O Cavaleiro dos Sete Reinos

O Cavaleiro dos Sete Reinos George R. R. Martin...

Resenhas - O Cavaleiro dos Sete Reinos

Carol 20/02/2021

Um pouco mais de Westeros
Vale muito para os fãs das Cronicas de Gelo e Fogo. Primeiro livro (tio Martin nos prometeu novos volumes) composto por novelas que seguem as aventuras de Dunk e Egg. Digamos que são as Crônicas em uma versão mais leve e mais divertida. Mas não tirem conclusões precipitadas. Esse livro tem o mesmo clima, espírito de aventura e personagens tão cativantes que é capaz de te transportar no espaço/tempo nas suas primeiras linhas. Uma leitura gostosa, que pode ter suas três novelas lidas separadamente ou seguidas. E pra você que é quase um morador de Westeros, esse livro é perfeito pra matar um pouco da saudade, enquanto nosso tão esperado Os ventos do inverno, não chega. Fazer o que? Cinco estrelas com louvor!

Pricila.lima 07/02/2021

Duzentos anos após a Conquista, a dinastia Targaryen vive seu auge. Os Sete Reinos de Westeros atravessam um tempo de relativa paz, nos últimos anos do reinado do Bom Rei Daeron.

É neste cenário que Dunk, um menino pobre da Baixada das Pulgas , tem uma chance única: deixar a vida miserável em Porto Real para se tornar escudeiro de um cavaleiro andante. Quando adulto, o cavaleiro morre e Dunk decide tomar seu lugar e fazer fama no torneio de Campina de Vaufreixo.

É quando conhece Egg, um menino de dez anos, cabeça totalmente raspada, que é muito mais do que aparenta ser. Dunk aceita Egg como seu escudeiro e, juntos, viajam por Westeros em busca de trabalho e aventuras. Uma grande amizade nasce entre eles – uma amizade pela vida toda, mesmo quando, anos mais tarde, os dois personagens assumem papéis centrais na estrutura de poder dos Sete Reinos.

As aventuras de Dunk e Egg trazem para os fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo a oportunidade única de vivenciar outro momento da história de Westeros, de conhecer e analisar fatos que teriam desdobramentos noventa anos depois, na guerra dos tronos.

Bru 25/01/2021

George não decepciona
A história é divertida, envolvente e mostra muitos detalhes da dinastia Targaryen. Dunk e Egg formam uma dupla e tanto, criam laços de irmãos nas aventuras por Westeros

Felipe Mello 23/01/2021

Martin em sua Boa e Velha Essência
O Cavaleiro Andante - A Trama fluí maravilhosamente, nenhuma encheção de linguiça ao longo dos acontecimentos, todos os personagens são sublimemente apresentados, nenhum personagem aleatório sendo terrivelmente introduzido, a química da dupla principal é perfeitamente bem construída, o protagonista é simplesmente cativante, o final mescla incrivelmente esta injusta tragédia com um sentimento lírico de libertação e uma revelação de explodir a cabeça(na metade do conto) que não me fez querer parar de ler. Ou seja, o bom e velho George R. R. Martin em sua fase de ouro(nos dois maravilhosos primeiros livros das Crônicas de Gelo e Fogo) que infelizmente, com o tempo, se perdeu.

A Espada Juramentada - Percebi tardiamente que Martin desenvolve melhor os seus personagens quando as suas obras possuem uma escala menor(e mais cotidiana) dos seus acontecimentos, uma vez que este maravilhoso conto deixou-me totalmente intrigado e tenso ao longo da leitura quando, na verdade, o centro de sua história se trata de um pequeno mal-entendido em relação a uma simples barragem de um rio(genial!), pois, o autor explora magistralmente os traumas, as perdas e o fortíssimo sentimento de luto que os antagônicos Eustace Osgrey e Rohanne Webber(impecavelmente desenvolvidos) sentem um pelo outro, visto que os seus conturbados passados são humanamente construídos(fiquei com pena de ambos) conforme Martin foge do bobo maniqueísmo e os interliga perfeitamente com a primeira “Rebelião Blackfyre”. Por favor, Martin... volte a ser este extraordinário escritor, por favor!

O Cavaleiro Misterioso - Martin teve êxito em criar um inquietante clima de mistério, visto que além de apresentar bem os novos personagens, fiquei integralmente tenso a medida em que o casamento e torneio de Alvasparedes caminhou perante ao seu intenso desfecho, pois, além de temer pela vida da dupla de seus protagonistas, quase rui as minhas unhas ao longo do julgamento de justas do Sor Glendon(o carisma deste personagem fez-me desejar um conto só dele), pois, o enredo foi preciso em desenvolver a incógnita que representava o Sor John, o Violinista, uma vez que a impecável atmosfera de conspiração foi tudo que a história precisava para mostrar “A Segunda Rebelião Blackfyre”.

@tigloko 23/01/2021

"Dunk, o pateta, cabeça-dura como uma muralha de castelo."
Como foi bom retornar As Crônicas de Gelo e Fogo. O livro fluiu de uma maneira que não esperava. Pois, em comparação com a série principal, não achei a escrita tão densa. Onde lá temos vários fluxos de pensamentos, aqui a história foi muito melhor nesse sentido, tem bastante dialogos que fazem a história voar.

O livro é dividido em três contos grandes.

O Cavaleiro Andante: Conhecemos Dunk e o início da sua parceria com o garoto careca Egg. Além de apresentar o Torneio de Vaufreixo, muito importante para a história dos Sete Reinos.

A Espada Juramentada: Dunk e Egg prestam serviço a um senhor de poucas terras que vê a nascente do seu rio roubada pela Viúva Vermelha, uma senhora que tem a fama de matar aqueles que a desafiam com venenos e armadilhas. Achei interessante este por mostrar que nem sempre um cavaleiro resolve situações que envolvam conflitos armados a princípio.

O Cavaleiro Misterioso: Foi o conto que mais gostei. Nesse acompanhamos o que parece um simples torneio de um senhor menor no dia do seu casamento. Dunk e Egg nem imaginam que estão no centro de algo que pode mudar a estrutura de poder dos Sete Reinos.

Falando dos personagens, gostei da parceria entre Dunk e Egg. Eles são bem carismáticos. Enquanto Dunk é um personagem simples mas honrado, Egg é inteligente e de raciocínio rápido, embora insolente até demais. Eles fazem a combinação perfeita. Até mesmo os personagens que aparecem rapidamente eu fiquei interessado em saber mais, do tanto que é detalhado a ambientação desse mundo.

As referências a série principal só fazem enriquecer ainda mais a experiência de leitura, como uma piscadela para os leitores atentos.

Ao final queria mais aventuras desses personagens. Mas se nem a história principal tem previsão de terminar, imagina os contos paralelos. É uma boa recomendação para quem terminou As Crônicas de Gelo & Fogo e ficou órfão desse universo.

AnaB. 23/01/2021

Uma ótima (não tão) surpresa
Sou um pouco suspeita para falar dos livros do Mundo De Gelo e Fogo por que adoro tudo que o Martin escreve. ? Nesse caso, estava um pouco receosa da leitura ser "pesada", quem já leu As Crônicas deGelo e Fogo sabe do que eu tô falando, mas foi justamente o contrário. E isso não quer dizer que o nível da história caiu!

O livro são três contos do Cavaleiro Andante Dunk e seu escudeiro Egg, esses são personagens lendários em Westeros. Sendo bem contos de guerra/medieval, trabalhando isso do "ser cavaleiro", disputa em senhores, traições....

Me surpreendi muito com o livro, apesar de já esperar que o livro tivesse nesse nível, George é George, né?

Limão 15/12/2020

Finalmente o Martin se deixou dar um final feliz
Eu recomendaria a leitura de Cavaleiro dos Sete Reinos antes mesmo da leitura das Crônicas de Gelo e Fogo.
Apesar de ter o detalhismo típico da escrita de Martin, as aventuras de Duncan e Egg ainda assim são extremamente leves quando comparada às aventuras de Jon Snow ou Daenerys Targeryan. Parece ser um bom livro para se adaptar à escrita de Jorge Martinho sem sofrer tanto.
Além disso, esse livro ainda tem informações interessantíssimas de serem levadas em consideração ao ler as Crônicas de Gelo e Fogo.
Sobretudo, ter Duncan como um das personagens principais mostra o lado popular de Westeros que é tão negligenciado nas crônicas.

Layla.Ribeiro 15/12/2020

Desafio literário 2020- escritor do continente americano
O livro se passa 90 anos antes dos acontecimentos do livro Guerra dos Tronos, Westero está sob o comando da disnatia dos Targaryen. O livro é dividido em 03 contos na qual resumidamente mostra as aventuras do Cavaleiro Dunk e seu escudeiro Egg. Eu achei a narrativa mais fácil que as de crônicas de gelo e fogo, por não ser tão detalhista como esta última, demorei bastante de acostumar coma história pois a temática medieval não é minha favorita, além de ser um pouco confuso por os targaryens ter nomes iguais, as vezes não sabia de quem eles estavam se referindo. É uma história boa, conhecemos mais sobre a história de Westeros, se virasse uma adaptação cinematográfica eu assistiria tranquilamente, recomendo este livro para quem gosta da série, dos livros e aqueles que amam aventuras medievais.

Giovanna 20/11/2020

Acrescenta de mais ao universo
Achei todos os contos enrolados no início, mas isso parece ser meio o estilo do Martin, tudo agrega muito ao leitor para a expansão do mundo das crônicas, principalmente para aqueles que como eu amam os fatos históricos. É muito legal ficar fazendo comparativos entre essa época e o tempo das crônicas do gelo e fogo.

Nick 18/11/2020

Nostálgico, divertido e diferente.
Para todos os fãs anciosos pelo sexto livro das Crônicas, (meu caso) um consolo. Apesar de ter sido escrito e publicado logo após a Tormenta da Espada, é de se esperar nos dias de hj que se leia o universo extendido das Crônicas de Gelo e Fogo após concluir a obra principal, então aqui vai um dica: temine as Crônicas, leia Fogo e Sangue e só então leia Cavaleiro dos Sete Reinos, para ter a melhor experiência (se vc tiver força pra tantos livros).

Um livro diferente eu diria, começando por ser um conto, na verdade, três contos em um livro só. A escrita acompanha o padrão das Crônicas: detalhista e sempre em desenvolvimento, nada é à toa. Mas este livro não é diferente apenas por ser alguns contos reunidos, Cavaleiro dos Sete Reinos se passa em uma Westeros de paz. Há uma tensão no ar pela recente Rebelião Blackfyre (algo muito presente indiretamente principalmente no terceiro conto), mas guerra não há, então mesmo em tempos duros como um período medieval dar pra notar uma diferença em como as coisas funcionam, as pessoas confiam um pouco mais uma nas outras e há um educação melhor, mais gentileza, algo muito raro pra quem conhece as Crônicas.

Dunk (o protagonista) é um jovem recém armado cavaleiro, sozinho e em busca de sustento. Atrapalhado, porém sábio, mesmo assim se metendo em várias encrencas acaba iniciando várias aventuras de arriscar seu pescoço tipo Forrest Gump. Prato cheio pra qualquer fã lotado de nostalgia.

Há uma presença muito forte dos Targaryan nesse livro, principalmente no primeiro conto, visto que se passa 90 anos antes da rebelião de Robert Baratheon e a Casa Targaryan ainda domina os Sete Reinos. Referências a Fogo e Sangue são notáveis.

É isto, o livro não foge ao padrão das Crônicas, então a qualidade de leitura está garantida, recomendo fortemente. Amei esse livro.

Tati Freitas 16/11/2020

Para quem leu e gostou das Crônicas de Gelo e Fogo
Uma série de contos sobre um cavaleiro andante e seu escudeiro em Westeros, muitos anos antes dos eventos das Crônicas de Gelo e Fogo. Os Targaryen já não estão mais no auge e os dragões já não existem mais, a casa está dividida e existe a ameaça de uma nova rebelião. Enquanto isso um cavaleiro andante e seu escudeiro se veem no meio desses acontecimentos.

A narrativa de George Martin sempre me deixa imersa na história e os personagens são cativantes. O enredo nos leva a passear pela Westeros e conhecer um pouco mais sobre os acontecimentos que moldaram a histórica do continente. Recomendo muito pra quem, como eu, ainda só está esperando pela continuação das Crônicas de Gelo e Fogo.

Leituras_croche 30/10/2020

Minha humilde opinião.
Se você acha que esse livro vai lhe dar algum rumo sobre as crônicas de gelo e fogo lamento informar, está enganado. Vale a pena a leitura mas não espere ligações grandes eu encontrei apenas uma delas e não vou falar qual.

Raysa 28/10/2020

O Cavaleiro do Sete Reinos
mais uma história que se passa em westeros e é contada com maestria por George R. R. Martin. Cada novela traz um arco completo, um conflito capaz de fazer o leitor se envolver, e desenvolve mais nossos protagonistas Dunk e Egg, eles são completamente apaixonantes, e o relacionamento dos dois se desenvolve a cada página. A ambientação é muito bem feita, o leitor se sente completamente imerso naquele ambiente medieval e fantástico logo no início.
É muito gostoso de ler, eu poderia ler milhares de contos dos dois.
Acredito que essas histórias curtas são ótimas para leitores menos experientes que ainda não têm coragem de pegar um calhamaço de fantasia como os livros da série principal "As crônicas de gelo e fogo" [volte 17a13 posts para ver as resenhas], mas quer se familiarizar com o universo de westeros, com a escrita do Martin e com o funcionamento daquela sociedade, ou para quem ficou órfão da série "Game of Thrones" e quer conhecer histórias novas no mesmo universo.
Apesar de pertencer ao gênero fantasia, há poucos elementos fantásticos nessas histórias, já que a proposta é que elas sejam mais "pé no chão" mostrando mais o povo comum do reino, e menos as lutas por poder e os elementos mágicos.
O tipo de narrativa, em novelas ou contos longos, com histórias de poucas páginas e com alguns saltos temporais entre elas, favorece o ritmo e torna a leitura bem fácil e agradável para qualquer leitor.
Mas pra quem já é fã de "As crônicas de gelo e fogo" esse livro traz uma diversão a mais: a busca por easter eggs, referências, sobrenomes e pistas sobre o futuro da série.
?NOTA: 10
?? RECOMENDO? Sim!

Maria1691 26/10/2020

Muitas vezes achei algumas coisas repetitivas, e o final fiquei sem entender algumas coisas, como por exemplo quem roubou o ovo do dragão?
Se alguém já leu e entendeu por favor deixe nos comentários kkk.
A história se passa 90 anos antes de GOT, e conta a história de um cavaleiro andante que passa a ter como seu escudeiro um dos Tagaryan.
Esse livro é bom para que você comece a ter um pouco mais de noção sobre a família dos dragões, já que em GOT algumas coisas ficam vagas. Mas também como já disse ali em cima, muitas coisas ficam repetitivas nesse livro. .