A Queda de Artur

A Queda de Artur J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Queda de Artur

Romeu Felix 14/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Queda de Artur" é um livro póstumo do renomado autor britânico J.R.R. Tolkien, publicado em 2013 pela editora WMF Martins Fontes. Nesta obra, Tolkien nos transporta para o mundo da antiga Grã-Bretanha e nos conta a história do lendário herói Artur e sua queda trágica.

O livro é baseado em um poema inacabado que Tolkien escreveu durante os anos 1930, explorando a lenda do Rei Artur e seus Cavaleiros da Távola Redonda. Embora incompleto, o poema é acompanhado por comentários e notas do autor, bem como por um extenso ensaio escrito por seu filho, Christopher Tolkien, que organizou e editou a obra.

"A Queda de Artur" é uma leitura fascinante para os fãs de Tolkien, especialmente aqueles interessados nas lendas arturianas e na mitologia britânica. Tolkien, conhecido por sua habilidade em criar mundos detalhados e narrativas ricas, mais uma vez demonstra seu talento em dar vida a personagens e ambientes vívidos.

O livro narra a história do herói Artur, um rei guerreiro que lutou contra as forças do mal para estabelecer um reino de paz e justiça. O poema, ambientado em uma época sombria e violenta, retrata a batalha de Artur contra inimigos formidáveis, incluindo o traiçoeiro Mordred, seu próprio filho ilegítimo.

Embora a história seja conhecida, o que torna "A Queda de Artur" interessante é a maneira como Tolkien a aborda. Seus versos são repletos de imagens poderosas e descrições detalhadas, transportando os leitores para um mundo de coragem, traição e heroísmo. O estilo de escrita de Tolkien, com sua prosa poética e uso habilidoso do idioma, é um deleite para os amantes da literatura.

Além do poema em si, a obra é enriquecida pelos comentários e notas do autor, que fornecem um contexto valioso para entender o pensamento e a intenção por trás de sua escrita. O ensaio de Christopher Tolkien também é um recurso valioso, fornecendo informações sobre o desenvolvimento do poema e explorando as conexões entre a lenda arturiana e outros escritos de seu pai.

Embora seja importante ressaltar que "A Queda de Artur" é uma obra inacabada, o que pode deixar alguns leitores desejando por mais, ela ainda oferece uma visão fascinante e significativa do imaginário de Tolkien. A obra é uma peça essencial para entender a evolução do legendarium do autor e como ele explorou diferentes mitologias ao longo de sua carreira.

Em suma, "A Queda de Artur" é um tesouro literário para os admiradores de J.R.R. Tolkien e para aqueles que apreciam a riqueza da mitologia e da narrativa épica. Com seu estilo de escrita excepcional e seu tratamento cuidadoso do material, Tolkien mais uma vez prova por que é considerado um dos grandes mestres da fantasia. Este livro é uma adição valiosa ao cânone do autor e uma leitura imperdível para os fãs de sua obra.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Daay 28/12/2013

A visão de Tolkien para a lenda Arturiana.
Além de desvendar o máximo possível do poema de seu pai, Christopher traça a relação do poema com Le Morthe d'Arthur, de Thomas Malory, que seria a inspiração de Tolkien para sua própria incursão na lenda de Artur. Além do poema "final", existem ainda 120 páginas de rascunho que foram também estudadas por Christopher Tolkien.

Quem queira se aventurar a ler Fall of Arthur sem conhecer alguma versão da lenda Arturiana, certamente vai largar no meio. Não é um história com começo, meio e fim e sim um estudo aprofundado de uma parte de uma história muito complexa e com diversas versões. Ou seja, é preciso gostar do tema. São quase 290 páginas repetindo os mesmos versos, de formas diferentes, e estudos muitas vezes hipotéticos.

Resenha completa: http://www.pensologoblogo.com/2013/12/livro-queda-de-artur.html

site: http://www.pensologoblogo.com/2013/12/livro-queda-de-artur.html
Vieira 27/01/2014minha estante
O final esta em aberto? Ou possui um final fechado (definitivo) ?

Claudia Beulk - @velejandoporlivros 14/10/2015

Livro para fãs
TOLKIEN, J.R.R. A Queda de Artur; Organizado por Christopher Tolkien. São Paulo, SP: Editora WMF Martins Fontes, 2013. 286 p. ISBN 9788578277406

Editado por Christopher, filho do Mestre Tolkien, o livro "A Queda de Arthur" é composto de um poema aliterante inacabado sobre o Rei Artur escrito por J.R.R. Tolkien e muitas considerações escritas por Christopher Tolkien. Pode-se considerar que Christopher escreveu a maior parte do livro, visto que o poema em si ocupa por volta de 80 páginas (de 286) divididas entre o poema original em inglês e sua tradução em português, na edição brasileira.
Para a apreciação do poema ser satisfatória, há de se ter conhecimento prévio sobre a lenda do Rei Artur. Para apreciar-se o livro como um todo, há de se ser fã de Tolkien ou ao menos, curioso sobre seu legado. Christopher explana acerca do poema de seu pai, falando sobre os autores que o influenciaram, rascunhos encontrados com ideias que viriam a ser parte do poema, a relação do mesmo com outras obras do autor, e muito especula sobre o que o pai dele iria escrever, ou os motivos que o levaram a pensar de determinada maneira. As explicações de Christopher são válidas, principalmente as passagens onde transcreveu alguns versos rabiscados de seu pai encontrados em um caderno, que viriam a compor o poema se o mesmo tivesse sido terminado, porém, ele delongou-se demasiadamente, tornando a leitura muitas vezes maçante com repetições do poema desnecessárias e muitas explicações que são meras conjecturas que denotam uma busca incessante por desvendar o restante do poema e compreender a mente de Tolkien em sua totalidade.
Apesar dos pesares, muito se aprende sobre a lenda do Rei Artur e sobre a obra e vida de Tolkien, afinal, seu filho publica alguns fatos curiosos que percebe-se serem verdadeiros, e acaba-se concordando com Christopher em muitas de suas conjecturas sobre "A Queda de Artur". Mesmo não concordando totalmente com a forma com que esta obra especificamente foi conduzida, quem é fã de Tolkien deve sentir-se feliz com a sua publicação, bem como outras publicações póstumas do autor que Christopher, na condição de detentor do legado de seu pai, vem concebendo.
Sobre o poema em si, mesmo não estando habituado a esse tipo de literatura e preferir outras obras do autor (como é o caso dessa que vos escreve), o leitor pode satisfazer-se com a leitura, que trata-se de um poema bastante bonito e enriquecedor, pois traz a história de uma das maiores lendas (ou seria verdade?) mundialmente conhecidas. Avalon bem como Morgana, poderiam ser mais presentes, é verdade, mas há de se ter consciência de que como trata-se de uma história passada há muitas gerações, cada autor a conta da forma que mais lhe apetece, e nem tudo que poderia ter sido escrito no poema de Tolkien foi colocado em papel. Provavelmente ele ainda tinha ideias na cabeça que não devem constar nos rascunhos ou não foram encontradas, quiçá nem ele mesmo sabia o rumo que a obra tomaria. Infelizmente nunca se saberá pois ele abandonou seu poema, para, felizmente, concluir outras obras importantíssimas para a literatura mundial.

site: http://ceusinfinitos.blogspot.com.br/

Daniel432 18/05/2014

O Rei Arthur e a Poesia Aliterada
Esta será uma resenha rápida e prática.

Você gosta de poesia?? Sabe o que é uma poesia aliterada?? Gosta de comparar textos atuais com textos descartados pelo autor??

Se você respondeu não a estas perguntas, não compre este livro!!

Até onde sei os brasileiros devem conhecer J.R.R. Tolkien pelos livros de ficção Senhor dos Anéis e nem devem desconfiar que ele também escrevia poemas, ainda mais poemas aliterados e a compra deste livro pode acabar sendo um engano.

Agora, se você respondeu sim às perguntas iniciais, boa sorte e bom divertimento pois no livro há mais estudos comparativos do que poesia em si.

Ronan.Azarias 12/10/2014

Dois coelhos com uma só cajadada
Nunca fui de ler poesias. Sempre achei mais confortável a prosa. Mas depois de ler A queda de Artur pude aprender o que é realmente poesia, pelo menos a de Tolkien. Após a poesia Christopher deu um aula de poesia do pai. Além disso aprendi muito mais sobre rei Artur do que esperava. Ali pude ler "a história" original e que foi inspiração para várias obras sobre o tema, acredito que partes do que é contado em As brumas de Avalon foram baseadas nas mesmas fontes que Tolkien usou para sua obra inacabada. O livro é excelente, apesar de maçante em alguns pontos onde Christopher explica como o pai escreveu a poesia. Com certeza merece uma re-leitura!

bodan 06/02/2015

Não precisava
O poema original é muito bonito. Mas não precisava tradução nem as 400 páginas de comentários supérfulos do filho.
Ronan.Azarias 26/03/2015minha estante
Eu achei muito bom os comentários, ajudou muito a aprender sobre o método criativo do Tolkien e de onde surgiu toda a mitologia, além do mais pude ver a complexidade de todo o poema.

Amanda Oli 12/11/2023

Para poucos
O livro requer interesse pela história/ lenda do rei Arthur e gosto pela poesia e escrita.
Apesar de ser grande fã de Tolkien (razão pela qual comprei), achei o livro difícil e quase abandonei em diversos momentos.