Meu Amor é um Sobrevivente

Meu Amor é um Sobrevivente Ana Lúcia Merege...

Resenhas - Meu Amor é um Sobrevivente

Marcos Antonio 29/01/2019

Amor é o que sobrevive
Como já dizia Paulo "Tudo passa, só o amor vive para sempre". Quem fez a coletânea deste escrito fez uma escolha muito boa, excelente na verdade, pois todas as histórias neste livro são boas, e o amor é acima de tudo.

PorEssasPáginas 06/02/2014

Resenha Meu Amor é um Sobrevivente - Por Essas Páginas
Meu amor é sobrevivente faz parte da coleção Amores Proibidos, onde cada livro traz contos com romance com um tema em comum e todos eles são escritos por autoras. Os livros anteriores foram Meu amor é um vampiro, Meu amor é um anjo e Meu amor é um mito. Nesse quarto livro, a proposta foi o amor entre sobreviventes. Esse antologia foi organizada pela Ana Lúcia Merege e Janaína Chervezan.

Primeiro, eu tenho que comentar sobre a edição: ela está muito caprichada e linda! Antes de cada conto tem uma página com o título, nome do autor e um coração. E isso é ótimo principalmente porque tem um espaço para os autores autografarem (e eu já tenho um autógrafo lindo da Karen!).

Além disso, em todos os contos, tem o nome do autor no alto da página, então fica fácil procurar por algum deles. E no final, tem um pequeno texto e foto de cada uma das autoras!

É claro que, assim como alguns gostam de azul e outros de rosa, nem todos os contos vão agradar todos os leitores da mesma forma. Mas, no geral, eu achei que os contos selecionados para esse livro foram muito bons. O prefácio do livro foi escrito pela Ana Carolina Silveira e ela explica exatamente sobre as diferentes formas em que o mundo pode acabar e como o amor pode ser importante nesses momentos difíceis. E os contos mostram exatamente essa diversidade de opções! É claro que a maioria deles fala sobre zumbis ou de criaturas semelhantes, mas o livro também possui contos sobre mudanças climáticas, apocalipse nuclear, distopias, mudanças biológicas… Tem de tudo um pouco!

O livro é composto de 9 contos e eu resolvi comentar um pouco sobre os que mais me chamaram atenção, porque eu acho muito difícil fazer resenha de contos sem contar a história deles! Devo dizer que foi muito difícil fazer um Top 3 porque eu queria colocar mais contos na lista!

O conto que eu mais gostei foi Futuro do Pretérito da Patrícia Loupee. Esse conto foi o que conseguiu trabalhar melhor os dois pontos principais do livro: o romance e o fim do mundo. Ele conseguiu ser fofo e lindo mas ao mesmo tempo muito cruel. Como nós temos alguns fatos do “futuro” e do “pretérito”, isso acaba levando a aproximação dos leitores aos personagens. Nesse conto são descritos os “transformados”, que são criaturas tão cruéis quanto os zumbis.

“Já faz um ano que ela está ao meu lado, e até hoje eu não sei dizer por que continua aqui. Só sei que dizer obrigado um milhão de vezes, vezes mil, não seria o bastante pra mensurar tudo o que ela já fez por mim.”

Meu segundo conto preferido foi Chocolate da Karen Alvares. Quem nunca sonhou em ficar trancado durante uma noite em um supermercado para poder comer todos os doces? Pois é, eu também! Mas ficar preso em um supermercado enquanto zumbis estão atacando os humanos não é nada interessante. Com as várias referências a zumbis famosos, não teve como não sorrir durante a leitura. Mas como o nome já diz, este conto é como o chocolate: meio doce e meio-amargo (deve ser por isso que eu prefiro chocolate ao leite). E esse conto foi muito diferente dos outros porque ele levanta um questionamento importante: quem são os verdadeiros vilões?

“Vocês já estão percebendo por que a minha história começa em um supermercado, não é? Quer dizer, antes de preencher o vazio em meu coração minha prioridade era encontrar algo para preencher o vazio do estômago.”

O terceiro conto que eu mais gostei foi Fundo do Abismo, de Carol Chiovatto. Quando eu terminei a leitura, eu não queria que ele acabasse ali. Eu fiquei muito curiosa pelo enredo criado, eu precisava de mais! Esse conto fala sobre a humanidade após uma guerra nuclear. Mas essa guerra também afetou uma outra espécie, parecida com a nossa mas desconhecida… Esse foi um dos contos mais criativos no sentido ambientação.

O conto Dias de Sombra da Bruna Louzada merece um destaque por ter utilizado um clichê de uma forma brilhante (afinal, um livro não é de romance se não tiver pelo menos um clichê)! Ah e não tem como não mencionar as bactérias sintetizadores de arsênio do conto Sandarach da Christiane Salles. Adorei como ela utilizou a teoria da evolução para causar o fim do mundo!

Eu não sei qual foi o critério que as organizadoras utilizaram para decidir a ordem das contos, mas a minha leitura seria um pouco melhor se ela fosse um pouco diferente. Acredito que o primeiro conto deveria ser um pouco mais impactante, para poder exatamente chamar o leitor para o livro. Além disso, dois contos de zumbis estão juntos. Eles são totalmente diferentes e isso não atrapalhou de nenhuma forma a leitura. Mas eu acho que ficaria muito mais interessante se os temas semelhantes ficassem separados – e realmente tinha espaço para isso já que no final do livro ficaram mais concentrados os contos sobre mudanças no meio ambiente e distopias

Enfim, se você gosta de romance e/ou de catástrofes, leia “Meu amor é um sobrevivente”! Ele é aquele livro que você consegue ler bem rápido e que com certeza vai fazer você refletir, seja sobre o amor ou o final do mundo.

Observação: Se vocês quiserem um exemplar autografado lindão como o meu, A Karen Alvares está vendendo alguns exemplares a R$24,90 e com frete grátis. Para saber mais, visite o blog da autora! http://papelepalavras.wordpress.com/2014/01/17/meu-amor-e-um-sobrevivente-ja-disponivel-e-a-venda/

site: http://poressaspaginas.com/resenha-meu-amor-e-um-sobrevivente