Evangelii Gaudium

Evangelii Gaudium Papa Francisco

Resenhas - Evangelii Gaudium

Rafael LIma 22/04/2014

Evangelii Gaudium - Papa Francisco
O documento Evangelii Gaudium é apresentado a Igreja em cinco capítulos e cada um destes vai, de maneira metodológica, traçando o projeto missionário da Igreja no papel de anunciar o Evangelho, partindo do mesmo, das indicações di Sínodo dos bispos sobre a Nova evangelização e também da própria visão do Papa Francisco sobre as necessidades dos homens e mulheres de nosso tempo.
Ao falar da alegria que se renova e comunica o Santo Padre discorre sobre Deus e da alegria que d’Ele emana, que pode ser encontrada desde o Antigo Testamento e que é mais plena no Evangelho, onde, em Cristo, Deus se deixa encontrar pela humanidade. Segundo o Papa, esse encontro com Cristo é que tem o poder de nos resgatar e nos elevar.
O Papa trabalha nesta sua exortação diretrizes que segundo sua perspectiva devem orientar a Nova Evangelização: a) a reforma da Igreja em saída missionária; b) as tentações dos agentes pastorais; c) a Igreja vista com a totalidade do povo de Deus que evangeliza; d) a homilia e sua preparação; e) a inclusão social dos pobres; f) a paz e o diálogo social e; g) as motivações espirituais para o compromisso missionário.
O que encontro nesta exortação é o sincero desejo de renovação da estrutura e da ação pastoral da Igreja, visando uma atitude que seja mais missionária, que dialogue mais com a realidade social e religiosa na qual se encontra inserida a Igreja. percebo que esta renovação deve partir da experiência de todo o povo de Deus como Evangelho e de seu testemunho autêntico e alegre, da alegria de quem se encontrou com Jesus e deixou-se encontrar por Ele.

Recomendo a leitura!!
Mendes Jr. 03/02/2018minha estante
Gostei da sua resenha. Esta exortação que tem a assinatura do Papa Francisco mostra a necessidade de formação dos missionários que, embora iluminados pelo Espírito Santo, precisam conhecer com mais profundidade sua Igreja, a Tradição desta, bem como os seus documentos.

Mendes Jr. 03/02/2018minha estante

Ana Beatriz 02/03/2014

A Alegria do Evangelho
Um livro para os católicos que fala sobre a evangelização no mundo atual.

Em A Alegria do Evangelho o Papa Francisco fala que nos dias de hoje o trabalho de evangelizar tem que ser arduo pois cada dia mais a juventude se afasta da Igreja pois os pais dos jovens estão se afastando da Igreja.

Na Introdução do livro fala sobre a alegria que é evangelizar que temos que ser felizes ao evangelizar.

No primeiro capítulo é retratada a transformação pela qual a Igreja precisa passar para evangelizar.

No segundo capítulo é retratada as dificuldades e as soluções de se evangelizar no mundo atual.

No terceiro capítulo o Santo Padre nos fala sobre o anúncio do evangelho desde da comunidade até se dissipar pelo mundo.

No quarto capítulo nos é retratado a dimensão da evangelização na sociedade.

E no quinto capítulo o Papa diz que é necessário Evangelizadores com Espírito.

Um livro que te enche de amor e do Espírito Santo.

site: anabeatrizmirandafernandes.tumblr.com