRIO QUE UMA RESENHA....

Não é um livro para lê rápido, é um poema trágico gigante, considerado um clássico da literatura alemã. No começo é bem legal as rimas, mas fica cansativo e chato. Mesmo assim, a história é incrível!
Fausto de Goethe, conta a história de um médico que é baseado na figura de Johann Georg Faust , ele é inteligente e apaixonado por conhecimento, estudava muito, sabia muitas coisas, mas nunca era o suficiente. Fausto sempre queria mais, sonhava em possuir o todo o conhecimento que há entre o céu e a terra, por isso não pensa duas vezes ao aceitar a proposta de mefistófeles e assim faz um pacto com o demônio.
O livro vai narrando as ambições de Fausto, seus pedidos a figura maléfica que anda ao seu lado e o preço que paga por tais desejos. O livro deixa uma lição, nem todo conhecimento e riqueza vale mais que os momentos com aqueles que amamos, esse é o verdadeiro tesouro!!

MEFISTÓFELES
Não és mais, meu senhor, do que és: um mortal!
Perucas podes ter, com louros aos milhões.
Alçar-te com teus pés nos mais altos tacões,
Serás sempre o que és: um pobre ser mortal!

Patcha 05/03/2022

Sérias Rimas
Sempre há motivo para um livro ser considerado um clássico. Por tratar de temas sérios e atemporais, por ter personagens cativantes e uma história que, independente da mensagem que carrega, irá te entreter.
Fausto é assim. Uma história fantástica, com rimas bem construídas e com uma mensagem poderosa. Todos os amantes da literatura deveriam dar uma chance a ela.

Saeto 18/02/2022

Belo
Versão extendida com a segunda parte da tragédia. Adorei a primeira parte. A parte na essência do diálogo entre fausto e mefistofilis. Um ótimo livro, leitura obrigatória.
S.