E Foi Assim Que Tudo Começou

E Foi Assim Que Tudo Começou Bill Watterson

Resenhas - Calvin e Haroldo: E Foi Assim Que Tudo Começou

S B 28/03/2021

Nostalgia pura
Não me lembro ao certo qual foi meu primeiro contato com Calvin na infância, provavelmente através de algum livro didático no fundamental I, mas sempre quis ler mais do que uma tirinha e esses dias lembrei disso, resolvi então experimentar.
Não poderia ter feito melhor escolha, foi como voltar a ser criança junto com ele e o Haroldo, sem obviamente ser uma leitora tão passiva. É perceptível as críticas feitas pelo autor ao ser humano como um todo e suas relações, seja com amizade, com a política, com o poder... Essa sem dúvida foi uma das leituras mais prazerosas.
Gabriel 28/03/2021minha estante
Tenho 2 volumes aqui e concordo com tudo que disse... é bom demais!

S B 28/03/2021minha estante
Que legal! Pretendo ler o segundo em breve. ?

Maria4556 26/12/2020

Num preciso falar nada né
um clássico dos quadrinhos.

Vinicius ! S. R 05/07/2010

Genial
Não só este livro como todos os outros da série são excelentes, acho incrivel como Bill Watterson consegue representar tão fielmente a infancia, ao menos a minha, diferentemente de outras séries como Peanuts e Mafalda, Bill explora aquilo que para mim é mais caracteristico na infancia: a imaginação.
É delicioso viajar com Calvin em suas aventuras em meio dinossauros, monstros, aliens, sua luta contra a monotomia e n compreensão dos adultos e suas divagações sobre o sentido da vida, da existência e do porque as coisas são como são, o que dá um caracter extremamente critico à obra, ao meu ver de um modo muito mais ácido que em outras obras como Mafalda, que acaba caindo numa banalidade de tão direta as criticas.
Lendo Calvin me vejo em minha infância, jogando argumentos para conseguir ir dormir sem tomar banho, para comer doces sem comer a salada, contestando o porque não posso andar de skate no telhado, de como a televisão é mais util do que a escola e etc...
A obra também contém muito sentimento, a relação entre Calvin (que claramente é um garoto solitário, um solitarismo positivo e criativo, diferente da solidão normalmente retratada na literatura) e Haroldo, sua paixão secreta Susie e até mesmo seu relacionamento burocrático com seu pai.
Para quem nunca leu recomento ! Bill Watson para mim é um gênio da sensibilidade, talvez nunca a infância será tão bem retratada como em "Calvin e Haroldo"
Rebeca 28/01/2011minha estante
Pois é, dos personagens infantis de tirinhas, pra mim o Calvin é o mais original ^^

Alline 14/02/2023

Kkkk.
Dei muitas risadas, são histórias realmente boas, q na cabeça de um menino de 6 anos, faz sentindo. Eu gostei, muito bom. Leitura rápida e fluida, recomendo!

Wacs 18/05/2023

Uma coletânea das tirinhas do melhor personagem de quadrinhos não tem como não me deixar feliz depois de encerrar a leitura.
Sou apaixonada em Calvin e Haroldo e em como essa amizade se constrói e se desenvolve.
Quero devorar todos os volumes.

jbueno2023 12/10/2023

Um clássico
Um clássico em quadrinhos para jovens e adultos. Haroldo é o tigre mais fofo da história. Recomendo a leitura.

Same 20/07/2023

Eu só conhecia o Calvin e o Haroldo de exercícios de português da escola e me interessei em ler mais tiras dele e resolvi comprar a série (aos poucos) e comecei por esse e devo dizer: que humor bom, divertido, sarcástico e como eu nunca soube que o Haroldo não era ?de verdade????!!!
Eu resolvi marcar com post-it as tiras que eu mais gostei e marquei quase o livro todo.

Larissa.Herbsthofe 26/07/2020

Nostalgia
Sempre me divirto lendo Calvin e Haroldo...as ideias que eles tem usando sua imaginação hiperativa é muito engraçado e a vezes realista quando trata de assuntos mais adultos, adoro demais esses dois.

Fabio.Nunes 17/04/2022

Diversão pura do início ao fim
É o tipo de leitura que cura qualquer ressaca literária. Pensando em adquirir todos!
Fico impressionado com a criatividade das histórias e, o que é mais difícil, eu realmente gargalho em alguns momentos.

Will 30/05/2023

Infância em estado puro
O que mais me encanta em Calvin & Haroldo é o fato de ele não ser um adulto miniaturizado. Veja bem, eu adoro Mafalda e adoro Peanuts, mas enquanto um é ácido em suas críticas sociopolíticas e o outro tem um lado mais existencialista e melancólico (Charlie Brown, no caso, porque o Snoopy éum bon vivant rs), Calvin é só um garotinho espevitado, imaginativo e irritante, e o Haroldo é aquele amigão que topa todas as suas loucuras, sem deixar seu lado irônico e pueril de lado.
Akiomns 03/08/2023minha estante
Só fatos ?

Sammy 09/09/2012

Calvin e Haroldo
É incrível como consegui me deliciar com cada página, incrivelmente todas, o album reúne praticamente uma volta à infância sem tirar os pés do chão.

A hiperatividade de Calvin, a inteligência de Haroldo, juntos se tornam uma bomba que a qualquer momento explode, seja se divertindo ou instigando o quanto os adultos são injustos com algumas vontades das crianças.

Mesmo assim, as tirinhas não deixam de retratar uma grande crítica à sociedade em diversos aspectos, desde as questões diárias de uma vida comum quanto religiosas. O melhor de tudo isso é que nada fere, pois tudo acaba como uma brincadeira de criança que lá no fundo deve ser levada à sério.

Algumas tirinhas em especial, principalmente as que falam sobre destino ou como a vida deve seguir, são as que mais chamam a atenção, pois mesmo Calvin sendo um garoto de 6 anos extraordinariamente inteligente, faz com que nós, com idade já mais avançada nos questionemos sobre o que acontece à nossa volta, o que permitimos e o que reprimimos.

Ótimo exercício para a mente.

Pricila.Acacio 27/04/2021

E foi assim que tudo começou
O Calvin e Haroldo são personagens bastante conhecidos, quem nunca se deparou com eles em prova? Então a curiosidade me bateu e decidir ler mais e não me arrependi. É tão incrível como ele usa a imaginação nas suas aventuras e também como sabe tratar de algumas falas adultas. Confesso que com o título eu esperava a história do encontro de Calvin e Haroldo onde tudo começou, mas em geral eu adorei.

Paulo 24/02/2024

Obra-prima
Eu tenho uma edição da Cedibra, de 1988, quando fui presenteado pelo meu pai. Ele havia feito uma viagem a trabalho e trouxe o livro para mim, comprado no aeroporto. Então com 9 anos, foi amor à primeira vista. Hoje, já adulto, retorno a Calvin e Haroldo com frequência.

Neste livro, temos Calvin “capturando” Haroldo por meio de uma armadilha de sanduíches de atum. As personagens da HQ nos são apresentadas: os pais de Calvin, meio perdidos com o endiabrado garoto, a gracinha da Susie Derkins, o valentão Moe, a babá Roselin, a professora da escola…

O universo criado por Watterson transita entre a inocência da infância, as diabrites de um menino de 6 anos, o poder da imaginação, a transitoriedade da vida, humor e filosofia, risos e profundidade.

Tenho a coleção completa da tirinha e releio-a vez ou outra. É a minha favorita, disparado. Watterson não perdeu a mão durante os 10 anos em que produziu o cartoon. Essa primeira edição é uma obra-prima, seja pelos belíssimos desenhos, pelo humor sutil,pelos temas, por tudo.

Ronnison 18/09/2012

Calvin, Haroldo e Eu
Muitos cartunistas usaram a infância como fonte motivadora para expor criticas e fazer humor. Porem, nenhum deles foi tão bem sucedido quanto Bill Watterson com Calvin e Haroldo, dando à eles propriedades distintas e particulares da infância, a imaginação. Calvin é sem dívidas um dos meus amigos da infância, não posso deixar (e você também não conseguiria) de me identificar com esse pequeno traquina quando leio suas "atividades". Ao contrário de alguns que usam da ingenuidade para identificar a criança como sendo "tonta", Bill vez isso usando a maquinação, a hiperatividade, o lúdico do faz-de-conta. Calvin é um ícone prefiro da criança mal compreendida, não ouvida, ignorada. Em sua imaginação é quem quiser, e assim fez um grande e inseparável amigo Haroldo, o tigre que assumi a propriedade e o lugar de um irmão mais velho tutor e igualmente traquina. Comprei toda a coleção de Calvin e Haroldo, um dia meu filho vai rir tanto quanto agora eu riu, principalmente do Cabul! Cabul! (riso)

Gustavo 19/09/2012

Tenho que dizer algo sobre Calvin e Haroldo?