Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Dani 17/03/2024

Impactada
Livro de grande impacto, te faz refletir do começo ao fim, te deixa triste e ao mesmo te faz rir. Aprendi muito com ele!

Lais 12/03/2024

Relata a vivência dos presos no sistema carcerário do Brasil. Um ponto de vista diferente do que eu imaginava. Interessante!

nick 09/03/2024

No dia 2/10/92, 250 presos foram assassinados.
Ao iniciar a leitura desse livro, tinha em mente uma parte da barbárie que já havia escutado sobre os acontecimentos do massacre, mas com um pensamento ainda ignorante sobre o assunto.

o autor da obra, drauzio, vai muito mais além da expectativa inicial do leitor. não só apresenta a rotina da penitenciária como também prende o leitor com uma linguagem simples e direta ao contar sua experiência como médico nesse ambiente não convencional, algo que torna a leitura ágil e fluida.

por mais que permaneça neutro durante a escrita, apresenta histórias contagiantes de diferentes presos e o completo descaso governamental e social que voltava-se àquele ambiente. tanto pela falta de verba para instrumentos básicos que auxiliariam no tratamento dos encarceirados como também a negligência perante a falta de respeito aos direitos humanos daqueles que se encontravam em falta de liberdade.

além disso, é válido ressaltar como as histórias desses possuíam em comum o fato de que tantos, por não terem contato com educação de qualidade e por serem colocados às margens da sociedade, envolvem-se com o crime e muitas vezes, em um caminho onde não há escapatória.

Isabela 03/03/2024

Humano e eviscerante
Doutor Drauzio tem o talento de contar histórias, e o faz com sinceridade corajosa e despreocupada em manter uma imagem de santo ou herói. No entanto, não consegue esconder a profunda humanidade que apenas os bons e verdadeiros médicos possuem, e que se recusa a não ver, no outro, um alguém. Permite que vejamos a complexidade existente em todo ser humano, reduzindo a distância da superioridade moral que julgamos ter sobre os prisioneiros. Emocionante em diversos momentos, revoltante em outros, mas especialmente angustiante e terrível nos três últimos capítulos, os únicos dedicados a contar sobre o massacre de 1992. Leitura importante para entender o o sistema carcerário brasileiro, mas ainda mais importante pra quem quer aprender sobre gente, sobre a verdadeira
medicina, sobre vida, sobre morte, sobre a humanidade.

Cristiane 29/02/2024

Ótima leitura, inicia ambientando o leitor ao complexo e depois nos lança a um choque de realidade das histórias dos detentos.

Yasmin.Vieira 28/02/2024

Estação Carandirú
O primeiro livro da trilogia que relata, com riqueza de detalhes, o trabalho voluntário exercido pelo Dr Dráuzio Varella no presídio mais populoso de São Paulo (Carandirú).

É impossível realizar essa leitura e não recriar as cenas e sentir as emoções.

Algo que vai muito além de relatos sobre o dia a dia de um presídio e os serviços médicos prestados aos detentos, nele temos relatos de vidas, dores de pessoas que sequer estão encarceradas, famílias, funcionários/carcereiros e o estado como um todo, um mundo que parece completamente distante estando de certa forma mais próximo do que imaginamos.

Nat 26/02/2024

Escrita sensacional
Além de médico, o Drauzio é um escritor impecável. Me impressiono sempre com a maneira que ele enxerga o mundo e transcreve suas experiências.
Um livro pesado, mas super rápido de ler. Nos faz questionar muitas questões éticas, morais e sociais

carol.gonzalez 25/02/2024

Li o livro e ainda estou fissurada pelo sistema carcerário brasileiro. muito difícil de digerir tudo, histórias muito pesadas e comoventes. o sentimento é de tristeza com tamanha crueldade

BrunoTS 22/02/2024

Parcialidade
O relato de Drauzio Varella neste livro tem as tonalidades da experiência pessoal: não busca denunciar um sistema prisional antiquado e desumano; expressa uma disposição para tratar com as pessoas caso a caso, mesmo em condições nada propícias à manifestação da individualidade.

A impressão que tive é que ele tinha um olhar tão humano para a população carcerária que muitos desenvolviam confiança nele.

O Drauzio escreve de uma maneira ágil e fácil de ler, apesar do peso de suas palavras.

Recomendo muito navegar nessas páginas!

Off.ressacaliteraria 21/02/2024

Estação Carandiru
Dráuzio Varella trabalhou como médico voluntário no Carandiru - maior presídio da América Latina - durante os anos 90, para realizar o trabalho de prevenção ao vírus HIV. Convivendo diariamente com a dura realidade dos detentos, ele presencia a violência agravada pela superlotação, a precariedade dos serviços prestados e a desumanização dos presos.

Ele descreve sua rotina no presídio: interações com os prisioneiros, suas histórias de vida, mas principalmente como chegaram até lá. Além dos desafios enfrentados na prestação de cuidados médicos em um ambiente tão precário.

Varella reflete sobre suas experiências no Carandiru e as lições que aprendeu ao longo do caminho, destacando a necessidade de mudanças significativas no sistema prisional brasileiro.

livinhax0 16/02/2024

é o retrato do bem e do mal trazido de forma simples, mas não simplória. escrita sensacional, descrições impecáveis. você se sente quase como um conhecido dos presos e da Detenção. o Dráuzio, durante toda a narrativa, se mostra muito humano e acessível, mas nunca omite as intempéries da cadeia. um livro nada levinho, cheio de camadas e que causa arrepios. É uma leitura que prende e, ao mesmo tempo, faz você se pergunta porque tá lendo e vai continuar lendo; impossível parar.

Laura 14/02/2024

Uma denúncia
Drauzio como divulgador científico relata tudo de forma muito imersiva, você sente na pele tudo que descreve. É como se eu tivesse lendo um documento, é de arrepiar como ele constrói a narrativa e traz a humanidade, que é claro, que existe nos presídios. Perspectiva interessantíssima, uma aula de construção social e outros muitos aspectos da sociedade. É de um zelo imenso e lindo de se perceber como ele utiliza as palavras pra se referir de seus pacientes e colegas. Um clássico.

camila1856 13/02/2024

Estação Carandiru
"A gente pode ser tudo ignorante, ladrão, malandro, mas burro não. Ninguém gosta de morrer."

Definitivamente um livro fantástico.

Maaria_ 10/02/2024

É o choque ??
Um médico com um trabalho sublime decidiu trabalhar em um dos mais famosos presídios do Brasil, Carandiru, e com isso vivenciou coisas que a maioria das pessoas não são capazes nem de escutar. O Dr Drauzio Varella conta com detalhes como foi a luta dos detentos contra a Aids e conta também como ocorreu um dos maiores massacres conhecido na história do Brasil. Um livro repleto de relatos e experiências vivenciados pelo Dr Drauzio Varella.

Leitura envolvente e fluida, um livro feito com os olhos do Dr Varella, muitas vezes senti estar lá dentro de tão profundo que são os relatos e as histórias dos detentos do Carandiru. Os diálogos dos réus prende você ao livro de uma forma única e nos faz refletir sobre o preconceito da polícia com os presos da penitenciária.

Drauzio me fez olhar com mais humanidade para os detentos. Ele soube como trabalhar sem julgar e sem deixar que seus princípios afetassem sua vida no trabalho, escutava os presos e não os tratava como desiguais e nem tratava-os como pacientes sujos ou doentes. Não olhava para eles com nojo, como a sociedade costuma olhar para os criminosos.