Miró até agora

Miró até agora Miró da Muribeca
Miró da Muribeca

Resenhas - Miró até agora

Wanessa Falcão 15/06/2018

Ganhei este livro por acaso. Encontrei o autor em uma padaria na Boa Vista, o mesmo se interessou por mim pois carregava um livro na mão, como se fosse uma ser que pulsava vivo no sentido real do termo. Me chamou, demonstrou curiosidade a respeito o meu livro e perguntou se eu queria ler a obra mais recente que lançara. Fiquei encantada! Ao ler o livro que me foi presenteado, percebi a sensibilidade que os poemas possuem, eles são realmente reflexos da alma do autor envoltos na atmosfera do cotidiano, do corriqueiro do dia a dia. Este volume inclui textos lançados em outros livros do mesmo autor, passeando por vários temas, expondo a realidade de uma forma sagaz.

Adriana Scarpin 31/07/2022

Em honra de Miró da Muribeca/@mirodamuribeca (1960 - 2022).

Miró era conhecido pela sua poesia performática, diz se muito que sua palavras são entranhadas às suas performances, mas o poema impresso sobrevive muito bem às novas leituras pessoais, obrigada. Como bem é o caso dessa coletânea publicada pela @cepeeditora em 2016.
Com alterações aqui é alí das edições do autor que se estendem por 30 anos de fazer poético, esse compilado nos mostra a evolução de Miró como poeta com uma cronologia ao contrário, começa pelos mais novos que favorecem a concisão e o humor e vai até os anos iniciais com uma maior intensidade e seriedade.
Gosto muito desse tipo de poesia reunida, nos mostra a transição de períodos políticos e sociais, além de mostrar as sutilezas transitórias do próprio poeta.
Um livro necessário para qualquer apreciador de poesia.

Ester | @luamisticabooks 15/05/2018

Me apaixonei
Assim que conheci miró me apaixonei completamente... ele ver o mundo com os olhos de uma pessoa normal e n imaginaria como nós nos acostumamos em ler geralmente nos livros de poesias. Fiquei bastante empolgada com este livro, pois aborda todos os poemas que ele publicou do inicio da carreira ate hoje e olhe , pense em um bixinho arretado de bom ?

Eliana.Souza 25/05/2019

Descobri Miró um clube de literatura do qual faço parte, nunca havia lido um poeta tão próximo da minha realidade. Miró surpreende com sua sensibilidade, pois sua poesia é visceral, jogando a verdade nua e crua na face do leitor, sem se importar com convenções sociais. Consegui me enxergar muito dentro da sua poesia, já que ele trata de uma realidade na qual convivo e observo todos os dias.
Adriely 26/10/2019minha estante
por curiosidade, qual clube seria esse?? sou de PE tbm e fiquei interessada haha, bem raro por aqui esse tipo de prática ne?

Eliana.Souza 26/10/2019minha estante
Chama-se Floriterárias, é destinado só para mulheres e nos encontramos para falar de um livro indicado pelas moderadoras todo último sábado do mês. ? incrível! Sinta-se convidada a participar :)

Adriely 28/10/2019minha estante
que massa! irei :(

Adriely 28/10/2019minha estante
que massa! irei :)

Clóvis Maia 21/02/2022

É só a junção de todos os livros do Miró, todos lançados de forma independente, numa edição belíssima feita no tom que o poeta merecia. Miró só é o maior poeta brasileiro vivo.

Nathi 23/03/2023

(3,5/5)
Quão crua é a vida do poeta? Miró me fez ler com meu sotaque bem audível "aos olhos" (risos). Sim, dava pra ver os "trejeitos" da cidade e ouvir os sons das pessoas. Curti mais pelas memórias que acordaram em mim que pela poesia em si. Talvez pra isso ela sirva... ou talvez ela não tenha que servir a nada nem ninguém.

Jaguatirica 13/12/2022

Poesia-crônica
"deixa fluir a verdade
mesmo que ela nos deixe
infinitamente sós"

Para Miró a poesia está em tudo. Ele foi um cronista, como gostava de ser chamado, pois acima de tudo suas poesias são crônicas e por isso a gente se identifica tanto. Todo mundo viu o que Miró viu, ou deveria...
Acontece que a forma como ele olha e sente o mundo é infinitamente profunda, crua, retratista. Vida e poesia para ele são a mesma coisa, como bem comentou Everardo Norões. Por isso sua poesia nunca será marginal, ela é escancarada e entra pela porta da frente. É como se ele sondasse as entranhas das pessoas, é um misto de ternura e tapa na cara.
Miró é lindo e eterno. Lê-lo é passear por Recife e São Paulo, é respirar essas cidades com poesia e caos. Te amo, Miró, te amo muito!
Recomendo que assistam as raras passagens dele em vídeos do youtube.

"até as flores de plástico
estão murchando de tanta dor"

"São Paulo,
vou embora amanhã
e já me sinto ontem

sinto muito dos que falam tão perturbados de ti
já que aqui me quebro lírico
ao teu mar de aço
de abraços sinceros sem praias"

Roberta 30/01/2023

Diferente
Um livro totalmente diferente do que estou acostumada. Tem poesias e aforismos. Alguns muito fortes e impactantes, que merecem ser revisitados de vez em quando.

Eciner 12/07/2023

Miró, não tenho palavras pra dizer o quão foda eu acho esse cara. Cada trecho desse livro me trás tantas emoções que sequer consigo colocá-las em palavras exatas, mas espero que assim como eu vocês tenham a mesma sensação de compreensão ou o qualquer outra coisa ao ler esse obra.

Estrangeiro 15/02/2024

A poesia de Miró é o retrato das periferias do Brasil. A poesia de Miró tem a ironia e o humor ácido que se projeta no cotidiano das pessoas que trafegam nas ruas e avenidas das grandes e pequenas cidades.