CV, PCC

CV, PCC Carlos Amorim

Resenhas - CV, PCC

Mari 15/01/2023

Ótimo ponto de partida para quem quer conhecer mais sobre a história do crime organizado no Rj e Sp.

Beatriz 02/06/2022

Primeiramente, é um livro para quem realmente gosta do assunto. É uma leitura muito pesada mas rica em detalhes. Detalhes que muitas vezes deixa a leitura cansativa, mas não tem como negar que Carlos Amorim fez uma pesquisa e tanto.

O que eu mais acho incrível em seus livros é como ele explica as causas dos problemas que muitas vezes é internacional mas o Brasil sente o reflexo.

O foco principal é o CV - Comando Vermelho, detalhando sua história e passa vagamente na história do PCC (comparado a outros livros é claro). O jornalista fala com diversos criminosos e fala também sobre o narcotráfico. Na época em que foi escrito havia uma possibilidade dessas duas organizações unificarem o tráfico de drogas em um único comando. Mas sabemos que ambas as organizações hoje disputam a liderança e pontos do narcotráfico.

Por fim, se deseja saber sobre o assunto apenas para uma base não recomendo pois existem outros livros mais leves. Esse é para quem realmente gosta do assunto.

Nalu 08/04/2022

O início?
A necessidade de conhecer o início de um movimento versus a estranheza de procurar um motivo para o seu surgimento. Dinheiro ou poder? Violência ou política? Leitura que nos conduz milimetricamente à realidade atual de uma sociedade refém do Poder Paralelo. Conteúdo instigante e muito bem organizado.

comprido 31/01/2021

Para entender o futuro temos que entender o passado
Senhoras e senhores, um, clássico, que livro fantástico para se entender o crime organizado , o livro narra desde o inicio no antigo presídio da ilha grande ate o dia atual , na época que o livro foi lançado, conta a historia das fações rivais dentro e fora do presidio ,e suas leis que imperam entre eles, e o próprio trafico de drogas . Talvez algumas pessoas possam achar o livro um pouco cansativo, por que tem muita reportagem tirada de jornal, isso pode cansar, mais não tira o brilho da escrito o autor .
Um fantástico trabalho de pesquisa e claro de conhecimento

Queila.Assis 29/06/2016

A Genesis do Crime Organizado
Contextualiza bem a formação do crime organizado em São Paulo, é uma leitura pesada no sentido de chocar o leitor com articulação do crime.

Renata 20/02/2013

Um aprendizado
O livro é muito bom, mas é cansativo de ler.
Por meio desse livro, entendi os problemas existentes atualmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Se você quiser entender o mundo em que vive hoje, você deve lê-lo.

Manfredo 20/08/2012

Clássico.

lekinha 12/09/2011

Irmandade do crime
O livro mostra pesquisa sobre a historia do crime no rio de janeiro, ais com o comando vermelho e um pouco de outras facções.
historias reais dos maiores assltos e de muitos outros crimes.
educativo e muito inpirador.

crpaiva 09/12/2010

Muito oportuno e profundo
Por coincidência, estava lendo este livro em paralelo aos eventos das favelas do Cruzeiro e Complexo do Alemão no Rio. Foi esclarecedor entender como os presos comuns chegaram ao padrão de organização atual.
A convivência de presos comuns com os presos políticos, nos idos dos anos 70, na solidão do presídio da Ilha Grande, contrariando a tese dos cientistas sociais, perparou-os para o confronto e para o futuro.
Políticos como Brizola e Darcy Ribeiro, mesmo que não intencionalmente, ou movidos por objetivos sociais que determinassem a adoção da métrica da troca, foram os principais responsáveis pelo estado de arte e organização do Comando Vermelho.
Enfim, vale a pena ler este documento. Muito bom mesmo.

Gabriel Lucas 03/08/2010

Um vislumbre sobre a literatura do tráfico de drogas, Comando Vermelho e etc. no Rio de Janeiro, escrevendo sobre esta e outras obras:

claudioschamis 11/02/2009

Esse livro, eu na verdade daria 3,8. Não é um livro de fácil leitura, que o diga os quase mês e meio para ler. (geralmente leio mais rapido). Nele o jornalista Carlos Amorim que em 94, publicou Comando Vermelho - A História secreta do crime organizado, pesquisou ainda mais que da vez anterior, fazendo um livro inteligente, que revela uma verdade assustadora sobre o crime organizado, que hoje é uma das indústrias mais lucrativas do mundo. O autor analisa a violência urbana instalada no Brasil e mostra como o crime organizado pretende unificar o tráfico de drogas sob um comando único. Define, ainda, o quadro das operações criminosas que colocam o país, como o segundo maior mercado mundial de consumo de drogas ilegais. Amorim aborda essas questões de forma histórica e sociológica. Para escrever este livro, ele esteve em contato com traficantes, chefes de quadrilhas, sequestradores e assaltantes de banco. Para quem gosta do tema, é um prato cheio.