O fim da infância Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Gustavo Rodrigues 10/07/2021

Sempre tive vontade de ler O Fim da Infância, mas adiei um pouco a leitura por achar que poderia ser um pouco difícil de entender. Eu tava enganado, porque a escrita é MUITO boa e, mesmo tratando de algumas coisas complexas, em nenhum momento fiquei perdido na história.

A história trata, de fato, de uma invasão extraterrestre, mas vai por um caminho um pouco diferente de outros livros que se baseiam no mesmo tema. Aqui há muitos questionamentos filosóficos, sobre a existência humana, questões sociais e tudo mais, deixando a discussão sobre avanço tecnológico um pouco de lado, porém não se abstém de falar sobre.

Até me surpreendi com tantos questionamentos que o autor põe em várias páginas, e talvez essa tenha sido a melhor parte. Acho que o único ponto negativo é que a história tem alguns lapsos temporais, então há um "rotatividade" de personagens, o que dificulta um pouco se apegar de verdade a algum deles.

Faz jus a fama que tem, é um livrão! ??
Joane 10/07/2021minha estante
Bom saber! Estava mesmo interessada nesse livro, e agora ainda mais

Nena Flores 11/07/2021minha estante
A Ju do Nuvem Literária disse que foi é melhor livro que ela leu neste primeiro semestre do ano?? fiquei curiosa agora com sua resenha?

Iarlys 25/07/2022minha estante
Tenho muito vontade de ler.

FDons 16/06/2023minha estante
Muito afim de ler esse livrão!
E lerei .

-Koraline 15/12/2021

Sci-fi não é pra mim
#MaratonadoDesespero - Desafio Navegador - Livro fora da zona de conforto, mas as estrelas dizem que vai gostar.
O Fim da Infância é um livro de volume único de ficção científica, sobre a evolução da humanidade, dividido em três partes, cada uma passada em anos diferentes. A primeira parte, para mim, foi a mais interessante, com a chegada dos Senhores Supremos a Terra, e o comportamento da humanidade quanto as interferências desses seres que nunca foram vistos. A narrativa e a história em si são bastante planos, e talvez seja por isso que eu não gostado tanto, o enredo, em nenhum momento tem alguma cena de ação ou picos emocionais que me fizessem sentir simpatia ou qualquer tipo de emoção quanto ao que estava acontecendo. Como estudo social, o livro traz reflexões bem interessantes sobre o significado de evolução e inteligência, mas como história, achei meio esquecível. Ficção científica definitivamente não é meu gênero.
Michele Duchamp 15/12/2021minha estante
Vou te sugerir uma ficção científica, caso você pretenda tentar mais uma vez: "Matéria Escura" de Blake crouch. É contemporâneo, um thriller acelerado e muito mais adequada ao gosto moderno. Arthur C. Clarke faz muito "hard sci-fi", subgênero que é focado na lógica e acuidade científica. Eu gostei de "O Fim da Infância", mas também achei a primeira parte melhor, preferia que ele tivesse deixado como conto mesmo.

Emi - Espider-Gil ;) 15/12/2021minha estante
Moça no livro tem alguma cena muito pesada? Que possa dar gatilho?

Michele Duchamp 15/12/2021minha estante
Não, os conflitos emocionais não são muito aprofundados e são bem do cotidiano.

-Koraline 15/12/2021minha estante
Aah, obg Michele, vou add na lista

@aprendilendo_ 22/01/2022

Resenha de "O Fim da Infância"
Na década de 1970, ainda em meio à histórica guerra fria e sua consequente competição espacial, a humanidade é surpreendida pela visita de imensas naves extraterrestres dos chamados “Seres Supremos”, os quais, a partir de então, passam a governar o planeta terra até a conquista de uma plena utopia e paz mundial. No entanto, os motivos e planos dos governantes alienígenas demonstram-se um assustador mistério, que apenas será revelado no momento certo. Publicado em 1953 e escrito por Arthur C. Clarke, um dos mestres da ficção-científica, “O Fim da Infância” é tido como um dos melhores livros de seu escritor.

De início, narrado em terceira pessoa e dividido em três grandes partes, o livro, assim como o aclamado 2001 – Uma Odisseia no espaço, que também foi escrito por Arthur Clarke, tem todo um tom contemplativo, com planos de fundo filosóficos e sonhadores. Nesse contexto, com uma criatividade singular, a qual faz uma mistura de ciência e misticismo, a obra consegue imergir o leitor em uma maneira incrível e inesperada de invasão alienígena, enquanto conduz à derradeira descoberta da intenção dos tão poderosos governantes espaciais. Assim, com um início e meio quase perfeitos, a história acaba conquistando por sua forma incrível de criar mistérios quanto às verdadeiras motivações do chamados “Seres Supremos” e quais serão suas consequências na raça humana.

Em outro momento, sobre alguns pontos negativos da obra, tem-se o fato de, infelizmente, o escritor não ter se aprofundado na forma como a humanidade lidou com a visita extraterrestre nos primeiros meses de contato, bem como em outros momentos específicos da obra. Isso acaba por prejudicar um pouco na imersão à ficção, além de deixar o leitor um tanto quanto insatisfeito pela falta de melhor contextualização desses acontecimentos. Outro elemento que tira alguns pontos finais da história é justamente a forma como ela termina. Apesar de o início e fim da narrativa serem incríveis, o final, pessoalmente falando, deixa um pouco a desejar pela excessiva subjetividade e um salto lógico um tanto quanto forçado em relação ao destino dos seres humanos.

“O Fim da Infância” é um livro com uma criatividade singular, o qual é quase obrigatório para os verdadeiros fãs de ficção-cientifica, com certeza vale a pena a leitura.
Nota: 8,85
Instagram: @aprendilendo_

site: https://www.aprendilendo.com.br/
Carol Martins 22/01/2022minha estante
Suas resenhas são ótimas, Pedro! Já estava muito interessada em ler esse livro, sua opinião me deixou mais interessada ainda. Parabéns pela crítica!

@aprendilendo_ 22/01/2022minha estante
Muito obrigado, Carol!! ???

Xaxa 30/01/2022minha estante
Eu já estava com muita vontade de ler O Fim da Infância, acho que ler essa resenha foi um sinal.

@aprendilendo_ 30/01/2022minha estante
Leia sim!! Aposto que você pode vir a gostar bastante

Antonio Luiz 22/03/2010

Lançado em 1953, este romance envelheceu bem menos que a maior parte da ficção científica de sua década. Em vez de projetar no futuro de problemas e preconceitos de seu tempo, especulou sobre o futuro da nossa espécie de uma maneira que ainda soa intrigante.

Em três páginas, se liquida a obsessão da época, a Guerra Fria. Imensas espaçonaves surgem sobre as capitais da Terra, não para destruí-la, nem apenas para uma breve visita amigável. Vieram para governar a Terra por intermédio da ONU, como tutores que se impõem a crianças malcriadas e indisciplinadas para seu próprio bem.
Chamados Senhores Supremos (Overlords), os alienígenas proíbem a espécie humana de explorar o universo e ocultam vários segredos, mas aos poucos, sem mudanças de regime violentas (de início, continuam a existir comunismo e capitalismo, por exemplo) fazem da Terra uma utopia, sem guerra, fome, miséria ou maus-tratos a animais. Durante duzentos anos, encaminham suas crianças até crescerem para superar seus mestres, com vastos poderes paranormais e uma consciência coletiva.

O romance foi publicado no Brasil, pela primeira vez, pela Nova Fronteira em 1979, mas a nova tradução e edição da Aleph é bem superior e inclui extras: a noveleta Anjo da Guarda de 1946, a partir da qual o romance se desenvolveu, um primeiro capítulo alternativo escrito em 1989 e depois abandonado e um prefácio de 2000 do autor (falecido em 2008), no qual faz um resumo da carreira do livro e avisa o leitor de que deixara de acreditar em 99% do paranormal, que tanto o impressionava nos anos 50, mas ainda julgava este trabalho relevante embora tivesse certeza de que, quando seu livro finalmente chegasse ao cinema, a turma da pipoca o veria como plágio de Independence Day.
Ezequias 29/04/2013minha estante
Instigante, lerei!

Davenir - Diário de Anarres 25/02/2016minha estante
Essa sacada de acabar com a Guerra Fria deu muita longevidade para o livro, realmente.

e-zamprogno 24/06/2016minha estante
Gostei da resenha, especialmente da parte em que você conta que ele fez esta "revisão" em sua crença no paranormal. Foi exatamente a parte do livro que não gostei tanto: o final. Mas tem muito valor por todas as questões que levanta, além de ser muito hábil na criação do suspense durante a narrativa toda.

Lucas 04/07/2016minha estante
Resenha muito bem elaborada, aumentou ainda mais minha vontade em ler este este livro.

Rosangela Max 18/04/2023

Poderia ser melhor.
É uma boa história de ficção científica, como todas que li até agora do autor. Porém, essa pra mim foi perdendo a ?graça? no decorrer dos acontecimentos. Achei que o melhor acontece nas primeiras fases, depois fica um tanto entediante. Mesmo assim, achei que valeu a pena.
Recomendo a leitura.

Remédios

Murilo sibim 11/07/2021

Ficção científica clássica muito bem construída, história envolvente que deixa o leitor curioso para saber o que vai acontecer logo em seguida!
Personagens muito bem desenvolvidos, apesar de não conseguirmos nos apegar muito a eles pois o livro da saltos temporais que quando vc está se apegando ao personagem, muda o tempo em que se passa o livro, mas a construção de personagens é muito bem feita!
Ótima indicação para quem gosta de ficção-científica!

Vinicios0 24/06/2023

O fim
Que história impressionante, a muito imagino um mudo sem desigualdade, sem religião, sem política, sem guerras e sem pessoas perversas. Este mundo foi real, pelo menos neste livro. Como o mundo seria um lugar melhor se fosse assim. Confesso que houveram partes desnecessárias ao meu ponto de vista. Achei que o final seria um, mas foi outra coisa completamente diferente do que imaginei e se mostrando muito melhor. Com certeza um dos melhores livros que já li.
JurúMontalvao 25/06/2023minha estante
Interessante

annacsfraccaro 05/11/2022

Para refletir!
É um livro extremamente envolvente. O autor sabe colocar cada fato no momento perfeito.
É um livro que é pra pensar sobre.
E o final é destruidor.
Luana 17/01/2024minha estante
Oi Anna! Posso te fazer uma pergunta? Você achou a leitura do livro fluida? Tô pensando em ler, mas se for parecido com a Metamorfose, vou correr dele q nem o diabo corre da cruz

Lucas | @luagonoslivros 14/12/2020

E sem querer...
... ele se tornou um dos meus livros favoritos DA VIDA!
Uma obra prima para qualquer amante de ficção científica.

Dijair Antonino 14/01/2022

Diferente, surpreendente e profundo
Eu tinha algumas expectativas sobre este livro, mas elas foram frustradas. Não que isso tenha sido ruim. Surpreendeu-me positivamente. É daqueles livros que te fazem ficar pensando dias após o término da leitura.

Thayane Andrade 30/06/2020

Primeiro livro que li desse autor e já pretendo ler outros dele. Já tinha alguns anos que queria ler esse livro por causa de uma minissérie que assisti baseada nele. Gostei muito desse livro, me envolvi muito na história, um clássico da ficção científica, vale muito a pena ser lido.

Bia147 12/06/2021

Não é um gênero que costumo ler mas estou surpresa por ser um livro que envelheceu tão bem.
A narrativa é fluida e os desfechos são bons. Coloca em evidência muitas crenças e ações da humanidade.
bawbara 12/06/2021minha estante
tô doida pra ler esse livro ? os capítulos são muito longos ?

Lee 12/06/2021minha estante
Eu amei também, tem umas reflexões que me deixaram de cabelo em pé!
Eu provavelmente seria um cidadão de Nova Athenas hahahaha

Bia147 12/06/2021minha estante
Barbara os maiores tinham uns 20 minutos, é bem tranquilo ele é pequeno

Bia147 12/06/2021minha estante
nossa sim as questões da arte ser deixada de lado, de coisas como atletas renomados parar de existir por que todo mundo tinha as mesmas oportunidades

Fabio Pedreira 06/02/2020

O fim da infância
Os planetas sim, as estrelas jamais:

O fim da infância foi meu primeiro contato com Arthur C. Clarke. Eu sei, para quem gosta de ficção científica nunca ter lido ele nem Asimov (coisa que fiz junto com esse) chega a ser uma vergonha. Mas, felizmente esse “problema” foi resolvido e posso dizer que gostei bastante.

Esse livro é dividido em três partes:

Parte I
No auge da Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética brigavam para ver quem ia conseguir mandar o primeiro foguete para o espaço. Cada um dos lados preparavam suas próprias tecnologias e temiam que estivessem atrasados, porém, eles não contavam com o fato de que antes deles conseguirem ir para o espaço o “espaço” viesse até eles, pois, várias naves começaram a surgir nas principais capitais do planeta.

Ao contrário do que muita gente esperava os alienígenas não eram seres ruins, pelo contrário, eles ajudaram a acabar com praticamente todos os problemas enfrentados pela população. Alguns ainda resistiam, pois acreditavam que nós deveríamos seguir nosso próprio rumo, mas eles não ofereciam perigo real e a maioria aceitava as condições impostas pelos chamados Senhores Supremos.

A única coisa que realmente incomodava era o fato de que ninguém nunca viu nenhum deles, nem mesmo Rikki Stormgren, o único escolhido para servir de intermediário entre os Senhores Supremos e a humanidade. Isso dura pelo menos até os Senhores Supremos darem um prazo de 50 anos para aparecerem. E é sobre isso que se resume a primeira parte, uma análise dos rumos que a humanidade estava tomando, suas mudanças e a reflexão de como a humanidade lida com o desconhecido.

Parte II
Os Senhores Supremos finalmente se revelaram, e obviamente eu não vou contar como eles são porque seria spoiler, mas graças a preparação feita, a geração que os espera encontra-se mais preparada do que a anterior para lidar com essa revelação.

E como a própria sinopse conta, uma das poucas limitações impostas por eles é o fato de que os humanos não devem em hipótese alguma tentar alcançar o espaço. Logo, as tentativas de colonização de outros planetas e etc foram abandonadas. mas alguns apaixonados pelo espaço ainda sentem essa necessidade de viajar e é aí que um sujeito chamado Jan Rodricks quando vê uma oportunidade única, bola um plano para conseguir viajar através das estrelas.

A segunda parte é mais dinâmica que a primeira, e já mostra outras reflexões, inclusive uma bem interessante, onde apesar da utopia ser algo que muitos tentam alcançar, ela sofre de um mal incrível, e esse mal é o tédio. Além disso, podemos ver novos sinais de que o objetivo final dos Senhores Supremos ainda não foram revelados.

Parte III
Não posso falar muito dessa parte sem dar spoilers, afinal, já é a última parte do livro, mas é aqui que finalmente a humanidade conhece o seu destino, e também onde você passa a entender o título e o porquê do fim da infância. Os Senhores Supremos finalmente revelam suas verdadeiras intenções ali, mas se são boas ou ruins, só vocês lendo para saber.

O fim da infância é um excelente livro. Ele pode não ter um ritmo tão rápido, mas ele faz refletir muito sobre nosso lugar no espaço, como conduzimos as nossas vidas, onde podemos parar sozinhos, se seríamos capazes disso ou precisamos de alguém para nos conduzir? Além de coisas mais clássicas, como estamos realmente sozinhos no espaço? Somos mesmo a raça mais inteligente que existe? E muitas outras.

É um livro que agrada não só leitores de ficção científica, mas dos que gostam também de leituras que te façam pensar. Apesar do ritmo mais lento a escrita do autor é muito boa e não tem nada aqui sobre coisas complicadas de se entender como viagens no tempo e etc, apesar de uma breve explicação sobre uma teoria de Einstein. Qualquer um pode ler sem medo.

E em relação aos personagens, eu me identifiquei mais com uns do que com outros. Acredito que os da primeira parte e o Jan na segunda sejam os personagens mais fáceis de conseguir ter uma empatia, os outros acho que passam batidos, mas nem por isso não que dizer que não sejam desenvolvidos.

Recomendo essa leitura para todos os tipos de leitores. Pois com certeza pode mudar sua vida, se não mudar, pelo menos com certeza diverte.
Rick 06/02/2020minha estante
Quero muito ler este clássico do scifi ?

Fabio Pedreira 06/02/2020minha estante
Muito bom. Recomendo demais

jusousan 14/11/2021

O Fim da Infância
O Fim da Infância foi sem dúvidas uma ótima experiência. Acredito que seja também um dos melhores livros de sci-fi que li esse ano.

Narrativa e desenvolvimento são ótimos. Os personagens são bem caracterizados e os elementos científicos são fáceis de acompanhar. Além disso, os mistérios impostos tornam a história muito mais intrigante. A cada capítulo eu me empolgava tentando absorver e compreender até onde a narrativa iria me levar.

A trama apresenta tudo que eu mais aprecio. Um universo bem estruturado, personagens interessantes e um desenrolar bastante sólido que te prende do começo ao fim.

O livro pode não ter um ritmo tão rápido assim, mas ele faz refletir muito sobre nosso lugar no espaço.

Recomendo muito!

Laryssa.Rabelo 17/07/2020

O fim da infância
O meu medo em ler scifi é de não entender nada e me sentir burra, odeio isso kkk, mas esse livro é mais tranquilo pois ele é bem mais filósofico, não trás termos difíceis de entender. É um livro bom te faz pensar bastante, mas que lá pro final vai caindo um pouco. Acho que esse livro não é pra todos pois acredito no amadurecimento literário sabe. Se você lê sempre algo mais infanto juvenil e coisas mais nesses estilos, creio que tu não vai gostar tanto desse.
Murilo 17/07/2020minha estante
Parabéns! Leu super rápido!!!

Laryssa.Rabelo 17/07/2020minha estante
Kk um pouco, obrigada