O sol voltou a brilhar

O sol voltou a brilhar Célia Xavier de Camargo...

Resenhas - O sol voltou a brilhar

Ju 14/03/2014

O sol voltou a brilhar
Para quem não sabe, o espiritismo como doutrina surgiu mais ou menos na metade do século XIX. O Sol Voltou a Brilhar começa fazendo um pequeno histórico a respeito disso. Conta quem foi Allan Kardec, como conheceu o espiritismo e fala um pouco sobre o trabalho de codificação que ele realizou. Achei bem legal a ideia de contextualizar a história.

George Baker é um homem extremamente rico que tem uma única filha, Helen. Apesar de excessivamente mimada, sempre teve um comportamento exemplar. De uma hora para outra, começa a querer "curtir a vida" e passa a frequentar outro mundo e a tratar os pais de forma diferente. Depois de um tempo, simplesmente desaparece.

Quando retorna, é uma garota bem diferente da que partiu. Doente, excessivamente fraca, e com sintomas de loucura. Grita insultos para quem quiser ouvir durante crises em que seu olhar transmite um ódio inexplicável. O médico, depois de um longo tratamento em que Helen se recupera fisicamente, mas ainda apresenta um quadro mental preocupante, diz que nada mais pode fazer, e aconselha a família a ter fé. Diz que só Deus poderia socorrê-la, uma vez que a medicina já havia feito todo o possível, e que os familiares deveriam se informar sobre novos conhecimentos que poderiam ser úteis para curá-la.

O que eu achei mais legal nesse livro, foi que George tem a mesma reação que Kardec teve no início: não acreditar sem provas concretas. Ele é ateu, e não quer nem ouvir falar de comunicação com o mundo espiritual.

"- Allan Kardec afirma que nada devemos aceitar sem uma análise criteriosa, a qual nos permitirá, à luz da razão, separar a verdade da impostura, recusando toda e qualquer falsidade."

Jane, a mãe de Helen, já encara os fatos de forma bem diferente. É capaz de qualquer coisa para que a garota melhore. Dedica bastante tempo ao estudo de fenômenos ligados aos espíritos, pois acredita que isso pode ser muito útil na recuperação de sua filha.

"- Quando a pessoa está escudada na fé em Deus, na força da oração e dos bons sentimentos, dificilmente será atingida pela carga negativa que lhe possa ser desfechada por outrem."

O livro exemplifica de forma perfeita um dos fundamentos básicos da doutrina espírita: a reforma íntima. As personagens vão conhecendo melhor a si mesmas no decorrer da história, conseguem enxergar suas falhas e lutam para combatê-las. Também podemos ver o ensinamento "fora da caridade não há salvação" ser colocado em prática, mesmo que essa frase não seja citada nenhuma vez.

O fenômeno da obsessão tem destaque na história, é mostrado como é importante mantermos sempre uma energia positiva, para que espíritos com más intenções não possam nos atingir.

Obsessão é quando um espírito desencarnado (para quem não está acostumado com o vocabulário, um morto) se liga a um encarnado (alguém vivo), com o objetivo de fazê-lo tomar atitudes ruins e causar sofrimento, para se vingar de algo que essa pessoa ou alguém intimamente ligado a ela lhe tenha feito em uma outra vida.

"- Você acredita realmente que Deus criou a todos iguais?!...
- Sem dúvida! Deus não é o Criador de tudo o que existe? Se não foi Deus, quem mais teria criado?
- (...) Mas... Deus teria criado almas perversas?
- Não, evidentemente. Deus criou as almas, ou espíritos, simples e ignorantes, com a finalidade de se desenvolverem com o passar do tempo, ganhando moralidade e conhecimento.
- (...) Os que fazem ou desejam o mal são mais atrasados?
- Exatamente."

Para quem não conhece o espiritismo, pode soar complicado. Mas é um livro que eu indico mesmo para os que não sabem nada a respeito da doutrina. Tudo é muito bem explicado, as personagens principais recebem muitas informações junto com o leitor. Novos conhecimentos chegam na hora certa, o que faz com que possam ser absorvidos com facilidade. A narrativa flui bem. As personagens realmente conseguiram me tocar, não temos aqui seres perfeitos e sim pessoas que erram, mas que reconhecem seus erros e tentam acertar na próxima vez.

O Sol Voltou a Brilhar mostra o poder do amor e da fé, a importância da confiança e da amizade. Conta uma linda história que vale a pena conhecer.

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2014/03/resenha-petit-editora-o-sol-voltou.html
Dani 14/03/2014minha estante
Já li algumas resenhas sobre este livro e parece ser muito bom mesmo, achei bem interessante o enredo, por conter espiritismo. Fiquei curiosa para saber como será o desfecho! :)

Michelli Prado 14/03/2014minha estante
Que legal, nunca li nenhum livro que tratasse sobre esse mesmo tema, com espíritos e achei bem interessante o enredo, fiquei bem curiosa e parece ser um ótimo livro! :)
Parabéns pela resenha Jú, dica anotada!!

Sarah 15/03/2014minha estante
Achei bem interessante a ideia de mesclar os ensinamentos do espiritismo com uma história fictícia, para envolver os leitores. Bacana a ideia de contextualizar contando um pouco sobre Allan Kardec.
E a capa é ótima!

David 15/03/2014minha estante
É raro ver livros tratando exclusivamente do espiritismo, com uma história como plano de fundo que envolva uma família passando por isso, achei genial a ideia de citar Allan Kardec o grande pai do espiritismo, sem falar que aquilo que não conhecemos não podemos julgar, apenas mantermos nossa fé e energia positiva.

Jéssica 29/07/2014

O Sol Voltou a Brilhar, publicado pela Petit Editora, foi psicografado pela médium Célia Xavier de Camargo, e ditado pelo espírito Erick. No começo do livro temos um prólogo que fala sobre como e quando nasceu o espiritismo e como Allan Kardec, conhecido mundialmente, fez muito pela doutrina espírita e todo trabalho que realizou.

''Allan Kardec afirma que nada devemos aceitar sem uma análise criteriosa, a qual nos permitirá, à luz da razão, separar a verdade da impostura, recusando toda e qualquer falsidade."

O livro se passa no século 19 e temos como protagonistas a família Baker. George é um homem rico, respeitado e da alta sociedade de Londres. Ele tem riqueza e luxo, e sua única filha, Helen, foi criada com mimos e soberba. Quando cresceu, buscou pelo perigo e pelo prazer e isso a fez desaparecer misteriosamente.

Seus pais fazem de tudo para achar a filha e quando a mesma é encontrada se encontra em um estado crítico. Frágil, muito doente e tem sintomas de loucura, já que tem momentos que grita e diz coisas desconhecidas, para desespero de seus pais. O médico e amigo diz a família Baker que o estado de Hellen é preocupante, e mesmo com toda a recuperação física feita, ela ainda apresenta um estado de loucura iminente e que a única maneira é eles procurarem outros caminhos para salvar a filha.

Jane, mãe de Hellen, parte em busca da salvação de sua filha e vemos do que uma mãe é capaz de fazer para proteger seu filho. Jane se aprofunda na doutrina espírita, mas George é ateu, não acredita em Deus e nenhuma outra religião.

Mas o desespero para salvar Hellen o levará para o espiritismo e ,diante disso, teremos uma jornada de novos caminhos, perdão e recomeço. Um livro que nos faz refletir e pensar no amor, na amizade e confiança; e também mostra a luta para salvar quem você ama e nunca perder a esperança e fé.

Quotes:
“Como eu nunca reparei nas pessoas? Como pude passar por tanta gente sem notá-las? São criaturas humanas como eu, como Jane, como Helen e, no entanto, jamais olhei realmente para o rosto delas, como se não fossem ninguém!”

site: http://www.leitorasempre.com/2014/06/resenha-o-sol-voltou-brilhar-celia.html

Italo 13/03/2021

Que lição
Um livro de leitura agradável que nos mostra os caminhos que a vida nos proporciona para resolver débitos e contribuir para e evolução espiritual. Uma bela trama.

Vanessa Sueroz 30/01/2014

Neste livro iremos conhecer George um empresário Ateu, ou seja, que não acredita em Deus. George é casado com Jane, está por sua vez é extremamente crente em Deus. Ambos têm uma filha, Helen que sempre teve tudo que quis.

Em um certo dia Helen desaparece. Depois de muito procurar George tem a notícia que Helen está viva, mas que isso pode durar pouco tempo. Seguindo instruções de um desconhecido George consegui encontrar sua filha que está com muitos problemas de saúde. Obviamente George a leva para casa e a partir daí tenta de tudo para salvá-la. Depois de todos os esforços James, o médico, diz que não pode mais ajudar e que agora somente Deus pode salvá-la. O problema é que George não acredita em Deus.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/o-sol-voltou-a-brilhar/

Vanessa Meiser 04/02/2014

balaiodelivros.blogspot.com.br
Este romance foi ditado pelo espírito Erick com psicografia de Célia Xavier de Camargo.
Como já é de praxe dos livros espíritas, principalmente os da Petit Editora, esta é mais uma obra repleta de ensinamentos e esclarecimentos sobre a Doutrina. Recomendo não só para quem já conhece e aprecia o gênero como também para os que buscam informações sobre a crença espírita.
Em O sol Voltou a Brilhar, temos bem mais do que apenas uma capa MARAVILHOSA, temos também uma belíssima história de fé, bondade e superação que envolve o leitor nas suas 464 páginas.
Quem protagoniza este livro é a família Backer, composta por George, sua esposa Jane e sua filha Helen.
George não acredita em Deus, já sua esposa pensa de forma diferente do marido.
A filha, sempre muito mimada pelo pai, na juventude passa a dar muito trabalho à ele e Jane, ficando inclusive alguns anos fora de casa sem que ninguém saiba do seu paradeiro. Isto para a época era considerado um escândalo, e foi abafado pela família.
George e Jane nunca perderam as esperanças de encontrar a filha sumida. Eis que numa noite, já altas horas da madrugada, um jovem desconhecido e mal - trapilho bate á porta da mansão dos Backer e conta ao pai o paradeiro de Helen. Este vai imediatamente para o endereço fornecido pelo rapaz e quando chega lá se depara com uma Helen que em nada lembra seus tempos de juventude na casa dos pais. A Menina se encontra em um lugar de muita miséria, está muito doente e praticamente inconsciente e não nega a ajuda do pai que quer leva-la de volta pra casa.
Deste dia em diante, toda a rotina da mansão é em função de Helen e de sua recuperação. O médico da família, Dr. James Stanford , é chamado para atendê-la. É através deste bom amigo que os Backers tomam conhecimento da Doutrina Espírita. Em princípio somente Jane se interessa pelo assunto e procura se aprofundar para melhor compreender o que está se passando com sua filha. O marido, inicialmente, se recusa a aceitar que este seja o motivo da doença de Helen e passa a desconfiar que sua esposa o esteja traindo quando ela sai de casa todas as tardes para se encontrar com Peter Cushing, um médium muito amigo do Dr. Stanford.
Com Helen doente e George enlouquecido de ciúmes, Jane precisará de muita força e perseverança para ajudar a sua família a compreender que tudo o que estes vêm enfrentando é obra de espíritos obsessivos que buscam vingança por algo que aconteceu em vidas passadas.
É quase impossível eu não gostar de um romance espírita, me apaixonei pela capa deste assim que vi que o livro seria lançado e o fato de ser de época (século 19) e se passar em Londres só acrescentou para que eu tivesse ainda mais vontade de lê-lo. Como eu já esperava, devorei o livro, todas as suas mais de 450 páginas foram devoradas sem nem sentir, quando percebi já havia terminado e me deparava ali com mais um livro constante na lista dos favoritos.
Excelente lançamento da Petit Editora. Gostei muito e recomendo a leitura a todos, sendo simpatizantes ou não da Doutrina Espírita, tenho certeza que não se arrependerão.

SAMUEL 11/02/2014

Uma história de descobertas, superação e fé
A partir do desmoronamento de uma família rica e feliz, “O Sol voltou a Brilhar” nos introduz em uma história de descobertas, superação e fé. O livro é, sim, uma publicação espírita, no entanto, pode ser apreciado por qualquer tipo de leitor. Eu mesmo jamais li algo do gênero e, apesar de meu interesse nos assuntos do além túmulo, percebo na obra qualidades que a permitem ser uma leitura tanto agregadora de conhecimento, quanto de entretenimento.

A história começa retratando a família Baker como o retrato de família perfeita. Bem aventurados nas finanças e na vida familiar; membros da mais alta sociedade londrina; respeitados e admirados por todos. Mas o comportamento da filha Helen e a permissividade excessiva do pai leva a situação para um lado sombrio e triste.

Logo que a filha é resgatada de um destino certo de morte, o casal Baker se desespera em tentar salvá-la. Quando a medicina é incapaz de ajudá-la, o conflito se instaura. George é totalmente séptico, ateu e racionalista. Sua esposa, Kane, é bastante religiosa, e segue os conselhos de um amigo da família e passa a pesquisar sobre a nova doutrina que tem sido estudada e difundida na Europa: o espiritismo.

A partir das novas descobertas de Jane, também descobrimos mais sobre o espiritismo e sobre o contexto pelo qual seu estudo foi concebido. Deparamo-nos com personagens complexos, cada qual com seus dramas pessoais, presentes e passados.

Com ajuda da mãe e dos novos conhecimentos que adquiri, Helen tem progressos “milagrosos”. Mas o problemas não estão resolvidos, e há muito o que fazer e aprender.

O livro nos mostra uma série de pessoas em transformação, em evolução. A história avança e os personagens encontram, gradativamente, respostas às suas perguntas, e crescem como pessoas; como almas.

Um grande ponto positivo do livro é que conflitos se resolvem durante toda a trama, mesmo que haja outros a resolver, o que deixa a leitura fluída e rápida, abdicando do recurso novela das “9”, onde o sofrimento perdura e se renova para apenas no final as coisas se resolverem.

O desfecho é muito agradável, onde todas as peças soltas se encaixam e os problemas se resolvem, mas com uma perspectiva de continuidade e de continua evolução dos personagens.

A apresentação física da obra é muito agradável, com uma boa diagramação, com capricho especial nos inícios de capítulos. A capa é muito bonita e o acabamento é ótimo.

Recomendo “O Sol Voltou a Brilhar” para pessoas sensíveis e de mente aberta. Uma bela história, muito bem escrita de forma agradável e coerente.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2014/02/resenha-o-sol-voltou-brilhar-erickcelia.html

Saleitura 20/03/2014

Romance ditado pelo Espírito Erick.
Psicografia de Célia Xavier de Camargo

O Romance se desenrola em pleno século 19, mas precisamente em Londres, nesta época surgem as manifestações dos espíritos, uma nova era para a ciência e religião, o espiritismo surge para descortinar os mistérios além morte , assinalando assim uma era de progressos e ligações entre os dois planos da vida , o material e o espiritual.

Em um cenário de descrença o Drama da Família Baker, começa com o desaparecimento da filha amada do casal, Helen completou 15 anos os e foi apresentada a sociedade pela família.

Logo Helen apresentava um comportamento fora do comum , para uma jovem de boa família e rica , um comportamento hostil, agressivo para com a família, saía todas as noites para festas e reuniões com amigos até que um dia não voltou mais para casa, deixando seus país completamente desnorteados, sem noticias. Jane e George Baker um casal perfeito, moravam em um palacete, George tinha muito orgulho de sua posição social, e Jane sua amada fazia o papel de esposa perfeita e mãe exemplar. Até que George recebeu uma mensagem informando onde sua filha se encontrava , ele no meio da noite saiu a procura de sua amada filha com o coração disparado pois tinha medo de como iria encontra-la.

George chega ao endereço , um bairro pobre e distante , sobe em um prédio de aspecto muito ruim, e encontra sua filha em quarto escuro, frio , Helen está em uma situação de extrema pobreza e morrendo de frio, magra e sem forças . George nesta hora lembra que não sabe orar, nem acredita em Deus, neste momento em seu completo orgulho de homem poderoso, se sente completamente impotente diante daquela cena, o único jeito foi chorar e leva-la o mais depressa para casa.

A partir deste momento George compreenderá que não estamos sós , com a Ajuda de sua esposa Jane , George começara uma busca intensa para descobrir oque de fato aconteceu com Helen, e que existem fatos que a própria razão desconhece, fenômenos inesperados começam a acontecer , George terá que rever todas a suas convicções e crenças. A busca da verdade será também a descoberta de uma nova vida.

Resenhado por Damiana Ribeiro

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2014/03/resenha-do-livro-o-sol-voltou-brilhar.html

Paula Juliana 07/09/2015

Resenha: O sol voltou a brilhar - Célia Xavier de Camargo...

Você já pensou que seus atos, seus pensamentos, seus vícios podem ser a passagem para espíritos obscuros entrarem na sua vida? Que quando não estamos bem, equilibrados emocionalmente e fragilizados podemos deixar uma porta aberta para qualquer um entrar?
Não, caro leitor, não é um enredo de filme de terror ou livro de suspense, O Sol Voltou a Brilhar, é uma obra espírita, que aborda a fé, o crer, o conhecimento como fonte de proteção e recomeço.

Um romance ditado pelo espírito Erick, psicografado pela autora médium Célia Xavier de Camargo, conta a história de Helen e seus pais Jane e George em uma Londres do século 19.
Uma família feliz e realizada, com uma boa condição financeira, um pai amoroso que desde muito cedo fazia todas as vontades da filha, uma mãe amorosa e zelosa, que não aprovava o modo ''mole'' do marido com sua filha, uma menina muito amada e muito mimada que teve sempre tudo do bom e do melhor e após crescer, caiu em uma vida hedonista cheia de vícios, vaidade e diversão.

Helen some, deixando sua família em um grande desespero, é encontrada por seu pai, após uma intervenção curiosa, quase as portas da própria morte, está mudada, assume uma personalidade que não é a sua, grita, xinga, fala com uma voz totalmente diferente, estranha!

Jane, mãe de Helen, logo percebe que os eventos que vem se passando em sua casa não são coisas desse mundo. Vai em busca de ajuda, orientação e conhecimento, por meio do médico da família, James, conhece Peter, que vai lhe ajudar a entender, controlar os espíritos do mal que se encontram em sei lar.

George é um homem que não acredita em Deus, não tem fé, depois de Helen, foi o mais afetado pelos obsessores. Passa mal, escuta vozes e é manipulado pelos espíritos a acreditar que sua mulher é infiel, que tem um caso com outro homem, cego de ciumes, deixa o caminho aberto para interferências ruins, transforma sua casa em um inferno que é exatamente o que queriam que fizesse.

O sol voltou a brilhar foi uma boa leitura, gostei muito da abordagem da doutrina espírita na obra, foi calma, aos poucos explicando pequenos fatos, ações e situações, desde as cartas psicografadas, passando pelo desequilíbrio emocional, falando de possessões, vidas passadas, espíritos de luz e dos vingadores.
Sou uma leitora que ama romances de época, então além da filosofia espírita, curti a história, o tempo, e o lugar - Londres antiga sua linda!!!
Não consegui me envolver profundamente com os seus personagens apesar de ter gostados de suas histórias e seus significados.

A mensagem é maravilhosa! Inspiradora!
A obra é um romance que recomendo para os leitores que acreditam na doutrina espírita, ou para os curiosos que querem começar a entende-la e conhece-la. Não é uma história pesada, é contada com leveza, atenção e significado, é o primeiro livro que leio psicografado por Célia Xavier e gostei bastante, aos poucos vou me acostumando a me aventurar no mundo das obras e ensinamentos espíritas. Espero que conheçam a obra e leiam com o coração e mente abertos!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Saritha 03/09/2019

Começo com uma palavra: uau! Que livro é esse? Que história envolvente e emocionante.
A história é contada em Londres, no século XIX, e narra a saga de Jane e George, juntamente com sua filha Helen. Em dado momento, Helen desaparece, deixando seus pais aflitos e sem nenhuma pista de seu paradeiro. Após meses de aflição, Helen é encontrada completamente diferente da menina cordial e educada que todos conheceram.
Para entender o que aconteceu com sua filha, George, até então ateu, é levado a conhecer Deus e descobrir sua fé. Jane, ao contrário do marido, é católica, mas seu instinto materno a faz mergulhar numa busca incansável por algo que lhe ensine a ajudar sua filha.
Uma história que nos leva a refletir sobre os verdadeiros ensinamentos cristão. De uma sensibilidade que há tempos não sentia numa leitura, não posso deixar de expressar minha grande admiração por essa obra.

Frases destacadas:

* Quando a pessoa está escudada na fé em Deus, na força da oração e dos bons sentimentos, dificilmente será atingida pela carga negativa que lhe possa ser desfechada por outrem.

* Você acredita realmente que Deus criou a todos iguais?!...
- Mas... Deus teria criado almas perversas?
- [...] Os que fazem ou desejam o mal são mais atrasados?
- Exatamente.

Nanda.Santyss 30/10/2023

De longe o melhor livro que já li até hoje
Mr. George e Mrs. Jane, casados e pais de uma única filha, Helen, sempre tiveram uma vida rica e bem colocada na sociedade londrina. Porém após a adolescência é alguns percalços a menina Helen desenvolveu um problema de saúde, e por muitos meses foi acompanhada pelo médico da família. Contudo dado certo momento o médico informou os pais de que na medicina nada mais poderia ser feito pela menina e que a ciência não compreendia o problema dela. Como um pai ateu e descrente de qualquer força transcendental poderia encontrar uma saída pra recuperar a saúde de sua filha? Como essa família poderia voltar a ver o sol brilhar novamente? Como tantas riquezas de nada lhe servem quando sua filha amada está às portas da morte?

Esse livro conta um pouco do início das doutrinas espíritas na sociedade. Como tais crenças puderam influenciar tantos problemas e tantas soluções.

Eu realmente amei a história. Me senti parte dessa família.

Letícia 03/01/2024

Envolvente e esclarecedor, trás muitos ensinamentos sobre a doutrina. Importante entender como as coisas acontecem pois sempre há um porque.