A flor da Inglaterra

A flor da Inglaterra George Orwell

Resenhas - A Flor da Inglaterra

annacsfraccaro 06/03/2023

Orwell é Orwell
O livro é bom demais porque é do Orwell, eu não sabia da existência desse livro, descobri porque estava de graça na amazon.
E fiquei muito grata por isso porque o livro é uma experiência a parte, assim como ?1989? e ?A Revolução dos Bichos?.
Marcus 07/03/2023minha estante
Bom saber. Vou adicionar aos interesses aqui.

annacsfraccaro 02/04/2023minha estante
Marcus, pode adicionar kkkkkk

ce 26/01/2024minha estante
1984**

Peleteiro 27/03/2021

Leitura excelente. Obra muito bem escrita, com impecável tradução de Sergio Flaksman e bela edição da Companhia das Letras. Confesso que esperava um pouco mais, visto que a sátira se desenvolveu a partir de um personagem completamente detestável que, ao meu ver, tirou a possibilidade do leitor aplicar muitas das críticas à própria vida. No entanto, considerando a época em que foi escrito, a obra se destaca pela ousadia.

Fernanda 11/01/2022

A flor da Inglaterra
Resenha no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/01/resenha-flor-da-inglaterra-george.html

Lu 15/04/2021minha estante
Nossa tbm amo livros desse gênero leio de tudo, queria muito ler esse livro mas se eu colocar na minha meta vai ficar muito grande kkk, me segue aí pra ver sempre faço resenhas!

Sammuel.Ferrete 24/05/2023minha estante
Olhe, se levarmos em consideração que o livro é apenas sobre o relacionamento entre o Gordon e a Rosemary, então, sim. O "basicamente" está correto.
Mas, na minha opinião, A Flor da Inglaterra celébra a vida apesar das dificuldades que alguém pode passar na mesma posição do personagem. Apesar de todas pscicologias, negativas e bem apronfundadas, do personagem (orgulho, inveja, desejo), ele passou por cima de tudo que ele acreditava pela responsalidade que ele criou com a Rosemary.
Só que o livro vai além disso, ele expõe uma sociedade submissa àquele sistema que, na verdade, é esse sistema que ainda vivemos. Para mim, Orwell foi mesmo irônico por ter feito Gordon ter mudado de ideia, mas bem preciso, porque é assim que os seres humanos são.
Eu sei que o seu comentário foi pensado de forma jocosa, eu achei engraçado. Mas também acho importante refletir mais afundo sobre o que o livro significa.

Amanda.Dias 22/10/2021

Maçante
Os outros livros de George Orwell também trazem a questão do pessimismo, mas na minha opinião esse supera.
O livro traz uma profunda critica social contra o capitalismo e o valor que o dinheiro tem, de forma que o personagem faz "guerra contra o dinheiro".
Mas a leitura é bem lenta e desperta um tédio sem fim, nada de bom acontece até as ultimas 5 páginas.
A última vez que tinha lido um livro tão pessimista foi "Madame Bovary" com a diferença de que "A flor da Inglaterra" pelo menos tem um "final feliz".

Helison.Fortunato 16/11/2023

Legal
Uma leitura um pouco cansativa, diferente das demais do autor, não é tão instigante e nem rítmica se assim me permitir falar.

Marlo R. R. López 07/06/2020

Um livro imprescindível para quem vive no sistema capitalista; para quem não deixa de enxergar as contradições do dinheiro e sabe que é impossível escapar da Grande Engrenagem. Orwell conversa com o leitor de qualquer época e de qualquer lugar. 'A flor da Inglaterra' é um romance que deveria ser tão conhecido quanto 'A revolução dos bichos' e '1984'.

alves112 02/03/2022

Até que ponto você consegue lutar pelos seus ideais?
Uma guerra contra o capitalismo, isso é o que Gordon queria, o que pra mim, na visão atual, era na verdade uma forma de transparecer sua depressão profunda. Ele queria viver na miséria, queria poder contemplar o quão ruim era o capitalismo, queria sofrer, mas como Ravelston disse, o que é uma luta contra o capitalismo quando você está sozinho nessa? É apenas mais um pobre na Inglaterra. O que Gordon não percebe é que no capitalismo é -necessário- ter pessoas na pior, se não, qual o motivo do capitalismo? Que todos vivam bem?
Muito maçante a leitura pelo simples fato de que ele citava e vivia -muito- pelos seus ideais, não afundando apenas ele, como todos ao seu redor, até em momentos inapropriados, em momentos de alegria, etc. Toda santa hora.
Me dava agonia de ler, pois ele jurava que algo de bom iria sair disso, mas o que exatamente?
O final foi bom, e devo dizer que você só fica em paz quando está terminando.
Maradela 02/03/2022minha estante
Análise digna de um crítico, eu amei

Rafael.Bazzo 16/08/2021

Excelente!
Obra excelente! Fantástico enredo sobre uma figura de classe baixa trabalhadora, apaixonado e orgulhoso o suficiente para não enxergar sua própria capacidade de evolução e crescimento na vida!

Diego 12/09/2012

o deus dinheiro
"Andando pelas ruas, Gordon perguntou-se como seriam as pessoas daquelas casas. Seriam quem sabe, pequenos funcionários, vendedores de lojas, caixeiros-viajantes, corretores de seguros, condutores de bonde. Será que sabiam que não passavam de marionetes prontas a dançar assim que o dinheiro puxasse os cordões? Pode apostar que não. E, se soubessem, que diferença faria? Estavam ocupados demais em nascer, casar gerar filhos, trabalhar, morrer."

trecho de "Flor da Inglaterra -George Orwell (critica ótima ao capitalismo e nossa sub-vida, somos escravos do único Deus que existe, O DEUS-DINHEIRO

Elisa 10/11/2021

Leitura super arrastada.
O protagonista é um CHATO INSUPORTÁVEL, não dá nem pra expressar a raiva que eu senti com as atitudes dele, apenas nos dois últimos capítulos que eu senti uma compaixão por ele.
Cada vez que ele começava a falar de dinheiro eu ficava: ?vai chato, fala?