O fim da infância

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

xavierrr 29/03/2024

Alienígenas para humanos refletirem.
Interessantíssima a escrita de Arthur C. Clarke, um dos grandes gênios do Sci-Fi. Essa é mais uma das histórias "viajadas" do autor, mas uma viagem que vale a pena embarcar.

Em plena corrida espacial entre a URSS e os EUA, quem dá o ar da graça são os alienígenas que, ao chegarem na Terra, resolvem diversas questões da humanidade: fome, guerras, jornadas de trabalho exaustivas, violências etc.

Interessante que a obra retrata também das consequências dessa resolução dos problemas por parte dos visitantes, os Senhores Supremos. Aos poucos a humanidade vai ficando obsoleta e entediada.

Claro que a humanidade, com toda sua curiosidade inata, exige saber quem são esses Senhores Supremos, contudo, seria um choque tremendo, melhor que esperemos algumas gerações para esse encontro...

O livro nos confronta com diversas reflexões sobre nossas vidas e como a sociedade opera. Além de fazer uma discussão da dualidade entre ciência e o sbrenatural.

Clarke mais uma vez não se apega em uma profundidade na construção de personagens, mas sim no desenvolvimento das situações da sua narrativa.

Recomendo esse clássico do Sci-Fi para amantes do gênero e pessoas que queiram se aventurar.

André 28/03/2024

Paraíso Perdido
A obra de Arthur C. Clarke, desde 2001 e "A Sentinela" - o conto que deu origem à trama do filme de Kubrick - sempre apresenta uma leitura teológica quase pronta. Clarke às vezes parece uma pessoa profundamente mística que, em virtude de ter se convencido da inanimação da natureza - afinal, era físico e matemático - sublimou seu misticismo e deísmo para a existência de formas de vida alienígenas, que em suas histórias quase sempre são vastamente superioras e de mentalidade quase incomensurável com a nossa, além de terem um interesse pouco saudável nos nossos assuntos e nosso desenvolvimento.
Mas em nenhuma de suas obras essa leitura teológica e quase animista pós-materialista do mundo é tão explícita no texto quanto em "O Fim da Infância", que praticamente reencena temas religiosos clássicos, - como "A Queda" e "O Arrebatamento" - e talvez com os mesmos personagens, em uma ambientação de ficção científica.
O uso dos personagens é funcional, mas eficiente a ponto de eles promoverem o impacto emocional que a história deve ter no leitor. Certamente foi um clássico instantâneo do gênero e informa narrativas nele situadas até hoje.

Rafael2157 27/03/2024

Arthur Clarke eh o GOAT
?No entanto, era adequado: tinha a inevitabilidade sublime de uma grande obra de arte. Jan vislumbrara o Universo em toda a sua terrível imensidão, e sabia que não era lugar para o homem. Percebia, por fim, como fora vão, em última análise, o sonho que o atraíra para as estrelas. Pois o caminho para as estrelas bifurcava-se e nenhuma das duas direções conduzia a um destino que levasse em conta as esperanças ou os temores humanos.?

Segue sendo o melhor livro de ficção alienígena escrito até hoje.

Ricardo743 27/03/2024

Sentimentos ambíguos
Livro muito interessante, com várias reviravoltas e leitura fácil.

Depois de ler, tudo que posso dizer é que tenho sentimentos ambíguos em relação à obra. Clarke consegue nos levar a lugares bastante desconfortáveis com a leitura e isso é feito de forma bem construída. Como entendo que um dos objetivos da arte é nos sensibilizar, afirmo sem medo de errar que este livro é daqueles que alugam um espaço em nossas mentes por algumas boas semanas após a leitura. Recomendo para todos.

Não acho que a troca de personagens seja um problema, pois o protagonista é claramente o Kerelan, e ele permanece conosco o tempo todo.

Bunig 27/03/2024

Ai gente, que tristeza. Eu sou muito pouco imaginativa, então sci-fi geralmente me perde um pouco. É estranho pensar que sou leitora, mas não consigo imaginar bem o leio, como vivo, né? Nem eu sei.

A questão é que o livro foi até interessante e curioso, mas mds que porre a revelação e o desfecho.

cauerzis 26/03/2024

O fim da infancia
Ideia sensacional, desenvolver tambem, mas mais um livro com o qual me vejo nessa dificuldade de nao me conectar com um personagem, e o que me prende é simplesmente a historia

o começo é excelente, a metade é maçante e o final é tambem excelente, e durante o desenvolver do livro nos vemos fazendo boas e necessarias reflexoes sobre a especie humana e sobre nos mesmos como individuos

Juba 22/03/2024

Scifi dos anos 50
Me surpreendi demais com a leitura, pois por ser um livro sci-fi de 1953(!!!!) acho que eu esperava um pouco mais de "nossa, que trash". Exceto pontos específicos (que considerando a época são bem ok rs) de situações que te fazem pensar "nossa, mas que nada ver essa situação" o livro é perfeito haha.
Sério, excelente! E não achei que foi desgastante, nem difícil de engatar - o que as vezes rola com inícios detalhados demais em alguns scifi.
Vale a pena demais ler!

Gabi 19/03/2024

Além das cinco estrelas
Confesso que comecei esse livro totalmente cega, não sabia sobre o que se tratava, não tinha lido sinopse nenhuma. A única coisa que eu sabia sobre, era que é um dos livros favoritos de uma booktuber que eu gostava. Então, estava na minha lista desde 2018 e esse ano pode finalmente ler. Esse aqui é um daqueles livros que você tem que ler com calma, tem que entender cada linha, se não você vai se perder lá na frente. E eu fiz isso com gosto. Li pacientemente, pois não me cansava. Quando chegou o fim, fui correndo pro YouTube ver as opiniões de todos que leram e é incrível. Recomendo esse aqui com todas as cinco estrelas que merece.

Raddatz! 17/03/2024

Um livro sobre propósito e fim
O livro é ótimo, principalmente no início, onde temos toda a construção da ideia base e contextualização do mundo, que é bem executada e é muito interessante ver a ideia do autor de como seria a sociedade numa possível utopia.

Confesso que do meio para o final, na minha opinião, a história se perde um pouco, mesmo com o advento de alienígenas, a história tinha até então tentando se manter com aspecto científico, o que, de certa forma, é um pouco largado do meio para o final.

O livro contém partes realmente interessantes, trazendo reflexões sobre a história da humanidade e seus objetivos, sobre um propósito maior, sobre um fim, mas também sobre questões talvez mundanas, como guerras, animais, o quanto conhecemos nosso planeta, e o que mais me interessou, sobre uma utopia.

A única coisa que realmente me frustou no livro foi a questão temporal, parece que usam isso em algumas ocasiões para não precisar dar uma explicação mais elaborada, o que pode dar um ar de mistério ou de ser algo que nós, como humanos, não somos capazes de entender, pra mim entretanto, aparenta ser uma saída um pouco preguiçosa ou pouco elaborada.

Na questão da leitura não tem problemas, é uma escrita leve e fácil compreensão na maioria das vezes, por mais que alguns dos grandes eventos tenham sido difíceis de entender ou imaginar, de forma clara, como seriam.

Por fim, por mais que pra mim o livro se distancia um pouco da premissa base quando se aproxima do fim, ele ainda consegue trazer algumas ideias e reflexões muito interessantes, tem, e com razão, motivos para ser um clássico na época, e realmente é uma leitura que vale o tempo.

Nota: 9

Wolpim 11/03/2024

Seria a utopia um ?tédio? para a humanidade, Sir. Clarke?
De início o sentimento instigante em querer compreender o ?tal propósito? dos Senhores Supremos, e por fim, um desfecho final poético e simbólico!

Essa obra prima de ficção científica é um livro - praticamente - dividido em três partes; Primeiro, o contato com os ?Senhores Supremos? irá te instigar em entender suas motivações, diante de uma humanidade prestes a se ?auto destruir? - guerra fria é o pano de fundo - mais ao ser recebida pela visita inesperada por esses seres do espaço, acontecerá altas mudanças. Essa primeira parte se sustenta muito bem, com um protagonista carismático (secretário geral da ONU), a ponto de você se preocupar real com suas decisões e jogo de cintura, ao ser a ponte entre os alienígenas e os lideres mundiais insatisfeitos e preocupados com às intervenções desses alienígenas. Adorei como o Sir Clarke desenvolve todo o trama, adicionando até questões filosóficas em um dado momento (minha parte preferida, inclusive) que te faz refletir temas como livre arbítrio, cultura, espaço tempo, dentre outras análises.

Enfim, não vou falar mais nada, mas uma coisa posso garantir: vai ficando cada vez mais insano na medida que o tempo passa, para um fim extremamente poético e emocionante. ?

Um primeiro contato melhor impossível com o Mestre da ficção científica, Sir. Arthur C. Clarke!

PS: essa leitura foi tão impactante que agora olharei o céu a noite de uma maneira peculiar.

Kleilson.Torquatto 09/03/2024

Boa leitura, mas muito, muitooo cansativa
Esse foi o meu primeiro contato com o autor e não sabia o que esperar da história, só sabia que teria alienígenas e a capa me ganhou, é linda!

Os primeiros capítulos são muito bons, apesar de ter tido um pouco de dificuldade achei o começo bem construído, mas depois do terceiro capítulo começou a desandar e comecei a ficar perdido e confuso, principalmente nos saltos temporais.

Eu dei uma pausa e fui assistir o primeiro capítulo da série e assim fui organizando algumas ideias. Retomei a leitura, mas continuei tendo dificuldade, pois o autor traz muitos personagens aleatórios desinteressantes e chatos. Ele não destaca nenhum como foco principal na história para ser um protagonista e isso na minha opinião enfraquece a história. Sei que o foco do autor não foi delegar um personagem como protagonista e sim os acontecimentos, as reflexões e as passagens filosóficas para fazer o leitor refletir e pensar. Mas ficou chato!

Continuei com a leitura e da metade pro final começou umas viagens muito loucas e mais descrição disso e descrição daquilo, aí eu fui desanimando, pulei umas páginas e assim foi até o final. O final traz uma conclusão interessante mas não me surpreendeu.

Não é um livro pra qualquer pessoa. Fiquei com receio de pegar outro livro do autor e ser nessa vibe. Tenho mais um dele aqui na estante, quem sabe uma outra hora eu pegue pra ler e ver qual é.

Enfim? quero deixar claro que essa é minha opinião e minha experiência com essa leitura. Não funcionou pra mim, mas pra você pode funcionar. Mesmo assim eu indico!! Vale conhecer.

Esdras 07/03/2024

Devastador e Incrível
Termino esse livro com um grande sentimento de angústia e estranha satisfação. O desfecho desse livro pode te deixar arrasado, trazendo diversos questionamentos sobre a vida, o que somos e qual nosso potencial como raça humana.
O fim da infância é um incrível livro de ficção científica, em que o autor mostra uma forma de invasão alienígena pacífica, em que os invasores apenas ajudam a guiar a humanidade para um utopia de forma sútil. O motivo para isso, é um mistério.
Por que os Senhores Supremos vieram de sua tão longínqua terra natal para ajudar os humanos? Quais são suas intenções? O que ganham com isso?
Essas perguntas te guiam por toda a narrativa, o mantendo sempre ansioso pelas respostas.
O livro é incrível e me fez pensar sobre a finitude e o valor da vida humana.
A escrita sensível de Arthur C Clarke nos ajude a sentir cada momento com suas respectivas emoções. Em muitos momentos perdi o fôlego com a narrativa e as revelações.
Talvez as estrelas realmente não sejam para o Homem.

FabricioSC 05/03/2024

Digamos que bom
É um livro de ficção científica com um grande toque filosófico. Isso torna o livro interessante. Assim como torna interessante alguns plot twists que rolam principalmente no final.

Sinceramente, esperava mais. A história não chega ao ponto de ficar monótona, mas passa um longo trecho sem acontecimento de fato relevante. E algumas vezes, parece que vai acontecer algo, mas então desacelera de repente.