Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Rapha Russi 18/04/2024

Muuuuito bom

Não tem como, o cenário da cadeia é muito interessante, quase como uma curiosidade mórbida. Toda a hierarquia, as regras, as histórias por trás de tudo.

E o final é um soco no estômago, motivo pra ter pesadelos

Lala 16/04/2024

Essa é uma daquelas leituras que te causa incômodo do início ao fim! O doutor Drauzio Varella narrou com maestria a realidade precária do sistema prisional brasileiro e o terrível episódio do massacre no carandiru.

RaquelSales17 15/04/2024

Uma tragédia desnecessária
A descrição dos acontecimentos na invasão do pavilhão 9 após uma briga idiota de futebol parece a chegada dos prisioneiros em Auschivitz.
Soldados, brutalidade, morte fácil, cachorros e horror generalizado com postura tirana e aterradora dos executoras
Nunca deixo de ficar chocada com esse livro incrível.

leticia2513 15/04/2024

Fascinante a forma em que o Drauzio tratou a narrativa do livro, contando detalhes do funcionamento do presídio e até a história de alguns presidiários, até chegar o fatídico dia do massacre Carandiru.

Ao decorrer da leitura a única coisa que se conclui é, em como o sistema é cruel.

anavitoria 07/04/2024

?Estação Carandiru? não se detém somente ao massacre, vai muito mais além. É um relato da dinâmica da cadeia, do trabalho do Drauzio naquela mundo e das pessoas que ocupam aquele espaço. Acho que isso é a minha parte favorita no livro todo.
A divisão dos capítulos é muito interessante, o Drauzio faz questão de explicar a casa enquanto envolve a narrativa com alguns presos e suas histórias. Fiquei muito tocada pelo papel que ele desempenhou ali e pela relação que criou entre aquelas pessoas.
É livro muito bom. As vezes eu chorava em um parágrafo e no outro já estava rindo - a malandragem sabe ser engraçada. Fiquei fascinada pela organização do presídio e as formas de convivência entre os detentos.

Carla.Cristine 07/04/2024

A simplicidade impactante de uma realidade pesadíssima!
A grande dúvida ainda persiste. Foram somente 111?

Larham 05/04/2024

É assustadoramente sociológico como o ser humano busca se organizar em classes, autoridades e poderes dentro de qualquer coisa que forme um conjunto de indivíduos. Tá feliz Comte?

Paula 05/04/2024

Maravilhoso
O Dr. escreve sobre a realidade do sistema penitenciário, dos presos, da história de cada um de uma forma muito humana e sem julgamentos. A narrativa pelo próprio é o toque especial.

OPHTHORN 02/04/2024

Apenas leiam
Eu tive uma aula com esse livro.
Eu sou de São Paulo, e boa parte dos nascidos em SP já ouviram falar do Carandiru, eu fui uma delas.
Sei que tinha sido uma revolta de presos no presídio de São Paulo, mas não fazia ideia de como tinha sido e de como tinha sido a vida dos presos lá antes da revolta.
Drauzio Varella nos apresenta um livro simples de ler e profundo. Saí com outra visão dos presídios e dos presos de São Paulo.

APG__116 31/03/2024

Muito bom o livro, mostra uma realidade que eu nem imaginava que era desse jeito, recomendo muito o livro, uma leitura pesada mas necessária.

GabriellaPC 30/03/2024

Escrita totalmente humana de um cara super admirável.
Chorei e ri com este livro.
Achei o final corrido, e, por já ter assistido o filme antes, esperava que o arco final fosse maior.
De qualquer maneira, a forma como ele descreve todas as histórias é fascinante.

ana paula 30/03/2024

Necessário
Um relato de valor inestimável com toques de crônica. A escrita de Drauzio não acusa nem absolve. Ele está como médico e ouvinte. Acredito que esse livro deveria ser uma leitura obrigatória para profissionais da área da saúde. A postura do Doutor Drauzio retrata bem sobre os limites e desafios da interação entre profissional e paciente, principalmente em um contexto tão hostil e complexo. Qual o papel a ser exercido por ele, até onde vai o profissional e o pessoal. Outro ponto interessante é entender a organização da prisão pelos próprios prisioneiros, como eles fazer as leis deles e os seus acertos, como o estado "não chega" nessas instituições que são regidas por uma lógica própria, a precarização do sistema carcerário entre outros temas. Uma experiência riquíssima para diversas áreas do conhecimento e uma leitura indispensável!

Albieri 29/03/2024

Drauzio Varella
??????????

Baseado em histórias ouvidas na antiga maior penitenciária da América Latina. Drauzio ficou 12 anos atuando no presídio para dar palestras sobre a AIDs e atendeu muitos presos nesse período e nesse ínterim ouviu muitas histórias de são todos relatos verdadeiros não dá pra saber, mas vemos como funcionava o sistema de carceragem do Carandiru.

Um livro bem escrito e fácil de entender e imaginar os horrores cometidos tanto por presos, quanto pelo sistema prisional no Brasil da época.

#livro #estacaocarandiru #drauziovarella #book #instabook #instalivro #amoler #leitor #biblioteca #livraria

Dyyego 27/03/2024

Estação Carandiru
Um ótimo livro com histórias incríveis e surpreendentes, que nos faz pensar melhor o sistema carcerário visto por uma outra visão, a dos presos. A escrita de Drauzio Varella é muito fluída, como se ele estivesse contando as histórias pessoalmente.

Clio0 27/03/2024

Estação Carandiru é um relato contido com alguns fatos selecionados da vida na então maior penitenciária brasileira dentro do límite urbano.

Varella refere-se especialmente às condições de saúde existentes no local, bem como as várias doenças e outras condições presentes durante sua estada lá. São casos de mordidas de ratos, silicones mal implantados, doenças degenerativas e ferimentos dos vários atos violentos.

Há também uma boa quantidade de observações do quotidiano como a limpeza, as religiões praticadas, as relações de poder e homossexualidade. Visto que o autor não é um sociológo, essas retém como característica a graça da peculiaridade.

É uma boa leitura para aqueles que querem matar a curiosidade, porém deve-se tomar certos depoimentos com um grão-de-sal. Afinal, todo mundo puxa a sardinha para seu próprio lado.
Thays.Leticya 30/03/2024minha estante
Estou criando coragem para ler esse livro.