Até o dia em que o cão morreu

Até o dia em que o cão morreu Daniel Galera

Resenhas - Até o Dia em Que o Cão Morreu

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

FabyTedrus 06/01/2021

Até o dia em que o cão morreu - Daniel Galera
Existe uma certa ironia neste ser o primeiro livro que consegui ler do ano, no final do ano passado tive que fazer eutanásia na minha cachorra e o título parece mesmo uma coincidência bizarra com isso.
Faz alguns anos que esse livro entrava e saia da minha lista mental de "livros para ler" e, ao contrário de outros que tentei ler neste começo de ano, a leitura fluiu. Não posso dizer que amei a história ou os personagens porque não foi bem assim, em vários momentos tive raiva e implicância com eles, mas também me identifiquei com eles de alguma forma. A escrita é gostosa de ler, a história é fluida e me rendeu a distração que eu precisava. Esse foi o primeiro livro que li do Daniel Galera e me fez ter curiosidade de ler outros títulos dele.

Mateus.Brandenburg 07/05/2022

Livro direto e muito tocante. Uma história de uma pessoa sem perspectiva para a vida, que fez refletir sobre tantas coisas, conseguiu me envolver rapidamente.

Franco 22/07/2020

O vazio de uma masculinidade jovem e de classe média
Apesar da narrativa leve, direta e simples, perpassa algumas categorias bem complexas, como a masculinidade, a juventude (contemporânea) e um certo espírito de classe média. Aí que temos esse protagonista homem, hétero, com evidentes dificuldades emocionais, de vinte e poucos anos, boêmio e apático, e que é sozinho e perdido na vida (no sentido filosófico mas em algo também literal da coisa) em muito porque os pais ajudam a bancar essa condição.

Mas, insisto e repito, a narrativa é leve e a complexidade implícita não tira o prazer da leitura.

Até o simbolismo que é desenvolvido na obra (como no cão e na figura do Lárcio) é um simbolismo que invoca aquelas categorias quase todas, mas de modo palatável, sem tornar a leitura um treco indigesto ou confuso (alguns podem até achar o tal simbolismo evidente demais).

A escrita, por sinal, é agradável. Não tem firulas, economiza nos adjetivos, esbanja frases curtas e simples; somando isso ao enredo cheio de pequenos acontecimentos, a sensação é de uma história dinâmica e fácil de acompanhar.

Vale mencionar também a construção dos diálogos, que é bem fluida e natural.

No mais, é um livro com uma pegada questionadora, do tipo 'protagonista em crise', e portanto pode exigir uma certa empatia do leitor para que a experiência seja mais agradável (algo do tipo 'eu sei o que esse cara tá sentindo'). E mesmo com empatia, os personagens, principalmente o protagonista, podem ser incomodativos pelo modo como são.

E quanto ao final do livro... Confesso que gostei bastante. Acredito que respeita o processo do personagem e joga pro leitor a reflexão final, o que é um movimento bem interessante.

Enfim... Segundo livro do Daniel Galera lido, e sigo animado para ler os demais.

Nena 13/02/2016

Não gostei! A história é boa (com exceção da carnificina promovida pelo avô dele com os animais), mas é mal escrita e isso acabou desmotivando a leitura.
O bom é q foi um livro curto, li em um dia, assim não cai no tédio. E tbém não gastei com ele, tem o PDF na internet. Na primeira página é possível identificar a região do país em q o autor pertence, devido as gírias e sinceramente não gosto de ler algo com "sotaque". Nada contra o sotaque do sul, mas gosto de imaginar a voz dos personagens dos livros q leio e não vir com elas prontas. Um livro q VC decide como quer q acabe. Adoro autobiografia, mas essa não rolou. Simplesmente não curti!
coisascaoticas 05/10/2016minha estante
undefined

David Atenas 28/01/2019minha estante
Tem razão, quanto ao sotaque, e algumas particularidades que ele e sua trupe de nerds barbudos diz, como "fiadaputa".

Gizele 09/03/2019minha estante
Gente, Desculpa minha ignorância mas não entendi o final , alguem me explica?

o chakal 04/09/2015

muito bom.
É engraçado se identificar tanto com um livro, ver o seu dia a dia escrito por outra pessoa.

Gbxavier 14/07/2017

"Hey! Man, você precisa correr tanto risco quanto eu!"
Estou nessa tentativa de criar um hábito de leitura e aí, nesse processo todo, ganhei esse livro de presente de aniversário. Mas sabe de uma coisa... Foi um presente para a vida! Algumas boas histórias podem ser contadas em simples 100 páginas. E boas respostas para a vida, também!

Júlia 26/07/2020

Uma leveza de história
Um livro rápido que em poucas horas você termina. Uma historia tranquila e que aborda de forma leve a problemática que muitos jovens convivem: o fato de não conseguir um "rumo" pra vida, que ficam sem sentir prazer em mais nada e ao mesmo tempo o medo de se envolver com as coisas. Um livro leve e que te faz refletir muito sobre a sua vida

Aline164 27/09/2014

Muito bom!
Primeiro vi o filme "Cão sem dono", que foi baseado neste livro. Adorei. Aí fui ler o livro e também gostei muito. Fiquei fã do Daniel Galera!

"Até o dia em que o cão morreu" é uma história de amor estranha, mas ainda assim uma história de amor. O legal é que não é clichê, não há aquele romantismo exacerbado e meloso.

Recomendo o livro e o filme!

David Atenas 20/03/2017

Fraco, como quase toda obra do Galera
Está certo que, quando se faz uma obra autobiográfica (ou um roman à clef), geralmente se pega parte do que se viveu, ou seja, tanto Galera quanto sua vida devem ser bastante sem graças... "Foi o que teve pra hoje".
Dispensável.
Bárbara 20/08/2017minha estante
Está de brincadeira...

David Atenas 20/08/2017minha estante
Tanto não estou que perdi meu tempo falando sobre o livro.
Engula que nem todos gostam deste que é um dos autores brasileiros mais superestimados de todos os tempos.

Bárbara 07/04/2018minha estante
Meses depois vejo este comentário ''acalorado''.

Não vou engolir nada, querido. Tu tens uma opinião que eu discordo. Eu tenho uma opinião que tu discordas. Simples. Sem deglutição!

David Atenas 28/01/2019minha estante
E o que tu tem pra dizer é "está de brincadeira", e ainda tem a cara de pau de tornar a discutir?
Na boa, vá procurar um panelão de arroz pra cozinhar. E ENGULA que nem todos gostam do Galera. Abra bem a boca, sorva e engula! :)

ThelioFarias 22/05/2017

Surpreendente...
O primeiro livro de Daniel Galera é uma gostosa novela sobre um bacharel em Letras que leva uma vida fútil, encontra e faz amizade com um cachorro e namora uma linda modelo. A forma como o livro é escrita flui de forma gostosa e no de ler. O final é surpreendente... uma delicia de livro

Cilmara Lopes 25/12/2017

Desiludido de tudo e todos
Acho que essa será a última leitura (livros) do ano.
Uma história bem curta, concisa e objetiva.
Um jovem de 25 anos, não vê perspectivas na vida, apesar de formado em letras e ter grande facilidade em aprender idiomas, não sente a mínima vontade em trabalhar dentro ou fora da área. Acaba tendo o aluguel e o sustento pagos pelos pais.
Em meio à essa desilusão de tudo e todos, ele acaba levando um cachorro para o apartamento, e neste momento sua visão do mundo muda um pouco, juntamente com a chegada de uma jovem modelo.
Todo esse resumo pode lhe lembrar romances água com açúcar ou filmes da sessão da tarde, mas não se engane, não há nada meloso, fantasioso ou fictício, é sobre a vida e suas vicissitudes. É tão real quanto você se olhar no espelho, me vi nos pensamentos infortúnios do personagem e isso causou certo desconforto apesar da aproximação.
Até os momento mais íntimos tem sua importância no enredo, nada é banalizado.
Minha primeira leitura do Daniel Galera, recomendo!
Li por pura curiosidade ao ver um stories do @leitor97 ?

Sam Regis 13/09/2017

Bem Ruim
Ele começa do nada e vai pra lugar nenhum. Terminei o livro sem saber o que tava lendo. Nada acontecia, um livro morno, sem graça, que me deixou: hã?
Fred Zanitti 11/10/2022minha estante
Exatamente, o livro pode ser resumido em meia página.
Fui enganado pela maioria dos comentários positivos sobre ele rsrs

Felipe770 28/04/2021

Simples, direto e excelente. Certamente procurarei outros dele. Galera escreve nesse livro sobre um adulto jovem em Porto Alegre, e para quem mora na cidade, é ainda melhor.

Antonio Maluco 20/10/2021

Rotina
O livro de hoje conta histórias de um casal que pode ser alguns casais mundiais ou a história do escritor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6