Até o dia em que o cão morreu

Até o dia em que o cão morreu Daniel Galera

Resenhas - Até o Dia em Que o Cão Morreu

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Aline164 27/09/2014

Muito bom!
Primeiro vi o filme "Cão sem dono", que foi baseado neste livro. Adorei. Aí fui ler o livro e também gostei muito. Fiquei fã do Daniel Galera!

"Até o dia em que o cão morreu" é uma história de amor estranha, mas ainda assim uma história de amor. O legal é que não é clichê, não há aquele romantismo exacerbado e meloso.

Recomendo o livro e o filme!

Pedro Bastos 05/06/2013

A imprevisibilidade como ferramenta de leitura
"Até o dia em que o cão morreu", primeiro romance do escritor Daniel Galera, trata da estória não tão original de um adulto jovem e de suas questões de vida. Trancafiado em um apartamento minimalista, o personagem é desprovido de qualquer vaidade ou desejos supérfluos. Vive com o que pode, e é isso aí - ou melhor, vive com o que consegue complementar com os trocados mensalmente oferecidos pelo seu pai. Quem vê de fora, sua relação com o mundo chega a beirar o medíocre, especialmente no tocante à namorada e ao seu animal de estimação. Objetivo, despudorado e introspectivo, o protagonista, no entanto, tem um lado psíquico bastante delicado, mas embrutecido por suas experiências e meios de vida.

A narrativa de "Até o dia em que o cão morreu" é conduzida pelo próprio personagem principal, que aglutina sua prosódia e diálogos durante todo o discurso, sem o indício de travessões ou qualquer outro sinal que revele a separação entre o pensamento e a fala. Esta técnica, norteada por Daniel Galera de forma admirável, propicia um sentido de continuidade de leitura que conduz o leitor a devorar as pouco mais de 90 páginas do romance em questão de horas - menos, até, dependendo da voracidade de quem lê.

A interação dos personagens é um aspecto interessante em "Até o dia em que o cão morreu" por tratar das relações afetivas sob um outro ponto de vista, diferentemente dos filmes românticos ou da visão "tradicional" do amor e do afeto. O sexo é compartilhado com o leitor sem muita cerimônia, aproximando-o da dinâmica em que o personagem está submetido, ora suja, ora complexa diante de tanta simplicidade.

"Até o dia em que o cão morreu" descumpre os padrões das narrativas clássicas pela sua esquematização e pelo seu conteúdo. É este um dos grandes trunfos do livro: dispor da imprevisibilidade como uma ferramenta de leitura.

o chakal 04/09/2015

muito bom.
É engraçado se identificar tanto com um livro, ver o seu dia a dia escrito por outra pessoa.

Sara Felippi 10/03/2013

Maravilhoso!
SINOPSE DO LIVRO: Depois de alugar um apartamento vazio no centro de Porto Alegre, um homem de cerca de 25 anos gasta os dias olhando a cidade pela janela, bebendo cerveja e caminhando pela vizinhança. Até que um cachorro aparece em sua porta, e uma modelo chamada Marcela entra em sua vida. O impasse do narrador também tem um caráter particular: a dificuldade de escolher entre um cotidiano cheio de privações, mas sem riscos emocionais, e as possibilidades infinitas dos afetos. É aí que o mundo se torna mais complexo e interessante. É aí, também, que as paixões cobram seu preço. Com um estilo minimalista e em algumas passagens virtuosístico, Galera conduz o leitor com um vagar nada gratuito: em suas pequenas acelerações e grandes pausas, é como se Até o dia em que o cão morreu reproduzisse o tempo interno do seu personagem ? a lenta evolução, quase despida de acidentes, até que suas certezas iniciais comecem a esmorecer. As últimas páginas, narradas por Marcela, iluminam com sutileza o instante em que tudo pode estar prestes a mudar. É então que,numa história tão marcada pelo signo da morte, a vida enfim dá o ar de sua graça.

MINHA OPINIÃO: A obra de Daniel denota a solidão de um personagem que prefere manter-se afastado das pessoas ao seu redor. Sem objetivos,amigos e/ou vida social, O personagem vaga pelas ruas de Porto Alegre sem um rumo qualquer a fim de ver o tempo livre passar.Na verdade,o livro apresenta um confronto entre a vontade de viver e a ilusão de que viver sem nada é suficiente.

Ao ler essa grande obra,deparei-me com um personagem central apático e sem expectativas. Para ele,a vida e as pessoas se tornaram previsíveis demais e ''sem graça''. A vida adulta é vazia e sem inovação.Logo, a presença de um cachorro e uma mulher na vida desse homem traz a ele a oportunidade para ele se entregar à vida e às relações sentimentais.

Outro ponto que me chamou a atenção é sobre a possibilidade e/ou a presença da morte que traz mudanças à vida do personagem.Logo,o final dessa história demonstra o poder da ambivalência na literatura.

A capa e a revisão ficaram ótimas.A narrativa e a história contada pelo autor
são espetaculares. Leitura super recomendada!

Dose Literária 20/02/2013

mas com o tempo assumi que naquela fase da minha vida não conseguiria fazer nada. Foi um tanto surpreendente quando encontrei felicidade nisso. p. 34
Não podemos dizer que o Brasil vive de passado em termo de cultura. Felizmente há muita coisa acontecendo, principalmente em termos de Literatura. Temos muitos escritores produzindo bons livros, entre eles Daniel Galera.

Até o dia em que o cão morreu nos conta a história de um cara, nos seus 20 e poucos anos, que resolveu abandonar o conforto do lar (mesmo que ainda conte com ajuda financeira do pai) para viver sozinho em um apartamento. Formado em Letras, ele vive de pequenos bicos, sem emprego fixo. Leva uma vida bastante solitária, até que um cão entra por acaso em sua vida. Há também a presença de Marcela, que não é sua namorada, mas está sempre por perto. (Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2012/01/resenha-ate-o-dia-em-que-o-cao-morreu.html)

Douglas 07/12/2016

Um livro sem compromisso, que você deveria ler.
O protagonista desse livro não possui um nome, tem vinte e poucos anos, formado em Letras, vive de bicos, é extremamente fechado, solitário e sem amigos. Evita responsabilidades, se apegar, e pra ele, a vida vai bem dessa forma.

Sua vida muda no dia que conhece duas "coisas" que podem modificar completamente a vida de um homem: um cachorro e uma mulher. Esta é o extremo oposto dele, e eles encontram uma sintonia enorme.

É um livro pequeno, mas conseguiu me cativar em suas poucas páginas. Me identifiquei demais com o protagonista, indico fortemente.

Luis Henrique 25/12/2013

ATÉ O DIA EM QUE O CÃO MORREU – DANIEL GALERA
‘Até o Dia em que o Cão Morreu’ conta a história de um homem de 25 que vive em Porto Alegre. Já foi professor de inglês e tradutor de russo, mas hoje em dia é desempregado. É a história de um cara despreocupado com o futuro, sem planos para a vida, totalmente desinteressado com o mundo a sua volta.

Seu dia-a-dia se resume a ir ao boteco e se embebedar até mal conseguir voltar pra casa, dormir até tarde e perambular pela cidade o dia inteiro sem proposito. Vive com a ajuda dos pais e se contenta com a vida que leva e não faz o mínimo esforço para muda-la. Não possui amigos, vive em uma bolha de solidão.

Até que de súbito, dois seres entram em sua vida. Uma mulher e um cachorro. A mulher, Marcela, é uma jovem modelo, com grandes expectativas de vida e sonhos para o futuro, e se vê atraída pelo jeito largado e despreocupado do nosso personagem principal (que a proposito, não tem nome mencionado). Já Churras, um vira-lata que vive nas ruas, entra na vida do homem de jeito impassível, o que faz que os dois criem uma amizade profunda, que é encoberta com desapego e desinteresse mutuo.

A partir daí, o personagem principal, começa a valorizar aqueles que estão a sua volta e a ver a vida de um modo bem diferente e viver situações bem hilárias e extraordinárias na companhia de seus novos amigos.

O autor, Daniel Galera, usa de uma escrita muito simples e sutil, e o enredo por si só se caracteriza como romance adulto. A leitura flui muito fácil e rapidamente. Com um desfecho bem previsível (afinal é o nome do livro), o autor consegue fazer o leitor vivenciar a vida do personagem e se emocionar.

Com situações de extremo humor, linguagem e cenas de sexo explicito, ‘Até o Dia em que o Cão Morreu’ mostra o quanto a literatura brasileira evoluiu, mas sem deixar para trás as características dos nossos grandes clássicos.

site: http://www.clubedolivrodf.com.br/2013/11/resenha-ate-o-dia-em-que-o-cao-morreu.html

Aldo Jr. 27/01/2017

Sensacional.
Tiro rápido. Leitura para uma tarde chuvosa, numa tomada só, acompanhado por uma boa cerveja.

Uma história comum, cotidiana, mas escrita com uma maestria que eu não encontrava há um tempo. Tem parágrafos geniais que exibem a condição da vida, o apego a certos sonhos e a rapidez com que a vida muda tudo.

Felipe Duco 14/03/2017

Escrito de um jeito que faz a leitura ser muito prazerosa.
Despretensioso, entretanto muito preciso. Narra um cotidiano aparentemente sem graça, porém cheio de questionamentos relevantes. Escrito de um jeito que faz a leitura ser muito prazerosa. Clássico "livro que se lê numa sentada". Entretenimento de alta qualidade e uma boa introdução à obra de Daniel Galera.

ThelioFarias 22/05/2017

Surpreendente...
O primeiro livro de Daniel Galera é uma gostosa novela sobre um bacharel em Letras que leva uma vida fútil, encontra e faz amizade com um cachorro e namora uma linda modelo. A forma como o livro é escrita flui de forma gostosa e no de ler. O final é surpreendente... uma delicia de livro

Gbxavier 14/07/2017

"Hey! Man, você precisa correr tanto risco quanto eu!"
Estou nessa tentativa de criar um hábito de leitura e aí, nesse processo todo, ganhei esse livro de presente de aniversário. Mas sabe de uma coisa... Foi um presente para a vida! Algumas boas histórias podem ser contadas em simples 100 páginas. E boas respostas para a vida, também!

cieto 28/09/2010

O livro conta a história de um rapaz de 25 anos que nada sabe da vida ainda (ou nada quer saber), formado em letras, porém sua vida se resume em dormir até a hora que quiser, fumar, beber e todas as coisas típicas de adolescentes. No entando ele um dia encontra um cão na Praça da Alfândega e decide "adotar" o animal. E o enredo vai se desenrolando em torna das histórias do cão e também de sua "namorada" (que aparece tres vezes por semana e ele a manda embora, mas ela sempre volta, ou seja, uma guria pra ele fo*** e ela ir embora).

Até o dia em que o cão morreu, acaba caindo na mesmisse de todos os livros em que contam vida de adolescentes, no caso, um adultescente de 25 anos, quem lê pensa que a vida dos jovens adultos é so drogas e sexo, o que na realidade não é, existem outras coisas na vida além disso. A narrativa tem um diferencial muito interessante, ora é rápida e objetiva, ora é mais detalhada, fazendo com que as partes "chatas" sejam mais rapidas e as "legais" mais intesas e detalhadas.

Enfim é um livro que vale a pena tirar uma hora para ler e também por não ter nem 100 páginas, tornando-se uma leitura leve e rápida.

obs: se você não gosta de livros com linguagem e conteúdo sexual, não recomendo a leitura deste.

flavinho 19/04/2012

um livro que parece ser menos do que é
Acho que comprei o livro pela bela capa e pelo título.
iniciei a leitura devagar, como a própria narrativa propõe, levando o leitor de encontro com o vazio da ambientação e da vida do protagonista.
E o num piscar de olhos vc é envolvido neste vazio, magistralmente preenchido por um texto ágil, seco e ao mesmo tempo cheio de emoção.

Uma boa leitura. Fiquei bem impressionado!

Cilmara Lopes 25/12/2017

Desiludido de tudo e todos
Acho que essa será a última leitura (livros) do ano.
Uma história bem curta, concisa e objetiva.
Um jovem de 25 anos, não vê perspectivas na vida, apesar de formado em letras e ter grande facilidade em aprender idiomas, não sente a mínima vontade em trabalhar dentro ou fora da área. Acaba tendo o aluguel e o sustento pagos pelos pais.
Em meio à essa desilusão de tudo e todos, ele acaba levando um cachorro para o apartamento, e neste momento sua visão do mundo muda um pouco, juntamente com a chegada de uma jovem modelo.
Todo esse resumo pode lhe lembrar romances água com açúcar ou filmes da sessão da tarde, mas não se engane, não há nada meloso, fantasioso ou fictício, é sobre a vida e suas vicissitudes. É tão real quanto você se olhar no espelho, me vi nos pensamentos infortúnios do personagem e isso causou certo desconforto apesar da aproximação.
Até os momento mais íntimos tem sua importância no enredo, nada é banalizado.
Minha primeira leitura do Daniel Galera, recomendo!
Li por pura curiosidade ao ver um stories do @leitor97 ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6