As Fontes do Paraíso

Resenhas - As fontes do paraíso

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Raquel622 17/10/2022

Metrô para as Estrelas
Um engenheiro ambicioso tem um projeto mirabolante: construir uma estação na órbita da Terra aonde se chegará por uma ponte na vertical. A ideia é reduzir drasticamente a necessidade de se usar foguetes para lançar passageiros e cargas ao espaço e os danos que eles causam ao clima. A maravilha da engenharia partirá de uma estação de embarque na Terra e o lugar ideal é o topo de uma montanha na região equatorial. O mesmo lugar onde um rei rebelde um dia erguera sua própria maravilha do engenho humano. Há dois grandes obstáculos: há milênios um templo budista se assenta no lugar e seus antigos empregadores não querem servir de escada para o que consideram arrogância e orgulho de um único homem.
O primeiro Arthur C. Clarke a gente nunca esquece.

Larissa.Herbsthofe 08/10/2022

Gostei bastante da história, uma ideia bem interessante e provavelmente impossível de se realizar, mas ficção científica é sempre boa e imaginativa.

Lipienski 24/09/2022

Ainda em dúvida sobre o que dizer
Pensei bastante sobre o que escrever deste livro.
O livro é bom, porém acho que algumas questões ficam um pouco abertas e poderiam ser melhor exploradas (a questão dos sideronautas por ex.
Ou talvez apenas o sarrafo estivesse meio alto com as leituras anteriores - fim da infância e 2001. Não sei.
A última parte, para mim, mostra o quanto o autor é inteligente e absurdamente criativo.
Talvez com o tempo passe a gostar mais da história, mesmo assim, não deixa de ser uma boa leitura para quem gosta de engenharia/universo/ficção científica.

Vininini 24/08/2022

Uma ponte para as estrelas
Esse livro foi totalmente na contramão do que eu esperava de Arthur C. Clark, tomando como referência "O fim da infância" e "2001". E curiosamente achei esse o melhor de todos.

O ponto chave da obra é o paralelo entre Kalidasa e Morgan, dois homens separados por dois milênios, mas que trilham em essência o mesmo caminho.

A história do homem visionário que tenta alcançar (ou se tornar) Deus é cíclica.

Raphael Santos 11/08/2022

Scify convencional
A premissa é interessante, mas o livro não foi tão bem desenvolvido.

No início fiquei confuso, por alternar entre passado e presente, e com nomes difíceis e desconexos, fica complicado de entender plenamente o cenário e o que está acontecendo.

Depois, muitos detalhes técnicos tornam a leitura maçante e desinteressante, para mim é claro. Por fim, leva um bom tempo e alguns capítulos dão muita atenção para um único evento, o que empaca a leitura. O epílogo é interessante mas apenas sobre alguns buracos na trama.

Jenniffer 18/07/2022

Superou minhas expectativas
Antes de começar a ler As Fontes do Paraíso, confesso que fiquei com um certo "pé atrás" diante de diversas opiniões não tão positivas assim, principalmente no que diz respeito à parte mais técnica do livro. De fato, creio que as descrições técnicas detalhadas sobre o projeto do elevador espacial sejam mais interessantes aos engenheiros, do que foi a mim. No entanto, o livro vai muito além disso. Um elevador espacial já é um tema que desperta muito o interesse por si só, afinal ficamos maravilhados com construções que desafiam a lógica da humanidade. Contudo, Clarke vai além neste livro, trazendo grandes reflexões sobre a ganância humana, sobre os desafios que enfrentam os grandes gênios que pensam e depositam suas crenças no impossível, sobre as possibilidades no futuro a respeito de questões religiosas e afetivas, entre outras questões de grande relevância para a humanidade.
Posso afirmar então que, no final da leitura, esse clássico da ficção científica não somente me surpreendeu, como também despertou meu interesse pelas obras do autor e pelo gênero literário em si.

Fernanda 18/07/2022

As Fontes do Paraíso - Arthur C. Clarke
Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/07/resenha-as-fontes-do-paraiso-arthur-c.html

Pedrovsk 09/07/2022

Gostei do início e parte do meio do livro, porém quando precisa ser aprofundado o enredo se perde focando somente na torre, sendo que tinha potencial para explorar muito mais a época do Kalidasa, o Planador Estelar e suas informações sobre os seres de outros planetas... O conflito entre o Morgan e os monges da montanha foi facilmente resolvido após um "milagre". Faltou antagonista.

Thaís 05/06/2022

Arrastado
Leitura um pouco cansativa. Dos livros de Clarke, este foi o que menos me agradou. São pontas soltas pouco exploradas, personagens que entram em cena e logo desaparecem sem acrescentar à história. Alguns são apenas âncoras para sustentar um ponto de vista divergente, que nem faz o contraponto de forma convincente. Esperava mais, mas também não dá para acertar em todas.

Dani Gundes 18/05/2022

Arrebatada!
Tem nem muito o que falar, né, mais uma obra incrível de Clarke, daquelas que dá um nó na cabeça (pelo menos para mim, que nunca tinha ouvido falar no conceito de 'elevador espacial')! Previu o futuro e se mostrou muito atualizado em trazer temas como comunicação por projeção holográfica, mineração e lixo espacial e colonização de outros planetas. Além de ter posto em pauta temas como religião vs avanço tecnológico e vida extraterrestre.

Luuizafkr 06/04/2022

Adorei
Adorei, adoro tudo que o Clarke escreve.
Leitura fluída e leve, a história é maravilhosa.
Os personagens são bem construídos.

Nobr3s 31/03/2022

Mais um livro lido desse autor nesse ano. A maneira como Arthur c. Clark conduz suas histórias continua impressionante, as ideias "malucas" como a dessa história em que o protagonista persiste em construir uma espécie de elevador orbital(que vai da terra até o espaço) é interessante de acompanhar, mas o que mais despertou minha atenção foi o "planador estelar" que viajou milhares de anos luz, entre várias galáxias e por outras formas de vida até chegar ao sistema solar e entrar em contato com a terra. O epílogo tem algo de chocante, e que deixa um expectativa "no ar" sobre a vida inteligente de outros planetas. Muito bom.

de Paula 07/02/2022

Torre de Babel para o espaço
Eu adoro Arthur C. Clarke, tenho certeza que é meu autor de ficção científica favorito, mesmo adorando Burgess. A questão é que não me canso de ler os livros dele, com suas tramas intrincadas e o desespero de passar situações completamente humanas no contexto espacial, para piorar a situação. Fui com uma expectativa muito alta neste livro e tenho que confessar que não foi a melhor experiência.

Começa com o fato de desencontros históricos, além de referências errôneas, como falar que a Torre de Babel, construída por Ninrode, está em Gênesis 2. Não têm como, já que ele foi bisneto de Noé, cujo dilúvio é narrado pós morte de Abel. Sendo assim, no mínimo um capítulo 10. Se ocorreu esta discrepância com algo tão óbvio, quem garante que não houveram equívocos na descrição do Sri Lanka e até nos conceitos científicos e de engenharia?

Outra coisa que me frustrou foi o início de várias narrativas que não se encaixam e o final é feito de forma muito jogada. Fala-se sobre a visita de extraterrestres por uma nave que colocou em xeque todas as religiões e as extinguiu. Porém, não sabemos o que aconteceu de fato. Kalidassa tem seu protagonismo nos primeiros capítulos e desaparece. O conceito das fontes do paraíso não se conecta com a construção da torre, a não ser pelo fato das águas serem arremessadas, numa época rústica e sem recursos. Tem o clímax em um acidente, que não faria a menor diferença, além das resoluções serem muito bobas, como as borboletas e o sino. Morgan procurando o diplomata não serviu de muita coisa, assim como Maxine e o professor. Este ponto, no entanto, deixo passar porque sinto uma vibe autobiográfica.

Nos demais livros que li, tudo se encaixa, os problemas podem ser resolvidos com facilidade, mas fazem sentido e por isso a decepção. Valeu a pena, com oda a certeza, acompanhar Morgan e sei sonho de construir a torre para o espaço, sua obstinação e competência. Se o foco tivesse sido só neste aspecto, com certeza a história seria melhor. Pensar na possibilidade de construir um elevador para fora do planeta é curioso e instigante, além do apelo judaico-cristão, fazem com que nos envolvamos no suspense e ação.

Não recomendo como um dos melhores livros do autor, mas dá para refletir sobre a vida, o universo e tudo o mais. Acho que se não tivessem sido trabalhados tantos pontos, a história mais concisa seria incrível. Clarke errou pelo excesso, mas não deixa de emocionar e aproximar o leitor da obra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5