Retiro Macabro

Retiro Macabro Scott Nicholson

Resenhas - Retiro Macabro

João 20/08/2015

Uma mansão enorme construída no alto das Montanhas Apalaches.
O único caminho pra se chegar lá é passando por uma ponte,situada em meio a precipícios.
As pessoas chegam para um retiro de seis semanas no famoso Solar Korban.
Mason Jackson é um escultor fracassado.Anna Galoway é uma parapsicóloga com câncer que tem como objetivo encontrar um fantasma que vem assombrando seus sonhos há mais de um ano.
Jefferson Spencer é um escritor que há anos não consegue escrever nada.
Adam e Paul são um casal em crise.Roth é um fotógrafo famoso.
Em cada cômodo da casa há um retrato sinistro do construtor da casa,Ephram Korban.
E sua presença,mesmo ele tendo falecido há décadas,ainda é onipresente no Solar.
Conforme o tempo vai passando coisas estranhas começam a acontecer.
A proximidade da lua azul pode revelar segredos sombrios.E todos podem estar em perigo.

Esse é o primeiro livro que leio de Scott Nicholson.
E foi uma surpresa pra mim encontrar nesse livro uma boa trama.Ultimamente os livros que tenho lido com o tema sobrenatural tem me desanimado.E eis que surge Retiro Macabro,um livro sem grandes pretensões que foi se revelando aos poucos uma boa história de terror sobrenatural,com casa assombrada e fantasmas pra lá de sinistros.
As coisas vão acontecendo aos poucos,mas sem cair no tédio.O autor soube conduzir
a trama e me prendeu a atenção.Gostei muito das partes onde algo assustador ocorre(não que tenha dado medo mas digamos que estimula a imaginação),ou fantasmas aparecem.
Só faltou algumas explicações no final.Muita coisa foi elucidada mas ficaram algumas coisas sem resolver que eu gostaria de ter sabido mais.Acredito que alguns dos personagens secundários acabaram ficando sem função no decorrer do livro,e isso poderia ser mais explorado.
Mas enfim,é um livro bom.
Depois de tanta porcaria sobrenatural sem sentido que tenho lido foi um prazer imenso ler esse livro.Scott Nicholson escreveu um livro com tema sobrenatural convincente(pelo menos na minha opinião).
Pra quem gosta do tema sobrenatural é leitura de primeira!

Rogerio.Luiz 30/08/2018minha estante
undefined

Rafael Moura 22/07/2018

Meh
Um dos grupos de leitura que participo escolheu este livro para o mês passado. Passados alguns dias, todos pediram para escolher outro livro, e fui o único a insistir até o final. Entendo o motivo.

Retiro Macabro me deu a sensação de ser uma ótima idéia em uma execução pobre. Muitas vezes o autor parece se preocupar mais em enfeitar a escrita do que desenvolver a história. Referências, figuras de linguagem, forma de descrever, tudo parece ser apenas um fim em si mesmo, sem nenhuma utilidade ou interesse para a história contada. Ainda que eu goste dessas coisas, é necessária uma boa história por trás, para dar alicerce aos enfeites, o que não acontece aqui.

De certa forma, gostei dos personagens principais, apesar de achar os 3 artificiais (Mason, Anna e a casa). Já os coadjuvantes são sôfregos, clichês e estereótipos. O que faz com que os diálogos apresentem a mesma sina: entre os protagonistas, o diálogo flui, mas dói ler a tentativa de comunicação entre eles e os outros personagens.

Outra coisa que me incomodou bastante foi a inabilidade do autor na construção dos momentos subrenaturais. Em tese, seriam os pontos altos do livro. Na prática, acontecem tão abruptamente que você se questiona se foi mesmo algo sobrenatural que ocorreu, de tão corriqueiro. Acho que dá pra resumir assim: não houve a construção de uma atmosfera. O livro não consegue envolver e criar um clima, então tudo parece banal.

Quanto à trama, um plot twist interessante, desde que você não esteja acostumado às leituras do gênero. Final previsível e com um desenvolvimento confuso.

Não é o pior livro que li no ano, mas chega perto.

Arca Literária 29/03/2017

resenha disponivel a partir do dia 17/04 no link http://www.arcaliteraria.com.br/retiro-macabro-scott-nicholson/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/retiro-macabro-scott-nicholson/