Diário de um Exorcista Luciano Milici
Renato Siqueira

Resenhas - Diário de um Exorcista

Patrícia 01/09/2021

Gostei
Para quem tem curiosidade sobre exorcismo e histórias sobre, esse é um bom livro para se ler. Indico. Mas dá medo.

Diego 11/07/2014

Gostei
Pessoal, gosto muito de filmes e livros desse gênero. Achei a história do "Diário de um exorcista" interessante e com reviravoltas bacanas.
Não tem a densidade dos livros "O Exorcista" ou "Horror em Amitytville", mas diverte. O Diário é mais focado nas cenas de exorcimos e no duelo entre o bem e mal. É legal pra caramba acompanhar a tragetória e as dúvidas do padre.
Eu gosto mais de livros em que há uma descrição detalhada dos acontecimentos sobrenaturais, de como eles se relacionam com as pessoas, etc. O Diário tem um pouco disso, mas poderia ter mais.
Mas, enfim, eu recomendo.
Abraços

Scopel 02/03/2016

Um exemplar brasileiro
É muito bom poder ler histórias que se passam em Minas ou São Paulo e não no Maine ou Nova York. Tenho visto livros de terror brasileiros bastante interessantes ultimamente que mostram que se quisermos podemos ser se não totalmente independentes na criatividade e nos temas pelo menos podemos regionalizar sentimentos e ambientes.

Diário de um Exorcista é altamente recomendado para quem é fã de exorcismos e histórias de possessão. Os fãs de terror em geral e os de histórias de exorcismo em particular sabem muito bem que o medo é algo bastante particular e o quão é problemático assustar (além do choque e do susto) com cenas gráficas. É o que Stephen King chama de "o dilema da porta fechada": sempre que se mostra o mostro por de trás da porta corre-se o risco que quebrar toda a tensão e terror antes construídos. Muitas vezes é melhor deixar a porta fechada e que os sons e ruídos que dali provêm criem os mostros particulares dentro da cabeça de cada um.

Este tipo de dilema dificilmente se colocará quando o tema é exorcismo e possessão. Neste caso particular é uma pena, pois nos deparamos no livro com o tema a escalada do domínio das trevas sobre o mundo. Seria interessante se os autores abordassem de maneira mais profunda, para além de uma perspectiva puramente moral (e moral católica, por sinal) os impactos desta escalada na vida das pessoas ou como o sistema econômico mundial como está favorece a propagação do mal ao promover e premiar valores como o egoísmo, a ganância, o consumismo e o individualismo através da distribuição desigual da riqueza e do acumulo de grande parte da produção global nas mão de tão poucos. Este ponto de vista é totalmente coerente com a visão dos autores - e até levemente considerado - e deixa claro como mal não é algo que está em nós, mas algo que nos precede, corrompe e domina. O mal é velho. Sempre foi assim? Precisa ser assim? Cristo achava que não.

Juliano 21/01/2021

Diário de um Exorcista
Diário de um Exorcista conta a história do padre Lucas Vidal, um renomado exorcista que dedicou sua vida para combater as forças do mal. Ele é movido pela sua fé no cristianismo e por um senso óbvio de justiça, mas a vingança também é um fator motivador para suas empreitadas, que envolvem membros do vaticano, seus familiares, espíritos com aparições enigmáticas e entidades sobrenaturais que se manifestam na Terra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A narrativa é repleta de flashbacks e intercalada com trechos de um breviário teórico sobre exorcismo, mas tem uma linearidade bem coerente e a trama principal não fica confusa. Aliás, muito pelo contrário. Os elementos são apresentados de maneira gradativa, gerando um clima de mistério, proporcionando uma ótima experiência de leitura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além do livro, a história do exorcista Lucas Vidal também é retratada no filme de mesmo nome, filmado e distribuído em 2016, dois anos após o lançamento da versão escrita. A diferença de elementos nos dois formatos é visível, sendo que o texto é bem mais completo, mas isso não é suficiente para desmerecer a versão audiovisual. Os cortes foram criativos e o filme consegue apresentar o mesmo enredo sem perder o sentido. Essa edição da Generale inclui uma mídia interativa com trailer do filme, erros de gravação, making of e trilha sonora completa com 16 músicas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os criadores Renato Siqueira e Luciano Milici acertaram na dose. Diário de um Exorcista é uma obra com todos os elementos necessários para um bom terror sobrenatural com foco em possessões demoníacas. Esse livro é indispensável na estante dos leitores/colecionadores de terror literário.

site: www.instagram.com/livrosinsanos

Rosan 06/06/2021

Eu acho que nunca li nada de terror, então não tenho uma base. Mas pra quem ta começando eu acho muito legal.
Gosto do fato dele ser nacional e citar cidades brasileiras, trás uma aproximação muito boa (ou ruim, porque ai você pensa em exorcismos perto de você).
Um grande erro foi eu ter abandonado a leitura, pois quando voltei eu fiquei "caramba, isso é muito bom, porque larguei?", mas quando retornei a leitura, terminei rapidinho.
Achei dispensável a parte dos meninos filmando o documentário, mas foi por conta dela que teve um fim bem interessante.
Fiquei curiosa pra assistir o filme.

Albert Lucas 26/10/2015

Sinistro e impactante
Simplesmente incrível, não é muito assustador como eu esperava,
porém é muito gráfico e impressiona ao ler os casos sobrenaturais
do padre Lucas.
Capa perfeita e o fato de ser brasileiro me alegrou muito, deviamos investir mais
em nossa literatura e em nossos autores!!!!

Alessandro.Bortoleto 11/11/2016

Envolvente, empolgante e de dar medo!
Aprecio deveras literatura nacional de terror, e sempre que posso, leio com muito prazer autores brasileiros. Faz pouco tempo, conheci o filme Diário de Um Exorcista Zero, de Renato Siqueira através de um trailer que assisti no Facebook. Empolgado com a possibilidade de um filme de qualidade, sobre um tema que gosto bastante, fui pesquisar e descobri que existia o livro também.

O livro tem duas opções de venda, uma que acompanha um CD com trailer, músicas do filme, bastidores da gravação e outra versão mais simples. A cópia que adquiri contém o CD, pois, fiquei muito curioso quanto a trilha sonora e os bastidores. A capa é extremamente bem elaborada e assustadora. Nos capítulos finais da obra, foram colocadas imagens do filme, deixando ele ainda mais sinistro.

O texto é muito bem escrito, bem diagramado e a revisão, não deixa nada a desejar. A narrativa começa em terceira pessoa, descrevendo alguns momentos de dois estudantes de cinema. Ainda nas primeiras páginas, passa a ser narrado pelo personagem principal do livro e segue assim até quase o final, onde volta a citar alguns acontecimentos com os estudantes. O texto é envolvente e não me recordo de passagens que me fizeram estacionar a leitura, sendo bem fluída e harmoniosa até seu desfecho.

O final da história é realmente surpreendente e inesperado, revelando que os autores, além de terem estudado bastante sobre o tema, sabem criar suspense e prender a atenção de seus leitores. Sem contar, que nas considerações finais da obra, eles narram algumas curiosidades ocorridas durante a gravação do filme, como coisas que inexplicavelmente deram errado, ou assustaram à produção do longa e até mesmo, fatos que os fizeram dispensar candidatos, ainda na seletiva de atores.

Para finalizar, vale ressaltar que a obra realmente é muito bem elaborada, não deixando nadinha a desejar em questão de escrita, diagramação, escolha de capa, desenvolvimento do enredo, edição e revisão. Claro que recomendo que leiam O Diário de Um Exorcista e conheçam ao Padre Lucas Vidal e seu tutor Padre Thomas Biaggio, mesmo que não sejam católicos e mesmo que não gostem de terror. Meus parabéns aos autores e espero que surjam novos livros, para nosso deleite, dessas mentes inspiradas!

Danielle 08/05/2015

assustador
Já vi alguns filmes sobre exorcismo, dos quais mais senti medo foram O Exorcista e O exorcismo de Emily Rose, e na literatura só me lembro de ter lido O exorcista, que não chegou a me causar tanto impacto por ter visto o filme antes, e foi então que em um feira de livros me deparei com o livro Diário de um exorcista, que me chamou atenção logo pela capa, e quando vi que era de autores brasileiros, fiquei mais interessada ainda. Não comprei o livro na hora porque vi que na internet estava mais barato e procurei saber mais sobre a obra para ver se valeria a pena, então acabei descobrindo que o livro foi escrito pelo cineasta Renato Siqueira em parceria com o romancista Luciano Milici, e o filme já foi gravado, já existe até o trailer (que aliás eu amei). Ainda não tem uma previsão de data do filme nas telonas, aliás o Brasil não costuma investir muito no gênero, mas estou torcendo pelo sucesso do longa.

Agora vamos ao que interessa, o livro, como os autores relatam é baseado em fatos reais, a história teve que ser passada em alguns momentos com um toque de ficção porém bem próximo da realidade de acordo com os relatos dos padres entrevistados que praticam exorcismo (na trama foi transformado em apenas 1 padre) e uma família que foi afetada, os nomes foram alterados para preservação dos envolvidos. O livro inicia com dois jovens que procuram o padre exorcista Lucas Vidal para fazer o trabalho de conclusão do curso da faculdade de cinema, coisas estranhas já começam a acontecer quando os jovens estão a caminho de encontrar o padre. Quando os jovens já estão com o padre, o mesmo começa a narrar suas experiências com o sobrenatural que se inicia na sua infância com o suicídio de seu pai provavelmente relacionado com fenômenos demoníacos. Com o tempo Lucas decidiu seguir o sacerdócio e se interessou muito na parte de exorcismo, chegando a pesquisar as muitas obras sobre o tema, até que recebe um convite de um ex-professor para indicá-lo a ser assistente de um famoso padre exorcista e novamente Lucas vai se confrontar com os fantasmas de sua infância que estavam adormecidos. Os relatos me fizeram ficar presa a leitura e ao mesmo tempo sentir medo, coisa que nem toda obra de terror consegue me proporcionar. Ao finalizar a leitura (à noite) confesso que fiquei com medo de dormir com o livro no mesmo quarto, (depois de tudo que li e ainda após ler as curiosidades sobre o filme) e o levei para outro cômodo da casa, obviamente tive pesadelos naquela noite.

O livro vem com DVD com trailer do filme, trilha sonora, making off, erros de gravação e fotos.

O livro me surpreendeu positivamente e cumpriu o objetivo de um bom livro de terror que é provocar medo. Recomendo a todos que gostem do gênero.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Carmem.Monteiro 15/04/2016

O diário de um exorcista
livro muito bom , realmente me surpreendeu por ser de um autor brasileiro, não deixa a desejar em nada no que se diz respeito a terror, me arrisco a dizer que esse foi um dos melhores , se não o melhor livro que eu já li no tema exorcismo. Só achei um pouco parecido com o filme O Ritual, mas tirando isso, é uma excelente leitura.

@Vicahelena 16/08/2016

"O importante não é para onde a alma vai, mas como ela volta."
O Diário de um Exorcista é um livro que conta a historia real de um moço chamado Lucas Vidal, que logo nos primeiros anos de sua infância foi acometido de acontecimentos um tanto estranhos pra uma família tradicional do interior de São Paulo. Tradicional, católica, com muita fé em Deus e, até então, feliz.
Seus pais eram um casal de um amor exemplar, e a convivência com sua irmã mais velha das melhores possíveis. Brincadeiras, risadas e um pouquinho de provocação, comum nas melhores famílias.
Até que certo dia seu pai começou a ter comportamentos divergentes do cotidiano, trazendo para dentro de casa o caos. Caos e o próprio Diabo. "Certas portas não devem nunca ser abertas."
Lucas tinha apenas 12 anos quando, em uma missa na Igreja perto de sua casa, teve a revelação celestial de sua missão de vida: ser um padre exorcista e livrar sua família do mau.
E assim aconteceu. Aos 27 anos, já reconhecido em seu ofício, foi recompensado com uma pequena paróquia em um bairro tradicional da cidade de São Paulo. Conhecera padres influentes e grandes exorcistas reconhecidos internacionalmente. Padre Lucas estava apto a começar sua longa caminhada de lutas -diárias- contra demônios. Mas nem imaginava que a maior luta seria contra si mesmo. "Como lutar contra as trevas, quando elas se escondem dentro de você?"

Ao longo da historia são descritas cenas de exorcismos, rituais, passagens do Breviário do Padre Bórgio Staverve, e muito conhecimento real sobre não ser influenciado por forças do mal. "O homem que se domina é impenetrável e inacessível aos Reinos das Trevas."
O livro é bastante envolvente e tem fotografias de cenas do filme. Vale muito a pena te-lo na estante. E agora resta ver o filme.
Victória

Primarcolino 27/09/2016

Diário de um Exorcista
Diário de um exorcista conta uma história dentro de outra história. Tudo começa com dois colegas de faculdade precisando entregar um documentário no final do curso de cinema. Então eles vão até a casa do padre Lucas e pedem para ele relatar algum de seus casos de exorcismo. No caminho até a casa do padre coisas estranhas já começam a acontecer. Chegando lá dizem que será uma entrevista livre, sem perguntas, que é somente ele ir lembrando dos fatos e contando para a câmera.

Então o livro te transporta para a história do padre, onde ele conta sobre a família dele, que eram muito unidos, mas após um tempo ele notou gradativamente as coisas em casa estavam se transformando, porém devido a ser muito jovem não entendia o porque.

Com o passar dos dias seu pai se suicida, pois estava possuído e esse foi o primeiro contato que o padre teve com o sobrenatural. Logo após Lucas recebe o chamado para entrar na igreja. Quando se forma ele é contactado para começar um treinamento para exorcizar e coisas muito sinistras começam a acontecer...

Eu adorei o livro, tem um conteúdo muito interessante, e o mais impressionante é que é baseado em fatos reais. No inicio do livro o autor avisa que algumas partes podem ter sido "enfeitadas" para dar um acabamento melhor na obra. Ficou muito bom, mas o que me encantou é não foi possível distinguir o que era verídico e o que era fictício.

Achei um livro rápido de ler, de linguagem bem acessível, não notei nenhum erro de português e embora seja a história de um padre, ele não tenta implantar uma religião em ninguém.

O gráfico do livro é muito bonito e intenso, caracterizando bem o assunto, inclusive no interior consta algumas fotos do filme que foi feito baseado na obra. Não que eu acredite (muito) nessas coisas, mas é inevitável sentir um pouco de medo enquanto está lendo, pois um dos pontos marcantes do livro é o suspense. Realmente recomendo a leitura, independente da religião ou crença.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2016/02/resenha-diario-de-um-exorcista-renato-siqueira-luciano-milici.html

multiversonews 07/11/2016

Resenha – Diário de um Exorcista, de Renato Siqueira e Luciano Milici
“Diário de um Exorcista” é um livro da literatura nacional, que narra a história real do padre/exorcista Lucas Vidal (o nome original foi mantido à pedido da família), que desde criança presencia atividades demoníacas e paranormais em torno de sua família e amigos. Após a misteriosa morte do seu pai, ele decide entrar para a igreja a procura do mal que o tormenta durante toda a sua vida.

Se você é uma pessoa extremamente religiosa, ou no mínimo católica, eu não recomendaria ler esse livro. A história não só cumpre o seu papel de assustar ou dar medo, “Diário de um Exorcista” é uma obra que testa os seus limites, desafia as suas crenças e lhe coloca em constante pensamento em acreditar ou não no que está lendo, por mais que seja ou não religioso.

Eu até arriscaria dizer ser um marco na arte brasileira, diferente de tudo que estamos acostumados a ver por aqui, o livro é derivado de um filme independente feito por Renato Siqueira (que estará em cartaz em breve), que irá praticamente revolucionar o cinema nacional, o filme/livro expõe as práticas secretas e polêmicas do Vaticano, como o “ritual da cruz”, que eu não gostaria de entrar muito em detalhes para não estragar as surpresas à caminho de quem começar a ler
CONTINUE AQUI:

site: http://multiversonews.com/resenha-diario-de-um-exorcista-de/

Paulascrap 20/10/2022

Instigante!..
"Exorcistas que caem na soberba de não preparem um aprendiz estão fadados à morte. Um equipe eficaz de exorcismo deve ter dois padres, o mestre e o aprendiz. Juntos, eles se fecharão no círculo sagrado que não deve ser de maneira nenhuma quebrado"."

📖👻 Bruno e Renan, estudantes de cinema, decidem registrar a história baseada em fatos reais do padre Lucas Vidal - um dos maiores exorcistas da América Latina - a intenção era saber um pouco mais sobre detalhes dos exorcimos já realizados por ele, mas não esperavam não esperavam ver o Mal de perto, e até o momento um deles se encontra desaparecido.

📖👻 Durante a leitura teremos capítulos extras com notas e explicações das regras dos exorcimos, como ele deve ser realizado e todosos requisitos que o envolve, com o Breviários do padre Bórgio Staverve e indicações de leituras sobre o tema.

📖👻 Iremos acompanhar a trajetória de a trajetória de Lucas , retornando suas lembranças para 1950, quando tinha 12 anos, vivia com seus pais e sua irmã Paula no interior de São Paulo no período que o padre teve seu primeiro encontro com o mal até o momento em que se tornou Exorcista. e dos irmãos Biaggio, o verdadeiro alvo do demõnio, que tinha a missão de destruir os padres exorcistas.

📖👻Pedro Baggio , ao retornar de Roma buscava por um pupilo, alguém que ele pudesse ensinar tudo o que sabia e a pessoa o ajudaria nos exorcismos, Lucas foi o escolhido, e o embate contra o mal naõa seria pequeno, além de salvar sia própria família teria que proteger seu mentor.

"Lucas, seu pai tinha muita fé. Crer em Deus é crer no Demônio. Um corpo é como um castelo. Imagine que seu pai havia deixado outro rei sentar-se no trono foi o que aconteceeu. Toda aquela fé fervorosa estava em poder de uma entidade maligna chamada Ben-Addon invocaa por seu próprio pai em um ritual..."

🎬 Adaptação : está disponível no youtube, álias o livro foi escrito a partir do filme, é interessante para visualizar a trama, mas bem dispensável, uma produção bem tosca aos amantes do gênero .

Léo 18/01/2017

Incrível, escrita formidável, enredo fantástico
O artigo de hoje mais uma vez traz a apresentação de um livro nacional, e cá entre nós, que livro! Diário de um Exorcista, escrito pelos autores Renato Siqueira e Luciano Milici é realmente surpreendente, e merece ter o seu devido reconhecimento em todo o canto desse país, pois não se trata de uma abordagem comercial, percebe-se a valiosa amostra real, histórica e elucidativa do assunto, e tudo isso sem forçar um assanhamento no leitor, pois a excitação pela leitura acontece como uma arte, algo decerto muito agradável e espontâneo. Diante disso, como não me sentir extremadamente louco, faminto e — irremediavelmente — perturbado com o enredo? Os autores usam dos artifícios reais para apresentar como tema, um assunto para muitos — assombroso —, mas, ao mesmo tempo, enriquecedor, que, com certeza, deixa até o mais cético dos leitores, aterrorizado ao máximo. Nem tanto na questão de sentir o medo durante a leitura, mas a inquietação na alma é garantida. Para os mais curiosos, as informações são valiosas e caem como uma luva, e se tratando de um nacional, é ainda mais impressionante, não por duvidar da capacidade dos nossos queridos companheiros de letras e cinema, mas justamente pela combustão na língua daqueles que questionam os recursos e qualidade do que é nosso. Há como se achar surpreso, assim como me encontro agora, também por razões do conjunto — livro e filme — que os autores produziram. E lembre-se desde agora para todo o sempre, ''As portas de entrada para a influência demoníaca são as falhas morais''.

Que escrita formidável! Que forma maravilhosa e atraente de narrar os fatos! Que capacidade de envolver e marcar o leitor! Quanta informação adquirida a respeito dos temas exorcismo, possessão, demônios, paranormalidade e sobrenatural! Um livro onde a beleza e harmonia se encontram justamente naquilo que há de mais impuro em cada indivíduo, seus desejos mundanos e medos, as portas de entrada para receber entidades em suas próprias matérias. É incalculável o cerne de pensamentos e toda a gama de abstração que o leitor atinge durante o processo de leitura, que não é simplesmente um ato passageiro e de entretenimento, torna-se desde o início uma verdadeira e perigosa viagem junto aos protagonistas afim do conhecimento, convencimento e até mesmo vingança. ''Os terrores que presenciei são indescritíveis e inacreditáveis. As pessoas normais gabam-se da tecnologia e da segurança que a razão lhes dá, mas não sabem a real natureza do mundo. O mal existe, está encarnado e quer destruir a raça humana''.

O velho embate entre o bem e o mal, o real e o sobrenatural, Deus e o diabo é bem discutido no mundo desde épocas mais antigas, e eu sempre persegui bastante esse tópico. O que dizer sobre esse diário, hein!? Ainda não estou acreditando que encontrei um livro que reúne frações literárias de assuntos e gêneros que eu sou apaixonado: a começar pela religiosidade e historicidade; a qualidade dessa parcela histórica do livro é fabulosa, jornadeando por volta das décadas de 50 e 60, relembrando períodos como o início da Ditadura Militar, a Copa de 50, a postura da jovem guarda e o princípio de uma leve quebra do conservadorismo católico no país. Depois, ainda me deparo — por boa parte do enredo — com marcas predominantes da beleza do mundo infanto-juvenil; a facilidade nos diálogos das personagens e a presença desses elementos infantis é um tempero necessário para a obra, que estimula ainda mais a leitura. E pra terminar, claro, o bom conhecido caráter do terror; o modelo é preciso, arrebatador e — sensual — a todo o tempo.

A ideologia do meio sobrenatural embrulha-se aos personagens, o que não poderia ser diferente, visto que a escala dos relatos — baseados em fatos reais — sobre possessões e exorcismos fica cada vez mais interessante e perigosa, como uma nuance demoníaca, prestes a explodir por todos os cantos e apoderar-se das mais fracas e propensas almas.

''Infelizmente, ao dar meia-volta com minha bicicleta, vislumbrei o que mais se aproximava, em minha mentalidade infantil, da descrição de 'o vale das sombras e da morte'. Havia muita escuridão, sombras e silhuetas que aguardavam meu retorno. O caminho de volta parecia muito mais assustador que o de ida e ainda pesava o fato de eu não ter meu pai nas proximidades para gritar por socorro.''

O estudo pormenorizado e sistemático a respeito dos demônios — a demonologia — é parte fundamental nas referências citadas na obra para o teor instrutivo e torna-se muito bem aceita e até mesmo precisa para o entendimento de todo o processo de evolução do enredo. A trajetória do padre Lucas e seus demais amigos padres exorcistas nas batalhas obscuras e fatigantes contra as entidades diabólicas — entre elas, demônios como Ben-Abaddon e Alus-Mabus, o segundo, existente desde a Idade Média —, são muito bem descritas e façanhosas. ''Decidi, naquela tarde, com 12 anos, na missa de sétimo dia, que me tornaria padre. Dedicaria minha vida a estudar e combater aquelas forças que... me rodearam e amedrontaram...''. Sem dúvida, para os mais interessados ao gênero, Diário de um Exorcista é obrigatório para a coleção, e certamente uma obra que marca, e que mesmo depois de anos após leitura, a narrativa jamais deixará de ser parte da lembrança do leitor.

''Desnecessário descrever as mudanças políticas, sociais e culturais que o Brasil e o mundo sofreram naquele famoso ano que jamais terminou. Ouvia falar de perseguidos ideológicos, tortura, militares e protestos...''. A política é alusão clara a época descrita no enredo dos autores e traz à tona rememorações sombrias do nosso país, tão sombrias quanto a temática, que por casualidade, se assimilam quanto aos seus processos embaraçosos. Quanto às possessões, garanto que não deixam a desejar os quadros apresentados em Diário de um Exorcista. As boas e já conhecidas cenas anteriormente já vistas até mesmo nos cinemas, também ganham vida e caráter quando escritas pelos 'caras'. Não que sejam descrições tão incomuns assim, mas sancionam realmente. ''Paula cravou as unhas nos ombros do marido que gritou de dor... uivou como um lobo... Com a cabeça erguida como um animal que clama pela Lua, Paula exibiu, em seu pescoço, o mesmo nome que gritou, escrito com arranhões feitos por la mesma... / ... Em gargalhadas e ganidos, Lúcia abriu os braços e começou a flutuar coma cabeça caída e os olhos brancos. Em seguida, virou a cabeça para baixo e passou a gemer.''

O capítulo de minha preferência é intitulado de 'Pedro e a cruz'. Nele, há indícios fortes da escuridão, solidão, perdição e sofrimento eterno em meio às profundezas do inferno. É um capítulo que sem dúvida pode ser lido separadamente e entendido sem problema algum como um conto de terror. Toda a simetria gótica e taciturna que envolve os mais bizarros momentos clássicos do gênero, se agrega na alma do leitor e o leva a ruminar sobre o fim, sobre a eternidade, sobre as entranhas do inferno e sobre a existência das divindades.

Num conjunto geral, em relação ao livro, tenho a agradecer a Editora Évora, que mais uma vez nos presenteia com uma publicação nacional extraordinária, e também aos autores, pela sensibilidade, talento e maestria em conduzir um enredo de assunto tão pesado, com a facilidade e entusiasmo que somente aqueles que amam as letras, conseguem. Saio dessa viagem, com a fé renovada e cheio de novos conhecimentos. Fica a dica para que os seguidores do Marcas Literárias possam conhecer também o filme 'Diário de um Exorcista - Zero' lançado pela Europa Filmes. Já pelo trailer é fácil imaginar que o que será exibido é mais que uma mera ficção, é literalmente uma obra de arte do terror nacional.

''O mundo agora se encontra na terceira onda de demônios a acessar a Terra. advindos das cidadelas infernais. Trabalham nas sombras e só se revelam após destruírem famílias. Dificultam ao máximo os exorcismos por só serem expulsos pela verdadeira fé. Muitas vezes caminham entre humanos por anos sem que ninguém saiba de sua presença. Infiltram-se em grupos militares, políticos e religiosos, sempre com projetos polêmicos que trarão confusão e morte...''

site: www.marcasliterarias.com.br

Vitor.Leal 07/02/2017

Incrível do início ao fim
resenha no blog!

site: http://www.catracaseletiva.com.br/2017/02/resenha-dario-de-um-exorcista-renato.html