Harry Potter e a Ordem da Fênix

Harry Potter e a Ordem da Fênix J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e a Ordem da Fênix

spwdergirl 18/04/2024

A Ordem Na Fênix (RELEITURA)
Segue sendo meu querido, de longe o melhor livro até agora das releituras, creio eu que continuará, mas não nego que estou bem ansiosa para Enigma do Príncipe, sinto que irei gostar bem mais do que da primeira vez. Aqui temos uma maior aparição e aprofundamento da relação do Harry com o Sirius, mas claramente é mais como uma despedida, pois sabemos oque acontece no final, sou suspeita a falar por ser um dos meus personagens favoritos, mas acho que ele deveria ter durado mais um livro ou ter o seu próprio, já que muitos acabam não se apegando a ele pela sua breve aparição. Além disso, temos algumas migalhas de nossos marotos no POV do Snape, vendo sua relação complicada com eles, admito que senti um pouco de pena, até ele ter tratado a Lily daquele jeito, mas algo que até hoje não entendo o fato dos marotos não terem livros canons próprios, é uma época tão interessante e essa mulher foi burra suficiente para desperdiçar esse ouro. Infelizmente temos a mais insuportável do universo, vulgo a Umbridge, desde a primeira narração da risada dela eu já estava com o sangue fervendo, ainda não superei o ódio por ela, acho ela extremamente nojenta, uma das vilãs fictícias mais insuportáveis, se não a pior. Temos também um maior destaque da Gina, personagem que nos livros eu amo bastante e acho uma palhaçada aquilo que fizeram com ela nos filmes, deixaram ela totalmente sem sal, aqui temos personalidade de sobra, além disso, existe um verdadeiro desenvolvimento e química de Hinny. Não nego que o Harry me irritou um pouco nesse livro, sei que ele é apenas um adolescente, mas me estresso com o fato dele querer resolver tudo sozinho, mas é claro que ele precisa de ajuda por tudo que estar por vim e também por ele não ter o treinamento necessário. Obviamente continuo amando a Hermione, uma grande querida, já o Ron senti mais apagado aqui, Malfoy mais ainda (amém), mas temos a maravilhosa cena dele levando o soco dos gêmeos e Harry, também temos mais aparições de Neville e Luna, personagens cruciais para a história e que mereciam mais destaque. Por fim, temos mais dos comensais da morte, e a aparição da maldita Bellatrix, como já disse, estou bem ansiosa para continuação já que veremos do ponto de vista deles e cada vez mais chegamos na grande guerra.

Guilherme.Vinicius 18/04/2024

Maturidade
É irônico a JK ter escrito um livro sobre como a mídia manipula informações e que critica justamente o tipo de pessoa que ela se tornou hoje... mas colocando isso de lado... eu admiro como esse volume explora temas como corrupção, censura, etc de uma forma acessível pra o público mais jovem. Acho também que, apesar de muitos acharem chato, o modo como o Harry foi retratado é não só realista como esperado de um adolescente em luto e que lida com tanta pressão diariamente. Há muito mais construção de mundo também, incluindo o acadêmico e as carreiras após Hogwarts, e vários personagens são mais bem trabalhados aqui, como o Hagrid, Neville e Sirius (Que é uma pena ser uma parte tão pequena da adaptação); o Departamento de Mistérios é um destaque, é bem criativo todo o cenário. Gosto muito também da backstory que se dá ao que levou à noite fatídica da cicatriz. É um volume muito bom, recomendaria pra qualquer amante de fantasia, ainda que possua seus defeitos e visões de mundo influenciadas pela autora (O que me incomoda um pouco, em especial na parte dos elfos domésticos).

ATHOS 18/04/2024

Harry Potter e a Ordem da Fênix: Uma Jornada Mais Sombria e Amadurecida
Em "Harry Potter e a Ordem da Fênix", nos leva para o quinto ano de Harry em Hogwarts, em um momento de grande tensão e incerteza no mundo bruxo. Voldemort está de volta e mais poderoso do que nunca, e o Ministério da Magia, sob o comando do arrogante Cornelius Fudge, se recusa a acreditar na verdade.

Dumbledore, o mentor e protetor de Harry, é afastado do cargo de diretor de Hogwarts, abrindo caminho para a cruel e tirânica Dolores Umbridge. Ela impõe regras cada vez mais severas aos alunos, reprimindo qualquer sinal de rebelião e questionamento à autoridade do Ministério.

Harry, agora com 15 anos, se sente mais sozinho e isolado do que nunca. Ele luta para lidar com a volta de Voldemort, a desconfiança do Ministério e a dor da perda de Cedrico Diggory no Torneio Tribruxo.

Neste cenário sombrio, Harry e seus amigos, Rony e Hermione, decidem tomar as coisas em suas próprias mãos. Eles formam um grupo secreto chamado "Exército de Dumbledore" para aprender e praticar Defesa Contra as Artes das Trevas, preparando-se para a batalha que se aproxima.

"A Ordem da Fênix" é um livro mais sombrio e maduro do que os anteriores da série. Rowling explora temas como luto, perda, traição e a luta contra a opressão. Os personagens amadurecem e enfrentam desafios cada vez mais complexos, tanto no mundo mágico quanto em suas vidas pessoais.

O livro também é marcado por momentos de grande ação e suspense, como a Batalha no Ministério da Magia e o confronto entre Harry e Voldemort. A trama se desenrola de forma envolvente e prende o leitor do início ao fim.

"Harry Potter e a Ordem da Fênix" é um livro essencial para os fãs da série. É um marco na história de Harry, que o prepara para os desafios ainda maiores que o aguardam nos livros seguintes.

**Pontos Positivos:**

* Trama envolvente e cheia de suspense
* Personagens amadurecidos e complexos
* Explora temas importantes como luto, perda e a luta contra a opressão
* Momentos de grande ação e aventura

**Pontos Negativos:**

* O livro é bem extenso, o que pode tornar a leitura um pouco cansativa para alguns leitores
* O tom sombrio e pesado pode não agradar a todos os fãs da série

NinaeraiosdeSol 17/04/2024minha estante
(vi no mínimo uns dois erros ortográficos, mas é isso aí, acontece kakaka. Beijos amigos leitores

Ellen Seokjin 17/04/2024minha estante
Muito bom! Meus favoritos são Prisioneiro de Azkaban e o enigma do Príncipe

NinaeraiosdeSol 17/04/2024minha estante
Aaa o meu também!! Mal posso esperar que os próximos possam ser ainda melhores que o quinto, aí que bomm!

camisss 17/04/2024

O coitado só sofre
Meu segundo livro favorito da saga, só perde para enigma do príncipe, devorei 703 páginas em 3 dias sim e quem falar q eu sou desocupada eu irei concordar!!! (algm que arranja um emprego eu imploro ????

meus lindos, meu trio de ouro + prata por vocês eu sangraria até secar, obrigada por tudo

tivemos uma migalha de wolfstar que foi eles relembrando da época de hogwarts com o Harry na lareira e hinny que nem migalha pode ser considerada porque foi uma olhada com sorrisinho da ginny nas últimas páginas MAS FOI ALGO

Grazielly24 17/04/2024

Valdemar fi da gota
Tudo que eu tenho a dizer é q esse foi o livro que mais me fez chorar, pelo amor de Deus kskak
Que ódio q eu senti daquela Dilma falsificada.

Mais um livro incrível, cheio de personagens interessantes, muita coisa foi esclarecida para o Harry, tivemos aventuras, mortes e o puro sofrimento.
Depois disso tô com medo de começar os outros livros, mas já tô com o Enigma do príncipe em mãos pq eu não canso de sofrer ksks.

Eu recomendo muito toda a saga de Harry Potter mesmo com toda a polêmica envolvendo a autora.

comunistinha 16/04/2024

MUITO BOM!
A LUNA É TÃO QUERIDA E PRECIOSA! COMO QUE ESSA GENTE TEM CORAGEM DE MALTRATAR ELA! minha personagem favorita ?
Kathy19 16/04/2024minha estante
Penso igual

camille56 16/04/2024minha estante
luna é a personagem mais precisosa de harry potter??

Biblioteca Álvaro Guerra 16/04/2024

Diferente da maioria dos estudantes ,Harry Potter jamais consegue se divertir nas férias de verão .Este ano ,no entanto ,tudo está muito pior do que de costume .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788532516220

gabela 15/04/2024

Muuuuuito longo! (Lado bom e ruim)
O livro comeca deixando o harry no total escuro sem saber de nada do mundo bruxo (e inconscientemente a gente tambem). E eh claro que ele fica revoltado o tempo todo.
A historia em si tem muito esse suspense, de explicar apenas 1/3 do que esta acontecendo e o resto so lendo ate a ultima pagina para descobrir. Eh legal, mas as vezes passava do limite da enrolacao. Nao eh atoa que eh o livro mais "odiado" entre todos.
Mesmo com os pontos negativos, ele ainda sim eh indispensavel p historia, mostrando a importancia do ministerio da magia, introducao a ordem da phoenix, a profecia, historia dos black... MUITA coisa

yaspery 14/04/2024

Uma Nova Era em Hogwarts
Como fã ardente do mundo mágico de Harry Potter, é impossível negar o impacto que a saga teve em minha vida desde o primeiro momento em que pisei em Hogwarts ao lado de Harry, Rony e Hermione. No entanto, ao mergulhar em "Harry Potter e a Ordem da Fênix", é preciso reconhecer que este quinto livro da série apresenta alguns aspectos que podem desafiar até mesmo o mais leal dos fãs.

O amadurecimento de Harry é um elemento central neste livro, e é fascinante testemunhar sua jornada enquanto ele navega por desafios tanto mundanos quanto mágicos. Rowling habilmente retrata as lutas internas e externas de Harry, desde enfrentar o primeiro amor até lidar com a pressão da fama e a perseguição da imprensa.

No quinto livro da série Harry Potter, é notável a intensificação da raiva que Harry sente ao longo da narrativa. Harry enfrenta uma série de desafios emocionais e físicos, desde o trauma de testemunhar a morte de Cedrico Diggory no final do livro anterior até a pressão constante de ser o centro das atenções e o alvo de calúnias e desconfianças por parte da imprensa e do Ministério da Magia.

Além disso, a sensação de impotência de Harry diante da ameaça iminente de Voldemort, aliada à aparente falta de suporte e orientação de Dumbledore, contribui para sua crescente frustração e ressentimento. Ele se sente isolado e incompreendido, incapaz de expressar completamente sua dor e seu medo para os outros ao seu redor.

Essa raiva se manifesta de várias maneiras ao longo do livro, desde explosões de temperamento até confrontos físicos e verbais com aqueles que o rodeiam, incluindo seus amigos mais próximos. No entanto, é importante notar que essa raiva não é apenas uma expressão de petulância adolescente; é uma resposta legítima e humana à adversidade extrema que Harry enfrenta.

Neste livro, Dumbledore parece distante e enigmático, deixando Harry e seus amigos, assim como os leitores, frustrados e confusos com suas ações - ou falta delas. Ele mantém o protagonista no escuro sobre muitos assuntos cruciais, como a ligação entre ele e Voldemort, a profecia que envolve Harry e o papel de Snape na Ordem da Fênix. Essa falta de transparência causa ressentimento e confusão em Harry, que se sente abandonado por aquele que sempre viu como seu mentor e guia. No entanto, ao fim, Dumbledore reconhece o que fez e coloca-se na postura de ter possivelmente errado em sua interpretação e conduta que causaram tanto desconforto para Harry.

No geral, é inegável que o livro continua a explorar temas universais de amizade, coragem e perseverança que têm mantido os leitores cativados ao longo dos anos. Para os verdadeiros fãs de Harry Potter, esta é uma leitura obrigatória, mesmo que apresente desafios inesperados ao longo do caminho.

Julioctf1 14/04/2024

Emoções a flor da pele!
A ordem da fênix é o maior livro da saga (em quantidade de páginas), porém é o de mais fácil leitura ao meu ver. Nas duas vezes em que eu o li a leitura fluiu e eu o terminei antes do esperado.

No quarto livro da saga os personagens principais já estão mais maduros e multifacetados, porém somente no quinto livro os personagens começam a apresentar novas feições com seus defeitos e se tornando personagens mais reais e próximos de nós.

Durante o livro sentimentos que no geral são negativos como raiva, inveja, rancor e diversos outros são vistos nos personagens. Isso acontece devido aos próprios acontecimentos da história e devido também a idade dos personagens que estão claramente no auge da adolescência.

Apesar de ser um livro do qual eu tenho muita facilidade de ler, eu não consigo gostar tanto dele. Isso é, eu acredito que isso aconteça devido ao personagem mais importante da história estar ?perdendo a sua áurea mágica? aos olhos do personagem principal. Assim sendo, esse personagem que perde o seu brilho é Hogwarts que durante a história não é mais o local mágico que Harry ama estar e eu acredito que essa sensação passa também para o leitor.