A Literatura Greco-Latina por Carpeaux

A Literatura Greco-Latina por Carpeaux Otto Maria Carpeaux

Resenhas - A Literatura Greco-Latina por Carpeaux

Bertrand.Moura 22/03/2018

Carpeaux: um excelente guia!
Cometi a imprudência de abir outro livro mágico. Já pressentia que iria ser fisgado. Como quem entra numa floresta para melhor ouvir o canto de um pássaro (queria saber um pouco mais sobre o teatro grego 😊) acabei me perdendo no mundo de Otto Maria Carpeaux. Sem pestanejar, percorri num só galope cerca de 1500 anos de literatura greco-romana até o início do medievo. É o início do primeiro de dez volumes sobre a História da Literatura Ocidental. É difícil descrever o prodígio de Carpeaux como guia nessa jornada. Senti-me como quem, a meio caminho do céu, depara-se fortuitamente com a estrada real aberta por Homero. Sob o arroubo da alegria, Carpeaux não nos deixa embasbacados; pede-nos logo que apressemos o passo. Convencido de que há muitos tesouros a serem visitados, reuni forças para iniciar um projeto antigo de ler os clássicos e principais autores da literatura ocidental. Tarefa que espero percorrer devagar nos próximos 5 anos.
Quem quiser se juntar a essa aventura, está convidadíssimo(a). Seguirei deixando aqui alguns trechos das "melhores páginas", a fim de despertar no leitor o encanto pela leitura, e, sobretudo, o desejo ardente de contemplar o sumo bem por meio das artes do belo. Vem também 📚♥️🗽
Raquel.Santos 21/11/2021minha estante
Para excelentr. Vou procurar ler.

Bertrand.Moura 22/03/2022minha estante
:) Leitura fácil, instigante e muito agradável.

babi 15/09/2021

Primeiro contato com Carpeaux
Quando resolvi comprar o box fiquei pensando se eu realmente iria ler todos os volumes ou se eu iria pular para os últimos que me interessam mais. Resolvi embarcar em um desafio literário e ler todos os volumes, do primeiro ao último. Confesso que o tema desse primeiro não me chama muita atenção nem me desperta grande vontade de ler, mas até que gostei como primeiro contato, entender a abordagem e aprender um pouco mais. Pensei que a escrita iria ser mais difícil e complexa, em algumas partes do império romano eu fiquei bem perdida mas não dei tanta importância por que não estou fazendo leitura crítica e completa desse primeiro volume. Existem milhares de conexões e eu consegui aprender coisas novas, valeu a pena não desistir dos primeiros volumes!

Rodrigo.Monteiro 21/11/2021

História da literatura ocidental
Em 2022 vou precisar ler todos os outros nove livros que faltam desse box (história da literatura ocidental) e finalmente ter minha lista de livros do cânone da literatura universal.

Nati Farias 05/09/2020

O livro apresenta uma visão geral sobre a literatura desse período. Senti falta de uma abordagem mais profunda em alguns pontos.

Donatti 17/05/2021

O berço da literatura
Carpeaux é um grande estudioso da literatura, isso ninguém pode negar. Seu vasto conhecimento traz uma elucidação quanto aos períodos que deram início ao que chamamos de literatura greco-latina, evidenciando os gregos e os romanos que tanto influenciaram nossas letras. A ordem cronológica é primordial para entender mais plenamente o caminho que a literatura percorreu nos primeiros anos de existência até a fundação da Europa. Entretanto, a leitura deste volume seria mais prazerosa se houvesse subtítulos, por exemplo, pois há capítulos enormes, o que dificulta a pausa da leitura.
Leitura indispensável para quem quer conhecer mais sobre literatura e sobre seus autores.

ciliane.ogg 07/06/2023

A Literatura Greco-Latina por Carpeaux
Quer ajuda para entender a literatura Greco-Latina? Esse livro do Carpeaux é excelente. Ele sita os principais autores de cada época e sua importância para entrar nos clássicos.
É o volume 1 da obra de Carpeaux sobre a Literatura Ocidental.

Talytha.Cardozo 11/01/2022

A literatura greco-latina em 160 páginas
O livro é dividido em 3 capítulos. Ao longo das páginas, tem-se a apresentação de poetas e literatos da cultura grega e romanda, nessa ordem.
Em primeiro, tem-se o nome de Homero, ele é posto em um pedestal, comentando como era usado para educar, até mesmo com o caráter de livro didático, além de ser suporte para opiniões, teses e sentenças. Homero se tornou ordem na vida grega, como diz Otto Maria Carpeaux.
"O teatro grego é de ordem religiosa" (p. 36)
Nesse sentido, quando a abordagem se direciona para o teatro, a obra ganha quesito de curiosidade, onde é mais retórico que lírico.
A continuidade envolve o nome de diversos autores de maneira rápida e sucinta, embora não deixe de lado nenhum tópico. Ainda é sucinto. Senti falta de mais informações sobre os poetas.
Quando chega na versão romana, a figura muda de lado, pois a literatura romana passa a ser compreendida como uma "literatura da imitação" (p. 71), porque se apoia nos grandes portas gregos.
A parte final engloba o cristianismo e a face da igreja nesse cenário.

Adriana Scarpin 01/02/2016

Capítulo I: A parte grega é deveras corrida (cerca de 50 páginas), mas dá para encontrar algumas observações bacanas de Carpeaux como o fato dele ter incluído Platão no rol de literatos pois este era mais poeta do que filósofo ou a afirmação de que Plauto é o mais influente dramaturgo da história mesmo a gente não ouvindo falar muito dele, ou ainda, o fato de Homero ser ensinado na Grécia antiga não como obra literária e sim como o equivale hoje a bíblia e isso por séculos, me pergunto se vai demorar muito para a bíblia ser considerada apenas uma obra literária.

Capítulo II: A parte da literatura latina é ainda mais corrida do que a grega, sendo que desta eu tinha mais conhecimento e noção e a da latina o meu conhecimento é deveras pobre, o que não ajuda no entendimento desse monte de informação embololada, sem mencionar que Carpeaux dá a entender que a literatura latina seria um espelho pálido da literatura grega.

Capítulo III: A parte da literatura cristã latina da idade média consiste sobretudo em observações sobre a Biblía Vulgata e as Liturgias muito bem inseridas em seus contextos históricos.

yascosta 08/01/2022

reizinho carpeaux é minha religião que delicinha que é dar esse passeio pela grécia antiga. bom demais sair da trindade socrates platao e aristoteles

Juliana (Ju/Jubs) 30/01/2022

É incrível a habilidade de Carpeaux de deixar o leitor com vontade de ler. Ele exaltas não só as obras, mas os autores, e mesmo aqueles que ele não gosta tanto, ele traz algo de positivo e interessante.

Além disso, o foco não está na mitologia, geralmente o foco quando se trata da literatura grega, mas em como o autor escrevia e da importância dele em sua época.

Achei inovador ele falar mais da escrita do que da obra, porque tira o formato de lista literária e o leitor não fica preso a um livro específico, já que pode pesquisar a obra completa e selecionar um título que lhe chame atenção.

Um exemplo disso, eu estou morrendo de vontade de ler a obra completa de Eurípedes, um autor que só conheço pelo nome. Carpeaux seria um grande influencer, com certeza.

A falta de meia estrela é simplesmente porque eu não estava esperando esse formato. Eu esperava o "tradicional", uma lista com informações mais detalhadas. Gostei de como o autor organizou o livro, mas definitivamente foi um elemento surpresa.