Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Nina 25/01/2024

9 Pavilhões + de Mil histórias
É, o livro deveria ser obrigatório nas escolas. Todos os adultos deveriam ler esse livro

Não para fazer aquele balanço de que bandido bom é bandido morto ou de que todos são vítimas e inocentes, mas para trazer humanização tanto dos presos quanto dos policiais e pessoas de fora que atuam em presídios.

Sempre bom ter em mente que o Sistema atual (e da época do livro e acontecimentos) privilegia aqueles com classe social mais altas, homens e brancos, não tem discussão disso, e que o processo é longo e demorado, nem todos que estavam presentes no massacre foram julgados.

Pontuando isso, são 9 pavilhões e de muita história que Drauzio relata com uma delicadeza e certeiro nas palavras que por mais que sejam simples, reforçam o entendimento de que são humanos.

Favoritado da vida, fica preso em tudo o que é descrito!

DidioAzul 25/01/2024

Uma obra necessária
Obra impactante e densa que mostra um pouco da realidade do sistema prisional brasileiro. Deveria ser uma lida de caráter obrigatório para todos que de alguma forma atuam na área, pois apresente uma nova visão, partindo de quem esteve e conheceu uma realidade tão distinta. A escrita é super bem escrita, nos envolve e desperta o interesse a cada página. Recomendo!

Bea 24/01/2024

Que livro?.
Dr. Drauzio Varella conseguiu passar com muitos detalhes o sentimento e o cotidiano dos personagens.
Drauzio permanece neutro durante todo o livro, em diversas histórias me peguei emotiva..

Andressa 24/01/2024

O livro é muito bem escrito. Drauzio descreve com detalhe as pessoas e o lugar, as histórias são bem contadas, o autor não julga os personagens, permanece neutro e apenas narra as histórias.

Camila 23/01/2024

Epidemiologia encarcerada
Um relato denso e sem humanização no cárcere.
Ver o mundo da prisão nos olhos do médico, me deixou completamente abismada com quão pouco ele tinha a mão para cuidar de todos aqueles homens. Como o controle de uma rebelião poderia se dar por um show de Rita Cadilac, uma palestra que previne doenças seguida por filmes pornôs.
Ver de perto como o HIV era tratado com tanta "naturalidade" me deixou em choque, quase como se estivesse vendo um outro mundo. Drogas, violência e anos de desumanização transformaram ainda mais aqueles homens.
Eram tantos relatos dos apenados, que em certo momento a leitura se tornou cansativa, e no momento que ocorreu o massacre, teve apenas dois capítulos retratados. Senti que faltou muita coisa naquele final.

Beatriz Calixto 22/01/2024

Drauzio Varela mais uma vez me impressionou muito, o livro é rico em detalhes, vocabulários e imagens.
É um grande relato sobre a rotina de trabalho voluntário dele na Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru) até o dia do massacre.
Assim como o livro Prisioneiras (leiam, é mt bom), aqui tem um emaranhado de sentimentos&ações paradoxais, combrança de postura ética de pessoas capazes das piores crueldades... é forte e às vezes até -ironicamente- engraçado.
Aborda um pouco de tudo: história, política, direito, questão da saúde pública (no auge da AIDS) e os desdobramentos do médico, sem recursos, para conseguir conscientizar a massa carcerária da doença. É interessante demais!!!

ana 21/01/2024

Nunca imaginei virar fã de um mediciner, mas o Drauzio Varella é o maioral ??

Agora deixando as piadas de lado, esse livro mostra o funcionamento triste e precário do sistema carcerário no Brasil. Achei uma leitura pesada e acabei demorando mais que o normal para terminar, realmente é um choque de realidade. Pelo meu pai, cresci ouvindo o lado da polícia que também acaba sofrendo consequências com a desvalorização e fiquei surpresa com as diferenças regionais aqui do RS. Impossível pra mim, como estudante de Psicologia, não ficar indignada em como a saúde mental não é vista como algo importante a ser tratado, seja com os presidiários ou com policiais. Esse livro, pra mim, foi quase como uma aula de história que me deixou conhecer um pouquinho mais sobre o impacto da desigualdade social e recomendo a todos essa leitura essencial. Obrigada ao Drauzio por ter escrito algo tão relevante e que merece mais espaço para discussões?

kau 18/01/2024

Estação Carandiru traz à tona as falhas do sistema penitenciário brasileiro e as desigualdades sociais que levam os indivíduos a cometerem crimes. Também apresenta como funciona a vida dentro das prisões e como os detentos se organizam em leis próprias.
Drauzio Varella criou uma importante obra para a conscientização dos brasileiros sobre os temas citados.

Isabela Rosa 17/01/2024

Triste e visceral
O livro traz inúmeros relatos de detentos sobre suas vidas, histórias e o dia-a-dia no presídio a partir da perspectiva do Drauzio. É muito triste.

Karen 16/01/2024

O mundo do outro lado do muro
Assisti ao filme há umas duas semanas e não consegui parar de pensar na história dessas pessoas. Vivemos na sociedade do "bandido bom é bandido morto", sem lembrar que o próprio estado é uma máquina de produzir marginalidade.
Que livro sensível! Não acho que o objetivo da narrativa seja romantizar a vida do preso, como já vi muita gente comentando, mas sim conscientizar, nem que seja um pouquinho, sobre a realidade de quem vive o crime no Brasil.
Finalizo reforçando a importância de revisitarmos esses episódios da nossa história, ainda que sejam tristes e dilacerantes, para não esquecermos.

Mateus.Risso 15/01/2024

De volta ao passado...
?Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.? - Edmund Burke

Li "Estação Carandiru" pela primeira vez quando estava na oitava série. Lembro-me muito bem das cenas de horrores e traumas criados pelas descrições detalhada que Drauzio Varella dava dos processos mais simples da cadeia que me fizeram abandona-lo pela metade nesta ocasião. Hoje, quase 10 anos depois, acreditando que estaria mais maduro para tal leitura, fui pego desprevenido pela mesma sensação que me atormentava no passado e pude perceber que ninguém está pronto para o que é relatado aqui.

Drauzio, de maneira totalmente justa, relata sua luta constante de combate a epidemia de HIV dentro do maior sistema carcerário da América Latina, onde drogas intravenosas e sexo desprotegido rolavam de maneira livre a luz do dia.

Abusando um pouco da singularidade, os momentos que mais me assustaram são as cenas onde o HIV é deixado de lado e os problemas são postos a tona, escancarando que, mesmo o vírus sendo devastador da maneira que é, nem de longe é a principal dificuldade enfrentada pelos presos dentro do Carandiru.

Injustiça ou não, Estação Carandiru é um livro escrito por homens e mulheres sobre a conscientização do que é uma cadeia hoje no Brasil, escancarando suas falhas matriciais e mostrando porque o Brasil tem um dos maiores níveis de reincidência do mundo. Leitura obrigatória para alunos da área da saúde, epidemiologia ou mesmo pra quem se preocupa com o rumo da sociedade brasileira.
Fregate 15/01/2024minha estante
Uau! Bela resenha!

LucasFregate 15/01/2024minha estante
Que legal!

@medusarm 12/01/2024

O sistema brasileiro é falho.
Varias situações mencionadas neste livro me fizeram repensar sobre o quanto o sistema falha e leva muitos ao crime.
É um caminho quase sem volta, infelizmente.

Recomendo a leitura.

callmemadu 12/01/2024

Um livro pra abrir a mente para realidades desconhecidas que são descritas com muita humanidade pelo Dr - pessoas que muitas vezes são consideras apenas estatísticas, ganham nome e tem suas histórias contadas. além de ter uma outra visão sobre o massacre visão essa que eu considero a única verdadeira

bi.blio 10/01/2024

Que livro foi esse
Comecei a leitura achando que seria difícil de acompanhar, seja pela prosa ou pelos relatos, mas como me enganei. A franqueza na narração das histórias dos presos usando as palavras dos mesmos (apesar de muitas serem problemáticas), com toques de humor em meio ao caos da Detenção e às várias situações terríveis do sistema carcerário, são de manter qualquer um preso no livro.

Acompanhamos detalhes do dia a dia da cadeia, aprendemos um pouco sobre o "código de ética" que é seguido e a punição para quem não o faz, e ouvimos a história de muitas pessoas que ali estão inseridas - sempre com o foco no individualismo e na humanização do personagem, o que não é fácil quando se trata de presos, que são considerados apenas números dentro do sistema.

Pude acompanhar a história pelo audiobook narrado pelo próprio Dr. Drauzio e a experiência foi incrível, recomendo demais.

Hellen.Lily 10/01/2024

O castigo fortalece o crime
"Como médico, não me cabia julgar os crimes dos pacientes, a sociedade tinha juízes preparados para essa função.?

A narrativa do Dr. Drauzio foca nas doenças e vida carcerária dentro do Carandiru. Sem negar ou abafar seus crimes o autor narra algumas das histórias vividas com os carcereiros dentro das enfermarias dos pavilhões, especificamente no pavilhão 4.

O dia a dia dos carcereiros é uma parte muito importante no livro já que o dia a dia diz muito sobre como eles pegam as doenças e como as tratam. Em um momento um carcereiro morde um rato até ele morrer pq o mesmo mordeu seu dedo e diz que escovou os dentes e tava tudo certo.

O sistema prisional brasileiro é confuso e fere os direitos humanos, não deveria mais ser um castigo, castigos não funcionam, castigo fortalece um criminoso

É incrível como Dr Drauzio fala sobre o que ele pensa a respeito da relação dos presos com os estupradores. É contraditório um homem ser respeitado por matar um pai de família e ter poder pra mandar matar estupradores de vítimas também inocentes.

Com a narração é impossível não se apegar as personalidades por mais que sejam pessoas que carregavam crimes terríveis. O autor tem uma visão muito humana com aquelas pessoas que são apenas pacientes pra ele.
O livro mapeia e descreve bastante sobre o ambiente, funções,regras e relacionamentos dentro e fora das celas. É fenomenal a fluidez da leitura