À Espera de Frankie

À Espera de Frankie Maeve Binchy

Resenhas - À Espera de Frankie

Renan 23/05/2023

Uma leitura agradável
É uma história simples, do dia a dia de algumas pessoas de uma comunidade, mas que envolve demais, faz você se importar com as personagens e querer conhecer a vida delas. Não espere nada mirabolante, é simplesmente o relato de uma janela na vida dessas pessoas.

Leninha Sempre Romântica 31/03/2014

Mais uma vez Maeve Binchy me encantou com uma história, e acreditem, não foi uma história simplista. Foi um prazer inenarrável rever velhos conhecidos, e ver que suas vidas continuaram, seus sonhos tiveram sequência. Você pode estar se perguntando: Do que a Leninha está falando?! Eu explico. Estou falando do prazer que foi reencontrar os personagens do livro Coração e Alma, da mesma autora, aqui nas páginas dessa nova história.

Foi como rever os amigos, saber como seguiram suas vidas e ter a certeza de que um livro não acaba quando se fecha a última página, é isso que essa saudosa autora nos passa durante a leitura. É como se a vida dos personagens não terminasse no livro anterior e, em À Espera de Frankie, a autora desse seguimento a elas, agora com um fio condutor diferente. E é aí que entra Frankie, um bebê que vai bagunçar e arrumar a vida de muita gente.

Noel é alcoólatra e isso o torna um homem recluso, desanimado com a vida, sem perspectiva nenhuma de futuro. Até que uma notícia modifica tudo, e é esse o mote da história, a chegada de Frankie, sua filha, um fato que pode alterar completamente sua vida e a de todos que o cercam.

Foi bem interessante descobrir que algumas coisas que acontecem nas nossas vidas podem transformá-la e virá-la de pernas para o ar, ou simplesmente, de certa maneira, colocá-la nos eixos.

A vinda da pequena Frankie transforma a rotina dos habitantes da vila de São Jarlath, em Dublin, onde Noel e todos os outros protagonistas da trama vivem, e é aí que revemos queridos personagens do livro Coração e Alma. Eles estão todos lá, dando continuidade a suas vidas, se fazendo presentes em lugares e em situações comuns, dando vida a novas histórias. Porém o livro não é sequencial, eles são individuais, apesar dos personagens transitarem entre as histórias, ligados pelo fio condutor comum.

Um belo romance que nos ensina várias lições de amor, amizade, tolerância, companheirismo, discernimento, mas, acima de tudo, de união. Todos os assuntos tratados na narrativa são comuns no dia a dia de muitas pessoas; médicos e seu envolvimento com os clientes, pessoas que se apaixonam e sofrem, lares desfeitos e corrompidos pela infidelidade, e a busca pela felicidade e pelo bem comum. Aprendi muito com a escrita dessa autora que com certeza deixou órfãos muitos leitores.

Maeve Binchy faleceu em 2012, mas antes escreveu essa bela história que toca pela simplicidade dos fatos e pela sensibilidade dos seus personagens. Senti-me literalmente desamparada depois do término da leitura, porque sei que talvez eu não veja mais essas pessoas tão queridas em outras histórias. O livro tem um final plausível, mas agora sinto que a autora deixa um gosto de quero mais ao seu término e que chama por outro livro, não sei se ela teve tempo de escrever, mas eu ficaria muito feliz em rever essas pessoas queridas que formam uma grande família, com seus defeitos e qualidades, porém felizes.

Eu recomendaria a leitura dos dois livros, mesmo sabendo que as histórias são totalmente independentes, vale a pena ler e se familiarizar com essa grande reunião de pessoas simples e adoráveis. Com certeza sentirei saudades!

site: http://www.sempreromantica.com.br/2014/03/a-espera-de-frankie-maeve-binchy.html

Silvia Regina 07/06/2020

Esperava bem mais
Contradizendo a maioria das resenhas que vi aqui, esse livro deixou muito a desejar.
Na capa, traz a história de Noel, um solteirão que vive com os pais, uma vidinha ruim, com um trabalho ruim e com grandes doses de álcool. Mas que uma grande responsabilidade pode mudar sua vida!
Até aí tudo bem, no entanto, a autora começa a colocar várias histórias juntas, cada novo parágrafo um novo personagem entra em cena com sua história de vida e sua visão sobre tal fato que você acaba se perdendo e não sabendo quem é quem, além de as histórias não serem contínuas e os personagens pouco explorados ou pouco desenvolvidos, as discussões e os diálogos são bem carentes de coerência e o final ficou incompleto, como se tivesse faltando algo.
Eu sinceramente não gostei e não recomendaria esse livro.

Vitor Emmanuell 08/04/2014

“Tem sempre um que beija e outro que dá o rosto para ser beijado.”
À Espera de Frankie é, provavelmente, uma das melhores leituras deste semestre. É a primeira vez em meses que consigo ter em mãos um livro que me faça sentir tantos sentimentos de uma só vez. São muitos personagens entrelaçados, aguardando a chegada de Frankie, uma bebê que nem nasceu, mas que já modificou tantas vidas.

Noel é o personagem mais cativante e espirituoso desta história. Embora tenha um sério problema com a bebida, mora com os pais, uma família extremamente religiosa. Tudo começa quando ele descobre que tem uma filha, ou melhor, que uma mulher que ele teve um caso há alguns meses está grávida, e a criança é sua. O que intriga Noel é que, ele não se lembra de ter saído com Stella pois certamente estava bêbado.

Stella além de grávida, está em seu leito de morte. Ela não sobreviverá à cirurgia para ter seu filho. De início ele decide não assumir a criança. Primeiro por achar que ela não é sua, segundo por achar que sua família não o apoiará... Pois é bastante religiosa. Mas... Como ele poderia criar uma filha, se ao menos tinha um emprego descente? Nem estudo, nem casa e ainda mais... Como ele poderia ter uma filha, se era um alcoólatra?

De início, essas perguntas atormentam Noel ao ponto de não conseguir dormir. Até que... Alguém aparece. Emily é uma mulher madura, resolvida e que é prima de Noel. E vai morar com ele nos próximos meses. É o tipo de mulher que não mede palavras, resumindo... Ela é incrível! Quando Emily chega, parece que o mundo ao redor dá uma pausa para ouvir o que ela tem a dizer sobre determinada situação.

“Emily não ficava se lamentando sobre o tempo perdido no passado ou sobre decisões erradas ou sobre Noel ter abandonado a escola e não ter dado continuidade a sua educação”

Eu poderia dizer que Frankie é a cola que liga todos esses acontecimentos. Porém, se eu não falar de Emily e de como sua garra mudou completamente o rumo pessoal de cada personagem, estaria mentindo descaradamente nesta resenha. Ao contrário do que Noel pensava, sua família o ajuda em todos os pontos e Emily... Bem, Emily conserta tudo ao seu redor!

Com a ajuda da prima Emily, Noel volta estudar, para de beber, passa a frequentar um grupo de apoio para alcoólatras e leva Frankie para casa. Parece que não mudou nada, mas ver um homem com menos de 30 anos mudar sua vida completamente para conseguir criar e dar uma vida melhor para uma filha que descobriu há poucos dias que existe... é um peso e tanto. E Noel sabe bem disso.

O livro é narrado com maestria e segurança, em nenhum momento eu me senti pressionado ou obrigado a ler o livro. A leitura simplesmente rolou, calma e tranquila. Não fiquei com pressa, mas com medo. Sim, eu tive medo de prosseguir com a leitura de À Espera de Frankie por um motivo bem simples: eu sou medroso e tenho medo quando um livro chega lá dentro da gente e desperta algo que não conhecemos totalmente. Quando terminei de lê-lo, fiquei de boca aberta por alguns minutos, observando o vazio e tentando digerir tudo.

“Este Noel Lynch era um acidente esperando para acontecer. Uma bomba prestes a explodir.”

Outra coisa que adorei neste livro foi o entrelaçar dos personagens. Maeve criou uma teia de aranha totalmente organizada para um livro que tinha tudo para ser um drama, mas tornou-se um romance, uma novela, um filme; vi tantas coisas que me senti assistindo a uma minissérie americana, daquelas que a cada episódio conhecemos um personagem novo e estes mais a frente, se conhecem e entrelaçam-se de uma forma misteriosa. E quando isso acontece... Suas vidas estão ligadas para sempre.

“Isso não podia estar acontecendo. Ela estava se apaixonando pela primeira vez.”

Noel acaba conhecendo Lisa na faculdade, uma design com um talento incrível os dois não viram colegas de imediato, mas ela o admirava e se perguntava como ele conseguia tudo parecer tão fácil. E não era nada fácil. Lisa muda-se para a casa de Noel para ajudar a cuidar de Frankie e claro, conseguir encontrar-se. Embora seja decidida e inteligente, é cheia de problemas. E quem a ajuda? Emily, a mulher maravilha que entrava na vida das pessoas sem pedir licença.

“Prima Emily, claro. A mulher maravilha que entrava na vida das pessoas exatamente quando precisavam dela. Ela não pareceu nem um pouco surpresa ao ver uma mulher usando um vestido de renda vermelho e preto acordando no sofá.”

Ainda existe Moira, a assistente social que eu odiei de cara, mas pude conhecer a sua realidade mais a frente. É impossível odiar um personagem escrito por Maeve Binchy, como não gostar de um personagem ao conhecer a sua história e suas dificuldades? Posso dizer que Moira é dura na queda e tem motivos para isso.

“Moira nunca teve uma boneca, muito menos uma casa de bonecas. Nenhuma festa de aniversário que se lembrasse. Não podia convidar suas amigas de colégio par casa, e foi por isso que se distanciou. Quando criança, tinha medo de ter amigas ou pessoas próximas porque, mais cedo ou mais tarde, a amiga ia esperar ser convidada para a casa de Moira e então, seu caos seria revelado.”

Moira sempre ficava procurando algo para usar contra Noel, afinal, era o trabalho dela. No fim, tudo o que ela quer é encontrar um lar para Frankie, onde ela possa ser amada e tenha uma educação de qualidade. Noel, Lisa e Emily tentarão ao máximo mostrar a Moira que são mais do que capazes de criar uma criança tão linda.

Vocês deve estar se perguntando: Vitor, você ainda não parou de falar! Confesso que me empolguei nesta resenha, mas é que, são tantos personagens, tantas histórias e emoções que chega a ser difícil colocar tudo numa resenha. É uma leitura mais que recomendada para aqueles que gostam de um drama entrelaçado com romance, uma dose de humor e personagens cativantes que podem mudar tudo.

Conhecemos sentimentos que nós mesmos tentamos esconder. O amor à família, responsabilidade de seguir em frente e tomar o próprio rumo de nossas vidas. 476 páginas que me fizeram conhecer uma história diferente de tudo o que eu já li. Não é um livro que fará você chorar horas a fio, mas fará você se perguntar: isso é mesmo possível? Se você quer uma leitura agradável, emocionante e com tudo isso que mencionei nos parágrafos anteriores. À Espera Frankie é a escolha perfeita.

Karini.Couto 09/04/2014

"Minha querida filha Frankie, minha amada filha,
Nunca vou vê-la, nem conhecê-la, mas eu a amo muito.
Lutei para viver por você.."

Frankie mudará o destino de várias pessoas na vila de São Jarlath nos fazendo refletir junto aos personagens sobre amor, amizade, união, superação e muito mais! O livro retrata que o amor muda tudo, não importa se você segue um padrão imposto pela sociedade, não importa se você é adequado segundo opiniões ou segundo você mesmo, o que importa é pura e unicamente o amor, a amizade e a força de vontade!

A mãe de Frankie está em uma corrida contra o tempo, pois acredita que não tem muito tempo de vida e precisa encontrar alguém para cuidar da pequena Frankie, uma bebê que ainda nem chegou, mas consegue emocionar de maneira profunda o leitor e os personagens criados por Maeve Binchy. Noel, apesar de não ser um cara muito adequado e ter um agravante por ser dependente de álcool, é a maior aposta para cuidar da pequena Frankie. Ele de início sente-se inclinado a rejeitar o apelo, pois como poderia cuidar de um bebê se não consegue nem mesmo cuidar de si? Porém com apoio de sua prima Emily ele dá a volta por cima e assume a paternidade da pequena! Não só Frankie aparece para abalar as estruturas da vida de Noel, como Lisa, uma colega de faculdade que em dado momento entra no ciclo de pessoas dispostas a criar, colaborar e amar Frankie! Lisa está em um momento de sua vida meio que bagunçado e só o que quer é achar seu rumo!
Moira é uma assistente social que quer a todo custo levar Frankie para um lar adotivo, pois acredita que dessa forma, a pequena estará melhor amparada. Isso mexe com Noel, que após assumir a responsabilidade de Frankie, com a ajuda de diversos membros da comunidade, precisa garantir que Frankie não saia dos seus braços, que ao lado dele e da pequena vila, Frankie terá um bom futuro!
Confesso que não foi fácil digerir Moira, mas com o decorrer da leitura tudo se encaixa e entendemos que ela apenas tenta fazer o melhor por Frankie, assim como todos os outros!

Todo o empenho de Stella, mãe de Frankie, para sentir-se em paz, sabendo que alguém irá tomar conta de sua filha é simplesmente emocionante.. Não tem como não torcer por um final feliz, por um milagre, por algo que possa garantir que Frankie seja criada por sua mãe e todos aqueles que passam a amá-la! Com a chegada de Frankie, toda uma cidade se mobiliza, disposta a ajudar a pequena em sua jornada de vida e o mais bonito de se ver, é como Frankie, principalmente, muda a vida de todos aqueles que a cercam.. Transformando, unindo e mostrando que sempre há esperança para aqueles que estão dispostos a mudar!

Um livro emocionante e onde muitas lições estão implícitas por suas páginas nos fazendo ter vontade de pertencer a pequena vila e fazer parte de toda essa corrente de amor e união que cerca a pequena Frankie!
São 470 páginas que fluem de maneira tranquila onde o leitor não tem vontade de largar um minuto sequer!

À espera de Frankie é um dos melhores livros que já li em toda a minha vida!

Literatura 14/04/2014

Bem-amada
Histórias são criadas para levar ao leitor as mais diversas sensações: tensão, dor, amor, risadas… Algumas dessas são especiais, feitas para confortar o nosso coração nos momentos mais sombrios e encher nosso coração de alegria, mostrando que os bons sentimentos perduram mesmo entre as piores diversidades. A saudosa Maeve Binchy era uma dessas pessoas. Suas obras, cheias de personagens humanos, e bons na sua essência, podiam fazer-nos crer que todos temos algo bom e inerente em nós. E que mesmo pelos valores errados, tentamos dar o melhor de nós.

Para nossa sorte, a Bertrand Brasil trouxe ao mercado nacional uma das últimas obras desta talentosa autora falecida em 2012. À espera de Frankie (472 páginas) mostra a vida de Noel, literalmente o caso perdido da pequena vila de São Jarlath, em Dublin. Apesar de viver com os pais, extremamente religiosos, sua alegria e modo cativante de lidar com as pessoas some rapidamente em um copo de bebida. É quando descobre que Stella, uma mulher com a qual ele passou uma noite – ela que diz, porque ele não se lembra – está esperando um filho dele. O pior é que ela está morrendo, e caberá a Noel cuidar da pequena Frankie.

Em um gesto inesperado, Noel resolve assumir a criança. E descobre que amor traz apenas mais amor. Pois, todos ao seu redor resolvem ajudá-lo na criação da pequena, desde uma antiga amiga de faculdade a sua prima americana – todos dão uma de baby sitters para cuidar daquele pequeno milagre.

Mas, nem tudo são flores, já que uma assistente social, visando o bem da menina, fará de tudo para tomá-la de Noel e levá-la para uma família de verdade, longe da presença de Noel. Será que o amor poderá superar tudo?

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-a-espera-de-frankie-bem-amada/#.U0xuHfldWSo