O Cavaleiro Dos Sete Reinos

O Cavaleiro Dos Sete Reinos George R. R. Martin...

Resenhas - O Cavaleiro dos Sete Reinos

matheusbrnd 06/03/2024

Nostalgia com novas perspectivas
George R. R. Martin é um autor já conhecido por tramas intrincadas, teias de conspirações palacianas, conflitos do coração humano e socos no estômago do leitor desavisado. Isso tudo e mais ainda está incluso nessa incrível coletânea.

São contos nostálgicos, pois incluem plot points, temas, nomes de grandes e pequenas casas, lendas da lore do Mundo de Gelo e Fogo e até personagens já conhecidos da série principal. Apesar disso, essas estórias nos trazem uma perspectiva diferente daquela dos grandes lordes e suas proles principescas, dando ênfase a uma aproximação muito querida pelos fãs: o olhar do homem comum.

Resgatando uma das mais incríveis sequências de "O Festim dos Corvos", na qual Brienne (cujas características espelham às do protagonista Dunk) acompanha o Septão Meribald até a Ilha Quieta e enxerga pelo caminho como vive o populacho mais pobre e afastado das grandes cidades e castelos que os protejam, "O Cavaleiro dos Sete Reinos" tem como protagonista Dunk, o escudeiro de Sor Arlan de Centarbor, um menino tirado das ruas de King's Landing e transformado cavaleiro andante quando seu velho mestre falece.

Dunk, como bom personagem arquetípico, segue a linha do Homem-Comum, alguém sem sangue nobre, de origens modestas e de nobre coração. Se pode pensar que um personagem puramente arquetípico assim é simplista demais, e é justamente aí que entra a genialidade de Martin: seu herói homem-comum alega ter sido nomeado cavaleiro, mas o texto indica que ele nunca de fato foi juramentado.

Eis então, o coração humano em conflito consigo mesmo. Duncan, o Alto não conhece outra vida que não a de pedinte e trombadinha nas sarjetas da cidade e a de um cavaleiro andante. Quê fazer então? As classes mais baixas precisam escolher entre honra ou sobrevivência. Dunk simplesmente escolhe o menor de dois males, prefere omitir a ativamente roubar.

E é justamente sobre esse tipo de tema em que se apoiam as Crônicas de Gelo e Fogo: corações em conflito e injustiças de classe.

Xicrinho 01/03/2024

Para os órfãos...
Excelente leitura para quem está órfão das Crônicas de Gelo e Fogo. Dá primeira palavra à última, o velho imerge o leitor em Westeros, em tramas de pequena escala mas, ainda assim, que são épicas. Ótimás personagens, ambientação e fluidez nas histórias. Recomendadíssimo.

Henrique1126 29/02/2024

O cavaleiro dos sete reinos
Edição perfeita. Para quem ama o mundo de gelo e fogo é uma ótima leitura, que não é centrada nas tramas principais, mas se passa entre elas. Os protagonistas são cativantes e simples. Espero que Martin elabore uma continuação.

Gustavo 24/02/2024

Martin sendo Martin
George Martin nos trás personagens do mundo das Crônicas de Gelo e Fogo, mas com uma leveza em sua escrita, com as aventuras de Dunk e Egg.
Martin mantém a escrita de detalhar o mundo das Crônicas de Gelo e Fogo com a uma escrita que nos faz devorar esses 3 contos com uma intensidade, mas deixando até momentos tensos um pouco mais tranquilos, algo que ele não aliviava em A Guerra dos Tronos e os volumes seguintes.
Uma leitura que vale a pena para conhecer mais o ambiente expandido das Crônicas e conhecer outros personagens que são levemente citados na grande obra de arte que é as Crônicas de Gelo e Fogo.

Marcella2 11/02/2024

Meu Targaryen preferido tá bem aqui
Por ser um livro curto achei que não haveria tempo para me apegar aos personagens ou que ficaria cansada com a vida de um cavaleiro andante. Porém, ao contrário, fiquei muito entusiasmada com essa leitura e me diverti bastante. Com certeza, Egg é meu Targaryen preferido e queria que a relação entre ele e Dunk, que de início achei apenas estapafúrdia, tivessem mais páginas. Vou ficar com saudade desses personagens.

Isaac267 11/02/2024

Martin é gênio desgraçado
Se você é fã, como eu, do universo das Crônicas de Gelo e Fogo, com toda certeza você vai ama esse livro.
Assim como Fogo e Sangue, O Cavaleiro dos Sete Reinos se passa durante o reinado dos Targaryen, antes da Rebelião do Robert. O livro se passa mais especificamente no reinado do Rei Maekar Targaryen. É um livro que é dividido em 3 histórias, em que todas os protagonistas são o Grande Sur Duncan e seu escudeiro Egg. As narrativas são muito boas, mas o que me fez amar esse livro foram às histórias e os personagens secundarios. Como falei, esse livro se passa muito antes da saga principal e algumas histórias e personagens nesse livro são citados nas crônicas. Isso pra min é incrível, pois só o fato de você está vivendo no reinado dos Targaryen já torna o livro PERFEITO.

Viegas6 02/02/2024

Depois do final da série, esse livro meio que supriu a minha carência do universo. É contagiante, muito gostoso de ler e com personagens bastante carismáticos.

Davi 30/01/2024

Aventura apaixonante
Esse livro foi escrito com muito amor. Somos apresentados a Dunk, um cavaleiro andante extremamente alto que encontra um menino de 9 anos quando estava indo a um torneio. Depois disso é dificil descrever a paixão de Martin escrevendo isso.

Sor Duncan, o Alto e seu escudeiro Egg nos levam a histórias e lugares menos famosos em Westeros, provando ser possivel pessoas tão iguais e ao mesmo tão diferentes se darem bem. Desde torneios à julgamentos por batalha, esses dois se tornam inseparáveis.

A leitura é muito fluida e super rápida, com cada conto tendo aproximadamente 3 horas de leitura. Muito ansioso para a adaptação feita pela HBO. Esse livro, com certeza, é um dos melhores do universo de Gelo e Fogo.

IndieIngrid 21/01/2024

Um cavaleiro e um menino
Quando se lê algo como as Crônicas de Gelo e Fogo, onde dragões, reis, lordes e exércitos de mortos vivos compõem a cena principal, é difícil acreditar que uma série de contos sobre um cavalheiro andante desajeitado e com uma auto estima baixíssima seja tão chamativa.

E digo com prazer que é, e é mais.

O Cavaleiro dos 7 Reinos reúne três contos sobre Dunk, um cavaleiro andante extremamente alto, de baixo nascimento que pouco tem a considerar sobre si mesmo após uma vida de desprezos e dificuldades, que por sorte ou azar, e em grande parte devido a sua honra e vontade absurda de ajudar os mais fracos acaba por se envolver em uma confusão com a Casa Targaryen.

Como em toda obra de Martin, os personagens não estão seguros e respondem pelos seus atos, há uma quantidade bem boa aqui, tanto que alguns nomes até se perderam no meio. Esse é uma das únicas características que me incomodam, pois sinceramente, quem vai guardar o nome de todo esse pessoal? Principalmente quando eles não vão ter uma relevância no futuro?

Confesso que foi bem mais fácil me situar depois de ler os livros extras contando a história de Westeros e da Dinastia Targaryen, são tantos nomes repetidos que fica complicado olhar um e pensar, eita, é o tempo do Aegon, quando tem pelo ao menos 5 reais Aegon e fora os outros Aegon que aparecem por aí. Mas para quem assistiu GoT e se lembra do Mestre Aemon foi bem facinho.

Quanto as histórias, são 3, uma com um início de parceria adorável, e outras duas com um desenvolvimento igualmente incrível. Não há uma longa passagem de tempo, a vista, é possível reconhecer Dunk e Egg pois suas características continuam lá, apenas amadurecidas.

Apesar de vez ou outra eles esbarrarem em um problema digno da corte, vale a pena acompanhar ambos nessa jornada.

Yasmin1609 20/01/2024

Achei a história ótima, apresenta uma leitura bem leve. Gostei muito do Dunk e do Egg, os dois são uma ótima dupla. Super recomendo o livro ??

lunasolis 19/01/2024

Minha opinião sobre esse livro é: leria qualquer coisa que o grrm colocasse na minha mesa envolvendo o universo de asoiaf porque ele só entrega (quando entrega) livros bons, inclusive de contos.

Fernandes83 18/01/2024

I miss you, Westeros!!!
Terminei de ler a saga das Crônicas de Gelo de Fogo ano passado e revisitar esse mundo novamente em O cavaleiro dos 7 reinos foi maravilhoso. Apenas acho que tem um lance nesse livro que um dragão jamais concordaria, porém, gostei do livro, dos contos e de rever Westeros novamente… Fiquei confusa com os nomes? Obviamente fiquei, hahaha, mas minha experiência foi muito boa, mesmo com algumas vírgulas… Eu gostaria muito de uma parte 2, de uma viagem ao Norte, uma ida à Muralha, uma visita aos Starks. Adorei o Egg e a dinâmica entre ele e Duncan. O livro serviu saudade de Westeros.