Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Alexandre.Canal 21/08/2021

A vida na maior prisão da America Latina, pelos olhos de um médico.
Uma visão imparcial sobre o cotidiano do maior complexo prisional da america latina. Pontuado por narrativas dos prisioneiros, que relatam como entraram para o mundo do crime, o que vivenciaram e como foram presos. Drauzio Varela prende o leitor conseguindo falar sobre assuntos polemicos e pesados sem com isso tornar a leitura cansativa, monotona ou massante.
É o tipo de livro que deveria ser leitura obrigatória para qualquer integrante da sociedade, para conhecer as agruras da vida criminosa e a decadencia do sistema carcerário.

nati 27/01/2022

Você não sabe como é caminhar com a cabeça na mira de uma hk
o livro mostra a realidade dos presos, que mesmo antes de cometerem crimes já eram vistos como um nada pelo sistema e ignorados pela sociedade. Não possuem voz ativa, suas vidas não tem importância para a classe dominante. Desde que nasceram, não são considerados dignos de ter uma vida digna, fato que gera revolta e os fazem cometer erros inconsequentes. a cadeia é o reflexo do abandono e da indiferença da sociedade.
Esse livro da voz aos que não têm, mostra quem essas pessoas realmente são para além das terríveis coisas que fizeram, quais eram seus sonhos, seus amores. nos faz refletir o que cada um poderia ter sido, se o seu destino não fosse o país das calças beges.

Vitoria Milhomes 24/05/2021

Chocante!
É comum termos uma certa visão dos presídios brasileiros e toda sua precariedade. Entretanto, ao ler os relatos do médico Drauzio Varella, que trabalhou por alguns anos no presídio do Carandiru, há um choque de realidade, devastador.

Em "Estação Carandiru", Drauzio Varella, descreve de uma forma bem simples e de fácil compreensão, como é a vida dentro da cadeia: Doenças, brigas, fome e afins...

Drauzio, conta a história de alguns presos, longe de tratá-los como santos ou demônios, apenas como pessoas que passaram por sua vida e possuem longas histórias.

Aila Cristina 06/01/2021

"Idas e vindas" na Estação Carandiru
Comecei a ler Estação Carandiru em 2020. Fui lendo bem devagar, intercalando com outros livros. Considero as realidades apresentadas pelo autor pesadas demais para serem lidas de “uma vez”. Então, aos poucos, fui conhecendo as histórias e as narrativas apresentadas por Drauzio, conhecendo cada um/uma a partir dos fragmentos de suas vidas narrados no livro. Uma diversidade de vivências que levaram até ali. Sem romantização, o autor expõe o dia a dia, a organização e “regras” da população na Casa de Detenção de SP – conhecida como Carandiru (hoje Parque da Juventude) – na década de 90. O livro termina com os relatos sobre o massacre do Carandiru de 02 de outubro de 1992. Quando terminei, fiquei um tempo olhando para o nada, perdida nos meus pensamentos. Até agora, ainda estou refletindo sobre tudo que li e curiosa para continuar lendo os dois livros de Drauzio sobre a temática.

Mateus.Risso 15/01/2024

De volta ao passado...
?Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.? - Edmund Burke

Li "Estação Carandiru" pela primeira vez quando estava na oitava série. Lembro-me muito bem das cenas de horrores e traumas criados pelas descrições detalhada que Drauzio Varella dava dos processos mais simples da cadeia que me fizeram abandona-lo pela metade nesta ocasião. Hoje, quase 10 anos depois, acreditando que estaria mais maduro para tal leitura, fui pego desprevenido pela mesma sensação que me atormentava no passado e pude perceber que ninguém está pronto para o que é relatado aqui.

Drauzio, de maneira totalmente justa, relata sua luta constante de combate a epidemia de HIV dentro do maior sistema carcerário da América Latina, onde drogas intravenosas e sexo desprotegido rolavam de maneira livre a luz do dia.

Abusando um pouco da singularidade, os momentos que mais me assustaram são as cenas onde o HIV é deixado de lado e os problemas são postos a tona, escancarando que, mesmo o vírus sendo devastador da maneira que é, nem de longe é a principal dificuldade enfrentada pelos presos dentro do Carandiru.

Injustiça ou não, Estação Carandiru é um livro escrito por homens e mulheres sobre a conscientização do que é uma cadeia hoje no Brasil, escancarando suas falhas matriciais e mostrando porque o Brasil tem um dos maiores níveis de reincidência do mundo. Leitura obrigatória para alunos da área da saúde, epidemiologia ou mesmo pra quem se preocupa com o rumo da sociedade brasileira.
Fregate 15/01/2024minha estante
Uau! Bela resenha!

LucasFregate 15/01/2024minha estante
Que legal!

Cabral4 29/08/2021

Magnífico
Que livro maravilhoso, Drauzio Varella escreve BEM demais, consegue retratar sentimentos e admirei diversas falas dele durante o livro, desempenhou um papel importante dentro da Casa de Detenção.
E foi uma experiência magnífica ouvir o outro lado da história de alguém que estava lá dentro! Fiquei encantada com esse livro ??

Insta: @neilson_jr 29/01/2022

Ouvi o áudiobook na própria voz de Drauzio Varella. O autor diz não querer denunciar o sistema prisional desumano, mas a própria apresentação dos fatos vividos por Drauzio revela a condição deplorável da ?vida? numa prisão brasileira.

Gabriela 08/11/2023

Impecável
É uma história muito difícil. Muita violência, muita pobreza, injustiça e tristeza juntos. Conhecer a história das pessoas encarceradas traz outra perspectiva das coisas.

Eu adoro o trabalho do Dr Drauzio (aka Dr.Auzio

Thatiana 05/04/2020

Que livro!
Primeiro eu classifico esse livro como um alfinete que vai estourar a sua bolha social.
Eu já imaginava que iria gostar bastante dessa leitura, principalmente por me tirar da zona de conforto, mas não esperava que iria me tocar tanto!
Drauzio conta histórias de maneira simples e de fácil entendimento, que em certos momentos parece até que ele tá falando da vida do seu vizinho. De maneira singela ele nos faz enxergar que estamos tratando de pessoas, de seres humanos.
Você começa a perceber e a entender muita coisa do meio e se chocar também.
O final não poderia ter sido diferente, se o livro todo foi assim... precisava de um final que deixasse você perplexo.

Wtfmurilow 06/08/2022

Incrível
São tantas histórias assustadoras e engraçadas. Esse livro é fantástico. O Drauzio usou a linguagem dos presos mesmo, são histórias engraçadas, histórias triste, histórias assustadoras. É um livro surpreendente, pensar que tudo que li aconteceu me assusta um pouco. Dei muita risada lendo bixo, tinha tempo que não me divertia assim com um livro, que livro baum

Bacurau 23/05/2020

O outro lado da história
O leitura leva a gente a enxergar além daquilo que os noticiários contam. Podemos notar aqueles que são muitas vezes esquecidos. Podemos refletir sobre como o passado e o meio pode determinar todo o restante. Podemos, assim como o dr Drauzio, sair do senso comum e olhar cada paciente com a importância que um ser humano merece.

Andreza 29/08/2023

Um retrato muito humano
Sou muito fã do trabalho do Dr. Drauzio ! Sempre que estive por SP e passava pela estação carandiru eu me perguntava sobre o que tinha acontecido lá, sempre tive curiosidade por saber um pouco da história das pessoas que estavam lá dentro. É muito fácil nós diminuirmos a história das pessoas que são marginalizadas e juntá-las em uma categoria que não leva em consideração tudo o que deixou de acontecer ou aconteceu antes do período no qual elas estavam lá, depois que chegaram são apenas os detentos, nem nome mais eles tem.
O relato de Drauzio humaniza, também faz pensar nos pequenos trechos das histórias contadas. É um livro muito visceral e emocionante, tinha vontade de ler há muito tempo, fico feliz que finalmente tive a oportunidade!

Lídia 12/09/2022

Leitura obrigatória
Estação Carandiru é um livro simplesmente perfeito. Escrito de maneira clara e simples, as pequenas histórias que o Drauzio viveu no presídio te mostram como excluídos da sociedade pensam.
Confesso que eu comecei a ler sem pretensão alguma, li por puro acaso, as partes em que o Drauzio falava da medicina me fascinaram e me deram ainda mais vontade de poder fazer um bocadinho do que ele fez. Mesmo com as dificuldades impostas pelo estado, ele fez seu papel de médico do melhor jeito possível.
A narração do massacre do carandiru também foi muito importante para que entendamos a crueldade e brutalidade que foi esse episódio, que não deve nunca ser esquecido para que não seja feito novamente.
Acho que esse livro se enquadra perfeitamente em uma leitura obrigatória da vida, principalmente para vermos as faces do nosso Brasil :)

Eduardo.Waldowski 24/04/2021

+ cenário da penitenciária - massacre do Carandiru
Algumas pessoas vão discordar de mim, mas tudo bem..
eu senti que o livro aborda muito mais as histórias por trás de cada detento do que o massacre em si. Não estou dizendo que não tem qualidade no que é abordado, por contrário é tão detalhe que consegui ver cada detalhe dos corpos empilhados e posso dizer que até o cheiro de pinho sol eu senti..
mas gostaria de ter lido um pouco mais da crítica ao derramamento de sangue (quem estava por trás? como foi essa decisão?). Mesmo assim, não deixo de dar 5 estrelas!
Como já disse, sou muito apegado em livros que consigo enxergar todos os detalhes narrado.