Enterrem as Correntes

Enterrem as Correntes Adam Hochschild

Resenhas - Enterrem as Correntes

Leiliane R. Falcão 03/05/2020

Fabuloso!
Enterrem as correntes, do jornalista e Professor Adam Hochschild, é um dos melhores livros que li na vida, e entrou fácil para minha lista de favoritos.

Hoje muito se fala em Storytelling, e esse livro é uma verdadeira aula sobre como contar bem histórias. Apesar de ser uma obra densa sobre um assunto horrendo, que é a escravidão, Hochschild criou uma trama tão envolvente que foi impossível parar de ler.

Aqueles que tiveram papel na história da escravidão e da abolição são aqui verdadeiros personagens, em que são narrados detalhes sobre seus hábitos, personalidade e sobre os seus princípios, não simplesmente figuras históricas estáticas, que não  despertam empatia e conexão.

Além disso, como não poderia deixar de ser, este livro é um trabalho de pesquisa primoroso. Todos os fatos narrados possuem referências de pesquisadores que são especialistas no assunto, e os fatos narrados por fontes secundarias tambem são referenciados no final da obra.

Fora o aspecto histórico e literário da obra, esse livro me deixou algumas lições importantes, e acho que isso foi o que mais me fez amar essa leitura.

A mais importante delas, é sobre propósito. Pessoas apaixonadas por seus propósitos e fiéis aos seus princípios mudam o mundo. As pessoas que se uniram na luta contra a escravidão tinham isso muito claro.

O primeiro grupo que se uniu para combater a escravidão era composto por 14 pessoas. Delas, apenas 1 estava viva no ano em que o monstro da escravidão sucumbiu na Inglaterra e nas colônias. Isso me ensinou que as vezes podemos imaginar que nossas lutas são em vão, mas talvez mais importante do que ver seus sonhos se concretizarem, seja deixar um legado para a posteridade.

O livro me mostrou que são os inconformados que mudam o mundo. Em uma realidade em que pensava-se ser impossível extinguir o trabalho escravo, esse grupo corajoso teve coragem de pensar fora da caixa, agir com empatia ao sofrimento alheio e lutar para mudar o status quo.

É uma pena que este livro, essencial para entender a origem de desigualdades que persistem até hoje, seja ainda tão pouco lido. Entender a história, reconhecer os privilégios e reparar a dívida que temos são fatores essenciais na busca por um mundo mais justo e digno. Recomendo com força!