Geopolítica: 150 anos de Futebol

Geopolítica: 150 anos de Futebol José Eduardo de Carvalho

Resenhas - 150 Anos de Futebol - Geopolítica

Arthur 13/07/2021

Futebol como elemento cultural, social e político
O segundo livro da coleção 150 anos de futebol já parte da premissa de que o futebol, há muito, superou o status de esporte, reforçando a máxima de que "não é apenas um jogo".
Nesse volume, José Eduardo de Carvalho explora a influência de aspectos demográficos, históricos, sociais e políticos na história do futebol e nos modelos de jogo, bem como o inverso: os impactos do futebol para a política, o social e o cultural.
Temas como o uso do futebol como propaganda política, influência de processos migratórios e a manifestação de características histórico-culturais são abordadas nesta leitura fácil, de caráter introdutório, mas rica em material para posterior aprofundamento.
Excelente leitura, seja para os amantes do futebol, seja para os seus "detratores" - palavras do autor -, mas sobretudo para aqueles que defendem que praças esportivas não são espaço para manifestações políticas.

Fael 03/07/2021

A apaixonante geopolítica do futebol
Por ser uma coletânea de livros curtinhos fica difícil se aprofundar nos muitos contos em que geopolítica e futebol se aproximaram e praticamente se fundiram, principalmente no século XX (e ainda se fundam no século vigente com tempo e espaço comprimidos). Porém o autor, mesmo com esse ?pouco espaço?, consegue ser muito feliz ao sintetizar de maneira sucinta e objetiva essa ligação forte entre o esporte e a política, podendo aguçar o leitor a procurar mais sobre determinado tema narrado.

Yvan 16/10/2021

Resumido
Boa introdução com bons assuntos a serem descobertos e discutidos.

Vale conhecer e depois se aprofundar com outras fontes mais detalhadas.

@buenos_livros 10/08/2022

Geopolítica - 150 Anos de Futebol
?O ADEPTO DO FUTEBOL BEM SABE: neste assunto, não há obstáculo insuperável. As barreiras geográficas são até bem claras, definem estilos e o jeito de bater na bola, porém o jogo é adaptável aos mais variados regimes políticos, economias e traços culturais. O futebol assimila as diferenças ideológicas e religiosas e os usos e costumes. Sofre influências, mas segue adiante.?
. 59/2022
. Geopolítica - Série 150 Anos de Futebol (2013)
. José Eduardo de Carvalho ?? ?
. Ensaio | 96p. | e-Book
. @sesispeditora
. Uma leitura rápida e objetiva sobre a relação e impacto do futebol na geopolítica global, como o esporte bretão se tornou um aglutinador da massa no pós-revolução industrial, as grandes rivalidades transportadas do campo de batalha para o gramado dos estádios e o reflexo das particularidades regionais nos estilos de pensar o jogo. Indicação do ótimo podcast Fronteiras Invisíveis do Futebol da @centraltres
. ????????