O Fim da Infância

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Tonimaco 16/04/2024

Ganhou o título de livro mais viajado que li nesse ano. Preciso urgentemente discutir sobre ele com algm. N imaginei NADA dq aconteceu. Eu tô apavorada.

"As estrelas não são para o homem"

Willamis4 13/04/2024

Nada demais
Me arrastei o tempo todo !
Quando os senhores supremos apareceram de fato, até pareceu que iria ficar bom. Mas... É!

Jbogea 11/04/2024

Sci-fi de respeito!
Que viagem alucinante rumo a um Universo completamente diferente de tudo que já li ou assisti na vida. Incrível como esse livro aborda assuntos que normalmente são tão secundários em obras de ficção científica; temas como arte, paranormalidade, religião, história, geografia, filosofia, psicologia. E, mesmo sendo um livro escrito nos anos 50, consegue ser tão atual.

As metáforas, analogias, a interseção das diversas temáticas, até mesmo o título do livro. Tudo é muito coeso. Impressionante mesmo!

O único ponto negativo deste livro para mim foi a falta de identificação com os personagens, mas tenho a sensação que ele foi escrito para não ter esse apelo aos personagens justamente por se passar em diversos momentos históricos da Terra e da Humanidade.

Na falta de mais palavras para descrever como esse livro foi uma grata surpresa para mim, deixo aqui minha recomendação. Magnífico!

PWTM 09/04/2024

Fantástico
Sempre amei a temática do conflito entre raças de outros planetas. O final desse livro foge do convencional e achei fantástico.

Ondas Superficiais 07/04/2024

Isto não é uma resenha - Fim da Infância
Gente que livro genial do Arthur C. Clarke!
Escrito em 1953, ele aborda temas como política, Guerra Fria, avanços tecnológicos, corrida espacial, alienígenas, religião, esoterismo e diversos outros tópicos. A escrita do Clarke foi bem filosófica, tornando o livro único em suas reflexões politicas, justamente por isso acredito que Fim da Infância não seja para qualquer um que curta sci - fi, pois não tem foco tecnológico.
Dividido em três atos, cada um com grandes saltos temporais, o autor apresenta a historia e nós - leitores - que devemos nos virar para compreender o que esta acontecendo. Todas as situações não servem para serem acompanhadas do inicio ao fim, não há um único protagonista, a Terra e os eventos são o foco principal, mostrando que tudo é parte de um quadro maior. Esse livro foiu uma excelente copanhia para mim nestes ultimos dias, me fez refletir demais, dei boas risadas commas referencia politicas e religiosas e chorei com alguns dialogos pois sou sim bem emotiva. Minha parte predileta foi o 2º ato após as primeiras 10 paginas.

Barb 05/04/2024

Minha segunda ficção científica do ano
Eu AMEI este livro. Teve sim uma parte beeem maçante e que quase me fez largar a leitura, mas ainda bem que não fiz isso. Nunca tinha lido história com alienígenas antes, e foi muito diferente do que eu imaginava, eu adorei. Gosto de histórias que me surpreendem, que eu não conseguiria prever (e esta definitivamente foi uma delas). Minha leitura favorita do ano até agora.

Mah Mac Dowell 31/03/2024

Livro certo na hora errada. O livro é bom, ainda mais considerando a época que foi escrito, mas eu esperava muito mais. Achei a narrativa beeeem arrastada, não consegui me apegar aos personagens?
Na metade do livro acontece um plot que me interessou, mas ainda assim a história não se desenvolveu da forma esperada. Acho que no fim, eu quem fui com muita cede ao pote mesmo.
Quem sabe releia em outro momento e de uma nova chance..

xavierrr 29/03/2024

Alienígenas para humanos refletirem.
Interessantíssima a escrita de Arthur C. Clarke, um dos grandes gênios do Sci-Fi. Essa é mais uma das histórias "viajadas" do autor, mas uma viagem que vale a pena embarcar.

Em plena corrida espacial entre a URSS e os EUA, quem dá o ar da graça são os alienígenas que, ao chegarem na Terra, resolvem diversas questões da humanidade: fome, guerras, jornadas de trabalho exaustivas, violências etc.

Interessante que a obra retrata também das consequências dessa resolução dos problemas por parte dos visitantes, os Senhores Supremos. Aos poucos a humanidade vai ficando obsoleta e entediada.

Claro que a humanidade, com toda sua curiosidade inata, exige saber quem são esses Senhores Supremos, contudo, seria um choque tremendo, melhor que esperemos algumas gerações para esse encontro...

O livro nos confronta com diversas reflexões sobre nossas vidas e como a sociedade opera. Além de fazer uma discussão da dualidade entre ciência e o sbrenatural.

Clarke mais uma vez não se apega em uma profundidade na construção de personagens, mas sim no desenvolvimento das situações da sua narrativa.

Recomendo esse clássico do Sci-Fi para amantes do gênero e pessoas que queiram se aventurar.

André 28/03/2024

Paraíso Perdido
A obra de Arthur C. Clarke, desde 2001 e "A Sentinela" - o conto que deu origem à trama do filme de Kubrick - sempre apresenta uma leitura teológica quase pronta. Clarke às vezes parece uma pessoa profundamente mística que, em virtude de ter se convencido da inanimação da natureza - afinal, era físico e matemático - sublimou seu misticismo e deísmo para a existência de formas de vida alienígenas, que em suas histórias quase sempre são vastamente superioras e de mentalidade quase incomensurável com a nossa, além de terem um interesse pouco saudável nos nossos assuntos e nosso desenvolvimento.
Mas em nenhuma de suas obras essa leitura teológica e quase animista pós-materialista do mundo é tão explícita no texto quanto em "O Fim da Infância", que praticamente reencena temas religiosos clássicos, - como "A Queda" e "O Arrebatamento" - e talvez com os mesmos personagens, em uma ambientação de ficção científica.
O uso dos personagens é funcional, mas eficiente a ponto de eles promoverem o impacto emocional que a história deve ter no leitor. Certamente foi um clássico instantâneo do gênero e informa narrativas nele situadas até hoje.

Rafael2157 27/03/2024

Arthur Clarke eh o GOAT
?No entanto, era adequado: tinha a inevitabilidade sublime de uma grande obra de arte. Jan vislumbrara o Universo em toda a sua terrível imensidão, e sabia que não era lugar para o homem. Percebia, por fim, como fora vão, em última análise, o sonho que o atraíra para as estrelas. Pois o caminho para as estrelas bifurcava-se e nenhuma das duas direções conduzia a um destino que levasse em conta as esperanças ou os temores humanos.?

Segue sendo o melhor livro de ficção alienígena escrito até hoje.

Ricardo743 27/03/2024

Sentimentos ambíguos
Livro muito interessante, com várias reviravoltas e leitura fácil.

Depois de ler, tudo que posso dizer é que tenho sentimentos ambíguos em relação à obra. Clarke consegue nos levar a lugares bastante desconfortáveis com a leitura e isso é feito de forma bem construída. Como entendo que um dos objetivos da arte é nos sensibilizar, afirmo sem medo de errar que este livro é daqueles que alugam um espaço em nossas mentes por algumas boas semanas após a leitura. Recomendo para todos.

Não acho que a troca de personagens seja um problema, pois o protagonista é claramente o Kerelan, e ele permanece conosco o tempo todo.

Bunig 27/03/2024

Ai gente, que tristeza. Eu sou muito pouco imaginativa, então sci-fi geralmente me perde um pouco. É estranho pensar que sou leitora, mas não consigo imaginar bem o leio, como vivo, né? Nem eu sei.

A questão é que o livro foi até interessante e curioso, mas mds que porre a revelação e o desfecho.

cauerzis 26/03/2024

O fim da infancia
Ideia sensacional, desenvolver tambem, mas mais um livro com o qual me vejo nessa dificuldade de nao me conectar com um personagem, e o que me prende é simplesmente a historia

o começo é excelente, a metade é maçante e o final é tambem excelente, e durante o desenvolver do livro nos vemos fazendo boas e necessarias reflexoes sobre a especie humana e sobre nos mesmos como individuos

Juba 22/03/2024

Scifi dos anos 50
Me surpreendi demais com a leitura, pois por ser um livro sci-fi de 1953(!!!!) acho que eu esperava um pouco mais de "nossa, que trash". Exceto pontos específicos (que considerando a época são bem ok rs) de situações que te fazem pensar "nossa, mas que nada ver essa situação" o livro é perfeito haha.
Sério, excelente! E não achei que foi desgastante, nem difícil de engatar - o que as vezes rola com inícios detalhados demais em alguns scifi.
Vale a pena demais ler!

Gabi 19/03/2024

Além das cinco estrelas
Confesso que comecei esse livro totalmente cega, não sabia sobre o que se tratava, não tinha lido sinopse nenhuma. A única coisa que eu sabia sobre, era que é um dos livros favoritos de uma booktuber que eu gostava. Então, estava na minha lista desde 2018 e esse ano pode finalmente ler. Esse aqui é um daqueles livros que você tem que ler com calma, tem que entender cada linha, se não você vai se perder lá na frente. E eu fiz isso com gosto. Li pacientemente, pois não me cansava. Quando chegou o fim, fui correndo pro YouTube ver as opiniões de todos que leram e é incrível. Recomendo esse aqui com todas as cinco estrelas que merece.