Sistemas de poder

Sistemas de poder Noam Chomsky
Noam Chomsky (Em Português)

Resenhas - Sistemas de poder

Raquel 29/12/2020

Muito além das aparências
O livro é uma radiografia da política americana interna e externa, abordando assuntos que evidenciam o modelo político-econômico e questionam o papel da imprensa e do judiciário. Todas as discussões partem de fatos que foram largamente divulgados na imprensa, além de documentos públicos e livros de outras autoridades no assunto. As notas trazem todas as fontes e referências para quem quiser se aprofundar nos tópicos abordados.
Como obra põe em cheque o modelo de democracia americana. Isso se torna ainda mais evidente quando trata da política doméstica que, não raro, é autoritária e excludente. Embora o foco seja os EUA, no que se refere à política interna, há muita semelhança com o que vem sendo visto no Brasil, como o ataque aos direitos trabalhistas, os cortes nas verbas da educação pública, o desmantelamento da previdência social e o racismo como estrutura de base do modelo político-econômico. Essa semelhança não é mera coincidência já que, segundo o autor, o Brasil é Estado cliente dos EUA e o tem como modelo.
O que mais me cativou no livro foi a capacidade de tratar de temas complexos por meio de uma conversa agradável e enriquecedora, numa linguagem objetiva. Penso que é um ótimo livro para pensar a política longe da polarização infantil e um bom ponto de partida para outras obras, mais densas.

Ricardo Silas 03/02/2015

Manual político
Noam Chomsky é notável por sua capacidade acurada de investigação e interpretação dos fatos, muitas vezes obscurecidos diante de nós. Por ser mundialmente conhecido como um dos maiores intelectuais de esquerda, Chomsky revela a política, muitas vezes cruel e hipócrita, que ao longo da história foram empregadas pelos EUA. Também é motivo de muita reflexão as investidas feitas contra a forte pressão que as grandes corporações impingem aos governos em troca de regalias e favores legislativos, que só facilitam cada vez mais o império do capitalismo nos maiores Estados do mundo. Além disso, perpassando a atual estrutura dos regimes empresariais que fomentam péssimas condições de trabalho, o autor apresenta dados pavorosos da realidade de países como a China, Cingapura e Índia, por exemplo. Não apenas estes, como outros países em atual desenvolvimento econômico e renovação tecno-industrial, crescem a custo de exploração da mão-de-obra humana e combate aos direitos dos trabalhadores reivindicados pelas pequenas organizações sindicais. O papel da mídia nesse panorama é definitivo: estar ao serviço dos grandes poderosos e das elites empresariais que injetam bilhões em dinheiro para contrair o máximo de consumidores possíveis. Pior que isso, consumidores e zumbis passivos. As elites não querem que o povo desfrute do seu poder, diz Chomsky, por isso é fundamental que um pequeno grupo conduza a manada e, vez ou outra, lhes faça um agrado sutil, mas sem permitir que a liberdade seja ampliada. É chocante. A entrevista deste livro é intensiva fonte de esclarecimento geopolítico e econômico, que vem acompanhada por uma mensagem positiva aos jovens que desejam iniciar no melhoramento do mundo através de movimentos que os encaminhem a uma ampla participação política e democrática. Noam Chomsky é um grande instrutor e conselheiro.

Challis 23/06/2014

Estas entrevistas certamente vão inspirar tanto os jovens quanto os mais experientes, oferecendo reflexões de uma das vozes mais sóbrias e esclarecedoras da atualidade. Mais uma vez Noam Chomsky mostra que é uma peça fundamental para a compreensão do nosso mundo de hoje. Recomendo sem reservas!

Leia a resenha completa: http://www.acrobatadasletras.com.br/2014/02/resenha-sistemas-de-poder-de-noam.html