A Pausa do Tempo

A Pausa do Tempo Valéria Martins

Resenhas - A Pausa do Tempo

Renata 25/09/2023

Pausa do tempo
Uma leitura cativante,prazerosa e divertida.Deveria ter continuação,gostei demais.
Recomendo muito está leitura.

RUDY 04/04/2017

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:
Já sabem que tenho uma certa dificuldade em fazer resenha sobre livros que gosto muito e aqui é mais um caso do tipo. É o tipo de livro difícil traduzir em palavras, porque deve ser sentido.
Minha identificação foi total com a leitura desde as primeiras páginas. A sintonia com os pensamentos transmitidos da autora foram impressionantes. Percebi que temos pontos de vista bem parecidos e talvez até, os mesmos objetivos de vida.
Foi realmente uma “Pausa no tempo” para mim, onde pude desacelerar o corre-corre diário. Parar para refletir e ordenar as ideias, recarregar o corpo e a mente para dar continuidade à vida com mais tranquilidade.
Vi a inspiração aflorar como a muito não acontecia, comecei a escrever pequenos textos guardados na memória que desabrocharam inesperadamente, nem eu mesma me lembrava que os fatos estavam lá, acumulados e explodiram em palavras.
Na minha opinião, o bom de um livro é justamente fazer florescer o que de melhor temos dentro de nós e foi justamente isso que aconteceu através das experiências e opiniões da autora, fiquei completamente conectada com sua escrita e proporcionou momentos agradáveis e inspirativos.
Recomendo a leitura para todos que gostam textos bem escritos e que transmitem uma opinião firme e convicta sobre diversos assuntos.
Favoritei! Já está entre as melhores leituras do ano!

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/02/resenha-14-pausa-do-tempo-literatura.html
Michelle 02/05/2022minha estante
que bom que esse livro te tocou tão profundamente

Angela Cunha 17/02/2023minha estante
Tão bom quando um livro nos toca dessa forma tão grandiosa!!!
O titulo fazendo jus ao enredo e como não o conhecia, já vou procurar saber mais!!
Precisando respirar rs
Beijo

Ani 17/10/2014

Quando recebi a proposta de resenhar o livro da Valéria eu fiquei muito feliz porque estou amando livros de crônicas. A Pausa do Tempo é uma junção de crônicas publicadas no blog A Pausa do Tempo de 2007 a 2011, divididos por Reflexão, Amor, Literatura, Cotidiano, Viagem, Cinema e Amigos de Blog.
Em todos os textos Valéria nos presenteia (como diz a própria sinopse) com grandes ensinamentos e com momentos vividos durante a sua vida de uma forma simples, a maneira leve da escrita nos transporta para o local que a autora descreve. Quando comecei o livro, realmente dei uma pausa no tempo para viver aquilo, me senti amiga da Valéria, como se estivéssemos sentadas tomando um café enquanto ela me contava um pouco mais da sua vida e espero um dia poder realmente encontrar a autora para poder conversar e conhecer mais histórias.
A Pausa do Tempo foi um livro totalmente diferente do que eu já li, algo de cunho mais pessoal, me fez refletir sobre o que eu quero da minha vida, viagens que quero fazer, lugares que preciso conhecer, autores que preciso ler, filmes para assistir. A escrita é leve, simples e cativante, diagramação ótima. O único defeito do livro são as 156 páginas... Como só 156 páginas? Leria mais e mais.
A resenha de hoje foi curtinha, mas o fato é que eu não encontro palavras para descrever o quanto eu gostei do livro e a vontade de viver que ele me despertou. Agradeço a oportunidade de ler essa obra e aconselho a leitura sem sombra de duvidas, separei alguns quotes para colocar - dessa vez - no final da resenha.

Quotes:

"A liberdade pode ser angustiante... Em certas horas eu pedia um sinal, algo que me indicasse qual direção seguir! Mas na maioria das vezes, esse sinal não vinha e eu tinha que decidir... Sozinha!"

"Concentra-te neste dia que desponta,
pois ele é a própria vida em seu breve curso.
Jazem nele todas as verdades e realidade da tua existência;
a felicidade de crescer, a glória de agir, o esplendor da beleza.
Pois o dia de ontem é apenas um sonho e o amanhã, uma visão.
Mas o dia de hoje, bem vivido,
torna cada dia passado um sonho de felicidade
e cada amanhã uma visão de esperança.
Concentra-te, portanto, neste dia.
Neste dia maravilhoso que desponta!"
(Saudação ao amanhecer - Autor Desconhecido)

"Não faça a sua felicidade depender do que não depende de você."

"[...] E sentir que a vida é mais suave e redonda, muito menos pontiaguda, porque a gente gosta de alguém."

"[...] O amor é a maior aventura da vida e não tem idade para começar."

"Isso me faz acreditar que quando a gente ama o que faz e tem um plano pode e deve investir nele, mesmo que os outros nos chamem de loucos, porque vai voltar. Em dobro, em triplo, multiplicado!"

"Nossas rotinas são tão frágeis. Tudo pode mudar de uma hora para outra, mas seguimos inconscientes disso, talvez porque a consciência seja insuportável."

E para finalizar, deixo uma questão da Valéria para vocês:

"Uma parte de mim continua acreditando que tudo é possível... A maior parte, graças a Deus. Além de tudo, apesar de tudo. E você acredita?"
Eu sim.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2014/10/livros-pausa-do-tempo-valeria-martins.html#more

Tamires 16/03/2015

Resenha publicada no Blog Garota Indecisa
Fiquei muito feliz com a parceria da Valéria e o blog, e mais feliz ainda quando recebi o livro para resenhar.

Pausa no Tempo é o blog da autora, e o livro surgiu a partir dele. Nele temos vários contos e crônicas que a Valeria escreveu no decorrer dos anos ( 2007 até 2011)
A leitura foi fácil e bem gostosa, o livro foi dividido por Reflexão, Amor, Literatura, Cotidiano, Viagem, Cinema e Amigos de Blog.
A Valéria me surpreendeu muito, eu comecei a ler por Reflexão e acabei em poucas horas, e nada se perdeu nenhuma palavra, nenhum verso. Aquelas palavras embora rápidas e simples já que a autora não usou uma linguagem complicada ela deixou tudo natural como se estivesse falando conosco. Ela escreveu com uma delicadeza imensa, as palavras tem uma leveza que é quase impossível de se descrever o quanto é tranquilizador fazer uma pausa e apreciar as palavras dela.
Ao constatar essa facilidade de leitura comecei a ler o livro fora da ordem, isso mesmo, e ele acabou virando meu livro de cabeceira, mesmo eu já tendo lido ele eu deixo ele por perto, por que nunca é demais refletir sobre as palavras da autora.

Não é um livro de auto ajuda pessoal, é um auto conhecimento, você se percebe e se vê nele, principalmente na capítulo: Cotidiano, onde me fez pensar: são dias tão comuns, acontecimentos comuns e como eu pude deixar de notar tanto neles? como eu deixei passar tantos ensinamentos e reflexões na minha vida? Ele te faz despertar para a vida.

O livro foi uma leitura bem diferente, eu costumo ter um livro de cabeceira sim, mas para meditações matinais, e esse veio para complementar isso.
É livro muito pessoal e singular, a escrita muito simples, a diagramação maravilhosa.
A minha edição veio diferente mas gostei da capa do mesmo jeito, apesar de achar que a nova combina bem mais.

Agradeço muito a Valéria pela parceria e pela oportunidade de ler esta obra maravilhosa!

site: http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/2014/10/resenha-uma-pausa-no-tempo-valeria.html

Wesley Alves 19/03/2015

A Pausa do Tempo - Blog Escrevendo Sorrisos
Esse é um dos livros mais especiais na minha caminhada como blogueiro. Foi o primeiro livro que ganhei e o que me deu aquele empurrão, para cada dia ler um pouco mais. Comecei com ele e hoje carrego sempre comigo um livro para fazer uma pausa entre uma tarefa e outra.

Com uma diagramação muito bem feita e com suas paginas amareladas, embarquei em diversas viagens acompanhado de Valeria, a autora. Sabe quando você percebe que não esta mas onde está, mas sim onde os personagens estão? Sim, é assim que me senti.

É difícil ler sem refletir, sem chorar e sem soltar uma gargalhada. As amizades, os familiares e aqueles pequenos momentos ao lado de quem tanto amamos, foram temas dessa obra que traz consigo 69 cronicas.

Em A pausa do tempo, percebemos que para sorrir e aproveitar a vida, não precisamos ter tempo. Precisamos sim, saber valorizar aquilo que é especial e assim pausar tudo, esquecer tudo ao nosso redor e aproveitarmos momentos únicos.

"Enquanto ele falava, fiquei olhando fascinada cada trajeto do seu rosto. Ele vivia cada palavra, sorria, se entristecia, gesticulava. Mas de vez em quando nossos olhares se encontravam e eu sentia: ele está aberto para amar. Que coisa linda! Que coisa doce!"

Você esta aberto pra amar? Então você vai adorar os contos de amor escritos por ela... Serio, amando ou não, seu coração ira bater mais forte com os olhares trocados por corações abertos para o amor e com as aventuras, sentira a vontade de viver livre, feliz, aproveitando cada momento. Mas não para por ai, tem um tiroteio inesperado em um cemitério e muitas viagens...

site: http://blogescrevendosorrisos.blogspot.com.br/2015/03/a-pausa-do-tempo-por-valeria-martins.html

LetíciaBaldez 22/07/2015

[RESENHA] #A PAUSA DO TEMPO
O livro contém diversas crônicas divididas em seções, como: Reflexão, amor, literatura, cotidiano, viagem, cinema e amigos do blog da autora. As crônicas são reflexões que temos em nossa mente que divaga sobre várias situações que presenciamos em nossa vida, cabe a nós interpretá-las da melhor forma que nos convém.
"[...] O amor é a maior aventura da vida e não tem idade para começar."
As crônicas independente das seções remetem ao melhor proveito do que a vida pode nos oferecer e cabe a nós mesmos decidirmos o que fazer com estes momentos variados que fazem parte das páginas deste livro. São reflexões sobre como nos sentimos a cerca de nossa existência, de nossa vida, das experiências que tivemos ao longo dos anos.

Os amores que temos, como filhos, mãe, amores que vão sendo construídos com nosso carinho e dedicação que temos com entes queridos que nos cercam de paz e alegria. A pausa do tempo nos possibilita refletir sobre nossas questões pessoais e sobre o que queremos ou esperamos do futuro. Abre um leque de possibilidades apara uma mudança que vem de dentro pra fora e que nos muda sem que deixemos de ter nossa própria essência.

A autora explorou o livro em primeira pessoa mas sem ter um protagonista principal, na verdade eu me senti a protagonista deste livro pelas situações que foram descritas e em muitos momentos me imaginei enfrentando obstáculos advindos do livro.
"(...) também desejo para mim um relacionamento que seja um verdadeiro encontro, no sentido de transformar para melhor a minha vida e a do meu companheiro, ambos caminhando para cima e para a frente na mesma direção, juntos."
Um ponto muito importante é a linguagem cotidiana que torna o livro uma leitura prazerosa que nos remete a nossa própria vida e nossos medos e emoções que estamos conhecendo. O livro retrata o amor, a dor, o medo, o carinho por alguém, a tristeza pelas perdas e possibilita que nós reflitamos sobre o que queremos para nossas vidas e que devemos buscar o que queremos para que o futuro seja feito por nossas próprias escolhas.

A capa é bem significativa tem muito em comum com as crônicas, as folhas são amarelas, a diagramação é simples e sofisticada e a linguagem é de simples compreensão. Outro ponto que eu gostei no livro foi o enriquecimento cultural, dando ênfase a outros autores e outras nacionalidades que serviram para complementar o todo do livro.
Bom bibouss, essa foi a resenha espero que tenham curtido, fiquem de olho nas redes sociais e deixe nos comentários o que acharam do livro.
Kissus ♥

site: http://sobangulos.blogspot.com.br/2015/07/resenha-pausa-do-tempo.html

Paty 12/01/2016

Crônicas - Olhar da vida
Sabe aquele livro que você acha que foi feito especialmente para você?

Assim aconteceu comigo, ao apreciar A Pausa do Tempo. Primeiro apresentarei a obra, depois minha experiência com a leitura e o que a Valéria conseguiu transformar nesta leitura SUBLIME.

Este livro é um leitura de crônicas, escrita entre Janeiro de 2008 até Dezembro de 2011, para o blog que titula o livro, ou seria o livro que titula o blog? O fato é que a leitura, é uma vivência simples, chegando alguns momentos com experiências inusitadas do dia-dia da Jornalista, seja no trabalho, na vida pessoal, na vida cultural ou sobre suas viagens.

A leitura deste, é dividida em sete temas, cada uma contém seis crônicas, ou mais, sempre focada com sua experiência pessoal. Às vezes vivenciadas, as vezes por meio de um bate papo entre amigos.

Logo no início ela separa cada tema com seguintes títulos:
Reflexão;
Amor;
Literatura
Cotidiano
Viagem
Cinema
Amigos do blog

O último tema, tem apenas uma crônica. É mais um agradecimento, o que não deixa de ser uma leitura supremo.

Um mistura de reflexão da leitura, com a vida, e muitas vezes, refletindo sobre minhas escolhas. É inevitável falar sobre A pausa do tempo, sem poder olhar para si e de como algumas atitudes pode mudar seu dia.
A cada leitura, uma pausa no tempo, para refletir, vivenciar aquele texto, sentir as palavras.

Em várias crônicas vivenciei e refleti. Amei descobrir um pouco a rotina da Jornalista e escritora.
Minha nota foi 5/5
RECOMENDO e Muito, é uma leitura que você pode ler de vez, como pode ser lenta e refletir em cada crônica. Vai ser um livro que irei ler mil vezes e sei que a cada releitura, nova direção, novas reflexões, nova Pausa do Tempo, surgirá sobre a vida
resenha completa no blog

site: http://leiturasplus.blogspot.com.br/2015/11/semana-escritor-1-pausa-do-tempo.html

@biaentreleituras 29/06/2016

Com uma seleção de textos escritos originalmente em seu blog, A Pausa do Tempo, entre Janeiro de 2007 e Dezembro de 2011, Valéria Martins nos presenteia com textos maravilhosos e de linguagem clara e direta. Os textos estão divididos por categorias e são elas: Reflexão, amor, literatura, cotidiano, viagem e cinema.

Os textos são curtos e é possível lê-los fora de ordem, no entanto, em qualquer página que se abra o livro é possível sentir a intensidade nas palavras mesmo com a leveza da escrita. Valéria Martins tem uma escrita graciosa e suas palavras vão de encontro ao nosso coração e nos fazem pensar sobre muitas questões.

Escrito em primeira pessoa, o livro nos fala como se estivéssemos em uma boa prosa. São textos envolventes de modo que ao começar a ler um, você não quer mais parar. A autora mostra um profundo conhecimento sobre cada tema abordado e, com certeza, antes de publicar os textos em seu blog, fez suas pesquisas para mostrar que sabia do que estava falando (ou melhor, escrevendo).

Leia mais no link > http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/2016/06/resenha-pausa-do-tempo.html

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

MãeLiteratura 04/08/2016

Adorei este livro!!
Um livro que reúne crônicas cotidianas, escrito por uma jornalista que também é blogueira, claro que me chamou a atenção! Li sobre A Pausa do Tempo em vários Instagram e fiquei muito curiosa para ler também.

Assim que o livro chegou, furei a fila dos livros programados e devorei esta delícia num dia. Que livro bom! Como é gostoso ler um livro bem escrito, numa linguagem que flui bem, com temas interessantes e que me despertaram várias reflexões.
A Pausa do Tempo, escrito por Valéria Martins, é da Editora Jaguatirica. Formado por textos colhidos do seu blog, traz crônicas escritas num tom muito gostoso. Você tem a impressão que está sentada na cozinha, tomando um café com a Valéria, enquanto ela conta suas impressões sobre a vida, viagens, filhos, música, cinema, enfim sobre nosso cotidiano. Talvez o segredo deste livro tão bom seja esta cumplicidade que desperta no leitor. Os questionamentos, as observações são muito parecidas com as nossas. Valéria encontrou o tom certo para contar sobre a vida, sua vida, mas que poderia ser a nossa, a minha, também.
Com passagens interessantes, por vezes divertidas, engraçadas, poéticas, mas também dolorosas, tristes e um tanto pesadas, mas escritas com cuidado e comprometimento, este livro merece não só ser lido, mas sim degustado, saboreado.O fato da autora ser blogueira, ter uma carreira sólida no jornalismo, ter filhos adolescentes também me chamaram e muito a atenção.
Valéria divide as crônicas em temas: reflexão, amor, literatura, cotidiano, viagem, cinema e amigos do blog. Estas seções tornaram a leitura ainda melhor.Este é o primeiro livro que leio da Editora Jaguatirica e fiquei encantada. A capa é maravilhosa, tem uma luz linda, parece que o livro é iluminado. A diagramação também é diferente e muito bacana, com o título e o nome da autora em posição lateral nas páginas. Folhas em tamanho confortável para leituras e amarelas (amo). Quero ler outros títulos da Editora e também gostaria muito de ler os outros livros escritos pela Valéria.

site: www.maeliteratura.com

Tatyana Zille Esc 25/07/2017

Resenha: A Pausa do Tempo
É a partir do seu Blog: A Pausa do Tempo que a jornalista, agente literária e escritora Valéria Martins decide eternizar suas publicações virtuais em formato de livro, mantendo o título daquele.

A obra foi lançada em 2011 através da Editora Jaguatirica. De ISBN 978-85-66605-05-1, as suas 156 páginas nos apresentam 56 textos que, subdivididos em 6 temas (Reflexão, Amor, Literatura, Cotidiano, Viagem e Cinema) nos trazem leveza, bom humor e emoção, tendo entre si um fio condutor: A reflexão.

As crônicas apresentadas pela autora vão desde a casa e vida de Freud até sua própria vida e suas superações através da mãe, última viagem com seu pai, sobre os filhos, amigos, amores e ainda a solidão, ora libertadora, ora sufocante, porém, sempre tendo o propósito de reencontrar-se consigo mesma.

Em muitos momentos, quiçá a maioria deles, reconhecemo-nos e mergulhamos prazerosamente em sua escrita fluída e despretensiosa - quase um bate-papo entre vizinhos (aqueles que fazíamos tranquilamente, no portão de casa).

"A Pausa do Tempo é uma

parada para respirar e observar a si mesmo (...)

para retornar ao eixo antes de a vida continuar."

VALÉRIA MARTINS

A conclusão da obra se dá não com um, mas com SEIS textos de outros autores de blogs a pedido da própria Valéria, como um sinal de generosidade, respeito e carinho pelos amigos conquistados ao longo do caminho através do amor que os une: O AMOR À JUNÇÃO DAS LETRAS E IDEIAS.

Outros títulos da autora:

Mr. Page e os sonhos (2009);

Encontros com Deus - 21 personalidades narram sua busca espiritual - (1997);

Poesia Numa hora Dessas? (1994);

Eclipse e a Lua - Um dossiê sobre a menopausa - (1994).

site: https://www.tatyanazille.com/single-post/2017/06/30/Resenha-A-Pausa-do-Tempo