Perfume De Hotel - Nova Iorque

Perfume De Hotel - Nova Iorque Carla Pachêco

Resenhas - Perfume De Hotel - Nova Iorque

Alan Leal 04/07/2016

Resenha - Perfume de Hotel
E ae pessoal! Tubo beleza?
Hoje eu venho aqui pra fazer mais uma resenha do livro da Carla Pacheco. O primeiro livro dela foi “Perfume de Hotel – Nova Iorque” e ela conta suas experiências na cidade que nunca dorme, Nova Iorque.
Dessa vez ela vem com “Perfume de Hotel – Chile” e também conta suas experiências lá. Na verdade quando estava lendo me senti bem mais perto do Chile e graças a Carla, hoje o Chile está na minha lista de lugares que quero conhecer. Obrigado Carla rsrs.

O livro começa nos contando como foi decidido o destino da viagem e sinceramente achei bem legal e acredito que todos que leram esse livro gostariam de ter a mesma reação que a Carla teve, de aceitar o convite da viagem na hora!

Ao decorrer do livro somos apresentados a vários pontos turísticos de Santiago e um dos que eu mais gostei – gostei de todos- foi ver a maior piscina do mundo. Eu ficava me imaginando lá, pensando como seria e sem falar na experiência incrível de estar perto da maior piscina do mundo.
Quero agradecer a Carla Pacheco por confiar em mim mais uma vez e pedir desculpas pelo atraso da resenha (atrasei demais!).
Abraços!

site: http://levolivrosparaondevou.blogspot.com.br

Mari 21/06/2016

Resenha: Perfume de Hotel - Chile
Depois de passar por Nova York (resenha aqui) e se encantar com seu perfume, nesse segundo livro a gente viaja junto com a Carla para o Chile, e tenho certeza que é impossível não se entusiasmar com todos os passeios e acontecimentos relatados por ela.

Engana-se quem pensa que Perfume de Hotel é somente um diário de viagem, pois ele vai muito além disso. Rico em detalhes intimistas é praticamente impossível não sentir todas as fragrâncias que uma viagem pode proporcionar.

Começamos o livro com uma citação (parte da crônica "A Morte Devagar" de Martha Medeiros) que ao meu ver não poderia se encaixar em nenhum lugar melhor. Abriu o livro com chave de ouro além de fazer você refletir sobre vários aspectos da vida.

E ao longo do livro, são várias reflexões e mensagens lindas que só quem aprecia a vida e seus pequenos detalhes consegue entender (não disse que o livro vai além de relatos?).

Uma viagem emocionante de sete dias com um grupo de quatro casais pelas paisagens chilenas... Como não se encantar pelo aroma das flores e se deliciar com os pratos, com as danças, com a cultura e com toda vastidão da Cordilheira dos Andes?

Uma das coisas que mais achei incrível foi a vontade incontrolável de tomar vinho toda vez que a Carla relatava os passeios pelas vinícolas e o aroma inebriante do vinho chileno (e detalhe, eu não gosto de vinho). Fui levada totalmente pelo poder do perfume... (e da narrativa também)!

Temos também um capítulo onde conhecemos mais sobre o poeta chileno Pablo Neruda, e a visita a Isla Negra, onde estão seus restos mortais, foi o lugar que eu mais gostei!

Enfim, Chile já se tornou um país que eu preciso conhecer algum dia! Quer prova maior do que esta pra reafirmar o encanto deste livro?

site: http://insaciavelmenteapaixonada.blogspot.com.br/2016/06/resenha-perfume-de-hotel-chile-carla.html

Rogerio 28/05/2015

O segundo frasco de um perfume irresistível.
Tudo começou quando, em um almoço de domingo com os amigos, surge a ideia de uma nova viagem, Carla Pachêco que adora viagens já se anima com a ideia e, logo, começa a pesquisar sobre seu próximo destino: Chile.

“E, de repente, o almoço de domingo virou uma festa maior ainda, recheada de novos sonhos e muita expectativa por uma das coisas que mais amo fazer: viajar.” (Página 14)

“Perfume de Hotel - Chile” é o segundo livro escrito por Carla Pachêco e, assim como o primeiro, a narrativa se mostra delicada e perspicaz. Com muito humor e sensibilidade o livro traz as aventuras de Carla e seus amigos (incluindo o marido) pela terra de Pablo Neruda.

Além de todos os detalhes sobre a viagem, os lugares que eles visitaram (Os Andes, os vinhedos, restaurantes...), as emoções e a descrição de cada perfume novo, o que me agrada na escrita muito autobiográfica da autora são suas referências à música (citando até Sandy e Junior em um determinado momento), cinema, arte; e a parte mais bacana são os relatos da infância (os chamados flashbacks) que dão uma quebra sutil na narrativa, deixando-a mais leve e rica.

É um livro curtinho com 96 páginas e pode ser lido em menos de uma hora, mas a vontade é de que ele não acabe nunca. Eu fiz várias marcações com post-its (como pode ser visto na imagem abaixo) para não deixar escapar nenhum quote interessante.

“Perfume e emoção mantêm uma relação muito íntima. Um perfume é guardado na memória, acompanhado da emoção, do sentimento que experimentamos naquele momento, e quando acessamos essa memória afetiva e revivemos essa emoção, provamos do mesmo perfume. Por isso há quem diga que é quase impossível dissociar perfume de afeto.” (Página 44)

“Eu preciso estar em movimento, ter sonhos e perspectivas em mente, estar borbulhando como um bom espumante, translúcida assim como ele para me sentir plena. É assim, de alma transparente e efervescente, que me sinto livre, inteira, pronta para a vida.” (Página 86)

Bom, Perfume de Hotel é uma leitura que eu indicaria para todos: para quem deseja uma leitura para se entreter, para os que desejam viajar dentro de um livro e para os que pretendem refletir sobre as emoções proporcionadas pelos perfumes da vida.

site: http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/2015/05/resenha-perfume-de-hotel-chile-carla.html

Lizianesg 06/02/2015

Perfume de Hotel - Chile
Depois da viagem de Nova Iorque, Carla e o esposo são convidados a ir para o Chile, mas agora o grupo será maior, serão oito pessoas se aventurando e se deliciando com esse perfume. O convite foi feito durante um almoço, todos estavam na cozinha, um dos melhores lugares da casa, porque será que a cozinha sempre parece ser o melhor lugar para passarmos o tempo?, ali entre o aroma dos temperos Carla começa a programar a viagem.
Vamos conhecer um pouco mais da autora, ela confessa que adora sapatos, gostaria de estar sempre com uma mala pronta para poder viajar sempre que possível, algumas lembranças e o seu lado divertido. Adorei quando ela contou como foi sua cerimônia de casamento e que o Chile seria o destino na lua de mel, mas acabaram deixando a viagem para outra hora, tinha algo que era prioridade e eles resolveram optar por não ir viajar.
Em 11 de outubro de 2013 a aventura começa e logo no primeiro voo de Maceió para São Paulo eles passam por um digamos sufoco causado por uma passageira que dormiu com o chiclete na boca, depois de ela e o marido prestarem o devido socorro a viagem continua bem.
Ela descreve a cena da chegada em Santiago e dá para perceber a emoção nas palavras da autora quando avista a Cordilheira dos Andes pela janela do avião.
Logo na chegada foram almoçar em um restaurante onde Chilenos e Colombianos estavam reunidos assistindo ao jogo das eliminatórias para a copa de 2014 e ela conta no livro como as torcidas são diferentes da do Brasil, eles não fazem tanta algazarra.
O relato da subida dos Andes é realmente marcante, ela fala sobre o perfume e o sabor de doces que comeu lá. Gente tive que rir quando ela relatou isso, nos Andes eles costumam consumir folhas de coca e dizem que ajuda a se acostumar com a altitude, mas aí vem o mico rsrsrs uma das meninas achou que a coca que o cara tava oferecendo fosse coca-cola.
A Carla abre o baú das lembranças e nos conta coisas sobre sua infância que com certeza deixaram muitas saudades e muitos momentos felizes para serem recordados.
Depois de se divertirem na neve é chegada a hora de ir para as vinícolas, essa é a parte mais perfumada do livro, não tem como a gente resistir a um bom vinho, só quem já visitou uma vinícola sabe que saímos embriagados em todos os sentidos, não tem prazer maior do que sentir o buquê e degustar do seu sabor e é comprovado que o vinho é degustado com todos os sentidos, o barulho da rolha quando aberta a garrafa, o buquê, o sabor e a cor, nossa dá até água na boca.
Eles conheceram a adega onde ficam os barris de Casillero Del Diablo e ouviram a narração da lenda ali naquele local, é algo impressionante que faz todos viajarem na ilusão.
A autora consegue fazer o leitor viajar sem nem mesmo sair do lugar, com uma escrita leve, divertida e emocionante. O livro deve ser lido, cheirado, degustado por todos os leitores.
A capa ficou linda e a diagramação é simples, mas muito bem feita, sem erros e no final do livro tem fotinhos para o leitor matar a curiosidade.

site: http://lilicasg.blogspot.com.br/2014/12/resenha-perfume-de-hotel-chile.html

A Galega e seus Livros 03/02/2015

"Perfume de Hotel - Chile"
Simplesmente perfeito! O segundo livro da série Perfume de Hotel consegue ser mais interessante e divertido que o primeiro livro da série. A autora usa de uma narrativa envolvente e esclarecedora, mesclando diversão, romantismo, lembranças e amizade durante toda a leitura. O leitor se sentirá como parte do grupo de viagem do livro; conhecerá o Chile de uma forma nunca mostrada em nenhum veiculo de mídia . Aos que já tiveram o prazer de conhecer o Chile, poderão perceber a forma clara , verdadeira e emocionante como é mostrado toda a beleza , exuberância e carisma deste país tão lindo. Aos que ainda não conhecem , será uma leitura de desbravamento, conhecendo lugares e sutilezas de uma país repleto de encantos, sabores e perfumes.
super recomendo :)

site: www.facebook.com/AGalega.eseus.Livros

Paula Juliana 27/01/2015

Resenha: Perfume De Hotel - Chile - Quem resiste ao poder do perfume? - PERFUME DE HOTEL #2 - Carla Pachêco

''Está certo quem diz que '' a vida não é medida pelo número de vezes que respiramos, mas pelos lugares e momentos capazes de tirar nosso fôlego''.''
''Diz-se que '' as coisas boas chegam com o tempo, e as melhores, de repente''. Acho que essa história é um bom exemplo disso.''

[TRIPULAÇÃO, POR GENTILEZA, PORTAS EM AUTOMÁTICO]

Seja muito bem vindo caro leitor, hoje estaremos aterrizando no Chile, estejam confortáveis, com muita disposição, com o coração aberto para fortes emoções, sensações inebriantes e uma viagem de tirar o fôlego, esteja preparado para todo esse perfume!

Afinal... Quem resiste ao poder do perfume?

Hummmmm! É vinho! Sim! Cheiroso e gostoso!

Santiago! Vinho! Cordilheira dos Andes! CHILE!

CULTURA!

No livro Perfume De Hotel - Chile, da série PERFUME DE HOTEL #2 - a autora Carla Pachêco nos mostra relatos pessoais de sua viagem!

Lembranças carinhosas de sua família e amigos! Uma biografia repleta de sensações!

''Naquela varanda eu sentia a brisa soprar sem resistência e me sentia livre também ao lado de quem escolhi amar. Olhávamos um para o outro e saboreávamos nosso sonho.''

Quando resenhei aqui no blog o primeiro livro Perfume de Hotel - Nova York, comentei como achei a autora corajosa por nessa biografia de viagem, expressar de forma tão pessoal e tão única seus pensamentos e sentimentos, o mesmo se repetiu no segundo livro. Em Perfume de Hotel - Chile, Carla foi tão sensível, pessoal e autentica quanto no primeiro volume, senti o texto mais maduro, mais forte e mais... podemos dizer romântico e sensual?! Sério! Acho que foi o clima, o Chile me passou a atmosfera de um lugar para se conhecer com um amor, tanto na cultura, escrita, lugares, paisagens naturais, arquitetura... Ou talvez me deixei levar pelo texto da autora e suas histórias!

'' ... por mais que tentemos antecipar-nos aos fatos, nunca seremos capazes de arquitetar com perfeição todas as situações...''

Fiquei apaixonada pelas citações literárias do livro! Não conhecia Pablo Neruda, Carla me apresentou, me fez até chorar em determinados momentos, a obra e as citações de Perfume de Hotel são sensações puras! É como viver lendo!
Umas das razões de eu amar a literatura é justamente isso! Não precisar sair do lugar para conhecer e viajar, e lendo esse livro, me senti no Chile com a autora e seu grupo!

''...um homem só encontra a mulher ideal quando olhar no seu rosto e vir um anjo e, tendo-a nos braços, ter as tentações que só os demônios provocam...'' *Pablo Neruda (Se um homem recitar isso para mim, EU CASO!)

''Morre lentamente quem vive escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajeto... Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o preto no branco e os pingos nos is a um turbilhão de emoções indomáveis... Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos... Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não acha graça de si mesmo... Já que não podemos evitar um final repentino, que ao menos evitamos a morte em suaves prestações, lembrando sempre que estar vivo exige um esforço bem maior do que simplesmente respirar.'' *Martha Medeiros

Para não perder nossa viagem... ops! ''Tradição'' nos livros da Carla, vamos a nossa lista do dia! Na resenha do volume um, fiz uma lista comentada de todos os filmes que a autora cita na obra, dessa vez vamos fazer essa seleção com os filmes e seriados que a autora citou de uma forma muito bem humorada no segundo livro! #CimeninhaComACarla

1 - Psicose - ''Nunca assisti, mas vi Bates Motel conta?''
2 - ER - ''Alguém falou em seriado americano?'' #AMOMAISQUECHOCOLATE
3 - Jeannie é um gênio - ''Quem?''
4 - Sr e Sra Smith - ''Depois de assisti 1000 vezes sei até as falas!" #AmoVcBrad
5 - Proposta Indecente - ''Hummmmm''
6 - Rebeldes - ''Tá! Admito! Eu assistia e ainda sabia todas as coreografias" #ObrigadaTioSilvio
7 - Ponto de vista - ''Tem um carinha gato! Ta na lista''

''Os melhores perfumes estão nos menores frascos, são preciosos; e os vinhos... os vinhos valem ouro. Eu estava completamente envolvida e inebriada por todo esse universo, e tinha encontrado a tradução perfeita para tentar explicar o fato de ser uma apaixonada pelos vinhos tintos. Nestes, além do perfume e do sabor, temos a cor quente da paixão, que incendeia nossos olhos e ateia fogo dentro da gente a cada gole.''

Cheiros! Memorias! Emoções! Amor! Demonstrar afeto! Mudança! Ninguém volta o mesmo após uma viagem! Como os nossos tão amados livros é uma viagem dentro da viagem!
Perfume De Hotel - Chile fala sobre os ângulos, as percepções e sentimentos diferentes que as pessoas possam ter de uma mesma coisa! Fala do viver a vida no HOJE! Viver o hoje de uma forma única e especial!

''Ficamos a espera de grandes acontecimentos e esquecemos que pequenas grandes coisas acontecem o tempo todo. Vivemos numa busca insaciável do que está por vir e deixamos de perceber o que temos.''

Fiquem perfumados!!!
Quem resiste ao poder do perfume?

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Paullyanne 27/01/2015

Perfume de Hotel NY
O livro conta relatos reais da própria autora que sonhava em conhecer NY, ela nos conta todas as experiências na cidade de NY nos levando junto a ela para essa viagem.
De um jeito divertido a autora relata os pontos turísticos e marcantes da cidade da luz.
O livro é como um diário de viagem ela conta tantas coisas que as vezes nos sentimos lá com ela.

Entre tantos relatos Carlas nos faz um flash-back com alguns momentos passados como quando conheceu seu marido e até algumas histórias da faculdade todas muito bem contadas e até engraçadas nos faz rir demais.

As partes românticas com o marido faz nós leitores percebermos o quanto apaixonado esse casal é, daqueles que acreditamos durar para sempre.

Ler este livro só me fez ter mais vontade de conhecer NY, a leitura é muito leve e a linguagem da autora é informal e com muitas gírias bem fácil de ler. No fim do livro tem algumas fotos tiradas pela autora dos pontos turísticos de Nova York

site: http://garotaliterary.com

Aline 21/01/2015

Resenha Perfume de Hotel - Chile (Sinta o perfume de cada viagem)
Oie, tudo bom?

Preparados para conferir mais uma aventura da autora Carla Pachêco? Anteriormente ela tinha lançado o Perfume de Hotel - Nova York onde ela fala sobre sua viagem a cidade mais famosa dos Estados Unidos. Dessa vez, ela vai nos levar para acompanhar suas férias no Chile e tenho certeza de que você vai ficar com vontade de viajar.

Foi uma viagem em grupo feita por quatro casais e a autora faz um relato dos passeios e experiências que viveu durante sua estadia de uma semana em Santiago do Chile.

"Muitas vezes é difícil quando temos de nos despedir de um período e dizer adeus a tudo por que passamos." (pág.79)

Eu sou completamente fascinada pelo Chile, por causa da Cordilheira dos Andes e por ser um país tão próximo e diferente do Brasil. Conhecido pelos bons vinhos e paisagens, nosso vizinho tem diversas vertentes e perfumes (como bem diz a Carla) que podem ser descobertos pelos visitantes.

Os livros da autora conseguem nos transportar para determinado país como se tivéssemos viajado junto com ela. Isso é muito bacana, pois viajar é uma experiência sensacional que merece ser compartilhada pelas pessoas. Esse ano eu também fiz uma viagem especial para a Espanha e cada pedacinho do meu intercâmbio foi único e maravilhoso.

Gostei da autora ter feito algumas citações sobre Pablo Neruda, um poeta chileno que possui um rico trabalho literário. Se vocês não conhecem as poesias que ele escreveu, eu recomendo muito.

"...Te amo sem saber como, nem quando, nem onde. Te amo diretamente, sem problemas nem orgulho; assim te amo porque não sei amar de outra maneira, senão assim, deste modo, em que não sou de outra maneira, senão assim, deste modo, em que não sou nem és. Tão perto, que tua mão sobre meu peito é minha; tão perto, que se fecham teus olhos com meu sonho" (Pablo Neruda)

Eu gostei muito da capa desse segundo livro e das fotos que foram incluídas no final da obra. Perfume de Hotel - Chile é uma narrativa leve, despretensiosa e divertida. A Carla tem uma escrita que aproxima seu relato do leitor e consegue fazer rir e se emocionar ao mesmo tempo. Quero agradecê-la mais uma vez pela confiança na parceria e mal posso esperar para a próxima viagem.

site: http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

Erika 07/01/2015

Perfume de Hotel - Nova Iorque
Opinião: Quem nunca sonhou em conhecer Nova Iorque? Passear pelas ruas tão conhecidas, sentir o clima frio e com sorte até ver a neve.
Eu como fã de Friends assumida, amo essa cidade e se pudesse escolher um lugar fora do Brasil para conhecer, com certeza seria Nova Iorque.

"Li uma vez que "sentir um cheiro pode trazer a mais bela ilusão aos nossos sentidos", e eu, eu precisava me iludir. Não se tratava de viver um equívoco, mas de viver as fantasias que eu tinha de cada lugar, de sentir o poder do perfume."

A nossa querida autora nos traz nesse livro suas impressões de Nova Iorque. De um jeito divertido ela nos deixa com muita vontade de conhecer todos os lugares que ela conheceu e viver todas as incríveis experiências.

Tal qual perfume, a música também tem o poder de nos trazer imediatamente a sensação mais fiel do que está guardado na memória, e de revelar nosso estado de espírito. - See more at: http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/2014/02/resenha-perfume-de-hotel.html#sthash.fLM033i2.dpuf

Ou seja, na prática, minhas certezas foram completamente desfeitas, e comecei a entender que, por mais que eu planeje, a vida muitas vezes seguirá um caminho, que não necessariamente tem de ser melhor ou pior do que o planejado, apenas diferente. (Página 22)

O livro serve também como um guia para quem nunca visitou a Big Apple. A Carla nos mostra quais foram os lugares visitados, o que ela sentiu ao estar em cada lugar. Me diverti bastante com sua narrativa, seus companheiros de viagem que trouxeram alegria e companhia para Carla e seu marido.

"Existem coisas que alimentam nosso imaginário, fazem parte de uma fantasia totalmente inocente, e a Broadway, para mim, sempre foi uma delas. Brilho, glamour, magia, um espetáculo que começa na calçada dos seus teatros."

Posso dizer que me apaixonei ainda mais por Nova Iorque depois de ler Perfume de Hotel. Quem sabe um dia também não consiga fazer esse incrível viagem também.
Bjus

site: http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

Gabriel Camacho 04/01/2015

Perfume de Hotel - Chile
Perfume e emoção mantêm uma relação muito íntima. Um perfume é guardado na memória acompanhado da emoção, do sentimento que experimentamos naquele momento, e quando acessamos essa memória afetiva, revivemos aquela emoção, provamos do mesmo perfume. Por isso, há quem diga que é quase impossível dissociar perfume de afeto. Me parece impossível iniciar uma resenha de Perfume de Hotel sem citar algum trecho totalmente hipnótico do próprio livro. Entre tantos que destaquei, confesso que foi difícil escolher poucos para destacar nessa resenha. Se Carla conseguiu emanar um perfume totalmente novo ao nos relatar sua viagem a Nova Iorque, nesse relato do Chile, ela conseguiu trazer os aromas de uma perfumaria inteira.

O segundo volume de Perfume de Hotel era um livro que eu estava totalmente ansioso para ler. Assim como o anterior, não é grande ou fantasioso e trás puramente os relatos da viagem para o Chile da autora e do seu grupo, que considero meus amigos e companheiros de viagem também. Isso faz o leitor se perder nas entrelinhas e, assim como sugere o título, se perfumar a cada frase.

A maneira que as aventuras e peripécias são apresentadas ao leitor, o fazem viajar juntamente com o pessoal, mas deixe-me explicar de uma maneira mais pessoal e talvez, conclusiva: parece que viajei ao Chile junto com a autora e seu invejável grupo de viagem! Os detalhes criam um filme na sua cabeça que, conjugados com as fotos do final, fazem com que realmente pareça que você estava no Chile, saboreando os deliciosos pratos e tipos de vinhos, que para bem ou mal, a autora descreveu com detalhes capazes de aguçar os seus mais profundos sentidos.

Como no livro anterior, a narrativa da Carla me despertou as mais variadas emoções, isto é, cada página me remeteu a uma determinada lembrança, mesmos lugares podem ter aromas diferentes, dependendo do seu ponto de vista. E claro, como não poderia ser diferente, suas reflexões parecem se encaixar perfeitamente no que você está sentindo no momento e seus conselhos parecem ser tudo o que você precisa ouvir. Isso mesmo, ouvir. Muitas vezes, os livros nos tiram o sono, mas ainda assim fazemos esforço para lê-los, afinal, são palavras. Mas em Perfume de Hotel, você vai se surpreender, uma vez que não são apenas palavras. Parece uma história contada ao redor da fogueira, uma listagem de memórias espetaculares rememoradas em um acampamento em família.

E eu posso garantir que esse livro vai acrescentar muito a sua vida, pois você ficará sem fôlego muitas vezes, inebriado pelas paisagens a que, conhecendo ou não, você será transportado imediata e realmente.

É engraçado porque em certa passagem, a autora diz que, lendo Pablo Neruda, revirou sua própria história de vida. E no meu caso, foi lendo Carla Pachêco que revirei a minha, sentindo os mais diversos perfumes que me remetiam aos mais diversos momentos magnânimos que tive a oportunidade de viver.

Foi ao som de Chopin, Schubert, Beethoven, Bach, Mozart e Debussy que finalizei essa obra-prima que tive o prazer de resenhar. Sinto que minha listinha de viagens ganhou um novo destino. E é claro que terei o livro como meu guia particular. Acrescente isso à lista de utilidades que ele possui: te faz viajar, desperta suas emoções e lembranças mais profundas, e ainda serve de guia! Já recomendei para todos os meus amigos que também possuem aquele desejo de viajar, Wanderlust, como dizem.

E, para finalizar, confesso que em certa passagem me identifiquei muito com o desejo do marido da autora em conhecer o Pacífico. Sim, eu espero muito pelo dia que conhecerei esse outro oceano, que me parece esconder os mais diversos mistérios… Não sei o porquê dessa vontade, mas sempre a tive comigo.

Concluindo então, o clichê que também pode ser sabedoria popular: Perfume de Hotel é leitura obrigatória para quem é fissurado por viagens e por conhecer cada canto desse mundão assim como eu. E o que o torna diferente dos outros livros são os sentimentos, como eu já disse anteriormente, completados com aromas e sabores dos mais variados tipos, e claro, as fotos no final que nos fazem sentir como parte da viagem! Eu mesmo, já me sinto como se fosse melhor amigo do grupo e como se tivéssemos vivido tudo isso juntos. E mal posso esperar pelo nosso próximo destino!

site: http://becoliterario.com/resenha-perfume-de-hotel-chile-carla-pacheco/

Dreeh Leal | @dreehleal 03/01/2015

Perfume de Hotel - Chile, Carla Pacheco
Meses depois da inesquecível viagem a Nova Iorque surge um novo destino, o Chile. Durante uma reunião de família, enquanto todos estavam reunidos na cozinha, surgiu o convite inesperado para a próxima viagem, que começou a ser planejada ali mesmo. Carla e seu marido desta vez estariam em um grupo maior, são quatro casais que partiram de diferentes lugares do Brasil para desfrutar as belezas e os aromas da Cordilheira dos Andes, das vinícolas chilenas e de tantos outros detalhes de Santiago que deixam o leitor com vontade de pegar o primeiro voo para lá.

Vivo cada dia como se fosse cada dia. Nem o último, nem o primeiro, simplesmente o único.
- Pablo Neruda

Se você está indo ao Chile e não possui um roteiro, seus problemas acabaram. A Carla descreve tudo por onde ela passa e da muitas dicas ao leitor. Vou confessar que fiquei encantada pelo bairro de Las Condes, onde eles se hospedaram. O lugar é conhecido como Sanhattan, que mestra Santiago com Manhattan, e pela sua descrição eu realmente me senti em um daqueles cafés lidos da metrópole Americana. Não que eu já tenha estado lá, mas o seriado Gossip Girl fez questão de me apresentar todas essas maravilhas, risos.

Dentre as tantas experiências narradas pela Carla, duas me chamaram a atenção: a subida até o Valle Nevado e a visita a Isla Negra, onde estão uma das casas e os restos mortais do poeta chileno Pablo Neruda. As curvas até o topo do Valle são descrita de forma que eu me senti enjoada sem nem ao menos estar a bordo da van deste grupo. Eu sou louca por neve, um dos meus sonhos é me divertir com essa preciosidade que cai dos céus – culpa dos diversos filmes estrangeiros que assisti na época do natal -, mas confesso que se depender do Chile eu continuarei sem poder esquiar. Uma altitude que te deixa sem ar e curvas que embrulham o estomago não são para mim. Ao contrário do lindo lugar onde Pablo foi enterrado com sua esposa. Muito da magia que cerca o capitulo sobre este passeio está diretamente relacionado com o poeta em si. Eu que não sou muito fã de poesia, me vi adorando as poucas estrofes narradas por Carla.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde. Te amo diretamente, sem problemas nem orgulho; assim te amo porque não sei amar de outra maneira, senão assim, deste modo, em que não sou nem és. Tão perto, que tua mão sobre meu peito é minha; então perto, que se fecham teus olhos com meu sonho.
- Pablo Neruda, Cien Sonetos de Amor

Após finalizar a leitura, sei que também não posso sair do Chile sem experimentar um de seus vinhos. Tudo por lá exala o odor e a magia do vinho. Não entendo nada do assunto, mas aprecio o sabor da bebida e essa é uma experiência pela qual quero muito passar. Visitar uma vinícola é obrigatória a todos que pisam em solo chileno, entendidos?!

Se algo bom acontecer, beba vinho para comemorar. Se algo ruim ocorre, beba vinho para esquecer. Se nada acontecer, é só beber vinho que acontece alguma coisa.

Mas uma vez a autora nos brindou com uma leitura gostosa, que nos transporta e encanta. Ela mescla os relatos da viagem com um pouco de sua vida pessoal (Carla, eu também amo a cidade de Petrópolis), tornando a leitura uma experiência intima e acolhedora. Aos amantes de uma boa viagem, não percam a oportunidade de se deliciar com este perfume. E que venha a próxima aventura!

site: http://www.maisquelivros.com/2014/12/resenha-perfume-de-hotel-chile-carla.html

Neyara 27/12/2014

[Capsula de Banca] Perfume de Hotel: Chile - Carla Pachêco
Aproveitei o feriado de natal para me deliciar com a viagem de Carla Pachêco ao Chile, seu segundo livro relata os detalhes de sua ida aos Andes, um sonho que era pra ter sido realizado na época de sua lua de mel, mas que precisou ser adiado devido uma oportunidade imperdível de conquistar a casa própria.

Assim como na primeira vez (Perfume de Hotel: Nova York - Resenha), o "cunhado" apareceu com a ideia de viajarem, mas agora o destino seria o Chile, uma aventura que duraria 7 dias e seria feita por 4 casais. Tudo já estava planejado e combinado, só faltava Carla e o marido aceitarem a proposta, eles não pensaram duas vezes e claro que embarcariam nessa também.

O voo já foi bastante emocionante, Carla e o marido (os dois são médicos, ela trabalha na parte de terapia intensiva, e ele cardiologista) tiveram que fazer um atendimento as pressas dentro do avião, uma passageira tinha se engasgado com um chiclete na boca por enquanto dormia, aquela hora que lembramos dos conselhos de nossas mães "menina não dorme com bombom na boca que você vai se engasgar!", haha.

Todos em terras chilenas é hora de visitar os Andes, conhecer as vinícolas, as histórias de Pablo Neruda, os pratos, as danças, a cultura local, se deliciar com a paisagem... ah as paisagens! A viagem foi bem corrida, mas bastante proveitosa, não descansaram um só minuto, mas aproveitaram ao máximo, e cada segundo valeu muito a pena.

Nesse segundo livro é notável o amadurecimento da escrita de Carla, a narrativa é mais continua, as descrições são melhores construídas, e a transição de uma passagem para outra é mais suave. Em Perfume de Hotel: Nova York a autora acabava pecando devido a emoção e as lembranças estarem acima da razão utilizada para escrever, já em Perfume de Hotel: Chile, você nota essa emoção mais contida, mais "racional", porém a sua narrativa continua tão contagiante quanto o primeiro.

Por enquanto me deliciava com as aventuras de Carla pelo Chile, lembrei de quando fui para Argentina, eu tinha apenas 5 dias para me apaixonar por aquele lugar que eu tinha feito tantos planos antes de viajar, e foi isso que eu fiz, as vezes não dava tempo nem de almoçar, mas quem se importava, tudo era tão magnífico que a fome ficava para depois.

E claro, é inevitável falar sobre o Chile e não falar sobre vinhos, e eu não poderia deixar de associar as muitas visitas da Carla as vinícolas com o meu trabalho na Adega Free, cada história que ela relatava como a lenda do Casillero del Diablo, ou as curiosidades sobre o Coyam eu lembrava de quando descobri essas histórias, ou alguma curiosidade relacionada aos clientes e aos vinhos citados. Alias, muitos adjetivos que ela utilizou para descrever a viagem como um todo, são os mesmos que utilizamos para descrever os vinhos, e isso deixou uma magia muito especial em todo o livro.

Acho que o grande "barato" dos livros da Carla são essas associações que fazemos com as nossas vidas, eu nunca fui ao Chile, mas a viagem dela me trouxe muitas recordações, seja as músicas que ela lembrou, os filmes que ela citou, as brincadeiras, enfim... é algo tão próximo e tão gostoso de ler que te deixa com um gostinho de quero mais, e creio que ela também está louca para escrever o Perfume de Hotel 3, 4, 5... alias qual o seu próximo destino?

Carla Pachêco é carioca, médica, turista e escritora, mora em Maceió desde os 15 anos e começou a escrever a série Perfume de Hotel após sua viagem para Nova York, local onde foi um divisor de águas em sua vida. Obrigada pela oportunidade de sentir o prazer desse perfume e pelo carinho de sempre.

site: http://capsuladebanca.blogspot.com.br/2014/12/livro-perfume-de-hotel-chile-carla.html

Aline Natália 15/12/2014

Perfume De Hotel - Chile - Carla Pachêco
Seis meses após Carla Pachêco passar uma grande aventura em Nova Iorque, deixando as expêriencias, as lembranças e perfumes registrados em seu primeiro livro "Perfume de Hotel - Nova Iorque", ela nos convida para sua mais nova aventura.

Sem muito planejamento a viagem estava marcada. Fazer as malas, ansiedade, correrias a parte nossos aventureiros chegam ao destino, Chile. Como absorver o máximo de cultura de um local em tão poucos dias?

A falta de um roteiro não atrapalhou em nada, antes mesmo do avião pousar já é possível se maravilhar com o país contemplando a Cordilheira dos Andes, pelos olhos da autora podemos sentir toda sua grandeza.

"Ali, ao pegar na garrafa de vinho, ouvir o som suavemente provocante da rolha ao se desprender da garrafa, ser perfumada pelo Bouquet que inunda o ar, ser seduzida pela cor do líquido que ao escorrer pela taça deixava em suas bordas a lágrima antes de ir se acomodar ao fundo e transparecer as várias nuanças de sua cor, e ao me revelar seu sabor, experimentei a mais belas sensações traduzidas em prazer..."

Na viagem de Nova Iorque, ficamos com a mensagem de não temer nossos sonhos, acima de tudo, realiza-los. Nesse mais novo diário de viagem vemos a importância de nos arriscarmos, o desconhecido pode ser aterrorizante, porém ao mesmo tempo excitante.

"Se algo bom acontecer, beba vinho para comemorar. Se algo ruim ocorrer, beba vinho para esquecer. Se nada acontecer, é só beber vinho que acontece alguma coisa."

O livro com sua narrativa simples, nos apresenta novas possibilidades, muito vinho, alguns contratempos, poemas, Pablo Neruda, e um perfume inconfundível.

Esteja sempre aberto para novas perspectivas, sonhe, arrisque-se, faça do agora o momento certo para ser feliz!
______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2014/12/livro-perfume-de-hotel-chile-2.html

Mari 12/12/2014

Perfume de Hotel - Chile
Eu amo viajar! AMO!! É uma das coisas que eu mais gosto de fazer na vida. Para mim não há nada melhor do que pegar uma mala com o essencial e conhecer novos lugares, novas pessoas e novas culturas.

Uma vez li uma frase que não consigo me lembrar quem escreveu mas que eu concordo imensamente. Dizia a frase que viajar é uma forma de gastar dinheiro e voltar ainda mais rico. Como não concordar com esse pensamento? É a mais pura verdade! A quantidade de experiências e novos aprendizados que absorvemos em uma viagem vale o dinheiro gasto.

Em Perfume de Hotel - Chile o meu olhar para o livro foi completamente diferente do que quando li o primeiro livro da série, dedicado na Nova Iorque. Já estive em Nova Iorque, uma viagem que eu guardo com todo carinho no coração e na memória. Ler Perfume de Hotel - Nova Iorque foi voltar para aquele dezembro de 2011 quando me aventurei em um país desconhecido na companhia do meu irmão, minha primeira (e até agora única) viagem internacional. Então foi maravilhoso reencontrar os locais, os aromas e o clima nova-iorquino!

Nunca estive no Chile (ainda!!) e dessa vez abri o livro com a intenção de aprender e conhecer um novo local pelos olhos de outra pessoa. Os livros da Carla Pachêco têm essa particularidade, ela conversa com você como se você fosse um dos seus companheiros de viagem e você acaba se sentindo parte daquele grupo.

Acompanhei dia após dia da aventura de Carla, sua família e amigos. O cunhado (que já conhecemos em Nova Iorque) estava de volta com novas dicas de um novo país.

O que eu mais gostei em Perfume de Hotel - Chile (e que também encontramos no primeiro livro) é a forma que a autora tem de descrever os locais por onde passou. Ela não se limita a contar o que vê e onde fica, mas sim quer nos passar as sensações que podemos esperar daquele lugar em especial. Como o restaurante Ruby Tuesday em dia de jogo Chile x Colômbia ou as inúmeras curvas da Cordilheira dos Andes.

Uma passagem especial foi a visita do grupo ao Santuario de La Inmaculada Concepción. Sou católica e muito devota de Nossa Senhora, então escolhi essa como a minha parte favorita do livro e da viagem. A autora transcreveu a linda oração e eu, claro, tirei foto!

Eu adorei conhecer um pouco de Santiago, subir a Cordilheira dos Andes, degustar um bom vinho na vinícola Concha y Toro e saber um pouco mais de Pablo Neruda. Sem falar que eu amei a capa desse segundo livro, achei bem mais bonita que o primeiro.

Me identifiquei com uma das memórias da autora, que relacionou o Reloj de Flores, na entrada da Viña del Mar com a cidade de Petrópolis - RJ, onde também tem um relógio de flores. Eu estudei em um colégio de freiras na minha cidade que também tinha uma unidade em Petrópolis, então era tradição a excursão para a cidade conhecer o Museu Imperial e outros pontos. Foi impossível não lembrar da minha infância com essa passagem da infância da autora.

Recomendo o livro a todos que, assim como eu, amam conhecer novos lugares! Além das dicas maravilhosas (e já anotadas para quando chegar a minha vez de viajar), podemos esperar uma emoção diferente de cada local, o que só nos deixa com uma enorme vontade de arrumar as malas e partir em viagem.

Espero que gostem!

site: http://www.cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br/2014/12/resenha-perfume-de-hotel-chile.html

Neyara 11/12/2014

[Capsula de Banca] Perfume de Hotel - Nova York
Lugares que eu tenho vontade de conhecer: México e Japão. Quero respirar a cultura deles, sentir a energia deles, descobrir os segredos do povo deles, quero viver um pouco desses mundos que sempre me fascinaram e que aguçam a minha curiosidade. Um dia realizo meu sonho, mas por enquanto, posso ir conhecendo os outros lugares que separam o Japão do meu Ceará, fazendo uma parada obrigatória no México, até chegar do outro lado do mundo.

Conhecer Nova York sempre foi o sonho da Carla Pachêco, e um convite inesperado de seu cunhado divertidíssimo fez com que tudo vira-se realidade. Alcançar algo tão almejado se torna um divisor de águas em nossas vidas, faz com que se tenha coragem de continuar lutando por outros sonhos, outros desejos, outras ansiedades, colocar em prática o que ficou por tanto tempo esquecido em nossas rotinas.

Perfume de Hotel é um diário de viagem, Carla conta tudo o que aconteceu em sua ida a Nova York, os pontos que conheceu, restaurantes que frequentou, os meios de transporte que usou, lugares que não gostou, e principalmente, ela relata as sensações que a cidade proporcionou, as memórias que resgatou.

Entre um passeio e outro, Carla vai puxando da memória eventos do seu passado, como o momento que conheceu o seu marido, ou uma saia justa que passou na faculdade, fazendo com que cada pedacinho de Nova York ganhe um significado especial. Além disso, ela recorda os diversos filmes que usam a cidade dos letreiros luminosos como cenário, fazendo com que outras histórias também façam parte daquele momento.

Todas essas cenas que parecem soltas vão sendo costuradas pelas sensações da autora ao andar pela cidade, ou ao recordar de seu passado, ou ao lembrar dos filmes que assistiu, tudo recheado com muita emoção fazendo com que o leitor se transporte para dentro do livro e viaje junto com a autora. Tenho que comentar que uma das coisas mais lindas que achei no livro, foi a forma que ela fala do marido, as páginas parecem transbordar de amor e cumplicidade s2

A leitura é bem leve e divertida, a linguagem é informal, a autora faz uso de gírias e expressões orais, o que da a sensação de que a Carla está sentada do nosso lado, segurando um álbum de fotografias, contando todos os detalhes da viagem, com direito a gritinhos e boas gargalhadas. O trabalho editorial da Chiado Editora também está muito bem feito, a escolha da capa nos remete imediatamente a cidade cosmopolita tão citada nos filmes, e claro, a Chanel.

O que eu acrescentaria em uma próxima edição são os rodapés nas páginas que possuem frases em inglês, por mais simples que elas sejam, é sempre bom ter a tradução. No inicio do livro acrescentaria um aviso sobre os spoilers dos filmes citados, pelo menos referente ao filme Lembranças, já que é revelado o desfecho do filme. Adicionaria também uma passagem para Nova York para cada leitor que adquirir o livro, haha.

Carla Pachêco é carioca, médica, turista e escritora, desde os 15 anos mora em Maceió, Perfume de Hotel é seu primeiro livro, mas espero que esse seja só o início de uma coleção sobre diversas cidades pelo mundo. Carla quero agradecer a parceria e o carinho que teve com o blog, você é um amor e merece muito sucesso!

site: http://capsuladebanca.blogspot.com.br/2014/09/livro-perfume-de-hotel-carla-pacheco.html