Fausto

Fausto Goethe

Resenhas - Fausto

gleysonWHO 21/08/2022

Fausto: a busca pelo absoluto
A tragédia Fausto é, sem dúvida alguma, um dos textos que empresta a Goethe repercussão universal. Nela, pode-se dizer, o poeta expressa a experiência de toda sua existência. O próprio autor afirma em Poesia e verdade, que essa obra representa o ?suma sumaruim? de sua vida. Não se pode esquecer que Goethe trabalhou durante 60 anos com esse tema : de 1772 (com seus trabalhos sobre o Urfaust ? Fausto zero como ficou conhecido pela tradução encenada no Brasil) até 1832, ou seja, pouco antes de sua morte, ano em que postumamente é publicado o Fausto II. Em seu longo processo de elaboração, esse texto congrega as várias transformações pelas quais passou o poeta em sua longa vida: os vários períodos literários da época ? Ilustração, Sturm und Drang, Classicismo, Romantismo -; as diversas atividades do poeta junto ao estado, no meio teatral, seus interesses científicos ? botânica, mineralogia, estudo das cores -; seus estudos filosóficos ? teologia, teosofia, escritos mágico-místicos -, além dos conhecimentos da mitologia antiga.
Fausto, além de ser a obra simbólica da vida de Goethe, adquire também significado universal por materializar o mito do homem moderno, o homem que busca dar significado a sua vida, que precisa tocar o eterno e compreender o misterioso. Sob este aspecto, o mito faústico transforma-se em um ?mito vivo?, um relato que confere modelo para a conduta humana.

Marcos5813 12/06/2023

Decisão pretérita de um Doutor
A peça teatral "Fausto" já começa com a lúcida decisão de Fausto das coisas do além. O romance teatral que tive em mãos, edição da Centaur, não ajudou muito, apesar do empenho do tradutor. A peça tem diálogos nobres, palavras de esmerada construção, sentia que sempre faltava algo em seu teor lírico, em muitas partes os diálogos tem forma poética.

Acredito que lê-se em seu original beberia o cálice da sabedoria com a mais sublime alegria, infelizmente não sei alemão. De um modo geral, apesar da tradução pouco satisfatória, é um bom livro, e bem complexo. Indico para quem quer ler a obra escolher uma tradução melhor, acho que se acha em outras editoras de maior vulto.

Lucas Ferreira 17/12/2023

Bacana
Muito bacana a obra, assim como alguns clássicos temos momentos em que a narrativa vai pra Narnia e tu tem que se segurar para não ficar perdido.

A obra poderia ter ressaltado essa relação de que por vezes o amor nos desancaminha daquilo que pretendemos. (O que também não fica muito claro se era essa a pretensão desde o início de Fausto, não somente pelo estudo das artes "a vida é curta e a arte é longa")

Mas é bacana a obra, valeu muito ter lido.

Criadordej 25/08/2021

Leitura difícil.
A primeira parte é incrível, porém a segunda.... nem lembro de quantas vezes me peguei chorando pela quantidade de coisas que tinha de estudar para ler e entender uma pagina, mas confesso que aprendi muito sobre mitologia grega.

Bu 30/06/2020

Um grande clássico.
Muito bom, excelente, uma das melhores leituras que fiz de todos os tempos, edição de uma pompa... A única coisa que tenho de reclamar são as notas no fim do livro, que não são poucas e trava um pouco a leitura principalmente da segunda parte, pelo fato de ir e vim pra o fim do livro sempre, mas deve também esse desconforto meu ter o costume de ler livros com notas de rodapé, e tem notas desnecessárias e repetidas também. Mas tanto tradução como diagramação gramatura e tipo de página, corte prateado fitilho, coisa linda. Indico principalmente pra quem gosta de poemas e epopéias.
Henrique Oliveira 30/06/2020minha estante
A tradução é direta do alemão?

Bu 01/07/2020minha estante
Sim, por Agostinho D'ornellas.

Henrique Oliveira 02/07/2020minha estante
Valeu

allanzinhoo 01/08/2022

A história trágica de Doutor Faustos
"Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo".

Uma história repleta de ambição, soberba e orgulho. Uma trama abarcada reflexões e abordagens interessantes sobre a vida. Um mito alemão. Para uma ótima leitura, faz-se necessário ler levando em consideração a escrita/tradução da época, para que nos traga uma concepção daquela contemporaneidade.

Ricardo Rocha 11/03/2011

O mundo a qualquer preço
Aposento gótico, altamente abobadado. Uma porta ao fundo, e janela à direita. Entre um fogão, que fica à esquerda, arredado da parede, e o primeiro plano, uma porta que deita para um corredor. É noite.

Por uma fresta ao alto côa o luar. Estantes. Alfarrábios volumosos. Pergaminhos. Máquinas. Retortas. Vidros. Esqueletos, etc.; tudo em grande confusão. Desassossegado, sentado numa poltrona de sola e pregaria de cobre, com a cabeça fincada nas mãos, e os cotovelos na mesa de estudo, na qual derrama luz frouxa um candeeiro aceso, Fausto se reconhece ignorante apesar de todo seu estudo. Chamam-no de mestre e doutor mas não sabe nada. Confesso que uma peça em versos não é propriamente minha idéia de leitura agradável, mas Goethe escreve muito e o que diz soa muito atual, quase pessoal. Sabe ele mais que aquele “bando de ignorantes” que são as pessoas e todavia o que lucrou com isso senão a mesma vaidade com que estão inchados? Encontrou o prazer ou a felicidade?

De resto, é isso: um homem culto ao extremo, vende a alma ao diabo. Por 24 anos leva sem envelhecimento a vida mais desregrada. Vencido o prazo, o demônio o leva para os infernos. Numa passagem inesquecível de duas palavras Mefistófeles diz (sobre Margarida) “Sentenciada”, a que os anjos respondem “Salva!”. Pode significar que sempre é tempo desde que não tenhamos chegado a medidas extremas em nome de desfrutar o mundo a qualquer preço.

No diálogo preliminar começam a ficar expostos os desejos de cada um. Satisfazer a posteridade, gente invisível e portanto inexistente, com uma arte elevada? Não. Mas as pessoas que por aí andam ansiosas de novidades e demonstram claras inclinações. Quero agradar ao público, e preciso, que o público é real, e eu vivo dele. Não anda o povo afeito a mãos de mestre, mas lê, lê muito; um ler que mete medo. Que é “posteridade”, ou que te importa? Não trate eu de agradar aos com quem vivo. Goethe sabia bem do que estava falando, pois ele mesmo renunciara qualquer coisa relativa ao sublime – alcançado havia pouco tempo com os Sofrimentos do jovem Werther para depois sucumbir à glória imediata dos poderosos ao aceitar um cargo ridículo mas bem pago na corte de Weimar, essa que hoje pode ser comparada ao “mercado” literário e seus modismos.

Carol 22/12/2022

Sempre deixei pra ler Goethe na minha listinha, só faltava coragem kjkj
Gostei muito dessa história, nunca conseguia acertar o que ia acontecer
achei incrível essa relação da margarida com o mephisto, essa coisa de ficar hmmm sei não hein ele me parece estranho
No final ela já sabia KKKKKk
Tô ansiosa pra ler a história toda, mas provavelmente vai ficar pra 2023

Dani Carrara 14/09/2021

"A arte é longa, a vida breve".
"O que foi, torna a ser. O que é, perde existência. O palpável é nada. O nada assume essência".

Carolina Del Puppo 18/02/2022

Goethe é Goethe
"sei que finjo espalhar luz, e nunca a espalharem que dos maus faça bons, ou torne os bons melhores; antes faço os bons maus, e os maus inda piores."

Eu praticamente devorei essa obra prima, mesmo que não tenha sido uma leitura fácil, eu realmente adorei. ???

Marcelo Dakí 22/05/2016

Evitem a edição da Otto Pierre Editores!
A segunda parte de Fausto contida nessa edição não é o texto integral. Contém alguns trechos da obra original, mas na maior parte são apenas comentários do editor/tradutor. Menos de 20% do texto da segunda parte dessa edição foi escrito por Goethe D:

Carolina 21/05/2022

Curtinho, mas...
O livro é teoricamente bem curtinho, em vista dos outros clássicos calhamaços. Entretanto, o meio da história me deixou um pouco confusa. Às vezes não tinha certeza se tava realmente entendendo...

De qualquer forma é um livro que vale muito a pena conhecer, principalmente quando você pesquisa mais sobre ele e aprende o rol dos grandes autores que o utilizaram como inspiração para suas obras, inclusive autores brasileiros.

O final me surpreendeu um pouco, tanto por Margarida quanto pelo Fausto.

Acho que esse é um dos livros que vou ter que reler com mais calma e com textos de apoio num futuro não muito distante.

Patcha 05/03/2022

Sérias Rimas
Sempre há motivo para um livro ser considerado um clássico. Por tratar de temas sérios e atemporais, por ter personagens cativantes e uma história que, independente da mensagem que carrega, irá te entreter.
Fausto é assim. Uma história fantástica, com rimas bem construídas e com uma mensagem poderosa. Todos os amantes da literatura deveriam dar uma chance a ela.

Rodrigo Arlindo 07/04/2024

O que resta dizer sobre “Fausto”? Provavelmente nada. Muitos escreveram sobre, analisaram criticamente a obra e nela se inspiraram para escrever suas próprias histórias. Cabe somente compartilhar reflexões pessoais. Deixo aqui as minhas.

Uma mudança de paradigma social: vejo “Fausto” como algo tragicômico, uma pantomima sobre a transição do mundo teocrático para o mundo burguês e prático, onde o conhecimento e o dinheiro substituem o “direito divino” na determinação de quem detém o poder. O “tom” dos diálogos, assim como a sucessão de périplos da dupla de personagens principais, remete ao cômico, pois trata-se de rir não da ciência ou da religião, mas da incapacidade do homem de enxergar verdades absolutas. Ou seja, vejo essa obra como uma “epopeia” bem-humorada sobre as limitações da humanidade em suas tentativas de compreender a existência. Como exemplo disso posso citar o capítulo “Sonho da Noite de Valpúrgis”, que para mim é muito representativo da comicidade das “buscas pela verdade” na obra, pois, nele surgem personagens de diversos arquétipos e classes, numa “celebração” onde estão envoltos num caos de intenções, pretensões, emoções e percepções de realidade, culminando numa cena inconclusiva, onde ninguém detém verdade absoluta alguma.

Mateus com h 28/03/2020

Mais um clássico pra conta
Tive o auxílio de leituras complementares. A versão da Martin Claret acaba sendo densa para leitores comuns como eu.

Goethe consegue sintetizar de maneira muito honesta e poética a natureza humana. Principalmente na segunda parte.

Pretendo reler esse ano, porém a versão da editora 34.

Magnífico. Um clássico que me encheu de abstratos e infinitos.
Kim 29/03/2020minha estante
Mas que bonito o que cê disse!, deu vontade de ler.

Mateus com h 29/03/2020minha estante
Recomendo forte