Antologia do pensamento crítico russo

Antologia do pensamento crítico russo Cecilia Esteves




Resenhas - Antologia do pensamento crítico russo


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Nataly 23/01/2022

ANTOLOGIA DO PENSAMENTO CRÍTICO RUSSO
Iniciei a leitura dessa coletânea para explorar e buscar compreender o intenso embate de ideias presente no século XIX russo, recorte proposto pelo organizador, o professor Bruno Gomide, autor de "Da estepe à caatinga: o romance russo no Brasil" e organizador da "Nova antologia do conto russo", também publicada pela Editora 34.

"Na cultura russa, moldada por um constante movimento pendular, ora afastando, ora aproximando seus escritores e publicistas, as relações entre leitor e autor foram tão estreitas, que, comumente, o mesmo personagem exercia ambas as atividades — fenômeno atestado, nesta coletânea, de nomes como Púchkin e Tolstói." (texto da contracapa)

Além desses autores, outros nomes mais conhecidos entre o público brasileiro presentes na antologia são Gógol, Dostoiévski, Herzen, Tchernichévski e o crítico Bielínski.

"[...] vários grandes artistas da literatura russa também se dedicaram ao ensaio social e filosófico. Inversamente, filósofos e críticos foram também prosadores e poetas" (p. 7).

São 22 textos escritos de diferentes pontos de vista, que conversam entre si, replicam um ao outro e colaboram para a formação de um panorama do pensamento crítico presente no país naquela época. Neles, fala-se sobre a pátria e sua história, o papel da literatura na construção de um pensamento nacional, questões de estética e outros temas.

Cada texto é precedido por uma breve mas esclarecedora biografia do respectivo autor; o livro também possui glossário e uma elucidativa introdução ao tema escrita pelo organizador e é rico em notas de rodapé.

Uma ótima indicação para todos que se interessam pela literatura russa do XIX e que buscam compreender o cenário sociohistórico no qual ela estava inserida.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR