Valente Por Opção

Valente Por Opção Vitor Cafaggi

Resenhas - Valente por Opção

vick 11/05/2021

Achei apenas ok, abaixo do que eu espero de uma história em quadrinhos. O meio é bem superficial, com várias piadinhas sem graça e sem alcançar alguma profundidade. O livro cresce um pouco no final, mas não o suficiente.

Albino 12/02/2023

Delicadeza de um Valente (de cada um de nós)
Essa história em quadrinhos de Vitor Cafaggi é a história de cada um de nós, instrospectivos, cheios de sonhos, desejos, paixões, mas ainda não adultos. Conta história de Valente, um cãozinho adolescente, chieo de amor, destemido, e amedrontado, louco para achar um amor (ou vários), mas sem coragem, apesar de valente.
Ao longo dos 4 volumes, Vitor traz em seus traços muitos de nossos traços, sobremodo "meninos", que vivemos nossos dilemas e medos. Muito do que lemos e vemos são nossas histórias, nosso amigos e nossos amores.
Li Valente há uns 10 anos atras (2013) e relendo agora vejo o quanto de nossas memórias vem a tona. É uma coleção que certamente tocará gerações.
Vale muitoa leitura

@thereader2408 18/05/2022

As vezes o mais importante é ser valente...
Valente é um cachorrinho fofo e atrapalhado, protagonista de uma série em quadrinhos feita pelo artista Vitor Cafaggi. O diferencial dessa HQ é que os personagens são animais antropomorfizados e cheios de personalidade. Será muito difícil você não se apaixonar por eles. As primeiras publicações de Valente aconteceram em 2010 e posteriormente no jornal "O Globo". Em 2011 a coletânea do doguinho apaixonado foi lançada de forma independente.

Em 2013 Vitor lançou o segundo volume "Valente para todas" e nesse mesmo ano essa publicação recebeu o Troféu HQ Mix, o terceiro volume também foi premiado no ano seguinte, ambos na categoria "melhor publicação de tiras". Os quadrinhos que compõe a coletânea do Valente são: Valente para sempre (independente, 2011; Panini, 2013, já resenhado aqui); Valente para todas (independente, 2012; Panini, 2013); Valente por opção (Panini, 2014); Valente para o que der e vier (Panini, 2016 ) Valente, para onde você foi? (Panini, 2017); Valente por você (Panini, 2020).

No terceiro volume da série, Valente por opção, vemos que Valente é muito mais que um adolescente apaixonado e vai ter que enfrentar algumas fases difíceis, que todos nós um dia já passamos por algo similar. O fofo cãozinho se formou no ensino médio, finalmente conseguiu uma namorada, perdeu a namorada, foi para faculdade, ficou dividido entre dois amores e precisou se adaptar a mudanças. Muitas mudanças.

Eu tenho uma teoria que muito do Valente vem do próprio Vitor, e de suas experiências pessoais, e isso dá muito certo. Com um personagem tão humano e próximo da nossa realidade é muito difícil não se envolver. E Valente por opção vai ser sobre fases, recomeços e novas possibilidades e por isso a gente se envolve e se identifica com muitas passagens da vida do Valente.

Nesse terceiro volume vemos como Valente terá que superar suas dores, seguir em frente, apesar de não ser tão fácil, e isso fica claro no traço sensível do Caffagi.

@thereader2408

Vinicius 22/12/2013

Expressivo e comovente
Impossivel nao se identificar com Valente, experiencias amorosas são sempre as mais marcantes.
A caracterizaçao em forma de animmais foi perfeita, possibilitando vizualizar de forma clara e simples o que os personagens estão sentindo emocionalmente naquele momento. De orelhas que ficam em pé, quando o personagem entra em estado de alerta, á rabos abanando, ilustrando o mais puro e verdadeiro sentimento de alegria.
Outras coisas que me impressionaram bastante foi a qualidade da impressão e o formato, que manteve a fidelidade ao estilo de "tiras" original.
Detalhes que parecem pequenos, mas que com certeza enriquecem a experiência de leitura desta pequena grande obra.

Jorge243 05/11/2023

"Sempre foi ela. Mas nunca sou eu."
É incrível que, mesmo com personagens sendo animais (e aqui vimos finalmente uma característica animal em um personagem), o Vitor consiga dar tanta humanidade as suas tramas.

É bizarro o número de semelhanças que alguns dos conflitos do Valente têm com minha vida, e acredito que com muitas outras pessoas.

Até o momento, essa foi o volume que mais gostei.
Coincidentemente, foi o que nosso protagonista menos se envolveu com garotas.
Focar em si é extremamente necessário (bem óbvio falar isso até) e vê-lo cuidando de si e seguindo em frente (ou não) foi lindo.
PatrAcia146 18/03/2024minha estante
Poxa, mas ele fica o tempo todo tentando interagir com alguma moça pra ver se cola.. Porém, o final achei bacana.. Saiu correndo (de cilada!) por aí.. rs..

Giovanni Abrami 22/06/2021

Valente por opção é um recomeço, depois das reviravoltas amorosas, um novo começo para o coração, a faculdade cheia de opções e novidades, a duvida entre experimentar ser alguém novo ou ser você mesmo presentes constantemente. Valente caminha à pequenos passos rumo a essa nova vida, semper perdendo as chances que o destino oferece hahahaha. Muito bom! Recomendo

Marieliton M. B. 20/02/2023

O amor não sabe esperar
Quem nunca viveu uma desilusão amorosa? Pois bem, Valente tem se tornado um especialista nesse quesito e pode ter certeza que ele não sente orgulho nenhum nisso.

Entre Dama e Princesa, o coração de Valente experimentará fortes emoções na difícil escolha de sua verdadeira "dona".

Obs.: essa edição é quase que uma recapitulação do volume anterior, mas com algumas passagens a mais da história.

Mateus 07/05/2023

Eu manco mas não caio
Traços do Vitor Cafaggi me atravessaram alguma forma, Valente é um cão cheio de amorosidade, nerdola e que tá aprendendo a viver. Como nós estamos também todo dia, esse quadrinho é um carinho pra todos os nerds, valentes

"As vezes tudo parece estar contra a gente, quando na verdade tudo que precisamos é de uma boa chacoalhada" - Valente

Ga 02/12/2021

Terra desolada, agora fazer o quê?
Depois do final destruidor do último volume, Valente se vê totalmente perdido, o que fazer quando seu mundo vira de cabeça para baixo e você não se adapta as novas situações da vida?
Esse volume é o processo, Valente torce para que alguém lhe dê um conselho que o ajude, ir em festas, "ser você mesmo" ou qualquer dessas porcarias que não servem pra nada, e no final é sempre a vida que mostra o que fazer, e sempre somos nós mesmos que temos que tomar um passo a frente.

InhoDark 29/07/2019

Eu acho que amo tanto essa história e esse personagem porque me identifico... ???
Valente é um adolescente nerd, que está passando pela transição do colégio para a faculdade, neste momento ele enfrenta vários dilemas (alguns que eu enfrentei tbm), como timidez , paixonites , entre outras coisas... Mas no meio disso temos Bu , a sua melhor amiga ,entre outras pessoas (não quero falar para não dar spoiler)... Tudo nessa história é bem contado com um humor muito legal , e muito fluido uma história gostosa de se ler que você não quer parar nunca mais , a arte combina perfeitamente com a pegada da história , Valente é perfeito , do começo ao fim, tudo muito bem feito e muito bem apresentado , você conhece as principais características de todos os personagens , não existe nenhum personagem fora de contexto (talvez um pouco o Mel , mas ele te faz ri em todas as suas aparições, acho que é a fulga cômica) tudo perfeito em uma história perfeita???

Gláucia 18/10/2020

Valente por Opção - Vitor Cafaggi
As agruras de Valente continuam, dessa vez na faculdade.

Helô 30/12/2020

Agora na faculdade
As coisas mudam ao redor de Valente agora que ele e seus amigos enfrentam uma nova fase em suas vidas, mas parece que Valente parou no tempo, ainda tentando superar suas desilusões passadas. Esta coleção fica cada vez mais emocionante!

Tauana Mariana 20/02/2014

"Sempre foi ela. Mas nunca sou eu"

Sobre o livro:

Estou encantada com os traços de Vitor Cafaggi. Os desenhos e personagens são fofos, meigos e encantadores. Conheci o Vitor quando li o Laços, da Turma da Mônica. Depois dessa HQ, fui procurar o que Vitor havia publicado, foi então que encontrei o Valente.

Valente é um cãozinho que se apaixona fácil. Ele é apaixonado por Princesa e por Dama. A relação entre ele e as duas é a essência da HQ, que nos mostra como Valente sofre quando princesa termina o namoro com ele, e Dama desiste de ser sua namorada e namora outro. Valente tinha duas meninas apaixonadas por ele, e agora é recusado pelas duas. No entanto, é por Dama que seu coraçãozinho bate mais forte. A história retrata o que acontece em relações que não se encontram, e como os amigos são essenciais nessas horas.

Posfácio:

A gente faz as escolhas que pode. Não temos o controle de todas as coisas - e isso é bom -, mas também não deixamos nossos barquinhos à completa deriva. Fazemos escolhas com as opções que temos, e o que acontece? A vida acontece. E, de um jeito bom ou ruim, ela nos desequilibra com suas muitas surpresas:

Existem pastéis sem carne moída.

Seu melhor amigo te oferece um sanduíche de rosbife, num dia cinzento. E te faz a melhor mágica de todas.

A garota que mudará a sua vida para sempre está logo ali, do outro lado da pizzaria.

Seu namorado te ama.

Seu namorado te odeia.

A carta dela diz "romance, sem chance".

A garota que você ama decide que a sua companhia não vale mais a pena.

Sempre foi ela, mas nunca é você.

Lá se vai o seu ônibus.

Não necessariamente tudo isso, não necessariamente nessa ordem. Mas, de algum jeito, a vida vem e esfarela todas as nossas expectativas, tira a gente dos eixos, distorce as nossas medidas. E esse desiquilíbrio incomoda um bocado. Quando as surpresas não estão ao nosso favor, como compensar o peso nos pratos dessa balança? Com toneladas de chocolate? Toneladas de festas, empadas, strippers e diversão? Até pode parecer que funciona, por uns tempos, mas chega um momento em que a gente vê que o peso das coisas é relativo. Muitas vezes, as atitudes que parecem mais modestas proporcionam os melhores efeitos.

O destino não é vigarista. A gente se desequilibra para poder experimentar novos eixos, novas formas de equilibrar as escolhas de nosso coração com as nossas lógicas e nossos instintos mais ancestrais - aqueles que correm com as quatro patas! Quando a gente se torna valente o bastante para dar corpo aos nossos impulsos e saliência aos nossos passos, a gente vê que a vida é muito mais do que uma balança.

Se quer saber, as garotas da faculdade ainda não viram nada.

Bu Cafaggi.

site: http://tauanaecoisasafins.blogspot.com.br/2014/02/valente-por-opcao.html

Rê. 28/02/2015

Valente por opção, 3º volume dos HQs de Vitor Cafaggi.

Declaro para devidos fins que estou completamente, irrevogavelmente, apaixonada por Valente!!!!

Único e incrível, Valente passou neste volume por muitas coisas que eu mesma passei. Ri algumas vezes, chorei em muitas outras, emocionada é como estou agora...

Acho que estou com muita vontade de comer 10 mistos-quentes, muitos sanduiches de rosbife, algumas empadas, vários pasteis de carne e outros vários de queijo, um flan e quem sabe uma barra de chocolate... (talvez chocolate não seja legal, afinal sou alérgica e posso morrer, e não é pra tanto, rsrsrsrs).

Mega recomendo!!!!!

site: https://www.facebook.com/326245447475446/photos/pb.326245447475446.-2207520000.1425133269./460284397404883/?type=3&theater