Evangelii Gaudium

Papa Francisco
Papa Francisco

Resenhas - Evangelii Gaudium

LuaTeresa 21/07/2023

Amei esse documento. Eu deveria ter lido antes.
Marquei muitas coisas. Todo católico deveria ler essa Exortação Apostólica.

Jeh 03/01/2023

Um belo catecismo
Este livro nos ensina a como evangelizar. A como ser igreja em missão nos dias atuais, lidando com as diversas culturas, linguagens e até religiões. Nos ensina a ser um cristão com fé e feliz.
Aos amigos que tem curiosidade em ler um documento do Papa Francisco, fica aí a minha dica.

Paula Renata 02/11/2021

Ai de mim, se eu não evangelizar!
Que livro!!!??? Recomendo a todos os cristãos.
No evangelho de Marcos 16, 14 Jesus após a sua ressurreição diz aos seus discípulos: " Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda a criatura", e é esse o desejo do meu coração ao terminar a leitura dessa exortação apostólica. Anunciar o amor de um Deus que Se fez homem, entregou-Se a si mesmo por nós e, vivo, oferece a sua salvação e a sua amizade.

Suellen 02/09/2021

"Eu sou uma missão nessa terra."
Que encíclica incrível.
Ela aborda a evangelização em todos os sentidos e também a importância de um encontro pessoal com Jesus que torna o nosso anúncio mais fecundo.
Também é possível ver diversos temas abordados: o amor e o acolhimento com o próximo, a dedicação aos pobres, questões sociais, a esperança que precisa ser anunciada, entre outros.
É praticamente um manual de como evangelizar a luz da Santa Igreja para se deixar por perto para reler sempre que necessário.

"Há um estilo mariano na atividade evangelizadora da igreja, porque sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do afeto."

Douglas Colácio 01/06/2021

Sobre a Igreja e sua missão.
Assim acho que poderia traduzir melhor o que o pensamento teológico de Francisco trás para todos nós nesta exortação apostólica: a Igreja e sua missão.

Passa por algumas etapas. O papa discorre primeiramente sobre as problemáticas do mundo pós-moderno, no qual vigora hoje o secularismo mundano, mas do que se trata? A sociedade globalizada está doente cultural e humanamente falando. Os valores humanos estão se perdem e a imperiosidade do sistema exclusivista transformou o mundo em desamor.

Os passos para que a Igreja possa ser profética em tempos tão difíceis deve se assegurar na vitalidade do Evangelho. A Igreja não pode se cansar e anunciar Jesus Cristo, especialmente aos pobres.

Pra isso é necessário uma conversão eclesial e uma mudança de mentalidade, principalmente dos líderes religiosas e agentes leigos de pastorais, que estejam abertos aos novos ares do Espírito Santo.

Somente pela inculturação do Evangelho e a encarnação da Igreja junto aos povos é possível destruir as estruturas de poder que oprimem a sociedade. A mudança é cultural e passa pela conversão da Igreja e de cada cristão batizado.

Essa alegria causada pelo Evangelho, nos leva a um novo horizonte, nos impulsiona no cuidado, na solidariedade eclesial, numa revolução da ternura, numa cultura do encontro e na opção preferência pelos mais pobre.

Rafael Silveira 22/04/2014

Evangelii Gaudium - Papa Francisco
O documento Evangelii Gaudium é apresentado a Igreja em cinco capítulos e cada um destes vai, de maneira metodológica, traçando o projeto missionário da Igreja no papel de anunciar o Evangelho, partindo do mesmo, das indicações di Sínodo dos bispos sobre a Nova evangelização e também da própria visão do Papa Francisco sobre as necessidades dos homens e mulheres de nosso tempo.
Ao falar da alegria que se renova e comunica o Santo Padre discorre sobre Deus e da alegria que d’Ele emana, que pode ser encontrada desde o Antigo Testamento e que é mais plena no Evangelho, onde, em Cristo, Deus se deixa encontrar pela humanidade. Segundo o Papa, esse encontro com Cristo é que tem o poder de nos resgatar e nos elevar.
O Papa trabalha nesta sua exortação diretrizes que segundo sua perspectiva devem orientar a Nova Evangelização: a) a reforma da Igreja em saída missionária; b) as tentações dos agentes pastorais; c) a Igreja vista com a totalidade do povo de Deus que evangeliza; d) a homilia e sua preparação; e) a inclusão social dos pobres; f) a paz e o diálogo social e; g) as motivações espirituais para o compromisso missionário.
O que encontro nesta exortação é o sincero desejo de renovação da estrutura e da ação pastoral da Igreja, visando uma atitude que seja mais missionária, que dialogue mais com a realidade social e religiosa na qual se encontra inserida a Igreja. percebo que esta renovação deve partir da experiência de todo o povo de Deus como Evangelho e de seu testemunho autêntico e alegre, da alegria de quem se encontrou com Jesus e deixou-se encontrar por Ele.

Recomendo a leitura!!
Mendes Jr. 03/02/2018minha estante
Gostei da sua resenha. Esta exortação que tem a assinatura do Papa Francisco mostra a necessidade de formação dos missionários que, embora iluminados pelo Espírito Santo, precisam conhecer com mais profundidade sua Igreja, a Tradição desta, bem como os seus documentos.

Mendes Jr. 03/02/2018minha estante

Ana Beatriz 02/03/2014

A Alegria do Evangelho
Um livro para os católicos que fala sobre a evangelização no mundo atual.

Em A Alegria do Evangelho o Papa Francisco fala que nos dias de hoje o trabalho de evangelizar tem que ser arduo pois cada dia mais a juventude se afasta da Igreja pois os pais dos jovens estão se afastando da Igreja.

Na Introdução do livro fala sobre a alegria que é evangelizar que temos que ser felizes ao evangelizar.

No primeiro capítulo é retratada a transformação pela qual a Igreja precisa passar para evangelizar.

No segundo capítulo é retratada as dificuldades e as soluções de se evangelizar no mundo atual.

No terceiro capítulo o Santo Padre nos fala sobre o anúncio do evangelho desde da comunidade até se dissipar pelo mundo.

No quarto capítulo nos é retratado a dimensão da evangelização na sociedade.

E no quinto capítulo o Papa diz que é necessário Evangelizadores com Espírito.

Um livro que te enche de amor e do Espírito Santo.

site: anabeatrizmirandafernandes.tumblr.com