A Grande Fome de Mao

A Grande Fome de Mao Frank Dikötter

Resenhas - A Grande Fome de Mao

Maria Eliete 05/01/2021

Mao
É estarrecedor, cruel. Herói e ídolo para uns. Monstro genocida e megalomaníaco para outros. Ao longo dos anos a humanidade cruzou com vários desse tipo, que chegaram ao poder e com o uso dele inflingiram horrores cujas marcas e consequências são sentidas até hoje.

Julio 29/09/2019

Triste e impressionante
Um dos livros mais impressionantes que já li, porque é muito triste saber que aconteceu realmente.
A coletivização do Grande Salto Adiante foi desastrosa em todos os sentidos, produzindo cerca de 40 milhões de mortos cujas causas estão a fome, doenças decorrentes da fome e fraqueza, torturas e violências diversas, ou simolesmente enterrados vivos ou comidos por pessoas famintas como aconteceu com várias pessoas, principalmente as mais fracas como crianças e idosos.
Um exemplo da implementação da economia planificada, que jamais poderá superar a eficiência do sistema de formação de preços e das lei de oferta e demanda do capitalismo, que aloca os recursos através de leis de mercado. Um planejador central jamais irá saber o que produzir, quanto produzir, quando produzir, quem irá produzir e também distribuir a produção tão bem quanto o mercado livre do capitalismo. Uma das provas de que isso é assim é a História contida nos fatos desse livro.