Foco Daniel Goleman

Resenhas - Foco

Luana:) 19/08/2023

Interessante
Como alguém que tem bastante dificuldade com foco e uma memória bastante ruim, achei esse livro bem interessante.
O autor consegue equilibrar as partes técnicas, com seus exemplos e suas próprias opiniões, sem deixar o livro cansativo, como vários outros que quando usam linguagem técnica demais acabam ficando.
Ele consegue decorrer bem pelo tema, mostrando que a perda de foco pode acontecer consciente ou inconsciente, dependendo da situação e dá várias dicas de como lidar com isso.
Recomendo bastante a leitura.

David 01/08/2023

Apesar de se basear em diversas pesquisas científicas, a abordagem do livro é bastante acessível e interessante para diversos públicos. Aqui navegamos em busca de entender como a capacidade de concentração e o gerenciamento de emoções podem afetar diretamente nossa produtividade, criatividade e bem-estar.

Ao longo do livro, somos apresentados a estudos científicos e situações reais que revelam como a mente humana responde de maneiras diferentes em relação ao seu nível de foco. Acaba sendo mais uma inspiração da inclusão da atenção plena em nossas vidas, para aprimorar nossa capacidade de concentração, nos tornando mais presentes e equilibrados em nossas atividades diárias.

Rebeca.Laila 01/06/2023

Uma montanha russa
Comecei a ler esse livro por indicação em uma cadeira da faculdade. Ele foi um entre 4, dos quais um já pretendia ler de qualquer forma e outro era fácil pegar emprestado ? inclusive fiz isso e foi o primeiro que eu li.
Decidi então comprar primeiro esse, uma vez que já conhecia o autor. Fui um pouco desanimada pois ?Inteligência Emocional? foi um livro muito maçante devido ao teor muito técnico do neurocientista.
Pouco antes, tinha começado a ler ?Essencialismo ? Greg McKeown? por indicação da minha psiquiatra e estava adorando. Logo que comecei a leitura vi que eram assuntos muito parecidos ? Goleman trazendo uma visão mais técnica embasada em estudos e McKeown uma mais empírica.
Foi interessante ler esses 2 livros ao msm tempo e ver meu favoritismo começar em Essencialismo e transitar para Foco. Enquanto McKeown tinha uma escrita mt envolvente, Goleman trazia estudos e fontes com uma abrangência maior do assunto. Isso fez com que Essencialismo parecesse um livro vazio, quando na verdade Foco que é um livro denso e conciso.
Além disso, Foco me chamou atenção para a escrita do autor de uma forma diferente: Goleman não deixou de lado a parte técnica. Ele apenas a deixou mais diluída, fazendo a leitura mais fluída e menos cansativa ? pelo menos na minha percepção.

Ana.Bahia 30/05/2023

Interessante
Eu gostei do livro achei ele bem abrangente mas a partir dos 50% achei a leitura maçante. Acredito que foi mas uma questão de ter visto terminar essa leitura como uma obrigação. Ainda assim recomendo a leitura, ele traz ótimos ensinamentos.

Tiago Souza 11/05/2023

Esperava mais
É um bom livro, muito abrangente na área relacionada na parte da mente e como o foco pode determinar o rumo de nossas vidas, desde a parte social até no dia a dia do trabalho, porém esperava uma abordagem mais direta e profunda no foco em si, mas muito longe de ser uma leitura ruim ou sem conteúdo.

Fernanda.Lopes 30/04/2023

Bom livro, mas exige, justamente, foco
Daniel Goleman ficou famoso com o livro Inteligência emocional. Quem já conhecia essa obra, não se assustou com o estilo de Foco: muita informação científica com um objetivo de divulgação. Apesar de ser vendido como autoajuda, ele não está no mesmo nível de Hiperfoco, por exemplo, que é bem mais "mastigado".

O que Goleman faz aqui é explicar como a nossa atenção funciona e o que pode atrapalhá-la. Ele não apresenta "dicas" explícitas, mas quem souber lê-lo, terá um bom aproveitamento.

Só não dei 5 estrelas porque ele poderia ser mais sucinto em alguns trechos, mas não é nada que tire a grandiosidade dessa obra.

PaulaC 19/04/2023

Livro completo e bem abrangente
Quando eu pensava sobre foco eu somente relacionava a minha capacidade de realizar uma tarefa sem me interromper.

Esse livro nos permite ter uma visão mais ampla sobre o foco e aplicabilidade em várias áreas baseando em fatos e dados científicos

Ótimo livro para se abrir a mente.

TonyAirtony 23/03/2023

Começa bem e se perde no meio
O começo é realmente muito interessante, explicações muito boas e bem focado. Porém, se perde muito depois do 5 capítulo. Mas é algo muito específico. Não dá para recomendar para qualquer pessoa.

cicireadss 22/03/2023

Foco
Até a metade achei bem interessante, depois começou a (risos) desfocar (risos) sobre o tema foco (na minha opinião), a parte inicial eu achei bem mais interessante, depois eu achei que o autor queria conectar vários temas em um livro só

Paulinha 10/03/2023

Excepcionalmente maravilhoso!
Um livro muito didático, uma leitura fluída e leve... Fundamental para todas as pessoas, afinal, quem chega ao seu objetivo sem FOCO? Não é mesmo?!

Segue abaixo a resenha:

"Segundo Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência emocional, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos.

Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho. Foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano. Foco traz um olhar inovador sobre o segredo para o alto desempenho e mostra como a atenção tem um papel fundamental para o sucesso."

* Fonte: www.amazon.com.br

Leiam!

Juan Bahia 06/03/2023

Não deu match.
O livro se iniciar com uma dinâmica interessante e ardilosa trazendo uma pequena provocação que faz você refletir sobre seu foco e atenção e o que fez dar uma chance maior.

O livro traz um contexto e uma dinâmica excelentes, apresenta o foco como um duo entre racional e emocional, podemos até citar Rápido e Devagar como parte da influência ao livro.

O problema que encontrei é literalmente a falta de foco nas linhas do livro. Ele pula de história e relato a relato trazendo conceitos científico de forma superficial e sem conseguir concluir de forma clara um tema. Me senti lendo relatos aleatórios e misturados, dificultando o famoso "Flow", inclusive ele também traz alguns temas contidos no livro a quinta disciplina.

Enfim, não digo que o livro é ruim mas que não deu match. Talvez por já ter lido vários dos livros e contextos que são referenciados terminei por não me interessar mais pela leitura ou até mesmo pode não ser o momento de ler um livro como Foco.

Caso esteja iniciando este tipo de leitura acredito que é válida a tentativa.

LucasPc20 28/02/2023

Foco
Foco triplo: foco no seu interior, foco nos outros e foco sistêmico. Essa é a tese principal do livro. Como desenvolver e porque são importantes, recomendo que você leia e descubra.

Vivi.ana 30/01/2023

Interessante
Eu gostei do livro achei ele bem abrangente mas a partir dos 50% achei a leitura maçante. Acredito que foi mas uma questão de ter visto terminar essa leitura como uma obrigação. Ainda assim recomendo a leitura ele trás ótimos ensinamentos.

Pagliuca 18/01/2023

Seremos humanos melhores algum dia? Temos tudo para ser.
Demorei para iniciar a leitura, mas este livro me surpreendeu. Leitura rápida e rica em conhecimento. Para quem gosta de neurociência e assuntos relacionados, tem bastante conteúdo específico, porém sem ser de difícil compreensão.