Umbanda, essa Desconhecida

Umbanda, essa Desconhecida Roger Feraudy

Resenhas - Umbanda, essa Desconhecida

Rodrigo C. 20/08/2018

AUMPRAM - AUMBANDHÃ - UMBANDA !
Manual básico da Umbanda Esotérica, escrito na forma de perguntas e respostas entre "Zivan" (Roger) e Pai Tomé.

Dividido em 30 capítulos, são expostos os mais diversos temas: a origem da palavra Umbanda; definição de orixás, entidades espirituais, corpos (ou veículos), chacras, mediunidade e carma; a hierarquia espiritual (linhas, legião, falange); a ritualística de um gira (Lei da Pemba, pontos cantados, defumadores, banhos, guias, iniciações, congá, cambono, oferendas); magia; exu; apometria.

Segundo o ponto de vista do autor, a AUMPRAM veio para Terra, há milhões de anos, ainda na época da Lemúria. Na Atlântida, inicialmente, era restrita aos templos iniciáticos, durante a Era de Ouro, mas, com a emergência dos magos negros, ela se espalhou para combatê-los no período da decadência atlante (AUMBANDHÃ). Com o cataclismo, foi ensinada aos povos africanos (primeiro, na Etiópia) pelo sobreviventes atlantes, que modificaram a ritualística com o passar dos antos até chegarmos aos cultos aos orixás, que foram transpostos para o Brasil durante a escravidão. Então, em 15/11/1908, para resumir a história, o Caboclo das Sete Encruzilhadas se manifestou em Zélio Fernandino de Morais e disse: está fundada a UMBANDA, que significa "A Luz Divina" no idioma devanagari.

Como ainda há muita confusão sobre o que é UMBANDA, reproduzo, abaixo, um pequeno resumo em 9 pontos da introdução do livro:
1. Crença num ser supremo, criador de todas as religiões monoteístas;
2. o propósito dos seres vivos é a Evolução através da reencarnação;
3. Lei da Justiça Universal, também conhecida como Lei do Carma (a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória);
4. Lei da Fraternidade Universal: todos somos irmãos por termos a mesma origem;
5. Umbanda tem identidade própria, embora partilhe alguns princípios com outros cultos/religiões;
6. Umbanda está a serviço da Lei Divina / tudo o que não respeite o livre-arbítrio e que implique em malefício ou prejuízo de alguém não é Umbanda;
7. Não há, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais;
8. Não preceitua a colocação de despachos e oferendas em esquinas urbanas;
9. Todo serviço na Umbanda é gratuito / quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

Julia 12/12/2015

Existem várias umbandas, e como conheço muito pouco da teoria dei uma chance para o primeiro livro que encontrei, que fala de umbanda esotérica.

Mas achei o livro estranho, porque é bem new age, mistura várias tradições, menos a principal, do candomblé. E a umbanda é em primeiro lugar o sincretismo do kardecismo e do candomblé.

Achei que forçou muito a barra para jogar a origem dos orixás para a Índia. Os orixás vem do candomblé africano, que é tribal, e da África! Por que essa resistência de reconhecer os iorubás, ou sei lá, o povo ancestral dos iorubás ou seja lá qual que tenha dado origem aos orixás? Um povo africano não pode ter sabedoria não? É uma deturpação selvagem da civilização? E descrevem como não-umbanda várias práticas de terreiros que tem uma pegada mais candomblé, como os despachos, sacrifícios animais e tudo mais.

Não são os fundamentos da umbanda esotérica que usa muito da tradição cabalística e hindu que estou criticando, mas esse livro que inferiorizou a tradição negra. Tem que melhorar muito, desse jeito não se ilumina não.
alan.arantes.39 19/06/2016minha estante
Ola, bem eu tenho que discordar de você.
Os Orixás ou as forças dos Orixás existem desde que se formou o Universo, nós do planeta Terra é que demos esses nomes, a Umbanda era praticada na antiga Atlântida com o nome de Aumbhandan e era para ser esse nome até os dias de hoje.
A Umbanda, essa que nós conhecemos atualmente, é a única religião 100% brasileira, foi implantada pelo Astral Superior, por espíritos evoluidissímos como o Caboclo Curuguçu e o Caboclo Sete Encruzilhadas (para quem não sabe o Caboclo Curuguçu veio primeiro para preparar o advento do Caboclo Sete Encruzilhadas).
Então a Umbanda não tem nada á ver com o Candomblé ou outra religião qualquer e nem com a Africa, o que houve foi a mistura de cultos por certos "sacerdotes".
Já a vertente chamada de Umbanda Esotérica eu a vejo como a parte técnica da Umbanda, ela ensina a fundo na lógica e na razão a magia e os fenômenos e o porque das coisas serem e acontecerem na Umbanda.
O bom umbandista deve estudar o maior número possível de vertentes da Umbanda, pois uma complementa a outra e se juntar todo o ensinamento, terás um grande manancial de forças positivas.

Saravá

Josue.Passos 15/05/2017minha estante
A Umbanda surge em 1908, no Rio de Janeiro em um Centro Espirita, é criada por um Espirito, que foi Indígena Brasileiro, tendo Sido padre em vida anterior, ela Surge como um espiritismo que junta espíritos evoluídos de muitas culturas diferentes, entre elas Indus, Islâmicos e Budistas, a chamada linha do Oriente muito forte no inicio da Umbanda, Zélio o Médium do Caboclo das 7 encruzilhadas, traz ainda o Triangulo de força da nova Religião, Pretos Velhos caboclos e crianças, não há candomblé na origem da Umbanda, tanto que os Sacrifícios são condenados por ela, há porem outras Religiões parecidas com alguns rituais da Umbanda como O Catimbó, a Jurema, a kimbamba e a Macumba do Rio de Janeiro, com o tempo essas religiões começam a se misturar com a umbanda ou adotam seu nome, e assim muitas outras religiões e fundamentos começam a se chamar de Umbanda, é o caso do ritual Angola de Santa Catarina que está usando o Nome Umbanda, quando na Verdade é Candomblé Angola.