Sociedade dos Meninos Gênios

Resenhas - Sociedade dos Meninos Gênios

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Aelita Lear 30/08/2020

Me surpreendeu!
Sociedade dos Meninos Gênios foi o típico livro que comprei por impulso porque era um calhamaço e estava custando só 10 reais... Mas pensa numa compra boa!! Nunca pensei que fosse tão bom!
Se for pensar com frieza, o livro é super clichê: uma garota que se veste de homem para poder entrar numa parte da sociedade que é restrito apenas para homens. Mas isso é só o começo!! O livro é cheio de coisas e detalhes, fiquei muito impressionada!! Amei a inteligência do autor, e mais ainda da personagem principal: Violet. Que mulher!!! E a Cecily?? Shippei essas duas meliantes. Me julguem kkk. Adorei e recomendo demais e leitura!!
Sas 02/01/2021minha estante
Ksksksksksksksk pensei que só eu tinha shippado elas

Joao.Paulo 03/02/2021minha estante
kkkkkkkkkk eu comprei pelo mesmo preço, e amei a história

LAAn.Meck 10/08/2021minha estante
Agora faça um favor para o universo e me envie ele de presente kkkk

DANILÃO1505 26/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Fernanda 30/01/2014

Resenha: Sociedade dos meninos gênios
Resenha: “Sociedade dos meninos gênios” apresenta uma história completa, principalmente por ser ambientada em um tempo repleto de regras e anseios confidenciais. É muito fácil entender as perspectivas dos personagens que são bem e provocativos, levando em consideração que é possível avaliar o que é certo e errado, e o que vale a pena lutar ou não. O leitor é direcionada a acompanhar primeiramente a vida de duas pessoas, que lutam cada um a sua maneira, para enfrentar os desafios impostos e preconceitos regidos. Ainda bem que eles mantinham uma relação unida e se entendiam por suas diferenças e afinidades diversas.

Na trama, há a exposição da vida de uma jovem sonhadora chamada Violet Adams. A menina mantinha ativamente a aspiração para investir em sua educação, que é limitada com o embasamento nas persuasões sociais da época vitoriana. Desesperada por uma chance e reconhecimento, acaba incorporando o perfil de seu irmão gêmeo Ashton – este possui uma personalidade mais sutil, voltada para as artes – a fim de ingressar na conceituada faculdade de Illyria e iniciar a sua aventura nos aprendizados, juntamente com vários gênios brilhantes e, possivelmente, loucos de Londres. Para seu plano dar certo, ela precisa da ajuda do irmão e do amigo de infância, Jack, que se mostra extremamente prático e comovente por seus atos.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/01/resenha-sociedade-dos-meninos-genios.html

Aura 03/10/2020

Me encontro completamente apaixonada por todos os personagens desse livro, que não são poucos, aliás.
Eu amei a forma como criticava os preconceitos de gênero, ficava agoniada com a Violet tentando agir como um homem, deu pra perceber que naquela época a masculidade frágil era perceptível.
A relação que os personagens tinham entre si era acolhedora e eu me senti muito próxima de cada um deles.
Só não dei 5 estrelas por achar muito demorado, poucas coisas relevantes acontecendo, e o fim achei apressado demais.
O autor podia ter usado melhor essas 500 páginas, parecia que tinha começado o livro com vontade e no final queria terminar logo.
A escrita é super facinha, li o livro em um dia e uma madrugada, o que eu considero bem rápido pra um calhamaço desses.

Rodrigo Digão 11/02/2023

Gostei do livro, estilo steampunk com pitadas de escola, academia ( no sentido de estudos)....rsrsrs

Tempos antigos com maquinários modernos, mentes brilhantes, humor , ação e muito mais.

O livro vai além, dando sua contribuição a críticas sociais em várias frentes.

Sem dúvida uma saborosa diversão, horas e horas de bom entretenimento, gostaria de mais um pouco, embora tenha um número considerável de páginas, vc não percebe o virar das mesmas.

Uma ressalva, a exemplo de uma boa novela, o livro acaba de forma abrupta, pois quando os personagens que gostamos começam a viver a felicidade, finish. Kkkkkk

Nena 12/01/2021

Se você, assim como eu, adora ver o crescimento das mulheres na sociedade, eu definitivamente indico esse livro. A Violet é o clichê que amo ver, a mulher que se veste de homem para ir atrás do que quer. Joana D'Arc e Mulan ficariam orgulhosas (e sim, eu tive que incluir a princesa nessa, porque convenhamos que ela é incrível também, não só pela sua força mas pelo fato de incluir a pele amarela no vasto repertório da Disney (???))

Estante da Leonina 23/09/2023

Deixou a desejar
As abordagens no machismo, racismo, intolerância religiosa e a luta por direitos iguais foi oq ue me fez achae que salvou a história no geral. Principalmente por se passar no século 19 então a gente ve todas essas questões de forma mais intensa.

Os personagens também sao bem
marcantes e característicos, e mesmo tendo muito não fica difícil identificar cada um deles.

Contudo, alguns acontecimentos (ou a falta deles) deixaram muito a desejar. Os romances secundarios, por exemplo, eu amei, mas o romance principal eu achei super xoxo. Tanto o da Violet quanto o do Jack eu acho que deixou muuuuito a desejar.

Achei a Cecily muito infantil, achava que ela seria mais madura, mas ela tinha atitudes de uma menina de 12 anos e nao uam de quase 17. Achei que isso podia ser de família também porque o duque nos seua 30 e poucos anos também era bem imaturo pra idade. Fora o fato de ele ficar insistindo em negocio de flor, ai pelamor.

A batalha no final foi empolgante, mas foi só. O titulo do livro nos fala de uma sociedade e essa sociedade quase não foi abordada. Fala sobre o antigo duque ser um "monstro" que queria dividir o mundo entre genios e estúpidos e ai nos deixa claro que ele tinha muitos seguidores, e cade esses seguidores?

O unico que decidiu que ia dar continuidade nessa sociedade foi o Volio que NAO ERA MEMBRO. Cade todo o restante do povo? Onde foram parar depois da morte do duque (fora os que ja morreram, claro)?.

E porque o antigo duque viu Volio criancinha e decidiu dar a chave do reinado dele para o menino??? Nao tem muitas explicações e eu fiqhei frustrada pois achei que vários mistérioa poderiam ter sido melhoe explicadoa e desenvolvidos.

Nao é uam história ruim, apenas acho que não foi tao bem desenvolvida.
Yagara0 11/01/2024minha estante
Sim!! Ficaram muitas pontas soltas, e dava a entender que o do antigo dono da faculdade era perverso e que teria um clã oculto

Yagara0 11/01/2024minha estante
E simplesmente não aconteceu nada muito d++ além da guerra final. Achei meio corrido o final, queria mais romance!!

Estante da Leonina 11/01/2024minha estante
Nossa sim, concordo com tudo que voce disse. Fez todo um alarde sobre o dono anterior e no final...nada kkkk

Leitora 05/04/2021

Odiei
A história do livro em si não é ruim, mas o jeito como é apresentada é muito mal feito, e tem certas cenas que nefinitivamente poderiam ser deixadas de lado e que não iriam mudar nada na história, não tem necessidade de ser tão longo, se fosse reescrito em menos de 400 com melhor desenvolvimento e sem cenas inuteis ficaria bem melhor

Glaucio.Oliveira 19/01/2022

Resenha publicada originalmente em 25/02/2014
Resgatei algumas resenhas antigas que redigi anos atrás.
Confira no saudoso blog Brilho das Estrelas. Link abaixo:

site: http://brihodasestrelas.blogspot.com/2014/02/sociedade-dos-meninos-genios-lev-ac.html

LAdia.Zakareviciaus 24/12/2020

Eletrizante
A sociedade dos meninos gênios é o típico livro que você fecha por alguns segundos pra absorver o tanto que te impactou.
Algumas coisas acho que poderiam ter sido tiradas e tem algumas pontas soltas que acredito que sejam propositais para uma continuação. Além disso acredito que o final tenha se resolvido fácil demais, mas não ao ponto de me incomodar.
Os personagens são incríveis, a escola, os acontecimentos, tudo muito divertido. Não conseguia largar! Terminei com um quentinho no peito.

Polly.Vilela 19/02/2023

Amei!!! Que livro intrigante, me fez ficar pensando nele um tempão! Recomendo muitooo!! Apaixonada por Violet e Ernest e por Miriam e Toby ???

Raio 13/07/2022

Surpreendeu
O enredo é bom, tem uma boa história no geral. Uma clichêzinho, mas com muitas nuances que é inimaginável. O que torna incrível a dinâmica de alguns personagens e acontecimentos no desenvolvimento. Algumas vezes o autor foi perspicaz e me via encantada e bem empolgada. Porém, este livro é imenso!! e muito do tempo de leitura é com cenas que nem fazem acréscimo e poderia ser reduzido, cansa demais o leitor. De um modo geral ele me surpreendeu, principalmente que eu não dava nadinha de confiança.

Ana Luiza 20/01/2014

Um steampunk irresistível com confusão de gêneros e sentimentos e muita ciência!
Violet Adams carrega a ciência no sangue. Filha de um dos mais importantes astrônomos da Inglaterra vitoriana, a garota não quer saber de vestidos ou sapatos, ela passa seus dias em seu laboratório no porão em meios a engrenagens e óleo. Quando o pai parte para a América, onde permanecerá por um ano, Violet finalmente vê sua chance de dar uma guinada na sua vida. A garota sonha em estudar na Faculdade de Illyria, uma universidade que aceita pouquíssimos alunos por ano, todos gênios e homens. Determinada a não deixar seu sexo definir seu futuro, a garota troca de lugar com o irmão gêmeo Ashton, um poeta que prefere a vida boêmia e companhia de homens. Com ajuda também de Jack, um grande amigo da família e um gênio da biologia, Violet entra na universidade que tanto deseja, ciente desde o início de que os desafios seriam muitos.

“O metal era simples: bastava aquecê-lo e batê-lo, transformando-o no que quisesse. Violet às vezes achava uma pena que os mesmos princípios não pudessem ser aplicados às pessoas.” Pág. 225

O plano de Violet é simples: estudar em Illyria por um ano e revelar-se apenas no final, depois que todos já conhecessem sua inteligência e soubessem que ela, mesmo sendo mulher, é digna de Illyria. Depois da verdade revelada, a garota esperava que pudesse continuar estudando na escola, assim como outras mulheres. Entretanto, a vida é sempre mais complicada e planos raramente acontecem como planejados. Logo no primeiro dia Violet é descoberta pela madrinha do Duque de Illyria, uma senhora que sempre fora ligada as ciências e uma das duas únicas mulheres que tem permissão de pisar na faculdade. Entretanto, a mulher não entrega Violet, pois fica intrigada se ela realmente conseguirá manter essa farsa até o final e torná-la bem sucedida.

“- Madame, eu...
- Não me trate como uma idiota, menina. Qualquer estúpido pode ver que você é uma mulher. Felizmente, essa é uma escola cheia de gênios, então acho que não terá muitos problemas.” Pág. 103

Outra surpresa e mulher que cruza o caminho de Violet é Cecily, a jovem protegida do Duque. Cecily é a outra única mulher permitida em Illyria e é tão inteligente quanto os alunos homens. Entretanto, o interesse dela em Violet nada tem a ver com ciência. A jovem fica cada vez mais próxima e encantada com Violet, que ela acredita ser Ashton, e acaba se apaixonando por ela. Mas essa é apenas uma das muitas confusões que Violet participará. As coisas começam a ficar realmente complicadas quando a garota começa a ter sentimentos pelo Duque de Illyria, que estranhamente também começa a se sentir atraído por seu aluno brilhante que ele não sabe que, na verdade, é uma garota. E como a cereja do bolo, Violet e seus mais recentes amigos começam a suspeitar de que algo, melhor, alguém maléfico está estudando em Illyria e criando algo perigoso no vasto porão da faculdade. Mas mal sabem eles que estão explorando apenas uma pequena ponta do iceberg que é a Faculdade de Illyria, um lugar que guarda dentro de suas engrenagens muitos segredos, alguns tão sinistros que podem envolver até uma sociedade secreta e a dominação mundial.

“- Aventura! – Toby declarou. – Do tipo que atrai a nós, homens, e a à Miriam aqui, não podemos deixá-la de fora. E uma vez que não estamos em nenhum lugar perto das selvas da África, então ao porão de Illyria devemos ir.” Pág. 358

Antes de se falar sobre “Sociedade dos Meninos Gênios” é preciso saber um pouco sobre o gênero steampunk, do qual ele faz parte. O Wikipédia define, sabiamente, o steampunk como “um subgênero da ficção científica que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor”. Ao pesquisar um pouco mais sobre o gênero e conversar com a Carina Derschum pelo twitter, descobri que já tinha lido steampunks, mas precisamente dois, o primeiro (resenha aqui) e segundo (resenha aqui) volumes da Trilogia “As Peças Infernais”. Entretanto, não considero a trilogia de Clare muito como steampunk. As características do gênero não são tão explícitas como nesse livro.

“Sociedade dos Meninos Gênios” basicamente mistura o glamour e modo de vida (ou preconceitos e conflitos) da sociedade vitoriana com tecnologia e discussões do mundo moderno de forma simplesmente maravilhosa. Apesar de que em alguns momentos conceitos ou teorias científicas pareceram muito avançadas para época (como quando eles falam sobre viagens espaciais), o livro como um todo é bastante convincente, eu mesmo não duvidaria que a nossa heroína Violet Adams e a fantástica Faculdade de Illyria realmente existiram.

Falando nela, a Violet é como uma mistura entre Elizabeth Bennet e Marie Curie. Ela é uma jovem ambiciosa, destemida, corajosa e um verdadeiro gênio que se descobre não só na ciência como no amor. Um pouco convencida e pretensiosa, talvez, já que em momento algum duvida de sua capacidade, mas definitivamente uma personagem cativante, do tipo que você logo pensa “quero ser como ela”! De fato, Violet é uma personagem inspiradora e uma feminista, ela luta por seu direito de estudar e praticar ciência como qualquer outro homem. Uma das discussões que o livro traz é justamente essa: será que sexo, gênero, define índole ou capacidade? Outra reflexão é sobre opções sexuais e preconceito. Ashton é declaradamente gay (o que no livro é chamado de “inversão”) e vive bem com isso, apesar da opressão da sociedade, coisa que podemos perceber quando o Duque de Illyria começa a sentir atraído por Violet (que ele acredita ser homem, Ashton). Imediatamente o Duque sente estranhamento quanto a seus sentimentos e começa a evitá-los e negá-los, o que não os impede de continuar crescendo.

“- Algumas pessoas se apaixonam por mentiras, algumas pela verdade. Quando se ama uma mentira, sempre acaba decepcionado. Quando se ama uma verdade, provavelmente será feliz. Espero que, assim como o duque é um homem da ciência, também seja um homem que ama a verdade.” Pág. 449

Com um amplo número de personagens (o que surpreendentemente não chega a ser confuso), todos completos e complexos, com personalidade própria e papel na história, o autor conseguiu criar pequenas tramas que se desenvolvem aparentemente de forma paralela com a principal, mas que no final acabam sendo importantes para a trama como um todo. A história é muito bem amarrada e sem pontas soltas. A narração em terceira pessoa é leve, flui com rapidez e permite ao leitor ter diferentes visões da mesma história. Apesar de o livro ser enorme, a leitura é muito rápida (o li em dois dias) e não acho que nada deva ser retirado. Gostei muito dos caminhos que Rosen seguiu, o final foi simplesmente perfeito.

Se pudesse definir “Sociedade dos Meninos Gênios” em apenas uma frase, diria que é um verdadeiro “Orgulho e Preconceito” com máquinas! Entretanto, o livro é mais que uma história de amor bonitinha com criaturas mecânicas. Um convite a reflexão sobre gêneros e preconceitos, a obra também é um lembrete a todos das muitas mulher que, como Violet, tiveram que encarar e lutar contra uma sociedade assustadora e preconceituosa para conseguir um lugar no mundo, para exercer seu direito a liberdade. Hoje mulheres praticando ciência é comum, mas há algum tempo atrás (e não muito assim), muitas cientistas tiveram que ignorar seu talento e inteligência apenas por terem nascidas mulher.

Divertido, surpreendente e cativante, “Sociedade dos Meninos Gênios” é um livro para todos. Se fosse recomendar uma obra para alguém que quisesse experimentar o steampunk pela primeira vez, essa seria minha escolha. Considero “Sociedade dos Meninos Gênios” meu primeiro steampunk, o livro que me fez apaixonar pelo gênero. Estou louca por mais obras do estilo, assim como por mais obras de Lev A.C. Rosen. O autor me conquistou, assim como seu livro, que ganhou um lugar entre os meus favoritos e os melhores que li em 2013.

“– Eu sempre quis – ela começou, como se estivesse fazendo um discurso – que o amor tivesse as características de uma fórmula simples, como na ciência. Um homem e uma mulher de mentes semelhantes e com afinidades poderiam se combinar e teria lugar uma reação química: o amor. Mas não existem fórmulas, não há garantias, não é como na ciência.” Pág. 400

Quanto a edição, também não tenho reclamações. A tradução estava boa, encontrei apenas errinhos como palavras escritas juntas. A adaptação do título também me agradou. A princípio ela não faz muito sentido, mas quando se conhece a história e o título original (“All men of genius”, algo como “todos os homens de gênio/ Todos os homens geniais”), cuja tradução literal além de feia não faria sentido, acabei gostando de “Sociedade dos Meninos Gênios”. A diagramação apesar de simples estava divina, cada início de capítulo decorado com engrenagens. As páginas amarelas assim como o tipo e tamanho da fonte ajudaram a deixar a leitura ainda mais rápida. Eu tinha achado a capa, a princípio, feia, mas quando peguei o livro “ao vivo e em cores”, li e me apaixonei pela história, acabei achando a capa perfeita, ainda mais com todas essas engrenagens que são a cara do livro.

“- Isso tudo de ver nas flores princípios científicos – disse ele – mesmo quando um homem tenta lhe mostrar sua beleza.
- Mas essa é a sua beleza – disse Violet, contraindo os lábios. – Realmente, não sei o que acontece com o seu sexo que divide a ciência e a beleza em campos separados. Como se as estrelas e os planetas em si fossem adoráveis, mas mapear um caminho até eles seria criar uma distância. Na minha opinião, a maneira como um planeta gira só contribui para sua beleza.” Pág. 228

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2014/01/resenha-sociedade-dos-meninos-genios.html

Bibis8 31/01/2022

"Meninos gênios é o C***lho, o meu nome é Violet DONA da p*rra toda."
Seguindo a saga de abrir os meus livros cheios de teias de aranhas, tirei esse lá do fundo da minha estante do esquecimento, apagado pelo preconceitos de um eu que sempre brilha os olhos pelo livro com a capa mais chamativa ou uma recomendação vazia, pois é meus queridos quebrei a cara novamente {será que um dia aprendo a ser um leitor decente ??}

Assim como minha cara este livro é uma quebra, de expectativa, de paradigmas, de ideologia, e obvio, de gênero {eu sinceramente nunca esperei uma potencia dessa vendo aquela foto do autor}. Esperava tudo menos um livro importante e atual como o que eu li aqui. Lev entrega um discurso quente e indispensável na sua trama bem amarrada e no entrelaçado dos seus personagens {cada história de origem fazia meu coração palpitar de felicidade como um brinde que o autor me dava de graça}.

Geralmente quando penso em histórias importantes {que sevem para ensinar/militar} sempre relaciono a algo pesado {talvez pela meu histórico de leitor}{ou para enfatizar a mudança de pensamento as custas da dor} porém nessa história você vai encontrar leveza, além de vários shipps maravilhosos {pra todos os gostos}. Essa história me fez muito bem além de gritar na minha cara para que eu pare de ser preconceituoso.

Enfim não sei mais o que argumentar para que todos leiam AGORA esse livro delicioso que ainda deixa teu coração quetinho.

Amei demais a leitura, não se assustem com o tamanho do livro, por favor.

Luisa 01/01/2021

Divertido e inteligente
Muito divertido, tem uma vibe Tim Burton.

Adorei os personagens, principalmente a Violet. O crescimento dela no livro é visível.

A história trás questões importantíssimas sobre o papel da mulher e questões de gêneros. A segunda questão não é tão explorada quanto a primeira.

Visto que a protagonista é genial em mecânica, tem muitas passagens sobre isso. Eu não sou entendida do assunto então eu simplesmente abstrai essas partes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6