Cão

Cão Rui Xavier

Resenhas - Cão

Monalisa (Literasutra) 06/01/2016

Para amantes de finais surpreendentes
#Visite o blog Literasutra para mais resenhas como essa!

Certamente um dos melhores livros que li em 2015. Um dos mais inquietantes, pungentes, intensos. O sentimento é tão profundo que não há palavras suficientes para falar de “Cão”, romance de Rui Xavier. Mas é preciso que se encontre palavras para falar dessa história, então escrevo este texto do jeito que posso. Difícil não falar dele na primeira pessoa, aliás.

“Quantos de nós, em uma dada amostragem, comprimem sob a pele um corpo de desespero que ninguém mais consegue ver?” (Pág. 254)

Escrevi e reescrevi este texto muitas vezes, e percebi que não há forma melhor de começá-lo do que com dois pedidos, um de desculpas e outro pela sua confiança. Desculpem-me, mas eu não posso falar muito sobre esta história, porque cada frase ficaria ali à beira do abismo do spoiler. Então eu peço a sua confiança. Peço que você ative o seu espírito aventureiro (aquele mesmo sentimento que nos impele a uma grande viagem, sabe?) e confie em mim. Porque este livro é bom e merece ser lido sem que você saiba muita coisa além do básico.

Então agora vamos ao básico: Nesta história há uma mulher. Publicitária, muito bem sucedida. Aquele tipo de mulher-alfa, merecedora de poster motivacional na porta do armário. Nesta história também há um homem, seu marido, não tão forte nem tão alfa. Não tão bem sucedido. E um cão. Nesta história há um cão.

“Eu não nasci pobre, não nasci cega, mas nasci mulher”
(Pág. 91)

Três personagens que se relacionam numa dinâmica bem peculiar, um tanto real, um tanto ultrarrealista, conduzida por uma narrativa crua e viciante. Mais que a história, a excelência abrange o livro como um todo: A edição, que claramente respeita o estilo do autor e ainda contém belas ilustrações de Erick Pasqua, evidencia o esmero da editora.

Tudo isso faz de “Cão” uma obra tão surpreendente que é de deixar de boca aberta, babando feito um cão qualquer humanizado. Ou melhor, um humano animalizado.

site: http://literasutra.com/2015/12/01/cao-rui-xavier-nversos/

Thaina Barboza 16/12/2019

Não foi como o esperado... @chamadaliteraria
Uma mulher alfa conquistando seu espaço, um marido monótono e um cachorro exemplar. Os livros do Rui são sempre diferentes, fora do convencional, então é difícil fazer uma sinopse sem spoilers, mas vamos tentar. Vemos aqui a rotina de uma mulher conquistando seu espaço na sociedade ao mesmo tempo em que guarda um bizarro segredo. Em primeira pessoa ela nos conta como chegou até essa situação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sei que só isso é pouco para falar do livro e entender realmente do que se trata, mas estou beirando aos spoilers, então realmente não posso contar mais. Minha nota foi negativa, porque o livro é negativo. Gostei bastante da forma como Rui escreveu “Metamorfoses Privadas” mas esse daqui não rolou, a historia tem seu mistério, porém a escrita é cansativa e incomoda, mesmo sendo direta. Como protagonista temos uma mulher ambiciosa e focada exclusivamente no seu sucesso, que não inspira simpatia, aquela que tira de nós julgamentos negativos, nos fazendo a todo momento questionar suas ações.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas também preciso citar que o autor trouxe temas muito importantes a se pensar, como: depressão, seus estágios, as relações destruídas pela ambição, pelo dinheiro, competitividade no mundo dos negócios, desigualdade, a forma como a mulher é vista, aquele famoso rotulo que nos é imposto, críticas politicas camufladas na opinião do próprio personagem. Claro que tudo isso deve ser levado em consideração, mas o livro no todo deixou a desejar e a historia incomoda e cansa muito no final.