Death Note - Black Edition #06

Death Note - Black Edition #06 Tsugumi Ohba

Resenhas - Death Note Black Edition #6

1 | 2 | 3 | 4

Mayara 08/01/2023

A história de Death Note se conclui no vol. 6. E é totalmente instigante, simplesmente não conseguia parar de ler. O embate entre Raito e Near é incrível, a dedução, perspicácia, indução, quebra de expectativas... tudo bem enlaçados em reviravoltas maravilhosas. Eu sou muito fã do anime, mas o mangá ganhou meu coração.
Com certeza vale muito a pena ler essa obra pelo menos uma vez da vida enquanto não se tem o nome escrito no caderno de algum shinigami por aí.

Apesar da história maravilhosa e que deixa a gente submerso, mais uma vez cito a questão de como o papel da Misa é apenas de ser disponível para manipulações do Raito, com comportamentos totalmente infantilizados e incapacidade crítica. Entendo que isso faça parte da proposta da história, mas não posso deixar de citar como algo desgostoso e de uma visão um pouco machista do autor quanto ao papel de mulheres na obra (quase todas as personagens submissas e sem opinião, o que também tange outras obras de cultura japonesa).

Isadora 14/08/2022

AMEI ESSA SAGA!!
Esse é o último mangá da saga de Death Note!! É mtoo bommm!! Vale ressaltar novamente que os acontecimentos não são novidade para mim que já vi o anime, recomendo muito tanto o mangá quanto o anime. Esse último mangá em minha opinião foi o mais emocionante e amo isso!! O final após a morte de Kira é bem diferente do anime, mas muito bom também!! Ameii mtoo todos os mangás!!

vickbuen 10/01/2023

Adeus Kira
essa jornada foi muito boa,voltou com tudo nesse último volume.
Não vou mentir é um pouco cansativo ler Death note mas no final vale a pena é muito cativante e teve um fim merecido,não conseguiria pensar em outra forma.
Quase mais da metade dessa jornada eu era time Kira mas chegando ao fim mudei minha forma de pensar e fui pro lado do ?bem?
tenho certeza que você não vai se arrepender em ler vai ter várias reviravoltas fascinantes.
Vou sentir falta daria tudo para ler como se fosse a primeira vez.

e sim o final é diferente do anime e na minha opinião no mangá é bem melhor.

Henry 21/10/2022

Leiam Death Note
Nem acredito que acabei Death Note. O quarto e quinto volume me fizeram sofrer de tanto texto e complexidade. Complexidade essa que torna Death Note uma obra singular.

Mistérios, resoluções, misticismo, duelos intelectuais e muito suspense. Agora, entendo o fato de Death Note ser um clássico absoluto dos mangás. Destaque para a criatividade dos autores ao criar personagens tão característicos e marcantes.

É difícil a leitura? Bastante, mas no final, você respira e pensa: "Ufa, acabei de testemunhar um marco dos quadrinhos".

Não esperava outro final, se não esse. Maravilhosa conclusão.

Leiam Death Note.

Sara kemily 20/02/2023

To triste
Fiquei triste com o final...

O mangá nesse último livro na minha opinião enrolou bastante do inicio ate uns 70%, depois disso melhorou bastante.

O final não me agradou pela minha preferência de personagem mas não muda o fato de ter gostando da história no geral.

Foi uma experiência muito boa e essa história sem dúvida só confirma que este é o melhor mangá que vou ler na vida!

Jean Silva 17/01/2022

Não era o final que eu queria, e sim o final que eu precisava. Foi além do anime, eu fiquei muito surpreso com isso (levando em consideração que 95% do anime seguiu a risca os mangás), o modo como as coisas ocorrem são relativamente diferentes, fiquei chateado que tiraram do anime essa participação incrível do Ryukuu no confronto final entre o Light e o Near. Agora não me restam dúvidas de que esse Shinigami é o melhor personagem dessa história. É interessante que o desfecho dá uma certa margem para continuação (pelo que vi já tem algumas e eu certamente irei ler).
No geral todos os volumes são bons, valeu muito a pena ler Death Note.

Jon 23/04/2022

No final... não há nada depois da morte.
Light Yagami, estudante, muito entediado e desapontado com a sociedade recebe, de um Deus da morte (shinigami) a oportunidade de fazer a mudança que ele deseja no mundo. Mas não sem consequências...

leopr 16/01/2024minha estante
as vezes anime curto acaba sendo melhor que muito anime longo por ai (mesmo eu amando One Piece, eu ainda acho que alguns curtos são melhores, tipo Code Geass e Assassination Classroom, em relação a Code Geass, sempre falam que o anime é melhor que o mangá, mas ainda não li pra afirmar)

Renata_ Pandora 17/01/2024minha estante
Sim, Death Note eu tenho um apego muito especial. Acho que todos os anos eu assisto e leio.

Thalles.Oliveira 11/05/2023

Um ótimo fim para a saga
Finalmente chega ao fim essa grande saga, que ao meu ver conseguiu amarrar todos os pontos do arco e dar um final satisfatório ao leitor. Deixa um pequeno detalhe no ar para que possamos nos questionar se faz sentido ou não a teoria levantada nas últimas páginas, mas diria que uma obra dessa não poderia e nem deveria deixar o leitor sem nada para ficar se em questionando.
Alguns plots foram um pouco forçados, mas isso acontece em outros pontos da saga, mas nada que estrague o prazer da leitura, que tenta ser coerente dentro de sua lógica e mundo fantástico.
Vale a leitura da saga

nath 02/11/2022

todo ser humano morre algum dia.
acabei de terminar o último mangá de death note.
esperava que como todos os outros mangás da coleção, esse seria igual o anime, mas me enganei.
o final é diferente do anime para o mangá, fiquei até surpresa por ser diferente, adorei o desfecho do mangá, nem me lembro muito como foi finalizado no anime, mas gostei de como foi finalizado o mangá em si. um dos melhores da coleção.

Haag 18/08/2015

O que é justiça? (RESENHA DA COLEÇÃO COMPLETA)
Bom, Death Note é um mangá da dupla Takeshi Obata e Tsugumi Ohba (mesmos criadores de Bakuman) e foi publicado nas páginas da Jump de 2003 até 2006, finalizando ao todo com 12 volumes. Também recebeu uma (controversa) adaptação para anime com 37 episódios.

No Brasil o mangá foi publicado pela JBC no formato normal em 2007, e em 2013 foi relançado na sua edição Black Edition, que hoje é chamado de “formato Big”, tendo 2 volumes compilados em 1, sendo finalizado com 6 volumes. Além de ter tido novels e especiais também publicados por aqui.

Sou fã de Death Note, é fácil um dos meus 5 mangás favoritos em minha coleção (talvez perca apenas para Kenshin, mas é Kenshin né). Foi o primeiro mangá que eu realmente sentei para ler naquela coisa do “formato japonês e mimimi” isso em 2009 quando um amigo me emprestou. Porém só agora com o relançamento é que consegui ter essa obra na minha estante (e graças a minha namorada perfeita que me deu de presente). Vou tentar evitar os spoilers, mas tem coisas que é necessário falar para poder analisar o mangá.

A obra (se alguém ainda não conhece) conta a história de Light Yagami, um estudante que certo dia encontra um Death Note, que como o nome sugere, é um caderno da morte, com a capacidade de matar todos aqueles que tiverem seu nome escrito nele. Com posse desse caderno, Light decide livrar o mundo de todas as pessoas más que cometam crimes, e assim se tornar o deus da justiça desse novo mundo criado por ele. Porém, para realizar esse sonho, primeiro ele precisa se livrar daqueles que não concordam com seu pensamento e que o consideram apenas um serial killer, como a policia japonesa e o mundialmente famoso detetive L.

Vou começar analisando a qualidade antes da obra. Nessa versão Black Edition, a JBC caprichou bastante. Como eu disse antes, são 2 volumes em 1, então é um mangá grosso, quase um livro. O papel é gostoso de folhear e bem firme, infelizmente não encontrei em nenhum lugar qual é o papel usado. Ele tem páginas coloridas no começo de cada edição, além de ter os freetalks dos autores e uma galeria com as capas dos volumes originais. Aqui vem um ponto negativo, a meu ver erro da JBC, essas galerias de capas estão em preto e branco, poxa, Death Note tinha capas lindas, poderiam ter colocado coloridas (falo das capas que aparecem no final do volume).

Já li DN umas 10 vezes sem mentira, e essa última releitura foi interessante, pois procurei ler de modo mais critico, e acabei percebendo algo que me passava despercebido.

A história é eletrizante, com diálogos inteligentes e bem construídos de forma a tentar prender o leitor. O “elenco” central que seria Light, L, Misa e Ryuk é cativante, são personagens que conquistam quem está lendo e até mesmo nos faz querer que tudo termine bem e todos vivam felizes. Os personagens secundários também conseguem se desenvolver dentro da trama sem chamarem muita atenção e as mudanças na história, principalmente na primeira fase, vão acontecendo de modo rápido e ágil, mas sem parecerem forçadas.

Entretanto, é quase que unanime que a qualidade do mangá decai demais em sua reta final, mais precisamente após a morte de L. Acho que o detetive é um personagem muito forte na obra, desenvolvido de maneira a ser praticamente a mesma pessoa que Light, como se os dois se completassem. Já Near e Mello não conseguiram ser tão cativantes quanto L, talvez muito disso por precisarem viver com a comparação.

Confesso que sempre achei que a culpa da queda de qualidade fosse por causa disso, mas dessa vez criei outra opinião sobre o verdadeiro motivo: a desconstrução de Light e da história.

Desde o começo nós já sabíamos que Light não iria vencer, por mais que o rótulo de “vilão” não exista em Death Note, Kira não é o tipo de personagem que vá realizar seu sonho no final da obra. Após a morte de L, Light se tornou deus, ninguém mais poderia com o nível em que Light estava, poderiam ser criados diversos sucessores de L, não iria funcionar, pois eles não passavam de sucessores. Então o que fazer? Simples, rebaixar Light ao nível dos sucessores.

Light se tornou burro na reta final do mangá, nem parecia mais o mesmo personagem. Erros idiotas voltados apenas para o final, ignorando completamente tudo que já tinha sido criado sobre Light até então, por diversas vezes eu pensei: porque ele não fez isso? Porque ele não matou fulano? Toda uma construção de personagem foi se desfazendo apenas para que ele pudesse ser derrotado.

Ao mesmo tempo, as deduções de Near começaram a ficar cada vez mais forçadas. Ok, sei que ele é excepcional, mas mesmo assim forçava demais. Informações começavam a ser deixadas de lado por puro “é assim e ponto”, claro, ele tinha sua linha de investigação que apontava para Light, certo, porém quando ele encontrava uma barreira sólida montada por Kira, ele simplesmente ignorava e já sabia o que tinha acontecido, sem nenhum pensamento elaborado como era feito no inicio da série.

Death Note em sua reta final virou um “Light vai perder” e deixou de lado muito do que tornou a série incrível.

O final é bom, independente dos erros para chegar nele, o final consegue convencer a todos e dar um desfecho digno para Light e sua ambição. Porém sempre vai deixar aquele gostinho de “poderia ter terminado no L”. O Mugi comentou esses dias que Death Note poderia ter se encerrado no volume 7 (ou 4 da Black Edition) com um empate entre L e Kira, e eu também acho, seria provavelmente a melhor opção.

Mesmo assim, Death Note é uma das minhas séries favoritas e leitura obrigatória para qualquer colecionador. Só não vou dar o 5 por causa da escorregada na reta final.

Nota: 4,99 / 5

site: https://itadakimasuanimes.wordpress.com/2015/08/18/review-12-death-note-black-edition/

Alex Barbosa 04/10/2020

Uma boa finalização
A história de Light termina de uma maneira interessante. Particularmente não achei que foi um fim onde foi dado muitas pistas de como seria, mas no geral foi um desfecho interessante para a história. Trata-se de um conteúdo muito legal e que vale a pena ser lido! E tudo continua bem parecido ao que era...

1 | 2 | 3 | 4