Almanegra

Almanegra Jodi Meadows

Resenhas - Almanegra

MiCandeloro 10/02/2016

Mágico e irresistível!
ATENÇÃO, esta resenha pode conter spoilers Almanova. Leiam por sua conta e risco!

Ana era uma almanova que, depois do Escurecimento do Templo, provocado por Menehem, seu falecido pai, passou a ser ainda mais hostilizada pelos cidadãos de Heart, que a culpavam pelo perecimento das almasnegras.

Tudo o que Ana sempre quis era ser aceita como uma cidadã, digna de respeito e confiança, mas essa possibilidade era praticamente remota, principalmente agora, que tantas almasnovas iriam nascer, lembrando o povo para sempre de todos os amigos que perderam por conta delas.

Desde que foi aprisionada dentro do templo por Meuric e conheceu Janan, o todo-poderoso responsável pela reencarnação infinita daqueles que viviam em Range, Ana ficou repleta de dúvidas sobre como a reencarnação funcionava, quem eram as almasnovas, se ela ia reencarnar, como e por que Janan foi detido no Escurecimento do Templo e se isso poderia voltar a acontecer.

Para responder a essas perguntas, foi com Sam até o laboratório secreto de Menehem estudar seus experimentos. Mas mal sabia Ana que descobriria que, por algum motivo, tudo estava ligado às sílfides e, para piorar a desconfiança e o ódio das pessoas em relação a ela, esses monstros incorpóreos pareciam responder ao seu comando.

Lutando para se manter viva, Ana terá que decidir em quem confiar para pôr em prática a sua missão de manter as almasnovas a salvo.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Almanegra é uma das minhas vítimas da falta de tempo e está há meses esquecida na minha estante, me olhando com aquela capa holográfica diva pedindo para ser lida. O livro foi, portanto, a minha escolha de fevereiro para o Desafio Esquecidos na Estante, já que fantasia é um gênero que eu não costumo ler.

Porém, bastou que eu virasse as primeiras páginas para que fosse novamente absorvida para o universo da trilogia Incarnate, me sentindo literalmente em casa. Foi quando me dei conta do quanto senti saudades dos personagens e me questionei por que levei tanto tempo para lê-lo.

A escrita da diva Jodi Meadows segue o mesmo padrão de qualidade do volume antecessor. Narrado em primeira pessoa, testemunhamos os medos e dúvidas de Ana e compartilhamos do seu desejo de fazer a coisa certa.

Aqui, o clima aparenta estar mais obscuro, já que Ana tem que lidar com a sua jornada de autodescoberta, as inseguranças por ser uma almanova vivendo em meio a muitas pessoas que querem vê-la morta e com sentimentos que ela não sabe como lidar, como o amor. Paralelamente à ela, vemos um Sam mais sombrio, ferido por causa dos amigos que morreram, deprimido pelas incertezas que plantam em sua cabeça e mais agressivo por conta de toda hostilidade direcionada à sua amada.

O relacionamento tão perfeito que eles tinham não vai bem das pernas, tudo por causa das intrigas e fofocas que rodeiam a garota, e isso faz questioná-los até onde o sentimento que nutrem um pelo outro pode resistir.

Se isso não bastasse para dificultar a vida de Ana, nos vemos em meio a um mistério, de um motim feito por alguém com a intenção de exterminar as almasnovas. Esse artifício ficou bem legal porque pude brincar de detetive, analisando todas as pistas que me fizeram desconfiar de um monte de inocentes :P

Assim como Ana, começamos a obra com dúvidas e a concluímos com o dobro de perguntas que espero que sejam respondidas no último exemplar. Me cortou o coração várias coisas que aconteceram mas, ao mesmo tempo, me senti inundada pela força de Ana que a vida toda foi tratada como um lixo por ser diferente, mas que nunca desistiu de lutar pelos seus ideais e pelo direito de ser aceita.

Nesse sentido, a autora trabalha de forma análoga, de maneira magistral, o tema relacionado aos preconceitos sociais, também abordando os relacionamentos entre pessoas de idades muito diferentes, comumente vistas com maus olhos; e a corrupção do governo que costuma trabalhar apenas de acordo com os seus interesses. Isso sem mencionar o elemento reencarnação, que nos suscita várias reflexões interessantes.

Almanova e Almanegra são livros que amo demais, que espero que todos vocês tenham a oportunidade de ler um dia. Agora, estou de ressaca e aguardando ansiosamente o lançamento de Infinita.

site: http://www.recantodami.com/

AndyinhA 13/09/2015

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Apesar desta não ser ‘A’ série, achei que a autora tinha levantado um tema interessante e que vi pouquíssimas vezes nos livros jovens, o tema reencarnação é muito comum em livros de temática espírita, por isso, essa série sempre teve esse diferencial. Mas o grande problema tem sido o sentido e sequencia que a autora quer dar em seus livros. Sinto a mesma um pouco perdida e sem rumo. No anterior a sensação era que a autora não sabia para onde dia levar sua história e aqui, este sentimento se confirmou.

Este livro segue os passos depois da finalização do anterior, devido a um grande acontecimento, todos em Heart estão cada vez mais sem saber o que pensar dos almanovas, e Ana é a pessoa sempre questionada e como muitas coisas não existiam ou não tinham explicações antes da chegada da Ana, ela sempre é vista de forma ruim.

Talvez este tenha sido o ponto onde a autora realmente conseguiu mostrar em seu livro, a questão de discriminar as pessoas diferentes, seja por palavras, gestos ou outros meios. E em quase todas as páginas deste livro percebemos uma pitadinha de ofensas e maldades com a protagonista. O novo sempre é visto com algum temor, mas daí a discriminar os outros é um grande passo. Apesar de alguns momentos serem mais sutis que outros, ela conseguiu passar esse aviso.

Porém, a história em si não andou muito, no livro anterior a gente tinha muitas perguntas sobre o mundo criado por Jodi, e achei que aqui ela começaria a dar algumas respostas mais concretas, tem muita coisa que é achismo e a gente acaba o livro a ver navios. Fiquei com a impressão que a autora pensou no enredo, pensou no final, mas a história foi jogada. E sendo repetida diversas vezes ao longo das páginas.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2015/07/poison-books-almanegra-jodi-meadows.html

Raffafust 29/06/2015

Ana – a protagonista – está ao lado de Sam , por quem torço que ela forme um casal desde o primeiro livro, em busca das verdades que precisa descobrir. Seu pai morre e a escuridão do templo acaba caindo a culpa na conta de Ana, o que já é uma constante, desde o primeiro livro por ela ser uma alma virgem todos de Heart acreditam que ela seja amaldiçoada e que o melhor não seria tê-la por perto.
Apoio mesmo ela só encontra em Sam – momento “ que fofo!” – enquanto todos do local querem vê-la pelas costas, inclusive alguns acreditam que a melhor opção seria matar a moça, já que acham que ela é a culpada por tudo de ruim que acontece. Nesse livro a maldade dos que querem vê-la morta ou bem longe dali é muito maior, mesmo que ela só queira o bem de todos, e entenda por um modo que não posso revelar que ela é na verdade um importante elo entre um mundo novo cheio de almasnovas!
O que me fez gostar ainda mais do livro foi a força de Ana , ela não se faz de coitadinha, ela vai atrás do que quer – se bem que a auto estima dela só anda meio baixa em matéria de Sam, que ela demora para aceitar esse amor, vontade de entrar na história e dizer “ se joga, filha!” – e isso é muito bacana, porque dá gás a personagem e nos encanta .
A luta de Ana para provar que não é o que dizem que ela é, o amor de Sam e o romance que só cresce nesse volume e as surpresas que Jodi nos mostra fazem do livro uma leitura deliciosa, e mais uma vez termino um exemplar querendo a continuação para saber como será o desfecho. Adorei o livro.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/06/resenha-almanegra-edvalentina.html

ELB 31/01/2017

Every Little Book
Depois de uma premissa tão maravilhosa, não conseguir não devorar o segundo livro da trilogia Incarnate!
Almanegra parte exatamente do ponto de onde Almanova havia terminado: O escurecimento do templo. Por conta desse acontecimento, as pessoas estão ainda mais cruéis com a Ana, já que o escurecimento do templo foi causado pelo seu pai, e teve como conseqüência a perda de almas antigas que nunca mais poderiam reencarnar. Muitos habitantes acreditam que Ana esteja envolvida nisso e as coisas vão ficando cada vez piores para a Almanova. Apesar de tudo, Ana não irá desistir de encontrar suas próprias respostas, e de fato, muitas perguntas são respondidas nesse livro sobre o mundo criado pela Jodi.

"Janan não queria que eles soubessem.Que fizessem perguntas.Ele guardava um tremendo segredo naquele templo naqueles livros, e, de alguma forma, isso estava ligado às sílfides. Eu só precisava descobrir que segredo era esse - e usá-lo contra Janan."

É dada ao povo de Heart, a autorização para terem filhos a fim de recuperar as almas que se perderam, porém, ao contrário do que se esperava, mais almanovas começam a nascer, causando ainda mais revolta em todos.

A Jodi consegue trazer temas como preconceito, injustiça, intolerância e todos os lados mais sombrios da alma humana. Isso é um dos pontos altos da história.

"- (..) O mundo precisa de você, Ana. Você nos desafia, faz com que as pessoas pensem e abram os olhos para encarar as verdades que passam tempo demais ignorando. De vez em quando, me dou conta do quão perto estivemos de nunca tê-la conosco, e isso me apavora. Nossa imortalidade tem um preço."

Ana e Sam, apesar da forte conexão entre eles, passam a ter que lidar com alguns conflitos. O relacionamento deles ficou em segundo plano nessa seqüência, e isso me deixou um pouquinho decepcionada. A autora abordou um tema extremamente interessante e inovador, e minhas expectativas e meu encantamento sempre estiveram voltados para a relação da Ana com Sam, o amadurecimento dos dois, a luta da Ana para ser aceita pelas outras almas de Heart, seu aprendizado, e claro, as aulas de música! Eu queria mais detalhes das vidas passadas dos meus personagens favoritos em vez de todo esse mistério cansativo em torno do templo e de Janan. Esse é o único ponto que continua não me agradando nos livros. Embora isso não deixe de forma alguma a trilogia Incarnate menos incrível. Infinitas coisas compensam a existência chata de Janan (hahaha). E os poucos momentos da Ana e do Sam em Almanegra são extremamente fofos e marcantes, apesar de tudo.

Ana vai descobrir que tem amigos, que tem um lar; e que contradizendo tudo o que lhe foi ensinado até agora, ela tem tanto o direito de amar quanto o de se deixar ser amada. E finalmente, ela irá descobrir a verdade sobre Janan e sobre as Sílfides, e essa verdade será avassaladora para ela.

"(...) O corpo dele relaxou e a voz aqueceu, como se ele já soubesse. Quando sorri e ergui o rosto, Sam me beijou com tanta doçura que meu corpo inteiro estremeceu de desejo e adoração. Que outra pessoa no mundo conseguiria me fazer tão completa?
Ninguém. Somente Sam. Sempre fora ele".

A autora continua com sua narrativa poética, fluída e maravilhosa. A Trama traz mais ação, outros arcos e novos personagens são inseridos na história. A música também continua presente, e ainda é uma das partes mais tocantes do livro. A Jodi realmente criou um mundo totalmente novo e encantador.

E o que falar da edição da Valentina holograficamente linda e impecável?
Todos os elogios do mundo!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2016/04/resenhaalmanegra-jodi-meadows.html

Lanny 30/12/2018

E vamos mais fundo...
Esse livro mostrou uma camada a mais que não imaginei. A leitura leve do primeiro continua, mas tem um toque a mais de coisas estranhas e às vezes difíceis de compreender com uma análise da psique humana e seu medo da morte.

Lucas 07/06/2016

Inferior ao 1, mas ainda sim, é bom.
Acabei o Almanova naquela expectativa imensa pro Almanegra. Tomei um banho de água fria. O Almanegra começa muito lento e a autora dá uma enrolada bonita em muito do livro. As coisas boas que valem a pena ressaltar é o preconceito com as novas almasnovas que nasceram após o escurecimento do templo no livro anterior.

Tipo, as pessoas tentando matar bebês????
É bem forte.

Sem contar com um mistério que vem de onde você nem esperava.

O final é que o negócio fica bom. Um plot twist que pega a história e vira ela de cabeça pra baixo. E vc fica??????
Não estou ansioso pro Infinita. Vou ler? sim. Mas, vou com mais cautela, sem esperar nada. Quero ver a autora me surpreender na conclusão da trilogia.

Vai Lendo 08/05/2018

Uma continuação para a eternidade
Viver para sempre e ter a chance de recomeçar ou viver intensamente uma única vez? Em "Almanegra", segundo volume da trilogia "Incarnate", publicado pela editora Valentina, Jodi Meadows aprofunda os questionamentos sobre as almas e as reencarnações, bem como traz novos conflitos e reflexões que dão um ritmo intenso e sensível à continuação da saga de Ana, a almanova.

Neste segundo livro, Ana segue tentando viver à sua própria maneira, aprendendo e absorvendo tudo o que pode de um mundo já conhecido por todos há cinco mil anos, mas que, para ela, é totalmente desconhecido e inédito. Como se não bastasse ser a única almanova, ela ainda precisa lidar com as consequências do Escurecimento do Templo, provocado por seu pai. Agora, ela também recebe a culpa pela perda definitiva de vários cidadãos de Hart e pelas almanovas que irão nascer em seu lugar. E ainda entender o comportamento incomum das sílfides, que parecem agir de maneira diferente perto dela. Desejando apenas poder viver e amar como qualquer cidadão de Hart, Ana terá que lutar por si, pelas almanovas e pelo seu amor, se é que ela pode amar.

"Almanegra" me impressionou. Positivamente. Sempre falo isso em minhas resenhas de continuações, mas eu acho muito complicado avaliar um segundo livro de uma série e/ou trilogia, uma vez que, para mim, um segundo volume é basicamente uma transição, uma preparação para o clímax, para o volume final. Então, quando um segundo livro consegue não apenas manter o ritmo do primeiro e, às vezes, ser ainda melhor, eu me empolgo. Muito. Como me empolguei com "Almanegra".

Jodi desenvolveu mais as questões referentes às almanovas, portanto, tivemos maiores esclarecimentos sobre as origens de Ana e o significado de sua existência. Ao mesmo tempo, com as almanegras, a autora também aumentou o debate sobre segregação, preconceito, igualdade e os conflitos sociais, tocando em questões muito importantes e profundas. Sendo fantasia, "Almanegra" conseguiu trazer seriedade a essas reflexões, sem, contudo, perder a magia e/ou a leveza, nos momentos oportunos. O livro aborda bastante essa dificuldade de a sociedade conviver com o que ela considera diferente para os seus padrões, bem como a acomodação, que, muitas vezes, entra em conflito com a própria ética.

Ana, por sua vez, segue com sua personalidade forte e cativante. E melhorada neste segundo livro. Mais forte, mais destemida e determinada a sobreviver e a proteger os seus. É emocionante vê-la se descobrir, desabrochar e, mais do que isso, superar seus medos, sua insegurança e lutar. Sam, como sempre, é encantador. E o romance dos dois é de arrancar suspiros. Achei muito interessante alguns questionamentos levantados pela autora no quesito relações pessoais, através dos dois e de suas diferenças. E tudo com naturalidade. Menção honrosa para alguns novos personagens apresentados na história (oi, Cris) e para os coadjuvantes que desempenharam papéis fundamentais para garantir esse ritmo frenético e surpreendente da obra.

"Almanegra" fala sobre julgamentos, empatia, solidariedade, tirania, compaixão, extremismo e esperança. Fala de amor. Um amor que transcende a morte. Eterno. Imortal. É romance. É fantasia. É forte. É delicado. E, depois disso, mal posso esperar para saber como essa história termina.

site: http://www.vailendo.com.br/2018/05/04/almanegra-trilogia-incarnate-volume-2-de-jodi-meadows-resenha/

Adriana 14/02/2018

Não empolga
Achei que ia melhorar mas continua sem empolgar....
A Ana continua sem graça e o Sam um indeciso
Lanny 30/12/2018minha estante
Sam indeciso? Quando? Nunca vi isso na personalidade dele.

Marjebooks 13/06/2015

Surpreendente
OBS: A Resenha contém spoiler de Almanova.

Tenho que dizer que tava ansiosa pra caramba para que a Valentina lançasse esse livro, que estava até com medo de acontecer a mesma coisa que aconteceu com A Herdeira, que foi esperar demais e me decepcionar, mas felizmente não aconteceu de tal forma, eu esperava mais do livro só que ele supriu minhas expectativas, no começo dele nós continuamos mais ou menos um ano depois do escurecimento do templo, que foi o final de Almanova. No primeiro capitulo nós encontramos Sam e Ana buscando sobre as pesquisas de Menehem, o pai de Ana, sobre como ele conseguiu enfraquecer temporariamente o Janan.

"— Eu iria a qualquer lugar com você. — Ele tocou meu rosto. — Não importa a distância, o lugar nem porquê. Quero fica com você, custe o que custar." Pag. 328

Nesse segundo volume da trilogia Incarnate Ana está ainda mais confusa sobre o que pode e não pode sentir, se deve ou não deve amar, com o tempo isso começa a ficar frustrante, mas eu não a culpo, se a autora permitisse que ela amasse de cara meio que desconstruiria a personagem, porque sabemos que ela foi criada de forma medíocre por Li. O livro quase inteiro é uma onda de descobertas, durante as aventuras de Ana por Heart descobrimos que Janan não merece ser idolatrado como é, o romance do livro passa por altos e baixos, cá entre nós Sam é cinco mil anos mais velho que a Ana, no livro nós conhecemos um pouco mais sobre a Sarit e a Stef, nós conhecemos o Cris um personagem que eu particularmente amei, e descobrimos as mentiras por trás do Conselho. O final do livro me deixou de queixo caído, realmente não era o que eu espera. A narração da Jodi continua fluida e fácil, eu esperava mais do livro, mas ele não me desapontou eu realmente gostei mais da Ana desse livro, pois ela se tornou mais ousada e superou diversos traumas. Minha nota para esse exemplar é 4,1/5,0.

site: http://marjebooks.blogspot.com.br/

Bruna.Batista 09/11/2016

O preço da imortalidade!!
No segundo livro da saga, Ana descobre o que é amar e ser amada. Mas nem tudo são flores. Ela também descobre o plano de Janan e toda verdadeira história sobre o início da vida em Heart. Agora ela precisa impedir Janan de renascer, salvar as almas novas e todos seus amigos que vivem ali. Mesmo com ajuda de Sam, ela será capaz de obter a vitória??

Glaucia @blogmaisquelivros 16/03/2016

Almanegra é o segundo livro da Trilogia Incarnate, escrito por Jodi Meadows e lançado no Brasil pela Editora Valentina. No livro anterior o templo de Janan foi novamente escurecido, trazendo caos e morte para os habitantes da cidade de Heart. Perante o conselho e a almas negras, resta apenas uma pergunta: será que essas almas irão reencarnar? Ou mais almas novas surgirão tomando o lugar das almas negras? Quando Ana veio ao mundo, após o escurecimento do templo, a alma de Ciana se perdeu, e agora, será que mais alguém será perdido? Devido a essas dúvidas e ao fato de tal tragédia ser relacionada a Ana injustamente, percebemos que as leis criadas pelo Conselho de Heart para proteção da vida de nossa protagonista - a única alma nova da cidade, não vem surtindo efeito, pelo contrário, a moça é constantemente apedrejada quando anda na rua, escuta comentários maldosos, e ainda é alvo de fofocas.. Porém mesmo sofrendo muitos tipos de preconceito, Ana se mostra uma protagonista forte, paciente e determinada.

Apesar de não ter a mesma experiência de 5000 anos de existência como os demais cidadãos, Ana aprende rápido tarefas que muitos levaram bastante tempo para aprender. E o que deveria ser algo bom, já que por ser uma alma nova, Ana tem uma visão diferente das coisas, acaba tornando a vida da moça ainda mais difícil, pois a ideia de mais almas novas nascerem, significa que almas negras estão sendo perdidas e substituídas.

Além de acompanharmos o desenrolar de uma trama cheia de reviravoltas, surpresas e traições. Em Almanegra começamos a desvendar os mistérios por trás das reencarnações, entendemos o preço para que elas ocorram e temos mais informações sobre Janan – o ser poderoso responsável por todas elas.

O amor entre Ana e Sam continua a se fortalecer, e o relacionamento entre os dois começa a se tornar algo mais intenso, mas como nem tudo são flores, o casal ainda esbarra em muitos problemas para permanecerem juntos, sendo um deles a barreira de 5000 anos entre sua existência, por isso, talvez viver esse amor seja algo inapropriado perante a sociedade de Heart. Será que o amor entre o casal irá ser forte o suficiente para sobreviver a tantas dificuldades e preconceitos? E como será para Ana, que cresceu escutando que uma sem alma não poderia amar?

Aquelas palavras. Elas faziam meu coração bater mais rápido. Queria ser capaz de lhe dizer como eu me sentia, o que ele provavelmente desejava escutar, mas só de pensar nas palavras eu começava a suar. Pessoas sem alma não podiam amar. (pág. 54)

No decorrer da trama a autora insere novos personagens que darão ainda mais valor a história, sendo alguns deles peças importantes para ajudar Ana e Sam a desvendar alguns mistérios. Meadows ainda levanta pontos importantes sobre as sílfides (as sombras negras que queimam aqueles que ousem chegar perto) e seus comportamentos estranhos durante a história. As aulas de Ana e as músicas de Sam também permanecem como fatores de grande importância tanto para a história, como para a permanência de Ana em Heart.

Acho que amor é a coisa mais importante. Alguém que não nos ama e nos usa para machucar outros não merece nossa devoção. (pág. 212)

Jodi Meadows criou uma trama cheia de música, romance e fantasia. E ainda conseguiu tocar em questões importantes como o preconceito, o egoísmo e o medo de mudanças. Terminei o livro ainda mais apaixonada por Sam, Ana e seus amigos, principalmente Cris e Stef, que passaram por cima de seus sentimentos e se mostraram pessoas honradas e de grande valor.

Em relação a diagramação do livro, a Editora Valentina está de parabéns. A edição de Almanegra está ainda linda que Almanova, com capa holográfica, folhas amareladas e fonte de bom tamanho.

Para leitores que buscam uma história com romance, mistério e fantasia, Almanegra é mais do que indicado.

Você nos desafia, faz com que as pessoas pensem e abram os olhos para encarar as verdades que passaram tempo demais ignorando. (261)

site: http://www.maisquelivros.com/search?q=almanegra

Kari 30/03/2018

Após seu pai ter causado as mortes das almas antigas de propósito, tanto Ana quanto Heart como um todo está passando por um período de luto. Porém, nem todos são compreensíveis e entendem que Ana não é a responsável pelo ocorrido. Se antes de tudo isso a vida dela já era complicada, agora piorou. Principalmente com o fato de que estarão surgindo almanovas.

Em paralelo ao surgimento das almanovas, temos o relacionamento de Ana e Sam, que começa a evoluir para algo um pouco mais romântico, porém ainda em um ritmo mais lento, construindo assim as bases de um possível relacionamento.

"- Que preço? - O corpo dele relaxou e a voz aqueceu, como se ele já soubesse. Quando sorri e ergui o rosto, Sam me beijou com tanta doçura que meu corpo inteiro estremeceu de desejo e adoração. Que outra pessoa no mundo conseguiria me fazer tão completa? Ninguém. Somente Sam. Sempre fora ele". (p. 35)

Nesse segundo livro, vemos uma Ana mais madura, consciente de que precisa agir para ver melhorias nessa sociedade arcaica. Também observamos que ela consegue criar laços estreitos com alguns personagens e despertar a ira, o ressentimento e o ciúmes em outros.

A trilogia Incarnate tem uma temática diferente e uma trama envolvente. É difícil não se apaixonar por Sam, assim como não ficar curiosa com os segredos por trás do templo de Heart.

Fernanda 19/06/2015

Resenha: Almanegra
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/06/resenha-almanegra-jodi-meadows.html

Carolina DC 30/07/2015

Surpreendente!
O local: A maior parte da história é em Heart, mas existem algumas cenas no Chalé da Rosa Lilás em Range.

Os personagens: Ana é uma protagonista forte, que consegue lidar com as adversidades do passado de forma louvável. O modo como ela defende o próximo, até mesmo aqueles que não nasceram ainda é impressionante. Sua intensidade é palpável e desperta ao leitor, um carinho especial.
Sam continua com seu jeito calmo e reservado. Amante de música, passional e honrado, ele arranca suspiros durante a leitura.
Alguns personagens que apareceram no primeiro livro começam a se destacar, como a Sarit. Conhecemos uma personagem divertida e amiga, leal e com muito bom humor.
Novos personagens também aparecem: Cris, o famoso criados das rosas "azuis" e Merton, um homem muito preconceituoso e cheio de raiva.

Enredo/ Trama/ Narrativa e História: Esse segundo livro da trilogia trouxe algumas revelações interessantes para a trama. Ana começa a defender seus pontos de vistas e ideais, principalmente em relação as almanovas que estão surgindo. Por ter sido sempre marginalizada, ela sabe muito bem que nem todos os habitantes concordam com o que está acontecendo e podem ser cruéis e perigosos. Um bom exemplo disso é Merton, que além de realizar inúmeros discursos contra os almanovas. A trama não gira em torno de um único assunto e essa diversidade prende ainda mais a atenção do leitor. Ana começa a fazer amigos e após a visita ao Templo no livro anterior, ela descobrirá a verdade sobre Janam. A verdade por trás de toda Heart e por todos os renascimentos é avassaladora.

"Janan não queria que eles soubessem.
Eu só precisava descobrir que segredo era esse - e usá-lo contra Janan." (p. 49)

Como se não bastasse, a autora também incluiu o mistério das Sílfides e seu comportamento estranho. E é claro, temos também o lado de relacionamento entre Ana e Sam.

Ninguém. Somente Sam.
Sempre fora ele". (p. 35)

O livro é narrado em primeira pessoa pela Ana e conseguimos acompanhar em primeira mão seu amadurecimento.
Eu havia comentado a falta de interação com os seres sobrenaturais, e nesse livro existe uma maior interação com as Sílfides. Ainda assim, faltaram cenas com os centauros, trolls e unicórnios.

A escrita da autora: É fluida e coesa, tornando-se viciante.

Revisão/ Diagramação/Layout e Capa: Da mesma forma que o livro anterior, o trabalho da editora nessa continuação foi impecável. A capa combina com a capa do livro anterior e o brilho a torna ainda mais exuberante.

Uma história delicada e intensa, que fala de amor, ciúmes e redenção. Um final de tirar o fôlego e personagens inesquecíveis completam com primor "Almanegra".

"O que acontecia após a morte? Para onde você ia? E o que fazia? O que mais assustava todo mundo era a possibilidade de você simplesmente acabar". (p. 09)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Carol Ribeiro @carolcombina 06/07/2017

Dinâmico e surpreendente...
Superando minhas expectativas, este volume tem uma dose farta de ação, suspense e uma pitada de romance. Diferente do primeiro livro, não tem um único capítulo moroso e traz muitas novas questões e situações que enriquecem a trama.
Os mistérios continuam, mas a história vai se desenrolando sobre a cidade, a existência do Deus Janan, as relações entre os moradores e as características existenciais das sílfides.
Ana, a alma-nova ganha mais força, inteligência e sagacidade, conseguindo perceber as nuances da trama.
É daqueles livros que a gente não consegue largar 1 segundo e fica imerso querendo acompanhar cada próximo passo!!! Já estou me coçando pra ler o próximo e acho que se o último for tão bom quanto esse, a trilogia vai ser promovida à minha classe de FAVORITOS!