Filhos do Éden

Filhos do Éden Eduardo Spohr

Resenhas - Paraíso Perdido

E.F. Silva 20/01/2021

Sempre acompanhei o Eduardo Spohr pelos podcasts que participava, e quando tive a oportunidade de participar de seu financiamento coletivo, não pensei duas vezes. Hoje, não tenho nenhum arrependimento disso, e só o que me resta depois dessa última leitura é a sensação de que estou perdendo quatro grandes amigos que acompanhei durante um ano de minha vida.
A conclusão da tetralogia finaliza o ciclo iniciado em "A Batalha do Apocalipse" de maneira mais que espetacular, trazendo personagens há muito não citados de volta a ação, e mesclando-os a trama agora corrente de forma genial, demostrando um primor excepcional do autor no desenvolvimento de seus personagens.

Victor 16/01/2021

Superação.
Para mim o primeiro da trilogia foi um livro bem fraco, o segundo nem consegui terminar devido ao enredo mais "pé-no-chão".

Então, fiquei sabendo que o terceiro seria mais focado na fantasia e que era o melhor de todos. Foi quando decidi dar uma chance após alguns anos de lançamento.

E me surpreendi positivamente.

É um livro perfeito de aventura com influências de RPGs e provavelmente, dos Cavaleiros do Zodíaco.

A primeira parte se passando em Asgard, achei um pouco arrastada e sem propósito, até que no final, compreendi qual foi o sentido daquilo tudo. Ótimo planejamento!

Quando as duas tramas paralelas vão de desenvolvendo, reparei na quantidade de pesquisa que foi necessária para inserir todos os elementos e cenas elaboradas.

Foi um trabalho magnífico.

As cenas dos embates contra os "chefes" e as lutas finais foram outra coisa que me surpreenderam demais.

Tudo o que eu esperava da série até então se condensou perfeitamente nesse livro (tanto que nem senti falta de não ter terminado o segundo, pois compreendi o que se passou).

Esse é DE LONGE a melhor obra do Eduardo Sporh. Sem sombra de dúvidas.

Fábio 16/01/2021

Um final digno para uma saga fantástica... Pena que terminou, adoraria muito continuar lendo sobre esse universo...

Jackson.Luiz 15/01/2021

Um final excelente para um trilogia magnifica
Eduardo spohr mais uma vez entregou uma história com maesteia. Belíssimo final para essa história. Belossimo final para esses novos personagens que aprendemos a amar. Trouxe de volto o majestoso general Ablon, contando mais sobre como ele se tornou o que vimos em batalha do Apocalipse.

Augusto Bogo 15/01/2021

Não me agradou
Achei um livro confuso, com reviravoltas desnecessárias e cheio de nomes e persomagens pra confundir mais ainda.
Da trilogia, pra mim, é o pior.

Conceição 10/01/2021

Não é um spoiler
O primeiro livro que li Foi A Batalha do Apocalipse e me apaixonei. Porém fiquei sentindo como se estivesse pulando alguma parte da história e ao concluir os Livros Filhos do Éden percebi que o último livro eu acabei lendo primeiro e agora sinto uma vontade de ler novamente: A Batalha do Apocalipse, para ver com novos olhos e entender melhor o que ficou subentendido. ??

Renan 29/11/2020

Fim da trilogia Filhos do Éden
Gostei muito do encerramento da saga de Kaira e cia. Muitas dúvidas são respondidas e pontas soltas se conectam. Para quem gosta de leitura de fantasia, esse terceiro livro é um prato cheio com muita aventura e reviravoltas.

Etnan 28/11/2020

Uma fantasia para deleite.
Kaira, Centelha Divina, desvia-se de sua missão junto a Urakin em busca de seu companheiro Deniel, que caíra no incerto Oceanus. A partir disso, desenrola-se uma odisseia repleta de desafios e, principalmente, revelações que apontam para a identidade da celeste e põe em dúvidas o crédito da causa pela qual tem se sacrificado.

O livro acontece em dois tempos: o presente, onde Kaira vivencia as aventuras pré-apocalípticas descritas em A Batalha do Apocalipse; e o passado, narrando a epopeia de Ablon e Ishtar contra os sentinelas, que são os antagonistas de toda a trama. Os tempos alternam-se entre os capítulos e a frequência em que acontecem os saltos de um para outro torna-se maior no avançar da história.

Uma maravilhosa narrativa, sem dúvidas imersiva e que causa muita expectativa nas linhas que se seguem. A linguagem não chega a ser densa e possui uma fluidez que aumenta à medida que se descortinam os fatos da história, como o curso de um rio ao se aproximar cada vez mais da cachoeira. O autor continua a dar grande valor à descrição dos cenários, o que nos impele a visualizar as cenas como num filme, fazendo-nos não ler, mas antes assistir ao livro. Além disso no livro há o auxílio de apêndices que conceituam vários termos comuns na prosa. Uma leitura prazerosa. Uma fantasia para deleite.

Marix 17/11/2020

Desfecho sensacional. Dudu é um dos melhores escritores do mundo.

Matheus 22/10/2020

Melhor saga de fantasia brasileira
Amei essa história, de verdade. Tudo incrivelmente épico, as subtramas instigantes, os asgardianos no meio da história, as revelações sobre Kaira e uma pitada de "semi deus angelical" no final rsrs.
Gostei muito mesmo!

annacarolina.leoncini 16/10/2020

Muito bom! Às vezes tem descrições arrastadas mas depois consegue prender o leitor. A mudança constante na linha do tempo pode confundir um pouquinho.
O ideal é ler A Batalha do Apocalipse após esse mas, mesmo sendo o 1º que li, tudo fez sentido.

Júlia 07/10/2020

Esse livro é maravilhoso! Dudu poderia escrever milhares de livros que eu não iria me cansar de lê-los.