Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

myhtuck 21/12/2023

Estação Carandiru
Drauzio Varella, te admiro cada vez mais.

?Num começo de ano, seu Jeremias foi transferido e nunca mais o vi. Passou o tempo. Uma manhã, cheguei no hospital Sírio-Libanês e havia um rapaz me esperando. Era filho dele.
O pai tinha sido libertado e no domingo seguinte completaria o septuagésimo aniversário. Como falava de nossa amizade para a família, queriam fazer-lhe a surpresa de levar-me para visitá-lo nessa data.
Domingo, desci do metrô na última estação, Itaquera, encontrei o rapaz e pegamos um ônibus que demorou quarenta minutos até o ponto final. De lá, foi quase meia hora a pé por ruas de terra até chegar a uma casinha com alpendre, abarrotada de filhos e netos. Seu Jeremias estava no quintal com dois meninos que levantavam um caramanchão de chuchu para ele consertar a cerca, do lado de um canteiro de dálias. Quando me viu, seus olhos se emocionaram. Tive vontade de dar um abraço nele, mas fiquei com vergonha.?

Nota: 4/5

vvelozo 19/12/2023

Contato com a realidade
O espetacular Dr. Dráuzio Varella narra sobre a experiência vivida enquanto médico sanitarista nos presídios brasileiro na década de 90, em específico na Casa de Detenção São Paulo (Carandiru) onde estavam aprisionados mais de 8 mil homens, buscando a disseminação de políticas de contenção ao HIV.

Na leitura do livro conseguimos vislumbrar a importância do devido processo legal e dos direitos humanos. Vidas aprisionadas efetivamente importam e devem ser tuteladas pelo Estado. O autor consegue jogar luz àqueles tão esquecidos pela sociedade, independente dos crimes que possivelmente cometeram.

Vale ressaltar que a narração é em um período pré-facções, em que não havia o domínio dos centros de detenções. A realidade atual é diferente, mas a necessidade de amparo aos aprisionados segue existindo.

Nan 19/12/2023

Drauzio sussurrou no meu ouvido
Tive o prazer de conferir essa edição em áudio livro narrado pelo próprio escritório que tem uma dicção perfeita e muita propriedade para representar as falas dos personagens presentes nessa história que é de arrepiar, ficar triste, refletir e ter um milhão de pensamentos.
Um complemento perfeito pra mim que já tinha visto o filme.

glorq 18/12/2023

Estação Carandirú conta o dia a dia do maior presídio do país no final do séc. XX. A forma como Dráuzio Varella relata suas vivências é totalmente focada na individualidade do encarcerado, o que mostra a variedade de histórias de vida ali presentes.
Achei interessante o retrato das "leis" da cadeia, estabelecidas pelos próprios presos, já que eu não tinha conhecimento sobre a maioria dessa situação.
Gostei de ver como os presos confiam no Dráuzio por suas atitudes e como essa confiança fez com que os mesmos contassem tanto da realidade da cadeia, o que com certrza contribuiu para a confiabilidade e realidade do livro.
Por fim, o que eu estava esperando era que focasse bastante no Massacre, já que era meu maior ponto de interesse. Tive uma boa surpresa já que o livro não foca nesse fato, já que o dia a dia diz muito mais sobre a cadeia do que esse momento.

Lucianna.Arruda 12/12/2023

A realidade que ninguém vê...
Um livro de tirar o fôlego!! Ouvi o audiobook narrado pelo próprio autor, o que deu a impressão de estar sentada ao lado de um conhecido me contando suas histórias.
Drauzio Varella trás a realidade da vida dos encarcerados sem nenhum romantismo, mas com extrema sensibilidade.
São histórias, em sua grande parte, trágicas, mas envolventes. Vc se sente parte dos ocorridos e é capaz viver como se estivesse lado a lado do autor em cada vírgula contada...

Maria7609 11/12/2023

?Nota: 5,0 ??

?Impressões: Uma obra que despensa comentários. Antes mesmo de chegar à metade do livro, eu já sabia que entraria na minha lista de favoritos. A escrita de Drauzio Varella é impecável, algo que eu nunca tinha visto antes. Ele discorre sobre episódios que aconteceram na prisão Carandiru de forma tão descritiva, objetiva e humana que você esquece que está lendo. É impossível colocar em palavras a experiência que foi essa leitura, mas sei que deveria ser obrigatória para todo cidadão brasileiro.

Lizandra 07/12/2023

???
Texto de fácil acesso e que esclarece muito sobre a dinâmica do sistema nessa época.
Lógico que se tratando de um problema social brasileiro, as histórias dos personagens são muito pesadas. Mas é crucial entender como acontece esse ciclo de violência.
O trabalho fotográfico também é interessante e ajuda na imersão.
Recomendo bastante.

Vitória 07/12/2023

Sensacional.
Deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Como é importante conhecer e reconhecer tudo o que faz parte da história da justiça do nosso país. Como é triste compreender o que leva as pessoas a alguns lugares. Humanidade é uma luta e aprendizado diários, empatia é colheita.

docedeiogurte 03/12/2023

Recomendo muito esse
qualquer brasileiro devia ter esse livro como lido. ele conta uma narrativa real do brasil nao apenas como um documentário, mas traz histórias que te envolvem ao longo dele e nao de maneira cansativa ou chata!!
entao alem de te oferecer uma outra visao do brasil, te da entretenimento e descontração como um livro comum, ao contrário do que parece!

Juliane4 01/12/2023

Um relato impactante e humano sobre a realidade do sistema prisional brasileiro. Uma obra para se discutir sobre as questões relacionadas ao sistema carcerário e à criminalidade no Brasil.

Salim 01/12/2023

Imersão total
Excelente! Você se envolve tanto nas histórias de cada personagem que, quando assusta, leu o livro todo! Mais que recomendo!

Rebeca Paiva 30/11/2023

Muito bom! Mostra bem a fundo como funciona o sistema carcerário e como a desigualdade social influencia nessa questão

priscilascauduro 29/11/2023

Eu amo tanto o Dr Drauzio ??
Sério, eu tive tantos sentimentos lendo esse livro, que seria impossível listar com causa e motivo, um por um.

Um fato que podemos dizer é o que o sistema prisional não regenera ninguém. Ele é cruel e ele só serve pra libertar o pior do homem.

A forma como o Dr Drauzio escreve e conta essas histórias, ele nos coloca ali, a gente sente tudo e cara, QUE SER HUMANO INCRÍVEL. Se eu já era fã desse homem, hoje eu sou fã, defensora e estarei sempre com o meu pano PRONTISSIMO pra tudo o que envolver o nome de DOUTOR DRAUZIO VARELLA.

Indria 27/11/2023

Carandiru
Dr drauzio é um gênio, escreve muito bem. Gostei como adaptaram no filme algumas partes, babenco acertou muito.

HeloCantu 22/11/2023

Estação Carandiru
A escrita do Dr. e a forma de contar e separar as histórias é perfeita. É um livro rico que se lê rapidamente.